quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rapidez no diagnóstico do Câncer

Pessoal,

Quando em dezembro do ano passado descobri que estava com Câncer, foi totalmente por acaso. Nunca ia imaginar que eu um dia iria passar por isto.  Sou jovem, saudável, não tenho vícios. Enfim a última coisa que eu ia pensar seria num tipo de doença desta.

Porém, logo nos primeiros sintomas de uma dor-de-garganta persistente, valorizamos a queixa e fomos procurar um especialista, um otorrino, que por sorte fez um exame e detectou uma ferida na garganta que poderia ser um tumor.

A partir dái em diante, seguiu-se o ciclo do tratamento.  Por esta rápida e eficiente abordagem, foi possível fazer a cirurgia em fevereiro/2010 e em sequência os protocolos de quimio e radio.

Apesar desta rapidez, devido ao meu câncer ser lento (carcinoma adenóide cistico), quando deu a dor de garganta ele já devia ter mais ou menos 1 no de existência, mas era assintomático.

Por isto é muito importante que quando surgir algo estranho no corpo as pessoas estarem atentas e tirar as dúvidas para ver se é algo simples ou se pode ser mais sério, sempre contando com a ajuda de bons profissionais.

Pois algumas pessoas vão deixando para depois, negligenciando alguns sintomas e esta perda de tempo, muitas vezes compromete o resultado do tratamento que poderia ter sido bem melhor se elas tivessem corrido antes.

Cliquem no link abaixo, e vejam que interessante o vídeo abaixo de uma campanha que a Unimed fez em Porto Alegre no dia Mundial de Combate ao Câncer (27/11),  a respeito desta consciência individual que todos devemos ter.

http://www.youtube.com/watch?v=nw2bZ5xcMzg

4 comentários:

  1. Olá, Felipe, meu amigo. Já lhe disse que este seu blog tem a importância de disseminar informação útil às pessoas. É sempre importante enfatizar que quem se descobre portador da doença não pode ser paralisado pelo medo e a dor. Há que ser pró-ativo e tentar conhecer o inimigo contra o qual está lutando. Você fez isso: discutiu com os médicos, buscou os recursos, informou-se sobre os procedimentos, sabe os nomes das drogas que recebeu na quimio, a quantidade de radiação que está recebendo na radio, ou seja, fez parte das decisões da equipe multidisciplinar que vem cuidando de você. Todo mundo tem o direito de saber o que tem, como vai ser tratado, quais os recursos disponíveis; além disso, deve procurar conhecer outros casos, compartilhar conhecimento e sentir que está se cuidando. Isto é fundamental para a remissão e até a cura. Apoio psicológico é igualmente importante para aqueles que reconhecem não dar conta da carga sozinhos. E, ainda, acreditar em si mesmo e na própria capacidade de reverter o quadro. Você tem história para contar.
    Quero aproveitar a oportunidade para contar a você e seus seguidores algo que li por esses dias em uma revista. É uma entrevista com uma psicóloga pioneira no trabalho com psico-oncologia e ela dizia que, na sua experiência com os doentes, ela conseguiu traçar um perfil da pessoa que tem câncer: além da genética, dos fatores ambientais, o doente é aquela pessoa tipicamente 'boazinha', que engole sapos, que é sempre politicamente correta, não perde a cabeça por nada, tem mania de perfeição. Ou seja, o famoso 'certinho', ou 'certinha'. Conclui-se que, por vezes, deve-se transgredir, dizer não, por para fora a raiva, permitir-se ser imperfeito e cuspir os sapos antes que virem tumores.
    Para você a radio está no fim e um novo começo vem aí. Parabéns! Mais um vitorioso! Fico feliz. Beijos,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Mais um ano se passou... e só vc mesmo sabe o quanto e como ele modificou a sua vida e de tantas pessoas que nem faz ideia! Um NATAL FELIZZZ e ABENÇOADO!
    Beijuuss iluminados n.c.

    ResponderExcluir
  3. Angela, fiz um post em Setembro "Não seja bonzinho, seja real" que é sobre um livro que fala sobre isto.

    http://tivecncergracasdeus.blogspot.com/2010/09/nao-seja-bonzinho-seja-real.html

    Temos que saber ser bons para nós mesmos...

    ResponderExcluir
  4. Regina, este ano realmente mudou definitivamente a minha vida..Foi um marco e espero poder aproveitar todos os ensinamentos recebidos para por em prática em 2011. Poder enxergar a vida por um novo prisma é uma dádiva de Deus, que escreve certo, por linhas tortas... Um Feliz Natal para você também...

    ResponderExcluir