domingo, 23 de janeiro de 2011

A importância do Cônjuge



Neste 1 ano de tratamento de câncer a que fui submetido, passei por diversas etapas,  começando pela cirurgia e sua recuperação, depois um longo período de quimioterapia e por fim a radioterapia, cujos efeitos ainda estou me recuperando.

Foi um ano de muito sofrimento e dor, mas por outro lado de descobertas e desafios.

Senti o quanto fui amado pela minha esposa.  Nosso relacionamento sempre foi bom, primeiro no namoro, acertamos algumas diferenças de temperamentos e hábitos, depois nos preparamos para casar, vivemos alguns anos sem filhos e estruturamos nossa vida e por fim tivemos uma filha, que este ano vai fazer 7 anos.

Somos felizes e vivemos em harmonia.  Porém a dimensão verdadeira do casamento veio após a doença.  Aquelas palavras do padre que disse para sermos fiéis “na Saúde e na Doença” se tornaram realidade.

Na hora que eu mais precisei dela, ela estava presente, ao meu lado, me dando forças para prosseguir, me incentivando a viver, a não me entregar, a lutar e esse apoio foi decisivo.

Uma pessoa que me amou, que cuidou de minhas feridas, que se preocupa 24 hs com o meu bem estar, que quer me ver bem e superando esta doença e sendo feliz ao lado dela.

Este é o maior valor do casamento, quando 2 pessoas se tornam uma, quando a minha vida, já não é mais uma vida separada, mais é metade de sua própria vida.


Esta experiência fortaleceu ainda mais o nosso amor e hoje estamos muito mais unidos, e cientes do verdadeiro papel do casamento.

Hoje em dia, as pessoas traem seus cônjuges como se fosse uma coisa normal, em busca de aventuras que no fim não vão levar a nada.  Vivem no mesmo teto como estranhos,  cada um buscando a própria felicidade, esquecendo-se das necessidades do outro.

A verdadeira felicidade está dentro da sua casa, ao lado daquele (a) que Deus te pôs no caminho, basta olhar um pouco mais para este relacionamento, dar um pouco mais de si, ser mais compreensivo, tentar agradar um pouco mais, perdoar, não querer estar sempre com a razão, fazer mais coisas, juntos, namorar...

O nosso cônjuge é a pessoa mais importante nas nossas vidas, depois de Deus, e o reflexo deste amor se estenderá aos nossos filhos.


Deveríamos dedicar todos os nossos esforços para aumentarmos a nossa ligação emocional e espiritual com ele (a), pois é ele (a)  que deve estar ao nosso lado para curtir os momentos de saúde e felicidade, mas também para nos apoiar nos momentos de dificuldades e doenças.

3 comentários:

  1. Lindo Post, Felipe!!!! Lindo mesmo!!!!
    Bjs para vocês todos,
    beth

    ResponderExcluir
  2. Felipe que lindo... Realmente só uma pessoa como vc, sensivel, para entender o real valor do amor, do respeito e da companhia, que é um relacionamento, vc é uma pessoa gentil, carinhosa e guerreira e tenho certeza que esse relacionamento/casamento foi contruído em bases de amor...
    Infelizmente meu noivo não teve estrutura para lidar com o meu adoecimento e acabamos rompendo após 5 anos de relacionamento quando iniciei com hospitalizações seguidas... Mas nada acontece por acaso, Deus sabe quem é para estar em nossas vidas e até qual momento que elas podem permanecer, cada um sabe o seu limite, acredito que talvez ele não se sentisse preparado a tantas privações que um adoecimento nos impõe... Mas descobri em minha mãe e demais familiares uma força e amor insuperavéis...
    Parabéns meu amigo pela familia guerreira e linda que tu construiu!!!

    ResponderExcluir
  3. Que linda homenagem para sua companheira de jornada! Ela merece, por ser esta pessoa generosa e fiel aos votos que fez. Felicidades para vocês. Beijos, Angela

    ResponderExcluir