sábado, 13 de agosto de 2011

Câncer nos testículos de André da novela Insensato Coração

Gostei da cena da novela insensato coração quando o André descobre que está com câncer.

Retrata bem o forte impacto que a pessoa leva ao receber a notícia. Perdemos o chão e independente de saber se é câncer ou não a pessoa já começa a vivenciar um inferno interno, onde seu pensamento não tem trégua.

Ficamos pensando sem parar na situação, imaginando a morte e muitas coisas que não vão necessariamente acontecer. No caso do André o pai dele morreu de câncer, o que agrava ainda mais o seu abalo emocional

Outra coisa interessante é que ele, por ser uma pessoa reservada, num primeiro momento não conta pra ninguém e sai com o seu filho pequeno, demonstrando o medo que o câncer traz de deixar a família e os filhos abandonados.

Mostra também a urgência que a pessoa tem em fazer a biópsia e descobrir realmente se tem ou não câncer. Esta acho que é a pior fase, pois neste período em que ainda não temos certeza, a espera cada dia se torna um século.

Posteriormente, André irá desabafar com seu amigo André, mas tenta esconder de Carol, que acaba descobrindo. Isto também acontece, de tentarmos esconder de algumas pessoas da família, até que tenhamos certeza do diagnóstico, o que pode ser mal entendido, mas é muito difícil administrar os sentimentos numa pessoa que está fragilizada.

Acho que a postura do médico foi muito boa, não alarmando desnecessariamente, falando das boas chances de cura e sendo firme e ético. Mas ao mesmo tempo mostra a frieza no relacionamento médico x paciente, que geralmente ocorre.

Isto é uma necessidade por parte dos médicos e uma proteção. Você já imaginou um médico dar a notícia e abraçar o paciente, convidar ele pra tomar um cafezinho? Ele perderia a postura de médico e talvez até poderia ser mal interpretado, pois antes da biópsia não se sabe realmente o que é. Mas o que o paciente gostaria é isto, alguém que pegasse no colo ou um ombro amigo pra chorar.

O que eu não achei legal é o fato do câncer do André parecer uma espécie de punição por ele ser um pegador. O câncer nos testículos parece como um castigo. Esta visão acho que não é boa, e no fundo muitas pessoas acham que o câncer é uma espécie de punição ou castigo, o que não traz nenhum benefício para a pessoa. Isto pode acontecer em qualquer pessoa e muitas vezes não está relacionada com os hábitos e estilo de vida da pessoa. O câncer ainda é uma incógnita para a ciência e temos mais perguntas do que explicações sobre suas causas.

Mas no geral, achei legal trazer este assunto a tona por meio da novela de tanta audiência

2 comentários:

  1. Você sabe disso muito bem: nunca fumou, não bebe e tem hábitos saudáveis de vida. No entanto foi acometido por um agressivo câncer na garganta. Mas, também serve de exemplo, mostrando às pessoas que câncer não significa, necessariamente, sentença de morte.
    O assunto está vindo à tona porque muita gente, mas muita gente mesmo vem descobrindo seus tumores e sofrendo com o susto, o medo, a dor do tratamento, nada suave. Entretanto, sabemos que há vida inteligente depois de tudo isso, não é mesmo, meu amigo querido? Boa postagem. Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe, tudo bem?
    Estou passando pra desejar um "Dia dos Pais" abençoado, que você continue firme na sua missão, escrevendo de forma brilhante, acompanho diariamente o seu blog (me faz muito bem, ler o que escreve). Tenho certeza que seremos vencedores dessa batalha e provar a todo mundo como DEUS é maravilhoso e realiza o impossível aos olhos humanos. Felicidades!!!

    ResponderExcluir