quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Radioterapia


Começo na próxima segunda a fazer a radioterapia. Serão 33 sessões, finalizando dia 10/12.  Vou também fazer quimioterapia junto para intensificar o efeito da radio.

Estou um pouco preocupado com uma possível xerostomia (falta de saliva), que é um sintoma, muitas vezes irreversível da radioterapia, quando aplicada na região do garganta, pois afeta as glândulas parótidas (as que produzem saliva).

Para minimizar o efeito da xerostomia, comecei esta semana, um tratamento complementar de acupuntura na USP.

Existem vários estudos internacionais comprovando a eficácia da acupuntura para o tratamento da xerostomia.  Embora mesmo com o tratamento, a produção de saliva possa não voltar ao que era antes, pelo menos o efeito negativo pode ser minimizado.

Também o tipo de radioterapia (tipo IMRT) que vou fazer já é melhor do que o padrão, pois os feixes de raios são mais direcionados, preservando mais as áreas que não devem ser afetadas.

Eu já fiz a máscara. É uma tecnologia muito legal. Eles vem com um pano, tipo uma gase, com várias aberturas e colocam na tua cara.  O pano é molhado e quente; eles ficam segurando aquele tecido na sua cara, pescoço e ombros e em poucos segundos aquilo seca e fica duro e se transforma num molde para fazer a máscara de proteção da radio.

Depois vc entra na máquina de fazer tomografia com aquela mascara super justa amarrada no seu rosto. É uma sensação muito desconfortável, pelo fato que parece que vc fica sufocado, embora a tela seja furada. Uma espécie de sensação de claustrofobia e dificuldade para engolir. Se a pessoa tiver problema de claustrofobia acho que não consegue fazer.  Eu fiz bastante esforço, pois tinha que ficar imóvel, e ainda mais com a aplicação do contraste, sobe aquele líquido quente pela sua boca.  Só quem já fez sabe como é.

Mais ainda bem, que tudo isto é rápido e a tecnologia hoje é super-moderna. Graças a Deus tenho acesso a este tratamento, sei que muitas pessoas no nosso país não conseguem ter.

Enfim, apesar da ansiedade e preocupação com a radioterapia, tenho que enfrentar mais esta etapa e estou fazendo de tudo o que está ao meu alcance para que seja bem sucedida e em breve eu possa voltar a trabalhar e viver uma vida normal.

9 comentários:

  1. Felipe
    Nesses tempos de tratamento convivi com bastante pessoas com linfoma, ca de garganta e que tb fizeram a máscara para fazer a radio. Sei que não é fácil mesmo, eu tinha pavor da radio por conta do tamanho do aparelho, agora ficar fechada com a máscara não sei como seria. Mas vc como eu, sabe que Deus fica bem juntinho da gente quuando o medo bate. Tenho certeza de quando eu fazia radio e a m inha careca até molhava de tensão, meu Pai do céu segurava na minha mão. Confia, meu irmão, Ele ficará com vc e sua cura está próxima. Estarei orando por você! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Felipe, querido! Fé e força!!! Deus segura a gente pela mão sempre!
    Beijo no seu coração.
    Sa

    ResponderExcluir
  3. Felipe meu querido amigo... Sei o quanto é assustador realizar a radio, no meu caso (cerebral) também se trava a cabeça com maquinários, mas é só fechar os olhos e pensar que Deus e seu anjo da guarda estão ali contigo!!
    Quanto a acumpuntura acho uma ótima alternativa, eu já fiz e estou pensando em retomar assim que possível, pois ajuda seu organismo como um todo!!
    Estarei aqui sempre em preces por ti... Vc irá vencer!!

    ResponderExcluir
  4. FELIPE. AMEI SUA POSTAGEM GRANDE. LI TUDO NA MAIOR PACIENCIA. PENSO COMO VC.
    OLHA, MAS, PASSO AQUI PRA TE DIZER: EU TENHO UM CANCER DE MAMA QUE CONTROLO A 10 ANINHOS....[UMA DÉCADA]. FIZ TAMBEM UM BLOG.SE QUISE, PASSE POR L´.VAI VER MUITA COISA INTERESSANTEE ASSUSTADORA....[VENCI TODAS].PRA ENTENDER MELHOR, COMEÇA DO PRIMEIRO TOPICO[A DEZ ANOS ATRAS].OLHA, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES. SEJA FORTE E TUDO SE RESOLVERÁ DA MELHOR FORMA. ABRAÇÃO. ET: SEGUIREI O SEU. GOSTEI MUITO.

    ResponderExcluir
  5. Felipe,

    Acabei de descobrir seu blog e li sobre seu início de radioterapia, fique tranquilo, fiz radio em toda a região da cabeça e coluna,as "possíveis" sequelas são sempre as piores possíveis. Terminei em 27/07, foram intermináveis 30 sesssões, perdi cabelo, enfim... Agora só tenho perspectivas boas, saiba que é uma dura fase com início. meio e fim. Pode contar com a minha torcida e se precisar de um desabafo (sempre precisamos) me escreva!

    Abraço, Bruna.
    (b_giustina@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. P.s. ... as possíveis sequelas são as piores, mas dificilmente acontecem e tenho certeza que você sairá fortalecido. De corpo e alma.

    Bruna

    ResponderExcluir
  7. Querido Felipe, vá confiante. O desconforto é grande, o sofrimento também. Mas você tem coragem e fé. São as suas melhores armas. Você tem o privilégio de fazer esta radio mais moderna; quando eu fiz, as 34 aplicações destruíram possíveis células mutantes remanescentes, mas também células boas do pulmão do músculo peitoral e por aí vai. Até hoje, quatro anos depois, ainda tenho um 'cansaço' quando faço algum esforço maior, Mas, tudo passa, felizmente, e estar viva é um presente dos céus, que prezo muito. Quero colocar seu nome lá no centro espírita que frequento, SE VOCÊ ME AUTORIZAR, para que os benfeitores espirituais possam acompanhá-lo durante a jornada. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Prezados, Bom dia! Muito bom as postagens bem como também os comentários. Tenho câncer cerebral e iniciei a minha radio. Como os colegas bem relataram ai é bem complicado a sensação durante a radioterapia, durante a quarta sessão passei super mal, pois me deu um panico muito grande por esta usando a tal mascara. Parei o tratamento por hora e estou com uma consulta marcada com o profissional radioterapeuta que me assiste. Vwjo que embora a tecnologia esteja bem avançada neste sentido, porém falta os profissionais de saúde levarem em consideração a pessoa que ira usar a tal mascara. Pois em nenhum momento me fora perguntado se tenho dificuldade de ficar num lugar ' trancado' fiquei super decepcionado com tal ocorrido. Já pesquisei na internet e vi que já temos no mercado mascaras com a frente aberta e super confortáveis. Até mesmo por que para que o paciente tenha maior aproveitamento do tratamento ele precisa estar bem. Na proxima semana irei a consulta com o meu radiotepeuta e colocarei para ele a minha dificuldade em ser tratar com tal mascara. Diante de uma solução satisfatória( Pois assim eu creio) voltarei aqui e relatarei aos colegas. Qualquer coisa que puder ajudar estou a disposição

    ResponderExcluir