terça-feira, 17 de agosto de 2010

Força perante o Câncer



Ontem fui fazer quimioterapia no A.C Camargo (Hospital do Câncer), diga-se de passagem o melhor hospital especializado da América Latina e um dos centros de referência mundialmente reconhecidos.

Como é bom ter um hospital desta qualidade em nosso País, contando com profissionais altamente qualificados, equipamentos ultra-modernos, um atendimento especializado e na vanguarda em termos de pesquisa. 

Somente este ano foram investidos R$ 18 milhões em ampliação do Centro de Pesquisas, que já tem renome e experiência de muitas décadas. (veja meu twitter neste blog a direita, para mais informações sobre o A. C.  Camargo).

Encontrei com uma moça que tinha recem-operado na cabeça um melanoma que já estava com metástase. Ela disse que o médico recomendou um acompanhamento psicológico para evitar a depressão e perguntou se eu e um rapaz que estavamos sentado ao lado  faziamos acompanhamento psicológico. Respondi a ela que fazia sim acompanhamento psicológico (o que aliás, tem me ajudado muito).

Olhando para aquela moça, que nem sei o nome, fiquei relembrando tudo o que já tinha passado nestes 6 meses de tratamento. O início, as incertezas, a biopsia, o desespero, a cirurgia, as dificuldades do pós-operatório, os resultados obtidos, a metástase para o pescoço e pulmão, a quimioterapia, etc..

Olhei para dentro de mim mesmo e percebi o quanto tinha percorrido e o quanto estava fortalecido. Quantos recursos internos eu mesmo ativei para poder ter forças de encarar esta doença de frente e vencê-la.

Hoje até os médicos de vanguarda na pesquisa científica mundial no tratamento do Câncer sabem, mas nem sempre podem admitir, que o sucesso do tratamento depende de 50% do tratamento convencional no hospital e 50% da atitude mental do paciente. É lógico que cada caso é um caso e que não se pode generalizar, pois tudo também depende da virulidade e agressividade de cada caso.
Porém a atitude mental, a vontade de viver, a fé em Deus ou em alguma força maior, realmente fazem a diferença, embora seja difícil de provar isto.

Eu sou a prova viva disto, estou vencendo o Câncer devido a minha fé em Deus e a minha vontade de viver. Claro que disponho minha vida nas mãos Dele, mas o que depender de mim, estou totalmente focado na Vida.

Estou escrevendo isto, porque sinto muita vontade de transmitir energia positiva para todos aqueles que estão sofrendo como eu, todos aqueles que têm que encarar a possibilidade da morte de frente, todos aqueles que ás vezes se sentem desanimados e pensam em desistir.

Existe uma força maior que vai te ajudar, lute, não desanime, levante a cabeça. Não dê ouvidos a estatísticas. Não pesquise na Internet.  O seu caso é único e só depende de você querer vencer. Com certeza queremos ser aqueles que nas estatísticas estão fora da curva, ou seja os vencedores.

Porém, se o seu caso é terminal e realmente não há mais chances, entregue sua alma a Deus, seja uma pessoa melhor, se aproxime Dele e tenha uma morte Serena e Feliz.  A vida não termina com a morte. Sua alma continuará a viver pela Eternidade. Somente seu corpo voltará ao pó da terra. Não tenha medo, Deus está contigo.

3 comentários:

  1. Olá Felipe,

    Sua generosidade e coragem são o melhor exemplo de que é possível construir um novo mundo, mesmo diante das adversidades. Seus conselhos ajudam, sim, outras pessoas a enfrentarem o desafio de continuar lutando. A recuperação de sua saúde, visivel em sua face corada e seu constante bom humor são os melhores presentes que voce oferece a nós, seus familiares, amigos e admiradores.

    Grande abraço,

    édison motta

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê,

    vou aproveitar para dizer o quanto te admiro....pois achava que te conhecia...mas diante de tudo que passamos desde o inicio deste ano...vejo que suas melhores qualidades ainda estava por conhecer.
    Gosto de ver como voce se comporta com a adversidades e também a sua resignação diante das dificuldades..E agradeço a Deus, pois voce é a melhor pessoa que ele podia ter posto na minha vida...
    Obrigada por tudo que voce me ensina todos os dias.
    Te amo muito
    Geni

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe!
    Meu nome é Fabiana e quem me passou seu blog foi o pessoal da assessoria de imprensa do HC. Primeiro, queria te dizer que seus depoimentos são muito bacanas, muito imprtante para todo mundo, creio eu. Segundo, gostaria de saber se você topa me dar uma pequena entrevista para um suplemento mensal que circula somente na USP, onde faço o curso de jornalismo. Se você puder me passar um email, agradeço muito, assim explico melhor o que seria. O meu endereço é fabianabaetaneves@gmail.com
    O problema é que estou com um prazo super apertado: preciso entregar o texto pronto até amanhã (domingo, dia 22/08) à noite. Por favor, aguardo retorno. Obrigada e um abraço, Fabiana

    ResponderExcluir