segunda-feira, 1 de novembro de 2010

É preciso ter forças


Esta última semana não postei, pois não estava muito bem e preferi nem escrever..

Mas acho que a gente pode expressar mensagens de otimismo, mas também nossos medos, angústias, depressões, etc., afinal somos humanos e expressar estes sentimentos ditos "negativos" também fazem bem para a alma.

Esta primeira semana de radioterapia combinada com a quimioterapia tem sido muito difícil, pois os efeitos acumulados da radio e quimio se intensificam .  A região que estou tratando (cabeça/pescoço) é muito sensível, pois acaba afetando a boca, as glândulas salivares, e acaba sendo muito delicado.

Então além do enjôo da quimio, perda do paladar, sensação de formigamento na perna, ainda tem os efeitos da radio como a boca seca (xerostomia) devido a diminuição da saliva, principalmente a noite, a fadiga, a pele que começa queimar, endurecimento do pescoço, os cuidados com a higiene bucal para não pegar nenhuma infecção, etc..

Tudo isto abate o nosso ânimo, pois vamos perdendo aquela "alegria de viver" quando nossa energia cai muito.  O fato de perder aquilo que nos dá prazer, como perder o gosto da comida, o cansaço, afeta muito o nosso psicológico.

Teve alguns dias que fiquei bem pra baixo, mas Graças a Deus, acho que tenho uma força interna muito grande e consigo reverter isto, depois de 1 dia ou 2.  Mas não é fácil, quando a gente atinge o fundo do poço.

O interessante, pelo menos para mim, é que é nestes momentos mais difícieis é que encontro respostas muitos significativas da vida.  Neste dia que estava mal, fiquei pensando que tem pessoas que sofrem tanto, que perdem todo o prazer de viver e que para estas pessoas morrer às vezes deve ser um alívio. Pensando nisto, eu que já não tinha muito medo, perdi completamente o medo da morte.  Eu passei a entender a visão que algumas pessoas tem da morte, e não as recrimino, pois passei a vê-la não mais como uma inimiga, mas como uma amiga, uma amiga que termina com os nossos sofrimentos e que nos leva para um mundo melhor.

Mas estou falando de morte, mas  estou totalmente focado na vida e lutando por ela. Acho que só quem passa pelo Câncer ou uma doença grave sabe das reflexões que estou falando. São reflexões profundas da vida, e acabam por abrir a nossa mente e ver a vida como ela é.

Já fiz  5 sessões de radio, num total de 33.  Todo dia vou ao hospital fazer uma sessão. Fico também muito preocupado, pois os piores efeitos começam a aparecer depois da 10a. sessão.  Mas eu sei, que temos que viver cada dia e não por a carroça na frente dos bois.

8 comentários:

  1. Tenha muita calma, Felipe, e viva um dia de cada vez. Não pense na 10a, porque até lá você já estará com mais força moral ainda para enfrentar todo este sofrimento. Não pense em morte como alívio para a dor, não caia nessa armadilha.É duro, meu amigo, é difícil mesmo, e você tem todo o direito de desabafar e a gente tem toda a paciência e o carinho para te ouvir. Mas faça da vida a sua armadura. Procure se dar todos os prazeres disponíveis, para compensar tudo porque você está passando. Coma o que lhe dá prazer, sem se preocupar, no momento, com a qualidade do alimento. Coma muito doce, é bom para quem faz quimio. Coma ovos para te fortalecer, já que a carne fica com gosto de metal. Fique com um copo de água o tempo todo perto de você e umedeça a boca o dia inteiro, mesmo que você não engula o líquido. Ninguém pode saber, de verdade, o tamanho do sofrimento de cada um. Mas você pode contar com sua fé e conosco, que estamos rezando todos os dias para esta etapa passar rápido. Menos uma semana, é assim que você deve pensar. E, no dia em que achar que não está dando conta, peça aos médicos um tempinho, para recuperar. Todo paciente de câncer faz isso, tem hora que cansa mesmo, muito. Que Deus o abençoe cada minuto de sua vida e renove suas forças para esta luta árdua. Abra o coração sempre que necessário. Luz, muita luz nesta jornada. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Felipe
    Você tem todo o direito de desabafar, de por para fora. Não é fácil mesmo, já tive muitos momentos assim, de ficar caída e se quer saber ainda os tenho. O Câncer muda muito a nossa vida, olho no espelho e vejo outra pessoa. Mas temos que ter fé e saber que Deus está no comando e que dias melhores virão. Acredite! Você vai sair dessa fase! Estarei orando por vc viu? Que Deus te abençoe! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Felipe a palavra que eu deixo para vc é apenas creia que a sua cura o seu milagre vai chegar eu ja passei por isso,sei tudo o q vc relata me emocionei ao ler relembrei o tempo ruim da minha vida,mas tive fé e hoje estou muito muito bem assim diz os meus médicos,e o médico dos médicos que é Jesus quer nos curar ele que apenas uma coisa de no´s que tenhamos fé no sobrenatural no impossível,tenha fé meu amigo vou horar por vc,meu e-mail é kaleticia@yahoo.com.br um grande abraço,tenha fé.

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe!
    Força guri... estamos no mesmo barco... entendo perfeitamente o que estás dizendo... e é isso mesmo... coloca tudo para fora... aos poucos as coisas começam a fazer sentido...
    Agora vou pedir para tu cuidares bem da pele... pois como terminei a minha radio no dia 13/10 pude perceber o quanto ela queima a pele... além das compressas com chá de camomila até sentir a pele mais refrescada... usei também Loção Aloe Vera 5%, várias vezes ao dia.
    Qualquer dúvida estou a disposição mairabusst@hotmail.com ou pelo meu blog

    ResponderExcluir
  6. Fê tenha Fé....sabe que sempre estou do teu lado para tentar tornar o seu fardo mais leve....
    bjs te amo muito viu.....
    Geni

    ResponderExcluir
  7. Felipe
    Quantas pessoas apoiam e dão coragem para você !!!Você merece!
    Bjo,
    Beth

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, muito obrigado pela força. Os seus comentários realmente ajudam e a gente sente que tem alguém olhando pela gente, torcendo, e isto faz muita diferença para a gente se levantar. Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir