sábado, 6 de novembro de 2010

8a. sessão radioterapia


Estou na 8a. sessão da radio e está sendo muito difícil, pois sinto dor ao engolir e agora só consigo comer sopas, frutas, etc.

Me sinto muito apreensivo, pois ainda faltam 25 sessões e a tendência é piorar.  Não sei como vai ser..  Apesar de tudo por enquanto ainda estou conseguindo aguentar as pontas, não perdi o peso.

O meu humor também foi afetado, pois não é fácil passar por tudo isto e ainda ficar dando risadas, mas no geral estou conseguindo administrar.  Dá uma sensação de impotência, de tristeza, de insegurança e incerteza.

Minha mulher também está bem sensibilizada; ela tenta me ajudar, me por para cima, mas a gente vê o quanto é difícil conviver com uma situação limite destas. É difícil para mim e é difícil para ela.

Ela me ajuda muito, me sinto amparado do lado dela, sinto que tem alguém que me ama, que está comigo de verdade. Nesta hora é que a gente vê a importância das pessoas nas nossas vidas.

Enfim, sei lá, seja o que Deus quiser... No fim, tudo vai dar certo....

13 comentários:

  1. Felipe.
    Eu acompanho as tuas postagens, e fico daqui orando para o tempo passar bem depressa.
    Sabe a conto antigo das pegadas na areia.
    Pois bem, saiba que além da sua querida família que tanto te ajuda, você está no colinho do pai, e é ele quem está te ajudando a ultrapassar mais essa experiência.
    Muita Força, Muita luz e Fé.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O que falar nessa hora? Não sei. Só sei que estar rodeado das pessoas que amam você, faz
    a carga um pouco menos pesada.
    Beijo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Felipe, não sei o que lhe dizer, porque a dor é uma sensação inatingível para quem está de fora. No entanto, sinto no meu coração que você está passando pelo pior momento e depois disso tudo vai melhorar. Não será perfeito como antes, mas será muito mais administrável do que agora. E irá melhorando aos poucos. Você está sofrendo tudo de uma vez só, a tendência é isso chegar a termo. Se você gosta de ler e tem paciência para isso no momento, sugiro a leitura de dois livros que muito me ajudaram: Amor, Medicina e Milagres, do Dr. Bernie Siegel; e O Câncer como Ponto de Mutação, do Dr. Lawrence LeShan. Não são livros de auto-ajuda, cheios de baboseiras. São depoimentos da vida real.
    Daqui a alguns dias estarei lendo uma postagem sua: Último dia de Radio! Viva! Acredite nisso.
    E continue desabafando, a dor não é para ficar guardada, tem que sair. Que Deus abençoe sua esposa: nossos companheiros são nosso amparo no tempo da fragilidade e da tristeza. Que Deus abençoe você, para continuar aguentando esta parada. Um forte e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Filipe,
    É claro que tudo vai dar certo! Tenha fé em Deus e aguente firme! Saiba que aos poucos nosso organismo vai se "acostumando" com os medicamentos e as reações ficam mais leves (foi assim comigo, 6 ciclos da vermelhinha)! A quimio é muito agressiva e debilitante, daí os sintomas que vc relata. Alimente-se com o que conseguir segurar no estômago, água, sucos, água de côco, yacult, gatorade, sopas e até "água de fubá. Tristeza, depressão, angústia, apatia, raiva, ódio e dúvidas apenas sinalizam que você é normal, tá vivo! Quem passa por isso rindo o tempo todo ou está mentindo ou precisa de médico (devido a disforia, negação da doença, eu tive he, he, he)!
    Que bom que sua mulher te dá forças e amor! Meu marido e filha penaram comigo, quase matei todo mundo e suguei-lhes tudo e mais um pouco! Tudo vai passar ok! Hoje estou curada e vc daqui há um tempo também! Converse com seus médicos e relate sobre dor, falta de apetite, tristeza, etc. Saiba que Deus está com você, espalhando Sua luz de cura! Abraço. Marina

    ResponderExcluir
  5. Força meu amigo!! Essa é mais uma fase que vcs enfrentam!! E Deus não o deixará sofrer...
    Estamos aqui rezando para que vc tenha fé, e resistencia o suficiente para passar por mais essa... Olhe para trás veja tudo o que já enfrentou... Essa também passará!!
    Beijos e Fique Bem!!

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo
    Feche os olhos nos momentos mais duros e sinta a presença do Nosso Pai Celestial, Ele te segura e ampara. Força e que Deus abençoe a você e sua esposa. Estarei orando por vocês! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pessoal, obrigado pelos comentários, tem me ajudado muito! No fim de semana não tem rádio e consegui me recuperar um pouco e voltei a comer alimentos sólidos. Hoje já fiz radio e estou fazendo quimio. A garganta voltou a doer um pouco hoje por causa da rádio. Emocionalmente estou mais tranquilo.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. OLá Felipe!

    Ao ver as tuas dificuldades lembrei-me da primeira consulta que tive com a minha médica da mama. Ela é pequenina e muito magrinha mas cheia de energia e a meio da consulta virou-se para mim e disse:
    - Está a ver estes meus braços? Estou pele e osso porque nao consigo comer. Tive cancro no maxilar e nao consigo me alimentar como deve ser. Daqui nada tenho de sair daqui para ir ao hospital porque me vao substituir a parte de baixo da boca.
    E eu pensei: "wow ela tem tanta energia, tanta força de vida!!"
    Acreedito que encontramos forças onde por vezes nunca pensavamos que as iamos ter. E depois de saber que ela ja tinha passado por quimios e radios fez-me ainda mais querer como medica. Foi ela a médica que me disse: "Claudia, se eu tiver naquela sala de operações e tiver a ver a sua mama e eu ver se nao a tirar toda a Claudia precisa de radio, eu prefiro tira-la toda do que a Claudia fazer radioterapia. A radioterapia é uma merda. Estraga a pele toda!
    Uma pessoa que tem dificuldades em comer e é um furacao da natureza.
    Vais ver que tu também irás arranjar a força para ultrapassar todas as radios! E com o amor e Deus do teu lado é um grande conforto.
    As melhoras e tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Felipe,
    Seu Blog é uma lição de vida ! Estou impressionada com sua força pois, as vezes reclamamos por tão pouco.
    Minha torcida é grande para que você e sua família fiquem bem. Deus é maravilhoso e as vezes nos leva a caminhos tortuosos que nem sempre entendemos naquele momento mas, com certeza lá na frente haverá um aprendizado.
    Fique com Deus !!
    grande abraço
    Rosana Zago

    ResponderExcluir
  10. Oi, Felipe !
    Como tem passado?
    Espero que esteja melhor. Sei o quanto é dificíl, mas segure na mão de Deus, ele irá te amparar.
    Nestes momentos que sentimos o quanto é importante a força do Amor. ( o amor - próprio, da família, dos amigos e de Deus)
    O Amor tudo suporta e tudo cura.
    Ah, obrigada por publicar meus textos no "Vidas Blogadas" .

    abs, cheio de luz !
    Marcia

    ResponderExcluir
  11. Felipe... Por piores que sejam os momentos que temos que passar, temos que buscar forças para enfrentar td... Tenho certeza que no final dessa etapa vc vai ficar muito bem, vai vencer... Continue tendo essa sua força, pois isso é fundamental... Um grande abraço... Regiane

    ResponderExcluir
  12. Rosana,

    obrigado pelo seu comentário, fiquei muito feliz! Mande um abraço para todos da Alfa Laval

    ResponderExcluir
  13. Felipão fica com Deus meu irmão...viu até rimou, tudo isso vai passar e voce ficará 10...serão historias importantes que contarás e que ajudarão outros, importante é ser sempre positivo e ter fé, a fé remove montanhas, portanto SAUDE e PAZ...
    André Caxias do Sul

    ResponderExcluir