domingo, 29 de agosto de 2010

Quando descobrimos que temos Câncer


Hoje ficamos sabendo que o filho de uma amiga nossa está com suspeita de câncer linfático. Relembramos como é duro esta fase inicial, quando ficamos sabendo que o diagnóstico pode ser câncer.

O mundo cai sobre nossas cabeças, incertezas, insegurança. A vida parece que parou e a preocupação é constante como um martelo batendo na nossa cabeça 24 hs por dia.

É muito importante manter a calma, ter fé e esperança e procurar um bom tratamento. Recomendei o A.C. Camargo, pois realmente é um hospital de referência.

É importante também não ficar se apegando o que tem na Internet, pois muitas vezes só atrapalha. Existem muitas estatísticas que podem desanimar o paciente.  Toda estatística é uma média e devemos pensar o nosso caso como aqueles que terão um prognóstico melhor que a média.

Também devemos saber que faz parte muitas vezes do protocolo dos médicos falar o que de pior pode acontecer, mas isto não quer dizer que vai acontecer com você.  Não se deixe impressionar pelas opiniões deles, siga o tratamento recomendado e tenha fé em Deus.


O Câncer é uma doença de longo prazo e quando ficamos sabendo do nosso prognóstico estamos apenas começando a caminhada.  É preciso muita força de vontade, fé em Deus e principalmente vontade de viver para que possamos prosseguir com o tratamento.

Não ficar se lamentando, não se culpar e não se revoltar são ferramentas que ajudam na recuperação. Também não adianta ficar buscando o porquê ou as causas do Câncer. Nunca iremos realmente saber isto, e também isto não é importante neste momento.  O importante é ter atitudes pró-vida e ser obediente e disciplinado perante o tratamento para que a recuperação seja bem sucedida.

O apoio da família também é fundamental. Não enxergar o paciente como um morto vivo é crucial para que as energias de cura possam fluir. O paciente também não deve enxergar somente a morte . No começo temos a impressão que não temos saída. Mas a coisa não é bem assim. A medicina está bem avançada e existem muitas possibilidades de tratamento. Lute pela vida, lute pelas pessoas que te amam. O paciente também deve ter forças para sustentar todas as pessoas que estão ao seu redor. Quanto mais você cair, mais vai derrubar as pessoas que o rodeiam, quanto mais você se levantar, mais apoio terá de todos.

Muitas vezes queremos poupar as pessoas que são próximas das notícias, mas devemos saber que nesta hora podemos contar com a compreensão da família e que todos também tem direito de compartilhar as dificuldades, assim como as vitórias.

Um apoio psicológico é muito bom se você puder contar. Ajuda a organizar as idéias, a sua vida e te dá mais força para continuar.

Enfim, o Câncer é uma estrada de altos e baixos, mas que com certeza, traz muitas lições e aprendizados não só para o paciente como para todos aqueles que o cercam.

Um comentário:

  1. Fico feliz por saber que existem pessoas como você, que incentivam a continuar a caminhada, Porque Deus é maior que qualquer problema, tenha fé, que o resto ele fará, amem?
    QUEREM UMA AJUDA NO TRATAMENTO?
    O CHÁ DA GRAVIOLA É EXCELENTE.
    VOCÊS VÃO VER COMO MELHORA.
    fiquem com Deus!

    ResponderExcluir