quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Recuperação pós radio garganta..Dores!!


Fiz a última rádio na segunda dia 27/12. Ontem ainda fiquei mal, com muita dor na garganta.  Efeito da rádio, que não deixa cicatrizar a ferida interna.  O processo de cicatrização é lento, leva alguns dias, mas cada dia vai melhorando um pouquinho.

Acho que mais uns 2 ou 3 dias, já vou estar com menos dor e passar a virada do ano mais tranqüilo.   Por enquanto a dor é como se colocasse uma ponta de uma faca numa ferida na garganta em carne viva,  a cada 3 minutos, que é o tempo de cada vez que engulo saliva.

Não tem remédio que dê jeito na dor, pois o remédio que tira a dor é o Decadron, mais como ele é um glicocorticóide e eu já tomei por mais de 15 dias, agora tenho que ir desmamando e tomar uma dose muito pequena nos próximos dias, até abandoná-lo.  Estou tomando também Nimisulida para a dor, mas é mais fraco..

O pior de tudo é a noite....quando ela se aproxima, sei que vai começar mais uma noite de terror.. Pois a boca fica completamente seca, a lingua cola no céu da boca.  Sem irrigação, a garganta fica mais irritada e dói ainda mais.

O que eu faço é acordar a cada 2 horas e me curvo na cama, de modo que esta posição de cabeça mais baixa que o corpo faz voltar um pouco de saliva e daí depois de alguns minutos nesta posição e a saliva irrigando a boca e garganta um pouco volto a dormir mais umas 2 horas.

A qualidade da saliva ainda é muito ruim, muito grossa. Não voltou ao normal. Acredito também que em 15 dias, o processo de salivação tende a melhorar, o que ajudará muito na recuperação.

De manhã, solto muita secreção pelo nariz e catarro, que são as células mortas pelo efeito da rádio.  Já foram várias caixas de papel para limpar.. Mas é bom, a secreção tem que sair.. Tenho um pouco de tosse também, o que é um saco, pois irrita mais ainda a garganta.  Tomo um banho logo cedo, as 6:00 horas que ajuda a secreção sair.  Alías, tomo vários banhos ao dia para tirar o calor da rádio.

Também como estou com sonda, a cada 3 horas tenho que colocar a dieta. Pego o frasco, ponho no recipiente, penduro na parede e tomo.. Demora uns 30 minutos para descer tudo. Também alternadamente tomo sucos naturais pela sonda também para hidratar.

Aos poucos, conforme as dores na garganta forem desaparecendo por completo, o que eu imagino que entre 1 e 2 semanas deve haver uma grande melhora, vamos começar a pensar em tirar a sonda e começar a se alimentar pela boca.  Não vejo a hora disto acontecer!!

Enfim, estou sofrendo muito ainda, mas pacientemente, com muita fé e resignação que tudo isto em breve vai passar e ficar apenas na lembrança como um sonho ruim..

11 comentários:

  1. Sobre dor não se tem o que dizer: é você quem está sentindo e, por mais que compreendamos seu sofrimento, só você conhece o tamanho dele. É uma doença terrível esta, cujo tratamento também é muito doloroso. Ainda bem que acabou e que agora o seu corpo, jovem e saudável, vai se recuperar do estrago rapidamente. A cada dia você vai ficar um pouquinho melhor, até acabar tudo. Que bom que o novo ano chega com outra perspectiva. Força e coragem, guerreiro! Abração. Angela

    ResponderExcluir
  2. Muita força Filipe! Pensa que a ultima radio ja se foi e que a partir daqui vai ser sempre a melhorar!
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ
    Eu sei bem o que é isto. Apesar de já ter dez dias que acabou a radio, estou sentido todos os sintomas da garganta. SEu texto, diz exatamente como estou. Com sonda, etc. Estou me alimentando com suprimento. Mas, muito fraco, quase, não consigo ficar em pé. Mas, como todos dizem, vai passar. De qualquer forma, não há o que fazer. Espero que você tenha realmente mehorado e bastante. Fica com Deus,

    ResponderExcluir
  4. O meu marido está com os mesmos sintomas que o seu, so que ele está tendo apos os 50 dias da radioterapia, fico muito preocupada, ele sente como se tivesse algo abaixo da lingia lado esquerdo, nada passa a dor dele(tramal, nimizulida)
    E vc está curada? estou orando todo dia pela recuperacáo dele, nao aguento mais ve-lo sofrer.
    Um abraco e obrigada pelo depoimento ajuda muito.
    Lucia de Natal/RN

    ResponderExcluir
  5. meu marido acabou hoje 24/03/2014 ele esta com a boca e garganta machucadas mas graças adeus ñ precisou botar sonda ele bebe na caneca tudo que faço faço vitaminas nescau e vou dando tudo espero que ao passar dos dias ele va melhorando mas e mas muito triste ñ poder ajudar tanto mas eu tenho certeza que ja deu tudo certo um abraço e tenha certeza que vai da tudo certo jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Minha esposa termina a rádio agora dia 29/12/15 um sofrimento não dorme a noite só tosse tadinha, muita saliva grossa e secreção, ora pra q passe logo os efeitos e os novos exames sejam resultados q mostrem a cura em nome de JESUS. Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Minha esposa termina a rádio agora dia 29/12/15 um sofrimento não dorme a noite só tosse tadinha, muita saliva grossa e secreção, ora pra q passe logo os efeitos e os novos exames sejam resultados q mostrem a cura em nome de JESUS. Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will com acabou com a secreção e saliva grossa de sua esposa?

      Excluir
  8. Terminei 35 aplicações de radioterapia há 15 dias, e 4 quimioterapias há 1 mês mais ou menos. Todos os sintomas desses tratamentos são muito agressivos, mas são necessários para a cura do câncer. No meu caso a localização do tumor foi na garganta (amídala direita) e mais abaixo no pescoço. Fui submetido a duas cirurgias uma na garganta e outra no pescoçp para a retirada desses tumores e depois iniciar o tratamento de quimioterapia e radioterapia. Como tenho tido informações cada caso é um caso, mas todos são bem parecidos em se tratando dos efeitos agressivos mencionados. Espero que mais uns dias eu também tire a sonda nasal pois ainda não consigo me alimentar normalmente pela boca e certamente a qualidade de vida fica melhorada com a alimentação normal e adquirir peso perdido que no meu caso passei de 84 para 64 kg. Se Deus quiser vai passar essa fase e a todos os que tenham esse problema e tratamento que tenham fé e acreditem na cura.

    ResponderExcluir
  9. Olá Pessoal meu pai fez 10 seções de radio e uma semana após sentiu o efeito devastador deste tratamento !
    Não dorme direito a noite e a dor intensa na garganta sem possibilidade de comer direito me indicaram o hexomedine é caro mas tem aliado bastante o grande problema é as crises de soluço, tem vindo com frequencia!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite meu pai esta com Timor no esofago,esta no 6\28 de radioterapia e já está sentindo os efeitos,muita torce com secreção e não consegue dormir fez a segunda quimioterapia,alguem pode me ajudar com essa experiência?

    ResponderExcluir