domingo, 5 de dezembro de 2010

Recuperação Pós radioterapia Cabeça/Pescoço

Tive alta do hospital na sexta e estou me recuperando em casa.  A recuperação é lenta, mas está evoluindo bem.  Ainda sinto dor ao engolir saliva, mas é suportável.

A boca tem somente uma grande ferida na ponta devido a mucosite, que é como uma praga, não sara tão rápido.  É que a quimio + radio tem um efeito destruidor e o organismo demora para poder se recuperar, principalmente na região da cabeça e pescoço.

Geralmente a radioterapia em outras áreas do corpo não apresentam efeitos colaterais tão devastadores quanto na cabeça/pescoço.  Eu mesmo conversava com várias pessoas que faziam rádio na prostata, e outras regiões e eles comentavam que não sentiam quase nenhum efeito colateral, além de algum cansaço e alguma queimação, urgência ao urinar ou evacuar.

Porém na cabeça a coisa é punk.  Minha mucosite atingiu o grau 4, que é o pior.  Graças a Deus, está melhorando aos poucos, mas tenho que me alimentar por sonda nasal, tomar vários remédios e ter uma rotina de higiene bucal super-rigorosa.

A ferida na boca doi muito e passo lidocaína direto para poder aguentar. Eu passo e anestesia na hora, dura uns 15 minutos, daí depois tem que passar de novo.  As vezes tem períodos do dia que doi menos e outros doi mais. Tudo tem a ver com a falta de saliva e também a qualidade da saliva que ficam reduzidas, daí abre as portas para as infecções da boca. Essa falta de saliva é porque a radioterapia mata as células que fabricam a saliva, que são as glândulas salivares. Algumas voltam a funcionar e outras não.  Durante este período recente pós-radio a saliva fica mais espessa e aos poucos vai voltando.

Tem que controlar o PH da boca, passando Hidróxido de Alumínio e de Magnésio várias vezes ao dia, e também Nistatina para combater os fungos.  Para a mucosite não tem remédio, apenas dissolver vitamina E na boca 2 x ao dia e fazer laserterapia na estomatologia (dentista).  Porém, como já mencionei em outro Post, o Própolis tem me ajudado muito e estou passando várias vezes ao dia.    O efeito do própolis é bem interessante, pois a radio mata as células da boca e ela fica meio esbranquiçada, amarelada, meio sem vida.  Depois que você passa o Própolis, você começa a ver as micro-veinhas da boca começarem a voltar e a lingua também que fica meio esbranquiçada começa a ficar mais vermelha, voltando a circulação. Porém tem que ser um própolis sem álcool para não agredir; eu uso o Propomax da Apis Flora, é excelente!

Descobri que Deus fala com a gente através da nossa própria inteligência!  Tive várias idéias para melhorar o tratamento.  Sentia muita dor, pois a ferida na ponta da língua raspava no dente e via estrelas. A dentista me deu uma massinha para por entre o dente e a lingua para evitar o atrito, mas não funcionou muito bem devido a fixação. Daí tive a idéia de por um pedacinho de algodão e deu certo. Evita o atrito e não aumenta mais a ferida e diminui a dor, principalmente ao falar.

Outra idéia muito boa, é que percebi que quando ficamos numa posição igual aquela que os muçulmanos ficam quando se rendem a Alá, aumenta a salivação.  Descobri por acaso, mas o fato é que funciona.  Isto também tem me ajudado muito na melhora, pois quanto mais volume de saliva, mas lubrifica a laringe e a dor ao engolir vai melhorando. Também ajuda para dormir, pois a noite a quantidade de saliva é menor. Antes de dormir ou de madrugada, faço várias vezes este exercício para poder voltar a dormir.

Outra idéia que tive são os alongamentos. Percebi que quanto mais alongamentos corporais fazemos, mais a circulação do corpo começa a voltar e ajuda no estado geral da recuperação.  Hoje fiz bastante alongamento e senti uma grande melhora na disposição.

É isso aí, Deus dá a Cruz, mas também dá os meios da gente carregá-la.

Por enquanto a radioterapia está suspensa, apesar de faltarem somente 9 sessões para terminar as 33.  Tenho que me restabelecer completamente para poder suportar novamente estas 9 sessões.  Minha vontade na verdade era parar por aqui, mas sabe como é, estas coisas quem decide são os médicos e não sei se poderia parar com 24 sessões, o que isto significaria para o meu tratamento, etc..

Hoje conversei com uma amiga que já faz 15 dias que terminou a radio também na cabeça e pescoço e ela falou que ainda não se recuperou totalmente, ainda com dificuldade para engolir e a pele ainda queimada.
Minha pele está bem queimada, queimadura de 2o. grau.  Mas aos poucos vem melhorando.

Acho que vai  no mínimo 1 mês para a recuperação . Vamos ver...

70 comentários:

  1. Olá Felipe, que bom saber que está melhor e com as forças renovadas.
    Que Deus continue te abençoando a cada dia e que muito em breve esteja completamente recuperado.
    grande abraço!
    Lidionete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou AMAARIPETRA vivendo nos EUA, tenho sofrido de Herpes, por Muitos anos, período de 7 anos, sem cura. Em um dia fiel eu vi um Artigo sobre a internet foram uma mulher falou sobre o médico ISE e como este Médico curou-a permanentemente do HIV. Eu entrei em contato com ele através de seu e-mail: ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM e falei-lhe da minha doença. Este homem grelha curou minha doença de infecção de herpes. Ele me enviou uma medicina herbal que me curou completamente. Hoje estou vivendo Felizmente e livre de HERPES. Eu tinha concluído em minha mente que não há Cura, ele é o proprietário e fundador do ISE HERB RESEARCH CENTER [IHRC] Dr .ISE tem a cura para o HIV, Zika, HPV, ASMA, Diabetes, sífilis, espermatozóides baixos Contagem, câncer, loucura, hepatite, bactérias e infecção parasitária e Outras infecções virais relacionadas. Ele tinha passado 15 anos na prática Espiritualismo, consultores, usando ervas e meios espirituais para curar Doença em todo o mundo. A principal razão pela qual estou escrevendo este testemunho é Para informar o mundo inteiro sobre seus grandes feitos, e ele é um Herbal Doctor Que pode curar doenças mortais. Ele também é um grande conjurador de magias que eu não tinha Ver qualquer Doutor tão poderoso como este homem de grelha, ele tinha salvo muitas vidas. Você pode contatá-lo via; ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM ...

      Excluir
    2. Estou AMAARIPETRA vivendo nos EUA, tenho sofrido de Herpes, por Muitos anos, período de 7 anos, sem cura. Em um dia fiel eu vi um Artigo sobre a internet foram uma mulher falou sobre o médico ISE e como este Médico curou-a permanentemente do HIV. Eu entrei em contato com ele através de seu e-mail: ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM e falei-lhe da minha doença. Este homem grelha curou minha doença de infecção de herpes. Ele me enviou uma medicina herbal que me curou completamente. Hoje estou vivendo Felizmente e livre de HERPES. Eu tinha concluído em minha mente que não há Cura, ele é o proprietário e fundador do ISE HERB RESEARCH CENTER [IHRC] Dr .ISE tem a cura para o HIV, Zika, HPV, ASMA, Diabetes, sífilis, espermatozóides baixos Contagem, câncer, loucura, hepatite, bactérias e infecção parasitária e Outras infecções virais relacionadas. Ele tinha passado 15 anos na prática Espiritualismo, consultores, usando ervas e meios espirituais para curar Doença em todo o mundo. A principal razão pela qual estou escrevendo este testemunho é Para informar o mundo inteiro sobre seus grandes feitos, e ele é um Herbal Doctor Que pode curar doenças mortais. Ele também é um grande conjurador de magias que eu não tinha Ver qualquer Doutor tão poderoso como este homem de grelha, ele tinha salvo muitas vidas. Você pode contatá-lo via; ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM ...

      Excluir
    3. Muito obrigada pela sua contribuição, eu já tomei nota do endereço do Doutor e estou escrevendo para ele agora mesmo. Fui dado a escolher entre os três métodos convencionais de tratamento para myeloma múltiplo, que me foi diagnosticado no dia 25-10-16...apesar da minha relutância aceitei fazer a quimioterapia para conter a situação enquanto tento encontrar um tratamento alternativo sem efeitos secundários ou mínimos. Desejo muita força pela sua coragem e determinação Filipe podes crer que já venceste esta, é só uma questão de tempo. A todos deixo desde já um grande obrigado pelo apoio e solidariedade...é sempre reconfortante saber que não estamos sozinhos. Obrigada Amanda pelo teu testemunho. adrianofonseca52@gmail.com

      Excluir
    4. Olá eu sou Johnson Kings Finley de Southport Liverpool, Inglaterra, estou dando um testemunho sobre o Dr. White, o grande Herbalist, ele tem a cura para todas as formas de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 8yrs, embora eu fui Através de diferentes sites eu vi diferentes testemunhos sobre diferentes rodízios de feitiço e herbalist, eu estava como: "Muitas pessoas têm a cura do HIV por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Eu pensei nisso, então eu entrar em contato com o Dr. White via e-mail (drwhitethehivhealer@gmail.com), eu não acredito que ele muito, eu só queria dar-lhe um Trier, ele respondeu o meu e-mail e Necessário algumas informações sobre mim e Também me pede para fazer um pagamento pelo medicamento. Ele a preparou (CURE) e enviou para mim através de um serviço de Courier, tomei o remédio conforme prescrito por ele e fui para o check-up 2 semanas depois de terminar o medicamento, fui testado HIV negativo, se você é HIV positivo ou Qualquer outra doença terminal incluindo câncer, herpes HPV, diabetes, sífilis ou hepatite desperdiçar seu tempo não mais. Entre em contato com ele através de: drwhitethehivhealer@gmail.com ou +23490-9184-4595
      EU GARANTIO QUE VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO PARA DAR TESTIMONIO SOBRE ESTE GRANDE CURADOR QUANDO O CONTACTE.
      Você pode me adicionar no facebook: Johnson Kings Finley
      Ou envie um e-mail para mim: johnsonkingsfinley@gmail.com

      Excluir
  2. Estou sempre aqui acompanhando sua dor e recuperação. Coragem, Felipe!!!!
    Beijo,
    Beth

    ResponderExcluir
  3. Apesar de tudo, enfim uma notícia boa! Você está se sentindo melhor, mais forte para enfrentar tanta dor, descobrindo seus próprios recursos e, sobretudo, não perdendo a fé! Não importa quanto tempo vai demorar a recuperação total, mas o fato é que você vai se recuperar! Continuo na torcida!!! Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo que bom que está se recuperando...
    Saiba que o própolis é um grande antibiótico natural, eu também uso muito e me ajuda pra caramba também!!
    Fiquei feliz ao ler suas palavrinhas hoje11
    Continuo sempre em preces para ti...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Felipe, estava pesquisando na internet porque minha mãe operou recentemente de um câncer na boca. Ela tem 79 anos. Depois de ler o seu relato, fiquei imaginando se ela irá dar conta de passar por tudo isso com essa idade. Estou torendo pra você ficar bom logo, porque ninguém merece esse sofrimento. Um abraço. Auristela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como sua mãe passou pela rádio? Estou no mesmo barco , a minha tbem tem 79 anos e vai começar a rádio no pescoço.

      Excluir
  6. Obrigada pelas dicas... Estou co o meu pai em casa e estou cuidando dele com dietas sondas tratamentos e essas dicas vão me ajudar mto... Meu pai ta fazendo radio e quimeo junto e ta debilitado a algumas coisas , as ferias encomodam mto ele, chega a ficar em carne viva!! Mais vou passar esse texto pra ele ler e da uma motivação a mais a ele....

    ResponderExcluir
  7. Oi Anônimo, acho que a questão idade não influencia tanto quanto a vontade que a pessoa tem de viver. O câncer é muito influenciado pelo nosso estado de ânimo.

    Se achamos que já somos velhos, que não vale a pena viver, nosso cérebro vai seguir estes comandos, mas se acreditamos na vida, na nossa capacidade de reação e mantivermos a fé em Deus, temos todas as possibilidades de vencer, mesmo que tudo indique o contrário.

    A opção por viver começa pela gente, Deus não quer que ninguém morra antes do tempo planejado por Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Felipe! Cada um de nós, muitas vezes, passamos por algumas situações bem difíceis para compreender a força divina que há dentro de nós.
      Também passei por momentos muito difíceis ao ver minha filha aos 11 anos de idade com Leucemia.Foram 2 anos e 8 meses de tratamento com quimioterapia e radioterapia. Muitas lesões na boca e internações, mas, sempre com a certeza que tudo dê certo.
      Hoje ela está com 28 anos, curada, linda e saudável. Nunca percamos a coragem, a força, a fé e a certeza que temos um Pai e uma Mãe misericordiosos que zelam e cuidam de nós.
      Estarei orando por todos vocês! Que a luz divina invada seus corações e os cubra de bençãos de saúde!! Abraços!

      Excluir
  8. Ola Felipe me chamo otaliny e tenho cancer achei sua historia de recupeção muito parecida com a minha gostaria muito de tirar duvidas com vc meu email e tataetonny@hotmail.com sou amazonense e sei que nao e facil a recuperação da radioterapia

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo otimista,gostei muito da sua forma de levar este seu tratamento e tenho algumas dicas para vc,pois meu marido esta carregando a mesma cruz.ele ja terminou a quimio e esta na 32 sessao da radio.para queimadura estamos usando a babosa (aloe vera) um santo remedio.Voce deve retirar os espinhos e passar apenas o gel interno da planta.Outra coisa que da certo e a saliva artificial que conseguimos de graca no INCA.para as aftas na lingua tem alem do laser uma pomada chamada oncilon orobase.espero ter ajudado pois suas dicas foram muito valiosas,principalmente a posicao de oracao para ALA.Sorte companheiro.Catia

    ResponderExcluir
  10. oi Felipe me chamo Alisson e estou fazendo quimio e radio na região do pescoço, tive um câncer na glândula salivar, queria te perguntar se você perdeu o paladar, porque o meu já era, kkk, e estou com medo de não voltar mais. Queria saber se você conhece alguém que perdeu o paladar e depois voltou, desde já te agradeço e fé em DEUS que n´s vamos conseguir mais está vitória. Isso é só uma turbulência. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou eduardo fiz radioterapia e perdi tambem o paladar mas depois que acaba volta leva ams ou menos um mes para volta fico um pouco tonto ainda mas estou curado em nome de jesus

      Excluir
    2. oi sou eduardo fiz radioterapia e perdi tambem o paladar mas depois que acaba volta leva ams ou menos um mes para volta fico um pouco tonto ainda mas estou curado em nome de jesus

      Excluir
    3. Oi anônimo eu fiz um tratamento de radioterapia na região do pescoço e faz 18 dias que terminei minhas sessões de radioterapia, gostaria de saber com quanto tempo seu paladar voltou. Meu nome é Vanderly Sousa .

      Excluir
    4. Pode variar de pessoa para pessoa, o que explicaram é que a principal causa estaria na quimio, não sei se vc fez o tratamento associando os dois, comigo o paladar foi retornando em mais ou menos sessenta dias, nesse periodo minha alimentação foi basicamente sopas variadas, principalmente de legumes, mas sempre tudo natural, sem temperos artificiais, e muita água!

      Excluir
  11. Que boas dicas minha mãe esta com mesmo problema e vou acompanhar suas dicas.
    Grato fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  12. e rapaz eu sei como e isso porque eu tive cancer na laringe eu fiz 38 seçao de radioterapia fiz 24 depois mais 14 graças a DEUS
    hoje estou curado vou la no hospital de vez em quando estou so em monitoramento. agora depois de 4 mes comesou a da muitas caibras na região do pescoço mas o medico falou que e normal.
    abraço e que DEUS nos ajude

    ResponderExcluir
  13. Tristes e alegres noticias, meu esposo fez 35 radioterapia e 6 quimio, fazem 15 dias que terminou, está sofrendo muito, se alimenta por sonda e usa canula na traqueia, a garganta doi muito, não sei até quando vai esse sofrimento. Deus ajuda a todos que confiarem nele, se passamos por luta é por que vamos ter vitoria, não há vitoria sem luta. Que Deus abençoe a todos voces que estão passando pela mesma luta que nós estamos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. ola felipe desejo que deus te abençoe muito nessa sua jornada sei o que é isso a minha mae esta sofrendo muito depois de fazer radio pra um cancer de lingua mas estou muito confiante.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. temos nos todos de unirmos e hora por todos nos quer infelismente vei essa enfermidade sor o senhor saber como nao e facil paresse quer estamos sonhado nao acreditando oquer estar acontesendo mais sor Deus quer estar com cada um denos nesse momento porquer sor ele para nos curar dessa enfermidade para ele nada e imposivel ele levanta os fracos o doentes para nos sabermos quer ele e Deus quer cura quer amar nos todos e difisel essa doença sor o senhor saber como e oquer passamos mais sei quer ele tar vendo oquer estamos sentindo por isso vamos horar nos todos e pedir misericordia senhor por todos nos o pai tenha piedade somos falho fraco mais olhar por nos senhor enfermos tenha piedade oguer o homen alcança o senhor faz enchugar nossa lagrimas de sofrimento e tenha piedadae de nos o pai Deus abençoa e todos fica na paz de Deus....

      Excluir
  16. Fiz tratamento contra o câncer de palato duro, já fazem dois anos e até hoje ainda não recuperei a saliva e nem o paladar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ai amigo ? alguma melhora? aqui quem fala é o Marcelo !

      Excluir
  17. fazem 41 dias que terminei radio e quimio para tumor de base de lingua. recuperei parcialmente o paladar mas a saliva esta muito ruim. parece que demora de 1 ano a 2 anos para a saliva voltar. alguem ja recuperou saliva e paladar a niveis satisfatorios e pode me dar alguma informação ? hoje é 19de junho de 2015 e meu email é marcelaoposto6@gmail.com.
    abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem 9 meses que terminei o tratamento a um cancer na amigdala direita, fiz 33 sessões de radioterapia e duas de quimioterapia.
      Era para ter sido 3 doses de quimioterapia mas só aguentei duas, já tinha dificuldades em andar e a médica achou melhor parar. Efeitos secundários, comigo, (notem que varia de pessoa para pessoa), foram os seguintes:
      Secura da boca da qual neste momento deve de estar nos 60%, tem melhorado ligeiramente.
      Apareceu um papo debaixo do queixo, estécticamente pode ser feio, mas vai desaparecer com os anos.
      O paladar ao fim de seis meses estava nos 90% e hoje está nos 95%, conselho de amigo, nada de bebidas alcoólicas nem tabaco, atrasa a recuperação e alimenta o cancer.
      Zumbido na cabeça a toda a hora, ainda não passou.
      Audição ficou afectada, o médico, e depois de um teste, falou que tenho problemas com os sons agudos, chato para quem gosta de musica como eu.
      Sexualmente, não morreu, mas deve de andar perto, vou testar com viagra um dia destes.
      Esqueci dizer que sou homem com 57 anos.
      Algum esclarecimento mais, pode mandar email para gastao@netcabo.pt

      Excluir
    2. Caro Anônimo, também tenho 57 anos, e dou meu testemunho abaixo, mas me impressionou o seu, são os mesmos quanto a audição e a saliva, já o paladar recuperei mais rápido, hoje, após 4 mêses do término já está quase 100%. A disposição melhora com atividade física moderadas (pilates, tai Chi, caminhadas, etc..) e boa alimentação inclusive suplementação, no meu caso o "Ensure" na vitamina e o "Forten" ajundam muito, espero que já estejas melhor, abç

      Excluir
  18. Oi. Me chamo Maria e em junho desse ano (2015) fui detectada com neoplasia maligna -CA de faringe. Fiz 38 sessões de radioterapia e 8 de quimioterapia (juntas) terminei a exatamente um mês atrás. Tive todos esses sintomas, perdi o paladar, a saliva engrossou a ponto de eu não controlar e babar a todo momento, mucosite grau 4 o que aliviava com chá de malva, sonda nasogástrica para medicação e alimentação, dores agudas no ouvido, perda de 10kg, sinusite, bronquite, pele queimada, perda de cabelo, perda total da voz...enfim, foram tantos os sintomas que não sei como sobrevivi. Para todos os problemas que apareciam, dava um jeito de amenizar com alguma medicação ou receita caseira. Como disse, terminei essa parte do tratamento ha um mês. Tirei a sonda há uma semana e tá difícil de se alimentar. Sinto dor intensa pra engolir, tenho uma tosse acompanhada de muita secreção, o paladar voltou, mas qualquer alimento doce ou salgado detona minha boca, continuo com a morfina, medicação dada nas duas últimas semanas de rádio. Agora com uma dosagem menor, e nos intervalos tomo dipirona e paracetamol, as únicas coisas que me permitem comer algo sem dor, e continuo sem voz, conforme meus dois médicos, vai voltar...queria saber quanto tempo ainda vou sentir essa dor, e se alguém passou por isso, a voz voltou também? Vamos lá, tenho muita fé! Meu e-mail é mchoffmann2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Fiz 35 radioterapia na laringe fiquei bem após o primeiro mês do tratamento após não paro de sentir dor e sensação de queimação ,como se tivesse ferido. Toma beta 30 mas nap passa a dor até pra engolir saliva e respirar doi .alguém pode me ajudar de alguma forma obrigada

    ResponderExcluir
  20. Fui detectado com cancer malígno de amídala com metástese para linfonôdo na garganta grau III, em junho de 2015, fiz dois procedimentos cirúrgios, extração da amídala esquerda comprometida para biópsia em agosto/15, final de setembro/15, a segunda cirurgia, esvaziamento cervical com retirada do linfonôdo com carcinoma de 4cm, em novembro iniciei tratamento de 33 seções de radioterapia em IMRT associado a 3 seções de quimioterapia, que finalizaram no final de dezembro para início de janeiro 2016. Os exames em PETSCAN pós tratamento não detectaram mais a presença da doença no organismo, Graças a Deus, mas exames serão necessários ao longo do ano para acompanhamento. Quanto as sequelas, apesar da margem de segurança que é retirada na cirurgia de esvaziamento cervical, foi preservada a fala, que está normal, tive retirada de musculatura que limitou a força de elevação do braço esquerdo, mas quase imperceptível, melhorando com a fisioterapia, a movimentação do pescoço também esta um pouco endurecida, mas já voltando ao normal com a fisioterapia e osteopatia. As sequelas da radioterapia ainda estão presentes mas melhorando, o paladar começou a voltar após dois mêses, e hoje está quase 100%, a boca continua muito sensível a calor e têmperos mais fortes como pimenta que deve ser evitada. A salivação é que ficou muito reduzida e a melhora ao longo destes 4 mêses foi muito pequena, mas consigo comer quase tudo, evito alimentação muito sêca, que necessita auxílio de água, mas alimentação com môlhos, sopas, ou com pirão, saladas, frutas, sucos, como normalmente. Não tive mucosite, fiz um tratamento com lazer em conjunto com a radioterapia, que previniu o aparecimento da mucosite e reforçou áreas aonde ela poderia aparecer, esse tratamento eu não conhecia, mas é realizado por dentista especializado em tratamento de pacientes com câncer, com um lazer específico para esse tratamento, que não é aquele lazer que os dentistas usam para endurecer restauração, mas um aparelho maior que tem vários espectros de luz e consegue captar toda a boca, isso ajudou muito porque até na garganta quase não tive sensação de ardor, embora sinta que houve algum estreitamento da laringe, tenho que engolir porções menores, bem mastigadas e sinto que é mais fácil engasgar, principalmente com líquidos. O tratamento hoje ainda é difícil e cansativo, mas possível, fiz algumas seções de terapia ao longo do tratamento, pouco antes de iniciar a radioterapia, e ajudou muito no preparo "mental" e emocional para enfrentar a rádio e a químio. Uma nutricionista também é muito importante para minimizar a perda de peso e energia durante o processo, tinha inicialmente 92 kg, e no final do tratamento tinha 70 kg, e até hoje ainda mantenho o mesmo peso, mas aquela sensação de cansaço praticamente passou e a disposição melhorou muito, tudo vai voltando ao normal. Há momentos bem difíceis, mas não se deixe abater, mantenha o foco na cura que está há frente, mas acontecerá em algum momento, persitência e perseverança são as palavras chaves para a atitude necessária e no coração muita fé e esperança. Não se isole, o apoio da família é muito importante nesse momento, e para quem tem um Deus dentro de si, acredite, ele opera milagres a todo instante e nunca te abandonará!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece o meu caso... igual! Agora com m~es e meio de terminar a radio, começou a aparecer uma rigidez maior no pescoço e ombro esquerdo acompanhado de dor maior... deve ser por executar movimentos e rotinas que não fazia há muito tempo, mas o que mais chateia é a expectoração na garganta! é insuportável, constante e não resulta nada... sabem de algum produto que minimize isto??

      Excluir
  21. Eu Operei em Novembro 2015,,,fiz a radioterapia....e estou passando por isso agora..pouca saliva mas recuperando!...E vamo q vamo...

    ResponderExcluir
  22. O meu é igual o teu , estou em recuperacao aagora das queimaduras ,35 rádio 3 quimio, nossa q dor , deus nos abençoe muito irmão ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, muita força para vc Angelo, tudo vai passar tenha fé, uma boa semana amigo, fica com Deus!

      Excluir
  23. O meu é igual o teu , estou em recuperacao aagora das queimaduras ,35 rádio 3 quimio, nossa q dor , deus nos abençoe muito irmão ...

    ResponderExcluir
  24. Olá. Minha mãe recentemente descobriu um tumor no paratireóide, fez cirurgia e depois radioterapia, terminou faz 46 dias, mas ela tosse muito e a médica passou um remédio que é paracetamol mais codeína que é o que ajuda amenizar a tosse. fez exame do pulmão mas está tudo bem. Queria saber se alguém tem alguma dica do que ela pode beber pra ajudar a passar a tosse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ,boa noite eu fiz uma cirugia na base da lingua e larofaringe ;depois fiz 30 sessao de radio ,meus deus estou cheia de feridas na boca tal de mucosite ,tenho que tomar inalaçao de manha as 13 hrs e as 23 hrs pra tosse tomo um xarope cloridrato de ambroxol expectorante generico saber laranja e pessego e hortela e sem sabor ,ele e muito bom pra tosse ,que deus abençoe todos

      Excluir
    2. ola ,boa noite eu fiz uma cirugia na base da lingua e larofaringe ;depois fiz 30 sessao de radio ,meus deus estou cheia de feridas na boca tal de mucosite ,tenho que tomar inalaçao de manha as 13 hrs e as 23 hrs pra tosse tomo um xarope cloridrato de ambroxol expectorante generico saber laranja e pessego e hortela e sem sabor ,ele e muito bom pra tosse ,que deus abençoe todos

      Excluir
  25. É recomendável consultar um otorrino, tbm tive muito catarro, e agora melhorou, alguns chás naturais como camomila, adoçados com mel podem ajudar mas sempre com a consulta ao médico.
    Um texto interessante:
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=999
    Paz e fé em Deus

    ResponderExcluir
  26. B noite a todos, tb passei por este árduo tratamento, fui ao estomatogista, e deu tudo certo, acabei a rádio no pescoço ba um mês, meu paladar ja voltou 80% graças ao bom Deus, e quanto ao escurecimento da pele um enfermeiro me recomendou um creme a base de andiroba chamado TEGUM e esse creme se encontra nas farmácias de manipulação,d entro desses 30 dias que acabei minhas sessões minha pele já voltou ao normal, só a garganta q ainda esta c sensação de garganta encanada...

    ResponderExcluir
  27. B noite a todos, tb passei por este árduo tratamento, fui ao estomatogista, e deu tudo certo, acabei a rádio no pescoço ba um mês, meu paladar ja voltou 80% graças ao bom Deus, e quanto ao escurecimento da pele um enfermeiro me recomendou um creme a base de andiroba chamado TEGUM e esse creme se encontra nas farmácias de manipulação,d entro desses 30 dias que acabei minhas sessões minha pele já voltou ao normal, só a garganta q ainda esta c sensação de garganta encanada...

    ResponderExcluir
  28. minha pele esta toda vermelha depois da radio ,estou usando protetor solar fator 50 .e nao tomar sol.

    ResponderExcluir
  29. minha pele esta toda vermelha depois da radio ,estou usando protetor solar fator 50 .e nao tomar sol.

    ResponderExcluir
  30. José Augusto de Castro26 de agosto de 2016 às 08:47

    Terminei a radioterapia na região cervical há exatos 30 dias. Minha pele já está praticamente normal. A garganta porém ainda dói para engolir. Mas já estou tomando sopas mais grossas à base de legumes com carne. Minha saliva está normal. O paladar já voltou cerca de 70℅. A higienização da boca tem que ser muito cuidadosa, com bochechos diários à base de clorexidina e flúor. Mas é um dia após o outro. Sei que aos poucos tudo voltará ao normal. É um tratamento muito difícil é sofrido, mas sei que a fase crítica já passou e sei que daqui pra frente vou melhorar cada vez mais. Confiem, pois ao fim tudo acaba bem. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  31. Tiver câncer de orofarínge, fiz 35sessoes de radioterapia e oito de quimioterapia tudo juntos, hoje faz um mês e meio de fim de tratamento, existe melhora mas a mucosite não sara. Existe um medo de nunca mais voltar a comer normalmente. Quero muito voltar a rotina . Quero saber experiência dos senhores. Envie email para rodrigoandrade1622@hotnail.com.

    ResponderExcluir
  32. Tiver câncer de orofarínge, fiz 35sessoes de radioterapia e oito de quimioterapia tudo juntos, hoje faz um mês e meio de fim de tratamento, existe melhora mas a mucosite não sara. Existe um medo de nunca mais voltar a comer normalmente. Quero muito voltar a rotina . Quero saber experiência dos senhores. Envie email para rodrigoandrade1622@hotnail.com.

    ResponderExcluir
  33. Que a páz de Deus esteja com todos vocês!
    Oi eu tb passei pro esse processo de químio..fiz um ano de químio e estou fazendo rádio 25 seções ....não desanime creia somente que Deus tudo pode na nossa vida ...tive 6 tumores retroperitomio,fígado, pulmão ,supra renal, útero e ouvido direito tive uma trombose na jugular esquerda fazendo químio e perdi a audição quase toda...tenho um zumbido enorme nesse ouvido direito que tive que aceitar a conviver com ele....hj faço a 12 seção da rádio e até agora reação q tive dor de cabeça e uma feridinha na língua mas graças a Deus estou comendo muito bem apesar de estar sem paladar ....olha tudo isso graças a Deus e a minha fé nunca desanimei e ng me vê triste ....para tds o segredo é a fé tem crer em Deus ele tudo pode e a vida e a morte ta nas mãos dele do pai o todo poderoso ....se alimentem bem mesmo quando estiverem sem paladar ....a comida tb é um santo remédio para nosso corpo....não fiquem triste e só pensando bobeira procurem sair conversar ou até mesmo sentar na beira da rua e olhar o movimento isso vai te distrair....evite ficar na cama quando estiver sem sono isso nos trás pensamentos negativos ....na boca uso propolis e ciflogex spray ..tb escovo os dentes varias vezes ajuda bastante ...o paladar vai voltar creia e procure mastigar chicletes sem açúcar e ardidos tipo valdas e colocar limão em seu cardápio ele ajuda a puxar o paladar de volta ....pense sempre positivo e não fique falando sempre da doença senão cai a alto estima ...espero ter ajudado!!Que Deus abençoe e cure a todos segundo a vontade dele!! Abraços enormes e fiquem com a paz de Deus no corações de vcs !!

    ResponderExcluir
  34. Sandra que o bom Deus esteja contigo, estou na fase de recuperação. Suas palavras de otimismo me empolga.tenha fé e vc irá sair dessa. Por um momento eu achei que o tormento não iria passar , mas depois de quatro meses comendo por sonda e agora poder comer normal demostra a glória de Deus em minha vida . Digo sempre sou um milagre.. e vc também será um milagre vivo de Deus , eu perdi 30quilos e em um mês ganhei seis. Creio que tudo será como antes pela groria de Deus. Se quiser me mande um email. Para nós dividimos experiências. Fique com Deus.estarei orando por ti.

    ResponderExcluir
  35. Bem fiz um tratamento pro câncer das glandulas salivares usei sonda por seis meses a rádio queimou demais minha boca e principalmente a garganta após acabar a rádio não consegui deglutir ore usei a sonda seis meses tirei a sonda dia vinte e dois de novembro e não consigo me alimentar bem ainda só sucos caldos cremes porq arde e queima a garganta mais o pior já foi tenho fé em Deus de que tudo com paciencia irá voltar ao normal Deus de forças pra todos que estão na mesma situação.

    ResponderExcluir
  36. Oi, sou Amanda smith da Austrália. Com essas grandes lágrimas de alegria e felicidade no meu coração hoje, quero dar um agradecimento ilimitado a este homem chamado Dr. AJAKAJA. Estou feliz hoje porque meu marido já está de volta com amor, meu marido me deixou por outra mulher, só porque tivemos um pequeno mal-entendido. Ele me deixou e prometeu que ele nunca mais voltará para mim. Eu choro durante todo o dia procurando por um verdadeiro espadachinista para me ajudar a trazê-lo de volta. Então eu vi uma partilha de testemunhos na internet pela senhorita Karen. Envio-lhe um e-mail via (Ajakajatemple1@mail.com) e falo-lhe os meus problemas com o meu ex-marido, e ele promete levá-lo de volta para casa dentro de 2 dias. Na verdade, ele é maravilhoso; Ele me ajuda a recuperar meu marido dentro de 2 dias que ele prometeu e meu marido retorna para mim e promete amar-me para sempre e me implora pela dor que ele me causou. Sempre vou agradecer o Dr. AJAKAJA e não vou parar de publicar seu nome na internet para que as pessoas vejam como você é verdade. E eu quero dizer a todos neste site que sempre vou agradecer a este Dr.AJAKAJA por tudo o que ele fez por mim. Meu marido está de volta com amor, cuidado, verdade e ele promete amar-me para sempre. Eu fiz uma promessa de que todos os que conheço nunca terão um problema de relacionamento, por e-mail (Ajakajatemple1@gmail.com)

    ResponderExcluir
  37. O que sessou as queimaduras em mim foi a bepantol creme. Eu passei por isso, minha cabeça em carne viva saindo o coro... agora sigo na radioterapia de mama e pulmão... e vou vencer...

    ResponderExcluir
  38. Estou aqui para dizer ao mundo como o Dr. CLIFFORD me cura totalmente da doença de Hiv, já volto agora enquanto eu estava navegando na Internet, encontrei algumas boas citações sobre o Clínico Clínico Dr Clifford e como ele o usava para salvar almas de diferentes doenças incluindo Herpes, alguém também disse que foi curada do Hiv por sua medicina. Decidi entrar em contato com o Dr. Clifford e ele me enviou o medicamento, tomei o remédio apenas como prescrevendo por ele, ele me disse para fazer check-in no hospital que eu fiz e para minha grande surpresa eu fui testado negativo para o HIV, hoje eu sou tão feliz que eu sou Negativo novamente. Você também pode chegar ao Dr Clifford no endereço de e-mail @ (drcliffordsolutioncenter62@gmail.com) ou WhatsApp no, +2348105049840

    ResponderExcluir
  39. COLUTÓRIO CICATRIZANTE SALUS FARMA - USO ORAL
    Indicado para tratar feridas na boca de pacientes em tratamento de câncer.

    Veja o depoimento de uma paciente que está se tratando de um câncer e que faz uso do COLUTÓRIO CICATRIZANTE SALUS FARMA.

    "Meu nome é Helena, fui diagnosticada com um câncer na garganta há dois anos, e como esperei para tratar pelo SUS por muito tempo, esse câncer se alastrou para boca e língua.
    Eu estava com muitas bolinhas brancas parecendo aftas na boca, estava muito vermelho e doía bastante, não conseguia me alimentar direito, só com coisas líquidas.
    Com o uso do COLUTÓRIO CICATRIZANTE SALUS FARMA em pouco mais de uma semana, senti muita diferença, a inflamação acabou, as feridas sumiram e eu não sentia mais dor.
    Quando melhorou, parei de usar o colutório e com tempo as feridas e a dor voltaram, assim que voltei a usar o colutório a minha boca melhorou.
    Ainda estou em tratamento do câncer, mas consigo realizar algumas atividades que antes eram impossíveis."

    Esse colutório é facilmente comprado no nosso: www.salusfarma.com.br ou pelo telefone (031) 3741-0398
    Curta nossa página no face Salus Farma Manipulação e fique por dentro das novidades sobre saúde e bem estar

    ResponderExcluir
  40. Oi.meu marido teve câncer de linguA.e depois de alguns meses percebeu nódulos n pescoço.ele estava com metástase nos linfomados.passou pela cirurgia do esvaziamento cervical.fez rádio e quimioterapia.foi muito difícil.ele.sofreu muito.teve q usar sonda .hoje faz quase dois anos.ele está curado com a graça de Deus.mas ele ficou com sequelas.nao consegue comer carne.e sente muita dor no pescoço.os.medicos só receitam antiframatorios.essa dor e intensa.alguem pode me ajudar?agradeço muito.que Deus abençoe a todos que passaram ou estão em tratamento.abracos.

    ResponderExcluir
  41. Oi.meu marido teve câncer de linguA.e depois de alguns meses percebeu nódulos n pescoço.ele estava com metástase nos linfomados.passou pela cirurgia do esvaziamento cervical.fez rádio e quimioterapia.foi muito difícil.ele.sofreu muito.teve q usar sonda .hoje faz quase dois anos.ele está curado com a graça de Deus.mas ele ficou com sequelas.nao consegue comer carne.e sente muita dor no pescoço.os.medicos só receitam antiframatorios.essa dor e intensa.alguem pode me ajudar?agradeço muito.que Deus abençoe a todos que passaram ou estão em tratamento.abracos.

    ResponderExcluir
  42. Oi.meu marido teve câncer de linguA.e depois de alguns meses percebeu nódulos n pescoço.ele estava com metástase nos linfomados.passou pela cirurgia do esvaziamento cervical.fez rádio e quimioterapia.foi muito difícil.ele.sofreu muito.teve q usar sonda .hoje faz quase dois anos.ele está curado com a graça de Deus.mas ele ficou com sequelas.nao consegue comer carne.e sente muita dor no pescoço.os.medicos só receitam antiframatorios.essa dor e intensa.alguem pode me ajudar?agradeço muito.que Deus abençoe a todos que passaram ou estão em tratamento.abracos.

    ResponderExcluir
  43. Oi.meu marido teve câncer de linguA.e depois de alguns meses percebeu nódulos n pescoço.ele estava com metástase nos linfomados.passou pela cirurgia do esvaziamento cervical.fez rádio e quimioterapia.foi muito difícil.ele.sofreu muito.teve q usar sonda .hoje faz quase dois anos.ele está curado com a graça de Deus.mas ele ficou com sequelas.nao consegue comer carne.e sente muita dor no pescoço.os.medicos só receitam antiframatorios.essa dor e intensa.alguem pode me ajudar?agradeço muito.que Deus abençoe a todos que passaram ou estão em tratamento.abracos.

    ResponderExcluir
  44. Olá a todos, você está lá fora sofrendo de parada cardíaca ou você está lá olhando para o fruto do útero ou você está lá sofrendo de HIV / AIDS você não tem tempo a perder chorando o dia todo porque isso é uma perda total de tempo. tudo que você precisa fazer é entrar em contato com o Dr. Dave em seu endereço de e-mail: drdav1991@gmail.com e explicar tudo para ele, ele trará uma solução para o seu problema. meus queridos irmãos e irmãs, quero dizer-lhes tudo o que Deus tem usado este homem para abençoar muitas pessoas em seus numerosos problemas, o que é aquilo que está te devorando? você não precisa se preocupar Dr. Dave está lá para resolver seus problemas hoje. entre em contato com ele e esteja livre hoje. Ligue ou WhatsApp +2348142572844
    ELE TAMBÉM PODE CURAR O SEGUINTE
    HIV
    EBV
    CÂNCER
    SARCOIDOSE
    HPV
    DPOC
    LUPUS CASES
    CÁRIES DENTÁRIAS

    ResponderExcluir
  45. Tbm estou passando por essa recuperação. Na 21°aplicacao tive queimaduras no pescoço a tres dias terminei a 39° mas essa sensação da boca e mt ruim. Minha lingua e garganta doem mt. E essa secreção amarelada e essa baba é de um gosto mt horrível. Me alimento apenas com leite e nutrem.e muita agua.ja nao to aguentando mais de tanta dor. Mas graças a Deus terminei o tratamento agora so esperar pra fazer nova tumografia e ver como q tá. Boa recuperação pra vc.

    ResponderExcluir
  46. Meu pai já tem um ano é meio que fez a cirurgia, ele já fez a quimioterapia é radioterapia, mais até hoje ele não consegue comer nada normal, só come comida pastosa, batida no liquidificador, alguém sabe dizer pq ele não consegue se alimentar, difícil essa situação deli .OBRIGADO pela atenção meu zap 99 988124147

    ResponderExcluir
  47. Terminei a minha ontem 35 sessões os mesmos sintomas que você descreveu aconteceu comigo.fiz o tratamento na UNACOM em Feira de Santana bahia não deixa a desejar em nada aos grandes Hospitais no Brasil. Equipe top

    ResponderExcluir
  48. Olá minha mãe terminou a rádio e quimioterapia de nasofaríngeas tipo 2 ha 4 dias...ainda está sob efeito com enjoo e realmente a saliva está muito espessa aí entopiu o nariz...ela está usando sonsa para se alimentar ...e alguns dos remédios que vc citou....ao quero que o tempo passe rápido e ela melhore para poder voltar a comer...e viver

    ResponderExcluir