quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

26o sessão de radioterapia na garganta

Voltei a fazer a radioterapia ontem, após 15 dias de suspensão da radio devido a colocação da sonda e complicações para engolir.

Com o antiflamatório melhorei da inflamação na garganta e esta semana já fiz mais duas sessões, ontem e hoje.

Vou fazer mais 3 sessões esta semana, semana que vem mais 4, pois dia 24 a radio não tem expediente e vai ficar faltando a última que será após o Natal, dia 27/12, totalizando as 33 sessões.

Não vejo a hora de terminar tudo isto, voltar a me recuperar, tirar a sonda, volta a comer normalmente, voltar a trabalhar, etc... 2011 tem que ser um ano melhor para mim e para todos.

Por enquanto nestas 2 sessões de retorno da radio, já começo a sentir algum sintoma da mucosite e falta de saliva, porém os efeitos ainda estão sendo bem amenos, ainda sem dores ou grandes incomodos , apenas vamos sentindo que a boca começa a sentir aos poucos os reflexos da radio.

Estou fazendo a higiene bucal a cada 3 horas, passando o própolis sem álcool (Propomax), logo em seguida faço bocejos com Leite de Magnésia da Philips, porém sem engolir (além de ser mais barato que o Maalox, me adaptei melhor com o Leite de Magnésia e faz o mesmo efeito, apesar que não dá para ficar engolindo pois é laxante, mas no meu caso, como quero o efeito mais na boca, dá no mesmo). Em seguida escovo os dentes com a pasta da Philips, que também é bem básica.

21 comentários:

  1. Que DEUS te dê toda força necessária para esse final de tratamento... Meu irmão como já te disse anteriormente vai começar a passar por tudo isso em Janeiro e suas dicas são fundamentais. Sou sua fã número 1 ... Conte comigo para o desabafo... Sou psicóloga mas tenho aprendido muito com voce... Seu relato são orações para minha vida...abracos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucianne, espero que o seu irmão tenha um bom tratamento. Apesar de o tratamento do câncer ser agressivo, é proporcional a doença.

    Acredito muito que o sucesso do tratamento é um trinômio, se submeter ao tratamento médico em um bom hospital, ter um bom equilíbrio psicológico e desenvolver a espiritualidade.

    Porém, cada caso é um caso, mesmo todos sendo denominados com câncer, ele age diferentemente em cada um. É preciso ter muita fé e coragem e a vida realmente passa por um turbilhão de sentimentos e renovações, visto o contato com a possibilidade da morte.

    Estou a disposição por telefone ou email para ajudar vocês com outras dicas se precisarem, ou para dar um apoio,

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe, continue firme e também ajudando as pessoas ao compartilhar suas experiências!
    Deus é contiho!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe, vim te conhecer ... Hj mesmo estavamos falando das dificuldades em reunir homens quando formamos grupos. Acho saudável vc compartilhar seu tratamento, dessa forma podemos ajudar outros amigos. @@

    ResponderExcluir
  5. Oi M.Rosario, tb acho que existem poucos homens escrevendo e abrindo as suas experiências. Para mim, que sempre fui uma pessoa mais introvertida e fechada, também está sendo uma descoberta poder me expor publicamente e transmitir uma mensagem a pessoas que nem conheço, mas que sinto que posso ajudar com a minha história.

    Escrever para mim, também tem sido um processo de descoberta e me sinto muito feliz com os progressos realizados.

    Sinto muito apreço e admiração por tantas mulheres que tem coragem de escrever e que criam um ambiente de fratenidade, apoiando se mutuamente e fazendo a nossa cruz ficar mais leve.

    Por outro lado, embora os conteúdos daquilo que escrevemos seja universal, a dor, o sofrimento, as conquistas, a forma de expressão feminina e masculina tem aspectos diferenciados e acho sempre gostoso, que quanto mais homens puderem se dispor a compartilhar experiências, mais riqueza poderemos compartilhar e aprender uns com os outros

    ResponderExcluir
  6. Meu marido ouviu da médica hoje que a mãe dele está com câncer de garganta. Ele chegou arrasado em casa... Não soube o que falar, a não ser que temos de ter fé, tratar, ter força e transmitir força... sei lá... Quando uma pessoa recebe um diagnóstico de câncer, o desânimo é muito grande... Minha mãe tinha 50 anos e morreu em decorrência de pedra da visícula. os médicos diziam que a operação era muito fácil etc, até que apareceu uma pancreatite etc. Tenho muita fé na cura e tenho muita fé na força do ser humano de se superar, ir além dos seus limites... Que Deus renove sempre as suas forças e lhe dê apenas o fardo que possa suportar.

    ResponderExcluir
  7. Oi Danizinha, posso te dizer por experiência própria que a fé é fundamental para se vencer o câncer.

    Não devemos nunca nos sugestionar pela frieza das estatísticas ou prognósticos médicos. Nós e Deus é que decidimos se queremos viver ou morrer.

    O tratamento do cancêr é agressivo, mas passa. O amor e a fé em Deus não passam...

    ResponderExcluir
  8. O câncer se vence com a medicina! tive um câncer fiz quimio e radio na região do pescoço. as sequelas ficaram meu epscoço é fino e não produzo saliva.
    Se deus me curou porque não curou a falta de saliva e meu pescoço deformado? nunca bebi e eou fumei

    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se DEUS TE deu a cura apenas agradeça e não questione o pq do seu pescoço fino ou falta de saliva se DEUS TE deixou sequelas é pra VC saber q o mais importante ele fez t deixou vivo te deu a vida mas VC não está reconhecendo o q DEUS fez por vc

      Excluir
  9. Oi Anônimo. Puxa, se Deus te curou já é uma grande coisa,né?

    Eu tb tenho falta de saliva e sei do que vc tá falando. É muito difícil, principalmente a noite.

    Nem sempre as coisas são do jeito que a gente gostaria, mas aprendi que sempre poderia ser pior e tem muita gente em piores condições que a gente

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu pai esta com câncer na garganta já fez uma cirurgia e esta com trakc o câncer e maliguino o medico deu duas a treze semanas de vida não pode fazer quimel e vai começar a rádio mas meus irmãos não estão querendo acham que vai só judiar mais porque ele ainda esta se alimentando tão bem

      Excluir
  10. Olá Felipe meu nome é Rogério, não sou anônimo, a cura foi pela medicina mesmo, já que o médico me disse que sem o tratamento eu iria a óbito. sobre a falta de saliva, tenho problemas 24 h. também não sinto o paladar que sentia antes. sobre ter pessoas em piores condições, lamento muito por elas pois, só a medicina para trazer algum conforto para eles.

    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério,
      Meu esposo teve Ca de borda de lingua. O seu foi a mesma coisa?
      Como faço para nos falarmos?

      Excluir
  11. Oi Rogério, hoje a medicina tá muito evoluída mesmo. Eu também, graças a medicina e aos médicos continuo vivo.

    Abração

    ResponderExcluir
  12. desculpe Felipe, sei o que vc sente, passei por isso, continue otimista, a cura virá mais rápido, a sua família é linda, parabéns! força, garra e coragem, apóie em algumas coisas, mas escute um conselho, não acredite no sobrenatural, acredite no hoje, nas suas ações e principalmente nos médicos, não perca tempo com coisas incertas, seu maior amigo é vc mesmo!

    abraços a todos

    Rogério- Advogado de São José do Rio Preto/SP

    ResponderExcluir
  13. Oi Rogério,obrigado pelo apoio. A minha saliva não voltou mais a ser como era antes, mas percebi que a mastigação ajuda um pouco na volta da saliva. Quanto mais comer, parece que as células voltam um pouco a produzir saliva.

    Para dormir, tem um remédio chamado salivasure. São uns comprimidos, tipo uma bala, que vc coloca uma na boca a noite antes de dormir e ajuda bastante. A minha acabou, mas preciso comprar mais.

    Eu não perdi o paladar.Sinto os sabores normalmente. O que me atrapalha é não ter saliva suficiente para poder comer as comidas. Fica tudo muito restrito a comidas mais pastosas e acabo comendo menores quantidades, pois devido a demora pra poder engolir a comida esfria.

    Abração

    ResponderExcluir
  14. legal! fico feliz que vc usa os comprimidos, use chupe gelo feito em forminhas de aluminio, não use as de plastico são tóxicas... fiquei feliz por vc não ter perdido o paladar, eu fiquei algum tempo sem sentir sabor... amasse as comidas e tenha paciência, vou te contar um segredinho...não é muito bom, mas talvez vc poderá usar, bata uma batata doce cozida com casca e tudo no liquidificador e whey protein, isso serve para vc não perder peso( coloque água e beba bem liquido mesmo. abuse dos sucos não ácidos, o importante é vc não perder peso e melhorar sua imunidade!
    aos poucos a saliva fica menos espessa e vc terá uma produção não muito grande, mas melhora bastante, use saliva artificial em spray (salivan)não desanime soldado!

    abraços amigo!

    Rogério

    tive um linfoma e fiz radioterapia no pescoço axilas e pulmão foram 30 sessões , meu pescoço ficou estreito mas tudo bem uso camisetas polo gravatas etc faço musculação e vai indo tudo bem até agora!

    ah!, evite enlatados e comidas processadas! coma proteinas (peixes)

    abraços

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo! hidrate muito seu corpo sentirá rande melhora nos lábios!

    Rogério

    ResponderExcluir
  16. ol� amigo...aconteceu algo...queria conversaqr com vc...vc est� bem? estou preocupado com vc!
    posso ajudar?

    Rog�rio

    ResponderExcluir
  17. Primeiro Centro Popular de Ozonioterapia.

    https://youtu.be/wMSwwsYukKk.

    Ozonioterapia para todos.

    11 22959931

    ResponderExcluir