quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Efeitos da quimio

Hoje já estou me sentindo melhor.  Ontem ainda tive algumas dores no corpo, mas fracas. A sensação de cansaço tb melhorou.

Esse efeito da quimio dura 1 semana certinho, dessa vez senti os efeitos mais fracos, pois acho que o organismo vai se acostumando e também acho que estava mais forte, apesar da recente cirurgia.

Ás vezes acho interessante quando ficamos um pouco pra baixo, devido ao efeito da quimio, e geralmente aparece um amigo e conversa com você, ou você vê uma notícia legal, ou acontece alguma coisa que te põe pra cima e você deixa de ter aqueles pensamentos mais negativos.

Acho que é Deus mesmo, que manda seus anjos na forma de um amigo, ou outras formas pra nos ajudar e termos forças para nos reerguermos.

Estava até conversando sobre isto com uma amiga, que o maior desafio do câncer é o aspecto emocional. Como é uma doença de longo prazo, que tem muitas intercorrências, onde você lida direto com a questão de vida/morte, tem que ter uma forte estrutura psicológia/emocional para aguentar o baque.

E este baque não se aplica somente ao paciente de câncer, mas a toda a sua família e pessoas que estão a sua volta.

Ás vezes a gente fica até um pouco egoísta, pois passamos a viver em função da doença, muitas vezes não podemos trabalhar e todas as necessidades das outras pessoas que convivem ao nosso redor, muitas vezes não conseguimos visualizar e atender devido ao estado de fragilidade em que nos encontramos.

A gente estar bem já é difícil, quanto mais pensar nos outros.  Por outro lado, muitas vezes ficamos mais sensíveis e conseguimos entender melhor os outros, ser mais tolerante, enxergar a vida por outro ângulo, o que acaba por dar uma qualidade nos relacionamentos que antes não tínhamos.

Também acontece que pelo fato de você estar doente, quer dizer em tratamento, querer a atenção das outras pessoas e até se chatear se isto não acontece.  Sabe eu Graças a Deus já passei desta fase.  Com o tempo e as diversas coisas que acontecem você começa a compreender que o mundo gira, e não gira ao seu redor, que as pessoas tem seus afazeres e não dá para elas te darem aquela atenção sempre.  Você começa a aceitar de bom grado as manifestações de carinho da forma em que elas vêm e não da forma que você quer impor ou exigir. Tudo começa a ficar melhor e mais suave.


Um comentário:

  1. Ola Felipe,
    Tenho gostado imenso de ler os teus posts, e este em particular tocou-me bem fundo. Me disseram que eu durante os tratamentos de radio e quimio maltratei os meus amigos mais próximos. é muito duro ouvir uma coisa destas, sobretudo porque não me consigo lembrar de nenhuma vez em que isto tenha acontecido. é como você diz, estamos num período de grande sofrimento, físico e psicológico, que nem conseguimos pensar nos outros... Mas este seu post ajudou-me a olhar para esta situação com outros olhos... Por isso obrigada Felipe pela partilha, nunca deixe de escrever aqui neste seu cantinho. Um beijinho* e força para as próximas etapas!

    ResponderExcluir