sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ultima dia de radioterapia dia 27/12 - VIVA!!!


Depois do Natal, segunda-feira dia 27/12 vou no hospital fazer a última sessão de radioterapia..  


Foram 33 sessões, que começou dia 25/10.  Como fiz quimio e radio juntos, e a radio foi na garganta, a partir da 8a. sessão já comecei a ter mucosite e na 24a. sessão eu já não conseguia mais engolir com fortes dores na garganta.


Dia 30/11 tive que por sonda nasal e a radioterapia foi interrompida por 15 dias.  Fiquei internado por 3 dias, devido as dores, mas depois com o antiflamatório comecei a melhorar.  As duas últimas sessões de quimioterapia foram canceladas.


Retomei a radioterapia no dia 14/12, faltando 9 radios e finalmente semana que vem será a última.  Neste retorno, os sintomas foram mais leves e não tive mucosite.  


Porém, a falta de saliva a noite ainda incomoda muito; acordo de 2 em 2 horas com a boca totalmente seca e passo saliva artificial para continuar a dormir..  Durante o dia é melhor, tem mais saliva.
Eu sei que estes sintomas vão melhorar alguns dias após o término da rádio.  


Em 2 semanas o corpo já vai se recuperando bem e daí poderei tirar a sonda nasal e voltar a comer por boca.


Apesar de tudo, estou muito feliz por estar completando o tratamento de quase um ano..


Desde Dezembro/2009 quando descobrimos o câncer, em Janeiro/2010 fizemos a biopsia, em fevereiro fiz a cirurgia de retirada de  5 cm de tumor na base da lingua e mais as áreas de segurança, foi feita esvaziamento cervical esquerdo dos quais dos 30 linfonódulos tirados, 8 tinham câncer. 


Foi uma cirurgia de 13 horas, muito complexa e delicada. Graças a Deus caí na mão de bons médicos e um ótimo hospital, que conseguiram preservar a minha lingua..


Fiquei 1 dia na UTI, e uma semana no hospital, a pior semana da minha vida..  Pois, tive que por traqueostomia, além da sonda. Foi muito, mas muito sofrimento, e em algumas vezes achei que não ia aguentar..


Minha esposa foi um anjo que ficou do meu lado todo este tempo e segurou as pontas.. Nosso relacionamento fortaleceu muito com a doença.


Após isto, fui para casa e passei 2 meses de recuperação muito difícies.  Não tinha forças direito, nem para andar. Não tinha os movimentos do braço esquerdo, onde foi tirado uma veia para fazer reconstrução interna na garganta.  Tinha dores nas costas, tossia muito devido a traqueostomia. Me alimentava pela sonda.  


Estava privado de vários sentidos.  Não podia falar, não podia comer, não podia respirar pelo nariz, estava fraco.


A noite não conseguia durmir direito, não tinha posição na cama, tinha que ficar meio levantado. Dormia na sala, num sofa que me acomodava melhor. 


Depois com o tempo fui melhorando, recebia Jorei todos os dias de  uns vizinhos muito amáveis que me ajudaram.


Não tinha movimentos para tomar banho sozinho. Minha mulher acordava cedo, me dava banho, fazia os meus curativos e depois ia trabalhar.


Uma prima da Geni, ficou ajudando a cuidar de mim, junto com a minha sogra durante estes 2 meses.


Em Abril/Maio, fiz muitas sessões de fonoaudiologia para poder reaprender a comer, pois como parte da epiglote foi afetada na cirurgia, tinha que aprender a engolir de novo, começando por alimentos pastosos e depois aos poucos sólidos.


Em Maio/2010, quando ia voltar para fazer a radioterapia, deu metástase para o lado direito do pescoço e também para o pulmão.


O planejamento da radio foi adiado, e os médicos fizeram uma reunião interdiciplinar e resolveram entrar com a quimioterapia.


Fiz quimioterapia até Outubro/2010, foram 6 meses de quimio, 6 ciclos de 21 dias (12 aplicações).  O primeira sessão do ciclo era  uma dose grande  de Cisplatina para a garganta e Navelbine para o pulmão.    


Nesta primeira sessão ficava uma semana com enjôos e quase não conseguia comer, mas não vomitava. Me sentia muito mal..., fraqueza..


Na segunda semana que era só Navelbine, quase não sentia os efeitos colaterais, somente um fraco enjôo.  E na terceira semana era de descanso.  Era quando eu aproveitava para voltar a viver, fazer alguma coisa que precisava, etc..


Estes ciclos se repetiram durante todos estes meses, foi muito difícil. 


Porém a resposta ao tratamento foi excelente!!  Os nódulos da metástase do lado direito da garganta sumiram com a químio, o que foi um resultado surpreendente até mesmo para os médicos, pois neste tipo de câncer que eu tive (carcinoma adenóide cístico) esta não é uma reação que seria esperada com a quimioterapia.


O esperado seria somente a diminuição dos nódulos para uma posterior cirurgia de esvaziamento cervical, agora do lado direito do pescoço para retirada dos nódulos.  Graças ao bom Deus, aconteceu este verdadeiro milagre e eu fiquei livre desta cirurgia, pois com esvaziamento cervical dos dois lados, ia ficar ainda mais travado com relação ao pescoço..


Os nódulos do pulmão também regrediram muito, quase sumindo, sendo que o maior deles sumiu.  Na tomo deu uma situação de controle, que se não voltar, é só fazer acompanhamento..  Tenho muita fé que estes nódulos não vão aumentar e vão até sumir e eu não terei que me submeter a cirurgia de pulmão.  Em janeiro/2011 vou fazer novas tomografia e vamos ver como está.


Agora estou terminando o último ciclo do tratamento que é a radioterapia, com o objetivo de que o tumor não volte a se manifestar na garganta.


Também sinto que estou num final de ciclo de todo este processo, no qual concomitantemente ao tratamento, tive um crescimento interior, reavaliação de valores, maior espiritualização, e mudança de visão, retomada de aspectos da minha vida que estavam bloqueados.  


Enfim, houve muita coisa positiva internamente, decorrente deste processo.


O acompanhamento psicológico me ajudou muito. Fiz sessões semanais durante todo o tratamento e pude reorganizar a minha cabeça, minha vida. Me preparar melhor para enfrentar o medo da morte, o medo da doença, pensar melhor nos vários aspectos que me cercavam.  


Aprendi a me entender melhor, a expressar melhor meus sentimentos e vontades, enfim é um processo contínuo, que muito me ajudou.  Agradeço muito ao meu psicólogo Antônio Carlos Rossi por isto. Com sua abordagem muito legal, aos poucos fui renascendo e crescendo para a vida.


Agora vislumbro uma nova vida, um novo recomeçar, um novo 2011, voltando ao trabalho, voltando para a vida, quero poder aproveitar tudo o que passei, tudo o que aprendi, agora num novo Felipe, uma nova personalidade...


Por isto meu Blog, chama-se Tive Câncer Graças a Deus, pois apesar de tudo, minha fé em Deus, a ajuda que recebi de todos, a força interior de poder superar as adversidades é que fizeram eu hoje poder estar vivo e sonhar com novas possibilidades.


Deixo aqui portanto meu testemunho de força de vontade, vontade de viver, vontade de lutar, submissão a Deus, paciência, humildade para absorver as duras lições.


Tudo passa, as coisas boas e as ruins.. O importante é tirarmos lições de tudo isto e passarmos a viver uma vida mais plena, mais Feliz..


Um Feliz NATAL a Todos, e um ano novo cheio de Felicidades...


Obrigado a todos que torceram e torcem por mim, que oraram, que pediram.  Que Deus lhes devolva em dobro tudo o que vocês me fizeram.

11 comentários:

  1. Querido Felipe.
    A sua contagem regressiva, para o término das radios, deve ser comemorada muito mais do que a BIG APPLE.
    Que tudo termine logo, que venha realmente um Feliz 2011.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo, me emocionei demais ao ver traçada nesse post toda a sua caminhada!!
    Vc é e sempre será um vencedor da vida meu amigo!! Vc sabe que minhas preces e torcida sempre são para ti!!
    Quero desejar nessa data simbólica muita saúde, muita proteção, muito amor e muita fé em dias melhores!
    Quero lhe desejar que o seu natal seja especial, que além das comemorações e das boas companhias, você possa desfrutar do real sentido do natal, que foi o nascimento Daquele que nos abençoa todos os dias e todos os minutos, nosso melhor amigo sem dúvidas, Jesus Cristo. Que Ele te cure completamente neste novo ano que está por vir, que com certeza é uma oportunidade de renovação não só no calendário mas na nossa crença e no nosso ânimo! Que sua fé seja fortalecida, seu corpo reestabelecido e que seus sonhos voltem a brilhar com toda força!!
    Beijos meu amigo.. E Feliz Natal á ti e teus familiares!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Wilma, obrigado Karina, obrigado pela torcida, obrigado pelo apoio.

    Que vocês tenham um ótimo Natal, em paz, com suas famílias e que 2011 seja tudo de bom para todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Felipe !!

    Fico feliz por ter vencido mais uma etapa!
    Agora creio que tudo ficará bem.
    Desejo um 2011 de muita saúde, alegrias e prosperidade à vc e sua família !

    abs

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Meu aidescobrio um tumor na base da lingua e soalho da booca, operou em novembro mas infelizmente acaba de descobrir metastase no pescoço e nova lesão na lingua! Realizara nesta quarta o esvaziamento cervical do lado direito! Espero em Deus que ele tenha a sua força... lendo seu depoimento vejo que há esperança SIM. Obrigada por compartilhar conosco sua experiencia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tarcia, sempre há esperança. Torço muito para que seu pai consiga reverter este quadro e possa vencer o Câncer. Tem que ser forte para aguentar o sofrimento. Pensamento positivo e fé que tudo vai dar certo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Eu descobri o câncer na garganta em janeiro de 2010. Fiz duas químios e 36 sessões de radioterapia. Infelizmente o tumor apenas diminuiu e tive que fazer a traquestomia definitiva, com a retirada das cordas vocais. Antes do tratamento fiz uma gastrostomia e me alimento através da sonda. Gasto R$17,00 por dias com o suplemento. Eu sempre penso: nossa, dava pra comprar um quilo de alcatra por dia. Uma pena, né?
    O pior de tudo é que após a cirurgia, em outubro, apareceu uma fístula na garganta que não fecha. Fiquei cinco meses sem comer e beber. Agora,essa semana, com a ajuda da minha esposa, estou comendo um pouquinho de gelatina e tomando uns 60 mls de água por dia. Hoje tomei um pouco de Pepsi. Que delícia!!
    Bom... o médico vai ter que retirar um pedaço da pele do meu tórax para fazer um enxerto visando fechar a fístula. A cirurgia é ainda esse mês.
    Eu pesava 69 quilos. Passei para 60 e agora estou com 62,5. Já me conformei de que nunca mais vou recuperar meu peso e comer como antigamente. Sofri muito e ainda peno um pouco, mas tenho fé em Deus que vou melhorar. É só ter paciência e crer no Alto.
    Um abraço pra ti e que Deus te conserve.

    ResponderExcluir
  8. olá,descobri que meu pai esta com cancer na base da lingua e metastase,ele esta fazendo radioterapia mas teve que suspender a quimioterapia pois as plaquetas estão muito baixa e ele esta com a garganta muito machucada,não consegue se alimentar .o que eu faço?não estou sabendo lidar com isso so choro tudo que falam que é bom eu faço pra aliviar esse sofrimento dele me ajudem por favor .vou deixar meu e-mail drikanotari@hotmail.com obrigada fiquem com deus .

    ResponderExcluir
  9. meu pai ta sovendo com isto

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Felipe lindo trstemunho estou tão angustiada e ve q apesar de td q lemos e escutamos Deus cura..soube ontem q meu esposo tem carcinoma adenoide cistico na glandula lacrimal e sabemos que teremos uma grande batalha pela frente..nesse momento doi muito temos um filho de seis anos e não podemos aceitar q nossa família se acabe assim...por isso lutarei com todas as forças e com fé que nosso milagre vai chegar. .Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  11. Felipe estou passando pelo mesmo problema em casa com meu pai, é tão dificil dizer que udo vai passar e que ele vai ficar bem, parece que todo mundo fala a mesma coisa, mas lendo seu blog ele pode ter certeza de que nada dura pra sempre, nem as lagrimas, nem as tristezas...Deus abençoe muito sua vida e da esposa maravilhosa que voce tem porque não é facil viu? eu vejo pela minha mae, é desgastante, ela deixa de viver pra cuidar dele, mas enfim Deus nos dá forças e nao da cruz tão pesada que nao possamos carregar, quando Deus nos da lutas são pra gloria, pro nosso crescimento espiritual ou pra algum item em nossas vidas pra q possamos melhorar, ser mais humildes, mansos...e isso vc conseguiu, parabens a voce, sua esposa, familia, sogra e amigos, Deus abençoe muito mais e mais voces

    ResponderExcluir