domingo, 18 de dezembro de 2011

Rendição ao Messi

Que Deus conserve por muito anos a força e energia do Messi, que ele nunca se machuque gravemente.

Como é lindo ver um craque jogar e como é lindo ver a força de uma equipe superar o individualismo, com ausência de vaidades, todos trabalhando pelo mesmo objetivo com humildade, persistência e garra.

Que condicionamento físico, que vontade de vencer, que disciplina e colocar o coletivo acima do individual.

Quem nunca saiu do Brasil e vivenciou o que é viver em sociedades mais antigas que vivem o respeito ao direito do outro, e mesmo com os seus defeitos sabem olhar todos para o mesmo objetivo.

Infelizmente o Brasil, que tem inúmeras qualidades que o velho mundo perdeu, como a alegria de viver ainda não aprendeu a viver em sociedade e respeitar as leis.

Esse jogo do Barcelona é um marco, que mostra para nós essa realidade. Somos o país do futebol, mas temos que começar a ser mais humildes e aprender com os mais velhos, ser uma sociedade que se une e luta pelo seus direitos, que deixa para trás a herança colonizadora portuguesa, de enriquecer sozinho e os outros que se danem, que acabem com os corporativismos herdados do império real e que continuam até hoje no paletó´pendurado nas cadeiras públicas e os polóticos que dão risada em roubar o leite das criancinhas.

É hora de perceber que o nosso maior orgulho, que é o futebol, tem que se transformar e deixarmos de ser uma sociedade que vive de pão (amassado) e circo, seguindo ainda a filosofia da dominação romana.

Temos a copa e as olimpíadas, tomare que agora que o mundo está em crise e que os estrangeiros estão aprendendo português para vir para o Brasil, consigamos finalmente transformar este país no destino que ele merece.

Que aprendamos o lado bom dos americanos que enriquecem juntos e não ficam com inveja do irmão que prospera.

É o futebol é muito mais que simplesmente um jogo, é um encontro de nações e história.

Um comentário:

  1. Sabe que quando a liguei a TV hoje e vi que o Santos perdia por 3x0 (ainda no 1º tempo)me vieram alguns desses seus pensamentos...Mas não tenho esperanças em relação à copa ou olimpíadas. A "roubalheira" já está aí em todos os noticiários, as negociações ilícitas para favorecimento dos mesmos continuam a todo vapor com mais esses filões...enfim, infelizmente, não tenho esperanças!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir