segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mucosite

A mucosite geralmente aparece como efeito colateral da quimioterapia e/ou radioterapia. É muito chato e perturba muito. Existem diversos tratamentos indicados pelos médicos para atenuar a mucosite.

Conforme já mencionei em outros posts, na minha experiência no tratamento da mucosite tanto devido a rádio na garganta e depois com quimioterapia tenho tido excelentes resultados com a utilização do própolis.

Agora que voltei a fazer quimio, voltou um pouco a mucosite, principalmente na língua como algumas camadas esbranquiçadas, e que se você deixar elas vão crescendo.

Eu aplico então diariamente, e várias vezes ao dia, o extrato de própolis. Aplico 10 gotas de própolis (uso da marca propomax, sem álcool, vende na drogaria SP) em meio copo dagua e escovo a lingua, aproveito também para escovar os dentes com esta solução e fazer gargarejos. Notei que a escovação dos dentes com o própolis tem ajudado em um dente que estava sentindo mais sensível. Depois da escovação a sensibilidade sumiu.

Bom, não sou médico e não posso ficar orientando ninguém a fazer nada, estou apenas compartilhando minha própria experiência. Cada um que faça a sua própria experiência, consulte seu médico e procure a melhor alternativa. Porém nunca esqueçamos que a natureza está aí para nos ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário