Peço a Deus inspiração para fazer este Post, pois ele é sem dúvida muito representativo, um marco em minha vida e na dos meus familiares e amigos.
Como eu esperei para escrever o que irei escrever. Quanto sofrimento passei neste 1 ano. Na verdade passamos, pois muita gente sofreu junto comigo, uma dor muitas vezes mais doida do que a minha, não fisicamente, mas interiormente.
Hoje faz exatamente 1 ano em que eu fui operado. Neste momento estava na sala de cirurgia. Havia entrado as 10:00 da manhã e iria sair somente as 23:00 hs (13 hs de cirurgia) . Minha esposa e familiares já estavam aflitos por tantas horas de cirurgia.
Acordei na UTI totalmente grog, mas percebi que a minha lingua havia sido preservada. (Havia a possibilidade da retirada da língua na cirurgia.)
Tive uma semana de inferno no hospital, pois estava com traqueostomia, não conseguia respirar direito, não conseguia engolir saliva, além das sequelas da cirurgia, com esvaziamento cervical esquerdo e retirada de 30 linfonódulos do pescoço, dos quais 8 tinham câncer, além do tumor que foi retirado e 5 cm da base da lingua e margens de segurança.
Depois 2 meses de uma via-crucis na recuperação da cirurgia em casa, onde estava com sonda, traqueostomia e tinha os movimentos limitados, como levantar o braço esquerdo, que foi retirado uma veia para reconstrução da laringe. Minha mulher me dava banho todos os dias e fazia meus curativos. Minha sogra me dava as dietas. Não tinha forças pra nada. Não tinha posição para dormir. Respirava mal. Tinha que fazer inúmeros exercícios de fono, para poder ter as funções da garganta de volta. Não podia falar, me comunicava somente através de gestos e escrevendo no papel. Contratamos uma pessoa próxima para me ajudar com os exercícios, com as dietas, etc..
Em Abril as coisas começaram a melhorar e estava prevista a radioterapia. Após brigar na justiça, conseguimos a liminar para fazer a radioterapia tipo IMRT, porém na tomografia de planejamento da radio, apareceu metástase no lado direito do pescoço, com vários linfonódulos afetados e também metástase para o púlmão com múltiplos nódulos bilaterais, embora de tamanho reduzido, O maior tinha 1,3 cm.
Foi um baque. Agora que estava tudo indo bem, um balde de água fria, um balde não, uma cachoeira. Só quem teve câncer sabe o que isto significa.
Os médicos fizeram uma reunião interdiciplinar e resolveram entrar com a quimioterapia. Cisplatina, numa dose cavalar, para o pescoço e Navelbine para o Pulmão.
Foram 6 meses de sofrimento com a quimio, pois sentia muito enjôo, não conseguia comer nada na semana mais forte (foram 6 ciclos de 21 dias), sendo a primeira semana Cisplatina+Navelbine, na segunda só Navelbine e na terceira descanso. Tinha também muita fraqueza e cansaço. Era uma aplicação por semana, que durava por volta de 5 horas.
Finalizando a quimioterapia, tivemos o 1o. milagre. Os nódulos do pescoço do lado direito sumiram. Eles eram palpáveis. O efeito que seria esperado pelos médicos seria a redução deste linfonódulos, que tinham até 3 cm, para que pudesse ser operado. Os próprios médicos se espantaram com o resultado e disseram que aquilo era muito raro de acontecer. Os nódulos do pulmão haviam reduzido para 6mm e o maior de 1,3 cm havia sumido.
Partimos então para a radioterapia. Seriam 33 sessões, totalizando 66Gy. Uma forte dose, principalmente numa área tão delicada como a garganta/pescoço.
Não esperava que a radioterapia trouxesse tanto sofrimento e efeitos colaterais. Ninguem fala na verdade o que vai acontecer. Eles citam, mas você não imagina como realmente vai ser. Passei as penas do inferno com a mucosite que ferrou completamente minha boca, ficou em carne viva e sentia muitas dores.
Depois, quase no final da radioterapia, faltando 8 sessões não aguentei mais comer, pois a minha garganta já estava queimada pela rádio e sentia dores para engolir até saliva. Tive que por a sonda nasal dia 30/11/2010 que estou até hoje (3 meses). Sentia dores que não passava nem com morfina e tive que aguentar mais de 2 meses de dor contínua, 24hs. Por fim, agora em fevereiro com o Decadron e o efeito da radio amenizando as dores foram diminuindo e hoje já não sinto dores e já cortei os remédios. Já estou começando a comer danones, embora ainda me alimente pela sonda. Estou indo aos poucos, pois da outra vez que tentei comer, a garganta se irritou e volte a estaca zero, com as dores de volta. Porém, a minha previsão é a de que em 2 semanas já estarei em fases de tirar a sonda.
Enfim, foi um ano de muito sofrimento, que eu reduzi aqui, para não ficar mais longo do que já está. Embora os médicos nunca tenham falado, mas fiquei sabendo depois de alguns meses que o prognóstico do tipo de câncer que eu tive, carcinoma adenóide cistico, era reservado, um câncer raro, de crescimento lento, mas extremamente agressivo, com muita facilidade de infiltração pela linfa e metástases, com expectativa de vida de menos de 1 ano. (já estou no lucro, rrsssss).
Durante todo este processo, meu espírito também foi sofrendo uma metamorfose. Chegou uma hora, em que meus joelhos se dobraram e eu me curvei perante Deus. Entreguei minha alma a Ele. Já estava cansado de lutar contra a morte. Já estava cansado de sofrer. Resolvi não me preocupar mais com estas questões de vida e morte. O importante é que Ele estava ao meu lado. Qualquer que fosse o resultado, qualquer que fosse a situação, eu havia entregado o leme da minha vida nas mãos dele. Continuava lutando pela vida, mas agora meu fardo era leve.
Durante todo este período lutei bravamente pela vida. Tudo que estava ao meu alcance, que era bom, digno e sério experimentei. Fiz terapias complementares com Ozonoterapia, com Homeopatia (Antroposofia-Clinica Tobias), acompanhamento psicológico, fitoterapia, acupuntura, passes de Johrei, cirurgias espirituais, passes espíritas, orações de pessoas de várias religiões, evangélicos, católicos, espíritas e o blog que me ajudou a colocar para fora todas estas emoções, receber e compartilhar com os amigos a minha história.
Enfim, foi uma legião de pessoas orando e torcendo por mim, tanto na terra, quanto no plano espiritual. Meu esforço e disciplina em buscar auxílio no tratamento convencional e nas complementares. E a Graça Divina que me concedeu a cura.
Sempre fui muito otimista e isto me ajudou muito. As únicas vezes que achei que não iria suportar foi na semana de internação pós cirurgia, mas nestes momentos orava pra Deus e pedia forças e sentia um alivio.
Muita gente me ajudou neste 1 ano de tratamento. Seria até arriscado citar nomes, pois poderia esquecer de alguém, mas agradeço do fundo do meu coração a cada pessoa que torceu por mim, que se lembrou, que orou, que ajudou. Que Deus ilumine suas vidas e traga o dobro em bençãos e felicidades.
Hoje posso dizer que a minha vida faz jus ao nome do meu blog. Tive Câncer, mas Graças a Deus, tive toda a ajuda necessária, desde um bom tratamento num hospital de referência, ajuda da empresa, ajuda dos familiares e amigos, ajuda Divina, etc.. Acho que não sou merecedor de tanta graça, e mesmo que agradecesse pelo resto da minha vida seria insuficiente comparado com o que recebi.
Porém, Deus quis me dar uma segunda chance e vou agarrá-la com unhas e dentes. Não mais o Felipe de antigamente, pois este morreu, mas o novo Felipe, com os valores totalmente reformulados, com uma visão de vida completamente diferente, muito mais feliz com as coisas simples da vida, e mais aberto para os relacionamentos e pequenas oportunidades que a vida nos brinda diariamente, mas principalmente muito mais perto de Deus, a coisa mais importante nas nossas vidas, e que habitualmente esquecemos.
Esqueci de falar o que na verdade ia dizer. Esta semana peguei o resultado das novas tomografias. O pescoço está zerado e os nódulos do pulmão são minúsculos, sub-centímetros, o maior com 8mm. Hoje passei no médico do pulmão e ele falou que vamos acompanhar a cada 3 meses.
Tenho certeza que no ano que vem irei voltar lá e mostrar que estes nódulos sumiram, assim como aconteceu com a metástase do lado direito da garganta, que era bem pior.
Brinquei com o médico, falei que eu não tinha escapado da faca no pescoço, mas que a dele eu iria escapar.
Estou muito feliz, renascendo para uma nova vida, e hoje é final do meu ano zero,e a partir de hoje passa a contar o meu primeiro ano de Vida.
Obrigado Senhor pelo dom da vida, por poder acordar a cada dia sem dor, olhar na janela e ver o sol nascer, ver as estrelas no céu e poder te louvar diariamente. Tu que és o criador do Céu e da Terra, distribui o dom da Vida a cada ser vivente. Obrigado pelas bençãos em minha vida. Que eu possa habitar contigo por toda a eternidade.