sábado, 6 de agosto de 2011

USA rebaixado: No dos outros é refresco


Os Estados Unidos teve o sua classificação de risco de crédito rebaixada nesta sexta-feira. Esta crise mundial já parte da injustiça que existe internacionalmente.

O Brasil tem um dos Spreads mais caros do mundo (custo da captação do dinheiro) em parte devido a moratória (calote) que o Sarney ameaçou dar nos anos 80.

Até hoje a gente ainda paga esta conta, sendo que este custo de captação é até 11 vezes maior que nos países desenvolvidos. Somos igualados a países como Paraguai ou países africanos. Um absurdo.

Além do custo de captação ser alto, a maior parte do dinheiro disponível é emprestado para o Governo cobrir a dívida interna (Governo gasta mais que arrecada).

Dessa forma de acordo com a lei da oferta e da procura, para o pouco dinheiro que sobra para os bancos emprestarem para a população e as empresas, os bancos cobram os juros abusivos que querem, além ainda de incluir os lucros exorbitantes que eles tem.

Você entendeu porque pagamos o juros mais alto do mundo quando pegamos um empréstimo ou ficamos devendo no cheque especial? E isso tudo é repassado para os preços, gerando uma bola de neve.

Então começa com uma injustiça  internacional, continua com a roubalheira do governo, com a ganância dos bancos e termina com esta vida difícil que todo Brasileiro conhece bem, tirando leite de pedra.

Agora os países desenvolvidos começam a colher do próprio mal que submetem os outros países. E isso é só o começo da crise

Nenhum comentário:

Postar um comentário