segunda-feira, 1 de novembro de 2010
É preciso ter forças
Esta última semana não postei, pois não estava muito bem e preferi nem escrever..
Mas acho que a gente pode expressar mensagens de otimismo, mas também nossos medos, angústias, depressões, etc., afinal somos humanos e expressar estes sentimentos ditos "negativos" também fazem bem para a alma.
Esta primeira semana de radioterapia combinada com a quimioterapia tem sido muito difícil, pois os efeitos acumulados da radio e quimio se intensificam . A região que estou tratando (cabeça/pescoço) é muito sensível, pois acaba afetando a boca, as glândulas salivares, e acaba sendo muito delicado.
Então além do enjôo da quimio, perda do paladar, sensação de formigamento na perna, ainda tem os efeitos da radio como a boca seca (xerostomia) devido a diminuição da saliva, principalmente a noite, a fadiga, a pele que começa queimar, endurecimento do pescoço, os cuidados com a higiene bucal para não pegar nenhuma infecção, etc..
Tudo isto abate o nosso ânimo, pois vamos perdendo aquela "alegria de viver" quando nossa energia cai muito. O fato de perder aquilo que nos dá prazer, como perder o gosto da comida, o cansaço, afeta muito o nosso psicológico.
Teve alguns dias que fiquei bem pra baixo, mas Graças a Deus, acho que tenho uma força interna muito grande e consigo reverter isto, depois de 1 dia ou 2. Mas não é fácil, quando a gente atinge o fundo do poço.
O interessante, pelo menos para mim, é que é nestes momentos mais difícieis é que encontro respostas muitos significativas da vida. Neste dia que estava mal, fiquei pensando que tem pessoas que sofrem tanto, que perdem todo o prazer de viver e que para estas pessoas morrer às vezes deve ser um alívio. Pensando nisto, eu que já não tinha muito medo, perdi completamente o medo da morte. Eu passei a entender a visão que algumas pessoas tem da morte, e não as recrimino, pois passei a vê-la não mais como uma inimiga, mas como uma amiga, uma amiga que termina com os nossos sofrimentos e que nos leva para um mundo melhor.
Mas estou falando de morte, mas estou totalmente focado na vida e lutando por ela. Acho que só quem passa pelo Câncer ou uma doença grave sabe das reflexões que estou falando. São reflexões profundas da vida, e acabam por abrir a nossa mente e ver a vida como ela é.
Já fiz 5 sessões de radio, num total de 33. Todo dia vou ao hospital fazer uma sessão. Fico também muito preocupado, pois os piores efeitos começam a aparecer depois da 10a. sessão. Mas eu sei, que temos que viver cada dia e não por a carroça na frente dos bois.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
18:36
8
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Radioterapia
Começo na próxima segunda a fazer a radioterapia. Serão 33 sessões, finalizando dia 10/12. Vou também fazer quimioterapia junto para intensificar o efeito da radio.
Estou um pouco preocupado com uma possível xerostomia (falta de saliva), que é um sintoma, muitas vezes irreversível da radioterapia, quando aplicada na região do garganta, pois afeta as glândulas parótidas (as que produzem saliva).
Para minimizar o efeito da xerostomia, comecei esta semana, um tratamento complementar de acupuntura na USP.
Existem vários estudos internacionais comprovando a eficácia da acupuntura para o tratamento da xerostomia. Embora mesmo com o tratamento, a produção de saliva possa não voltar ao que era antes, pelo menos o efeito negativo pode ser minimizado.
Também o tipo de radioterapia (tipo IMRT) que vou fazer já é melhor do que o padrão, pois os feixes de raios são mais direcionados, preservando mais as áreas que não devem ser afetadas.
Eu já fiz a máscara. É uma tecnologia muito legal. Eles vem com um pano, tipo uma gase, com várias aberturas e colocam na tua cara. O pano é molhado e quente; eles ficam segurando aquele tecido na sua cara, pescoço e ombros e em poucos segundos aquilo seca e fica duro e se transforma num molde para fazer a máscara de proteção da radio.
Depois vc entra na máquina de fazer tomografia com aquela mascara super justa amarrada no seu rosto. É uma sensação muito desconfortável, pelo fato que parece que vc fica sufocado, embora a tela seja furada. Uma espécie de sensação de claustrofobia e dificuldade para engolir. Se a pessoa tiver problema de claustrofobia acho que não consegue fazer. Eu fiz bastante esforço, pois tinha que ficar imóvel, e ainda mais com a aplicação do contraste, sobe aquele líquido quente pela sua boca. Só quem já fez sabe como é.
Mais ainda bem, que tudo isto é rápido e a tecnologia hoje é super-moderna. Graças a Deus tenho acesso a este tratamento, sei que muitas pessoas no nosso país não conseguem ter.
Enfim, apesar da ansiedade e preocupação com a radioterapia, tenho que enfrentar mais esta etapa e estou fazendo de tudo o que está ao meu alcance para que seja bem sucedida e em breve eu possa voltar a trabalhar e viver uma vida normal.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
14:45
9
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Resgate
Assistindo o resgate dos 33 mineiros do Chile, vou traçar um paralelo com o que vivenciamos com o Câncer.
Num primeiro momento, quando recebemos a notícia, ficamos desesperados, pois não sabemos se iremos ser ou não resgatados de nossa doença, como será o nosso tratamento, se será bem sucedido..
Num segundo momento, quando já sabemos como será o tratamento, nos submetemos a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, mas ainda não sabemos se iremos ficar bom. Passamos a confiar inteiramente nos médicos, no tratamento e principalmente em Deus para que tudo caminhe bem e que possamos ser recuperados a Vida.
Num terceiro momento, quando já começamos a reagir, quando a cirurgia é bem sucedida, quando a quimioterapia e radioterapia começam a dar resultados, quando começamos a nos estabilizar e voltar para a Vida, é o momento de Alegria e valorização da Vida.
Principalmente os nossos familiares mais próximos passam a sofrer e comemorar cada uma de nossas vitórias e nossas vidas são transformadas, pois aprendemos a valorizar cada momento e a maravilha de estar vivo.
Num primeiro momento, quando recebemos a notícia, ficamos desesperados, pois não sabemos se iremos ser ou não resgatados de nossa doença, como será o nosso tratamento, se será bem sucedido..
Num segundo momento, quando já sabemos como será o tratamento, nos submetemos a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, mas ainda não sabemos se iremos ficar bom. Passamos a confiar inteiramente nos médicos, no tratamento e principalmente em Deus para que tudo caminhe bem e que possamos ser recuperados a Vida.
Num terceiro momento, quando já começamos a reagir, quando a cirurgia é bem sucedida, quando a quimioterapia e radioterapia começam a dar resultados, quando começamos a nos estabilizar e voltar para a Vida, é o momento de Alegria e valorização da Vida.
Principalmente os nossos familiares mais próximos passam a sofrer e comemorar cada uma de nossas vitórias e nossas vidas são transformadas, pois aprendemos a valorizar cada momento e a maravilha de estar vivo.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
08:33
6
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Mensagens
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Radioterapia IMRT
Veja abaixo link da matéria publicada no twitter do A.C.Camargo sobre radioterapia tipo IMRT.
Vou começar a minha radioterapia tipo IMRT no dia 25/10. Serão 33 sessões, uma por dia, exceto aos sábados, domingos e feriados. Irá até o dia 10/12.
Este tipo de radioterapia no meu caso será bom, pois preservará as glândulas parótidas superiores, impactando somente as inferiores, o que diminui os riscos da xerostomia (falta de saliva), decorrentes da radio, e que pode ser irreversível.
Porém os planos de saúde não cobrem este tipo de radio, por estar fora do rol da ANS. Somente com liminar na justiça você consegue. Mas não é difícil. Um advogado consegue isto em 24 hs. A justiça no Brasil neste ponto funciona.
Vou começar a minha radioterapia tipo IMRT no dia 25/10. Serão 33 sessões, uma por dia, exceto aos sábados, domingos e feriados. Irá até o dia 10/12.
Este tipo de radioterapia no meu caso será bom, pois preservará as glândulas parótidas superiores, impactando somente as inferiores, o que diminui os riscos da xerostomia (falta de saliva), decorrentes da radio, e que pode ser irreversível.
Porém os planos de saúde não cobrem este tipo de radio, por estar fora do rol da ANS. Somente com liminar na justiça você consegue. Mas não é difícil. Um advogado consegue isto em 24 hs. A justiça no Brasil neste ponto funciona.
Doses personalizadas de radioterapia minimizam efeito colateral - no @delas do portal @iG - http://bit.ly/bc8rNR
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
20:32
7
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario,
radioterapia IMRT
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
O Segredo
Apesar de que, em se falando em cura do câncer, temos que esperar pelo menos 5 anos, o que aconteceu comigo, realmente foi um milagre e já um motivo de muita comemoração.
Fiz tanta coisa, que as vezes me pergunto, o que é que realmente deu mais resultado? Não importa. Foi um conjunto de coisas, de esforços meu e de outras pessoas que torcem por mim, que somados trouxeram resultados positivos.
Porém, existe uma coisa que acho que foi fundamental em todo este processo. Eu chamo de Rendição, mas pode ser usado uma outra palavra..
Em determinado momento, eu realmente entreguei a minha vida na mão de Deus. E isto não no sentido religioso, de eu ir numa igreja, etc... Não, isto aconteceu comigo sozinho, no meu quarto, num diálogo solitário e direto com Deus.
Foi uma rendição, no sentido de entregar a direção da minha vida, um ato de submissão, de aceitar qualquer coisa que Ele determinasse, sem questionar, sem se revoltar, somente agradecendo...
É uma atitude que pode parecer estranha para muitos, difícil para outros e confesso que mesmo para mim, isto não aconteceu assim da noite para o dia. Não, somente depois de muito sofrimento, depois de muito tentar resolver os problemas sozinho, fui aos poucos me apegando mais com Deus, fui ficando mais humilde.
Como se a dor batesse na minha cabeça e nas minhas costas repetidamente, me fazendo curvar e quando não tinha mais forças, finalmente ajoelhei e me rendi. Me rendi aquele que é o maior de todos, aquele que é o doador da Vida.
Apesar de lutar para viver, para criar meus filhos, para estar com minha família; me submeti a Sua Vontade. Senti que estaria Vivo Sempre junto dele, seja neste corpo físico ou além disto. O importante é que senti que Ele estava comigo, acontecesse o que for, viesse o que viesse.
Esta confiança que sentimos quando acionamos esta força, que está disponível para todos, é que eu acho que é o Segredo. É uma força muito grande, que te faz suportar e superar qualquer obstáculo.
Não fiquei focado em me curar, embora quisesse muito isto, mas fiquei focado em aumentar a minha comunicação com Deus. Esta é a maior lição, é para o que viemos. E não depende de nenhuma religião ou dogma. Depende somente de nós mesmos. Apesar de acreditar que o estudo e a convivência religiosa sempre ajudam...
Espero que esta mensagem possa ajudar a aumentar a fé de alguma pessoa e ajudá-la no equilíbrio necessário para enfrentar o tratamento do câncer.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
16:55
5
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
domingo, 3 de outubro de 2010
1a. Edição Jornalzinho Vidas Blogadas
Conforme prometido segue abaixo link para download da 1a. edição do Vidas Blogadas.
Este "jornalzinho" é uma coletânea de Posts publicados em diversos Blogs relacionados ao Câncer e tem a finalidade de ser divulgado na Internet e também atingir um público-alvo além Internet.
Ele pode ser enviado por email para amigos ou impresso e divulgado em Hospitais, etc..
Agradeço a Regininha, Sabrina e Regina por disponibilizarem os seus Posts.
Segue link, é só clicar e fazer o download
http://www.scribd.com/doc/38838245
Pessoal, estou precisando de um patrocínio para adquirir uma licença do Adobe PageMaker para fazer as próximas edições, que é o software que usei para fazer o jornalzinho (usei a versão free por 30 dias).
Ele custa R$ 1.200,00 e pode ser pago em parcelas. Não precisa me enviar dinheiro, é só comprar na loja ou via internet e me enviar a licença. Agradeço alguma empresa ou instituição que puder ajudar.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
16:41
5
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Vidas Blogadas
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
O Poder da Fé
Ontem estive no hospital para passar no Oncologista e ver os próximos passos. Ele me falou que houve uma reunião com a equipe multidiciplinar, onde foi avaliado o meu caso, inclusive com a presença do cirurgião que me operou.
Ele disse que eles ficaram muito surpresos com a resposta positiva da quimioterapia. Que para o meu tipo de Câncer (adenóide cístico - um câncer bem agressivo) não era esperado que os nódulos praticamente sumissem.
Fiquei muito feliz, por saber que a mão de Deus tocou em mim e que proporcionou um resultado que até mesmo os médicos super-experientes, acostumados a ver de tudo, se espantaram com a resposta.
Agradeço muito a todos que vem torcendo e orando por mim. Este é o resultado de toda esta corrente de fé. Muito obrigado mesmo e que Deus abençõe cada um e devolva em muita saúde e paz!
Agora vou começar a radioterapia para dar maior segurança. Serão 33 sessões de radio, uma por dia, acompanhada de uma quimio leve para intensificar o efeito da radio.
Vou fazer radioterapia tipo IMRT, que é uma técnica mais moderna e poupa as parótidas (responsáveis pela saliva). Este tipo de radioterapia ainda está fora do rol da ANS e só conseguimos autorização por meio de liminar na justiça.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
10:36
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
O Senhor é o meu Pastor, Nada me faltará
Tenho colocado videos do YouTube de músicas de Salmos. Acho que a Bíblia ainda é a maior fonte de força espiritual que existe; e os Salmos cantados trazem além da mensagem, muitas emoções...
Quando era criança meus pais me ensinaram uma oração antes de dormir. Era assim "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará; Anjo da guarda, toma conta de mim enquanto estiver dormindo".
Uma oração simples, mas que transmitia confiança nas crianças. Aprendíamos a confiar em algo superior.
E ainda hoje, esta frase é muito significativa para mim. Ter a certeza que "Nada me faltará" é uma confiança muito grande em Deus, na Vida.
Se olhar para trás, não me lembro de um dia em que alguma coisa me faltou! Deus está sempre a frente providenciando, escolhendo os caminhos que iremos percorrer.
Nossa mente tem mania de se preocupar demasiamente e temer o futuro. Quando afirmamos repetidas vezes, que "O Senhor é o meu Pastor, Nada me faltará" passamos a gerar no nosso sub-consciente uma certeza e uma confiança que destrói qualquer preocupação e libera nossa mente para pensar em coisas mais produtivas.
Também uma atitude de despreocupação e confiança, ajudam na recuperação de qualquer doença.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
07:17
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Resultado da Tomo
Hoje era o dia de pegar as tomografias do pescoço e tórax para ver como foi o resultado da quimioterapia.
Na última tomografia que havia realizado após o 3o. ciclo os nódulos do pescoço haviam diminuído bastante, assim como os nódulos do pulmão.
Agora, após finalizar o 6o. e último ciclo, apesar de também esperar uma resposta positiva, sempre fica aquela dúvida se tudo vai correr bem, se os nódulos não aumentaram, etc..
Deixei para pegar o resultado da tomo no mesmo dia da consulta com o médico, para não ficar pensando besteira. Não sei porque, mas nestes últimos dias, não estava ansioso..
Quando abri o envelope, por alguns instantes bateu aquele sentimento "O que será que vai estar escrito???"
Porém, quando li, uma alegria interna se apoderou de mim, pois estava escrito que "Não havia mais nada no pescoço, no pulmão os nódulos estavam sob controle e o maior deles havia desaparecido."
Na consulta, o médico falou que os exames estavam excelentes!!! Disse que ia se reunir com a equipe para ver os próximos passos, que provavelmente deve ser a radioterapia.
Liguei para minha mulher, meus pais, familiares, amigos para dividir esta notícia tão boa.
Só posso agradecer a Deus e a cada uma das pessoas que rezaram e oraram por mim. Muito obrigado!!
Sou muito grato hoje por poder viver. As mínimas coisas tem mais valor!!
Na sexta-feira passada, fui ao casamento do meu sobrinho e na festa eu e a minha mulher dançamos!! Coisa que não fazia a meses.. Fiquei tão contente pelo simples fato de dançar! Isto seria uma coisa tão normal antigamente, que nem teria tanto valor. Mas agora, me senti muito feliz, muito agradecido, por estar vivo, por poder dançar, por poder ser feliz, por ter uma família.
Sabe, quando a gente está bom, quando está tudo bem, a gente esquece de ver o valor da vida, de poder se divertir, de dar risada, etc.. A gente só se lembra de ganhar a vida e reclamar quando alguma coisa dá errado! Só da gente acordar todo dia, ser perfeito, não estar doente já é um motivo suficiente para erguer as mãos para o céu, agradecer e comemorar.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
14:59
4
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Você tem direito!!
Se você fez mastectomia ou cirurgia que reduziu sua mobilidade, você tem direito a comprar um veículo com isenção de IPI, ICMS e IPVA. O desconto é de 15% de IPI e 12% de ICMS.
Você tem que ir numa auto-escola, que irá te orientar sobre os procedimentos. O primeiro passo é transformar sua habilitação em Especial. É um processo parecido como se você fosse tirar a 1a. carta ou renovar. Tem que ir no Ciretran, depois fazer um exame médico numa clínica especializada "banca especial".
Além do exame médico tem que fazer a prova prática de direção em carro adaptado. Você tem que fazer 2 aulas na auto-escola.
Em todo este processo você vai gastar de R$ 200,00 a 300,00 na Auto-Escola e mais R$ 117,00 do exame médico.
Tendo a CNH Especial em mãos você já pode ir numa concessionária para ver o seu veículo. Pesquise antes o preço dos carros. Existem concessionárias que tem um departamento para vendas especiais que fazem gratuitamente o pedido de isenção dos impostos. Este processo demora uns 2 meses. Você tem direito de trocar o carro depois de 2 anos para ter os mesmos benefícios novamente.
Depois de ter a CNH alterada para Especial, você não pode mais dirigir um carro normal e moto. Geralmente eles são automáticos e com direção hidráulica. Você também pode pedir isenção do rodízio.
Devido a minha cirurgia, perdi um pouco da mobilidade do braço e estou fazendo este processo. Já fiz o exame médico e falta fazer a prova prática. Não é tão difícil como eu pensava, apesar de dar um pouco de trabalho, Vale a Pena!!
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
07:04
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Mensagens
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Mensagem Recebida
Recebi uma mensagem hoje de uma amiga, cujo texto ela cita Eclesiástico 2,1-6, abaixo.
“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice” (Eclesiástico 2,1-6).
Não é linda esta passagem?? Realmente, o fogo da dor e do sofrimento quando bem suportados fazem a alma crescer...
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
17:27
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Mensagens
Tomografias
Ontem fui fazer as tomografias de pescoço, tórax e abdômen. Sempre ir ao hospital é uma oportunidade de conhecer outras pessoas e compartilhar experiências.
Conversando com uma moça que também ia fazer tomo, contou que desde 2004 se tratava e que havia mais 3 amigas, com CA de mama, tratando com o mesmo médico e elas tinham o mesmo estadiamento.
Duas delas não acreditavam na cura; e ela e outra acreditavam. Já se passaram alguns anos e por incrível que pareça, aquelas que não acreditavam na cura, já são falecidas e ela e a outra amiga que acreditavam estão bem.
Também encontrei um rapaz que tinha operado a garganta e estava com traqueostomia. Falei para o pai dele que já tinha passado por aquilo. Ele respondeu que no caso do filho dele, infelizmente ele não ia falar mais, devido a retirada da laringe.
Conversei também com uma senhora com CA de mama, que estava para marcar a cirurgia, mas ainda não tinha contado nada para a família. A filha dela ia casar no final do ano e ela não queria dar a notícia. São situações muito difíceis de lidar. Porém, ela tinha o pensamento muito otimista e acredito que irá vencer todos os desafios.
Semana que vem, vou pegar o resultado das Tomografias e passar no médico, para verificar o prosseguimento do tratamento, provavelmente a radioterapia.
Conversando com uma moça que também ia fazer tomo, contou que desde 2004 se tratava e que havia mais 3 amigas, com CA de mama, tratando com o mesmo médico e elas tinham o mesmo estadiamento.
Duas delas não acreditavam na cura; e ela e outra acreditavam. Já se passaram alguns anos e por incrível que pareça, aquelas que não acreditavam na cura, já são falecidas e ela e a outra amiga que acreditavam estão bem.
Também encontrei um rapaz que tinha operado a garganta e estava com traqueostomia. Falei para o pai dele que já tinha passado por aquilo. Ele respondeu que no caso do filho dele, infelizmente ele não ia falar mais, devido a retirada da laringe.
Conversei também com uma senhora com CA de mama, que estava para marcar a cirurgia, mas ainda não tinha contado nada para a família. A filha dela ia casar no final do ano e ela não queria dar a notícia. São situações muito difíceis de lidar. Porém, ela tinha o pensamento muito otimista e acredito que irá vencer todos os desafios.
Semana que vem, vou pegar o resultado das Tomografias e passar no médico, para verificar o prosseguimento do tratamento, provavelmente a radioterapia.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
07:38
3
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Porquê Tive Câncer, Graças a Deus?
Tive Câncer, Graças a Deus, foi detectado numa fase precoce,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive acesso a um bom tratamento,
Tive Câncer, Graças a Deus, cai na mão de bons médicos,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio da família,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio no trabalho,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio de amigos,
Tive Câncer, Graças a Deus, minha cirurgia foi bem sucedida,
Tive Câncer, Graças a Deus, iluminou a mão dos médicos,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive ajuda espiritual,
Tive Câncer, Graças a Deus, recebi amor das pessoas,
Tive Câncer, Graças a Deus, aprendi a amar,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive inteligência para me ajudar,
Tive Câncer, Graças a Deus, nasci de novo,
Tive Câncer, Graças a Deus, estou respondendo bem ao tratamento,
Tive Câncer, Graças a Deus, não perdi a língua,
Tive Câncer, Graças a Deus, não perdi a voz,
Tive Câncer, Graças a Deus, recuperei a deglutição,
Tive Câncer, Graças a Deus, posso andar e viver normalmente,
Tive Câncer, Graças a Deus, posso ajudar outras pessoas,
Enfim, são infinitas as bençãos que recebemos diariamente de Deus, porque ver somente o lado negativo da doença?
Renasci das cinzas, tal Felix, e agora sou uma alma de criança num corpo de adulto, pois tive uma segunda chance. Os valores mudaram, minha forma de ver o mundo mudou, e hoje sou uma pessoa muito mais Feliz!
Então, não há outra saída, senão se prostrar perante o Doador da Vida e Agradecer pelo dom infinito de Viver e Aprender, mesmo com as lições mais duras,
por isto, Tive Câncer, sim, Graças a Deus!!!
Tive Câncer, Graças a Deus, tive acesso a um bom tratamento,
Tive Câncer, Graças a Deus, cai na mão de bons médicos,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio da família,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio no trabalho,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio de amigos,
Tive Câncer, Graças a Deus, minha cirurgia foi bem sucedida,
Tive Câncer, Graças a Deus, iluminou a mão dos médicos,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive ajuda espiritual,
Tive Câncer, Graças a Deus, recebi amor das pessoas,
Tive Câncer, Graças a Deus, aprendi a amar,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive inteligência para me ajudar,
Tive Câncer, Graças a Deus, nasci de novo,
Tive Câncer, Graças a Deus, estou respondendo bem ao tratamento,
Tive Câncer, Graças a Deus, não perdi a língua,
Tive Câncer, Graças a Deus, não perdi a voz,
Tive Câncer, Graças a Deus, recuperei a deglutição,
Tive Câncer, Graças a Deus, posso andar e viver normalmente,
Tive Câncer, Graças a Deus, posso ajudar outras pessoas,
Enfim, são infinitas as bençãos que recebemos diariamente de Deus, porque ver somente o lado negativo da doença?
Renasci das cinzas, tal Felix, e agora sou uma alma de criança num corpo de adulto, pois tive uma segunda chance. Os valores mudaram, minha forma de ver o mundo mudou, e hoje sou uma pessoa muito mais Feliz!
Então, não há outra saída, senão se prostrar perante o Doador da Vida e Agradecer pelo dom infinito de Viver e Aprender, mesmo com as lições mais duras,
por isto, Tive Câncer, sim, Graças a Deus!!!
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
05:26
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Ultimo dia de Quimio! Viva!!
Hoje levei a última picada!!!
Foram 6 ciclos, totalizando 12 aplicações, sendo 6 de Cisplatina (garganta) + Navelbine (pulmão) e 6 só de Navelbine. Cada ciclo compreende 21 dias, tendo quimio nas 2 primeiras semanas e descanso na última.
Estou muito ansioso para ver os resultados da Tomografia que farei no dia 20/09. Se Deus quiser não irei precisar operar o pulmão e terei que fazer somente mais a radioterapia.
Também estou bem motivado com o projeto de um jornalzinho que estou montando. Neste Jornalzinho irei publicar Posts meus e de vários outros Blogs de Câncer que sigo.
O objetivo é transmitir uma mensagem de otimismo e fé para todas as pessoas que passam pela mesma situação que a gente.
Estou aguardando a confirmação das matérias e logo logo já teremos a primeira edição. Será disponibilizado em pdf e poderá ser impresso para distribuição em hospitais, etc..
Quem quiser dar sugestão do nome do jornalzinho eu agradeço
Foram 6 ciclos, totalizando 12 aplicações, sendo 6 de Cisplatina (garganta) + Navelbine (pulmão) e 6 só de Navelbine. Cada ciclo compreende 21 dias, tendo quimio nas 2 primeiras semanas e descanso na última.
Estou muito ansioso para ver os resultados da Tomografia que farei no dia 20/09. Se Deus quiser não irei precisar operar o pulmão e terei que fazer somente mais a radioterapia.
Também estou bem motivado com o projeto de um jornalzinho que estou montando. Neste Jornalzinho irei publicar Posts meus e de vários outros Blogs de Câncer que sigo.
O objetivo é transmitir uma mensagem de otimismo e fé para todas as pessoas que passam pela mesma situação que a gente.
Estou aguardando a confirmação das matérias e logo logo já teremos a primeira edição. Será disponibilizado em pdf e poderá ser impresso para distribuição em hospitais, etc..
Quem quiser dar sugestão do nome do jornalzinho eu agradeço
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
14:30
5
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Não seja Bonzinho, Seja Real
Outro dia, fui ao posto de gasolina encher o tanque de gasolina e acabei entrando na loja de conveniência ao lado. Por acaso vi um livro cujo título me chamou a atenção. O título era "Não seja Bonzinho, Seja Real".
Como equilibrar a paixão por si com a compaixão pelos outros, do autor Kelly Bryson, Editora Madras.
Ainda estou na metade do livro, mais posso garantir que após algumas folheadas, muitas fichas que já estavam pendentes, devido ao trabalho de terapia que também estou fazendo, começaram a cair.
Todos nós temos necessidades internas, que muitas vezes são desprezadas ou esquecidas em nome de uma educação de nossa sociedade que nos obriga a não ser o que somos ou o que desejamos.
E isto se reflete em nossos relacionamentos e no nosso dia-a-dia, mais do que possamos supor. É lógico que existem pessoas com mais tendências negativas a ser bonzinhos, tais como eu, que precisam de um tratamento de choque, e outras que já são mais casca-duras, e que sabem lidar melhor com suas necessidades internas. Porém, no fundo todo mundo às vezes esquece de si mesmo, em função de outras coisas.
Meu pai tem um ditado antigo que diz: Devemos amar aos outros como a nós mesmos, e não amar mais os outros do que a nós mesmos. Ou seja, devemos nos amar também, nos tratar bem, ouvir nossas aspirações, desejos, pois só assim seremos felizes e teremos vontade de ajudar os outros.
O livro também traz reflexões de como devemos fazer as coisas por prazer e não simplesmente por obrigação. Tenho notado em mim mesmo, que quando nos respeitamos, conseguimos fazer as mesmas coisas, porém com maior qualidade, pois estamos inteiros naquilo que fazemos.
Principalmente o paciente de Câncer tem que aprender a receber ajuda e ter manter a auto-estima. É muito importante saber pedir, saber expressar aquilo que gostaria de receber dos outros. Acreditem, as pessoas se sentem melhor convivendo com pessoas que sabem pedir e expressar suas necessidades.
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1140777/
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
17:53
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
domingo, 12 de setembro de 2010
Enjôo Quimioterapia
Fiz quimio na quarta-feira, mas o enjôo ainda está durando. Geralmente dura 1 semana. Ainda tenho que aguentar mais uns 2 dias.
Ainda bem que estou no último ciclo e semana que vem a quimio é só com Navelbine e os efeitos colaterais são mais fracos.
Sabe, quando estou na semana de descanso da quimio, até esqueço o quanto é ruim ficar o dia inteiro enjoado, por vários dias seguidos, sem vontade de comer, com aquele gosto ruim de remédio na boca, comendo só purês e comidas mais lights.
Apesar de tudo, o mais importante é saber que embora tenha estes efeitos colaterais indesejáveis, fazer quimio é um procedimento para o meu próprio benefício. Houve redução significativa dos nódulos metastáticos do lado direito da garganta (operei o lado esquerdo) e do pulmão.
Dia 15 faço a última sessão de quimio, dia 20 faço as novas tomografias e dia 27 passo com o Oncologista, Dr. Thiago.
Eu costumo não abrir o resultado da tomografia antes de entregar para o médico. Sabe, a gente que é leigo, dependendo do resultado, fica imaginando uma porção de coisas, pesquisando na internet, etc.. e isto só aumenta a angústia. O médico sabe exatamente quando vê o resultado, da gravidade ou não do problema e o que pode e deve ser feito. Mesmo assim, no A.C.Camargo, eles costumam se reunir em equipes multidiciplinares para avaliar qual a melhor abordagem.
Estou torcendo para que os nódulos tenham diminuido mais ainda, e seja somente necessário mais as 33 sessões de rádio previstas e não tenha que operar o pulmão. Mas Deus é quem sabe!!
Tenho que enfrentar este período de expectativa com muita confiança e fé, mas preparado para ouvir a verdade, seja ela qual for.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
18:24
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
sábado, 11 de setembro de 2010
Estou muito feliz com o meu Blog
Estou muito feliz com o retorno que tenho tido com o Blog. Tenho gerado algumas estatísticas e já estou tendo até acesso de outros países, tais como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia.
É muito bom e gratificante saber que minhas palavras podem estar ajudando a pessoas que nem conheço do outro lado do mundo. Mesmo que ajude a somente 1 pessoa, acho que já terá valido a pena.
Eu que sempre fui uma pessoa contida e reservada, avesso a exposições, nunca imaginei que um dia estaria relatando vivências diárias a um número tão grande de pessoas.
Apesar de sempre ter gostado muito de escrever, nunca me senti motivado a escrever nada para os outros, pois não havia nenhum assunto que considerava relevante e que motivasse para isto.
Porém posso afirmar que esta experiência de escrever no Blog está me ajudando muito na minha recuperação com relação a atividade mental. Estou bem ativo e acho que nem vou sentir muita diferença quando voltar a trabalhar, pois minha mente está bem ativa.
A experiência de escrever também ajuda a colocar os sentimentos para fora, coisa também que sempre tive dificuldades, e a refletir sobre tudo o que estamos passando, o que diminui a angústia e o sofrimento.
Tudo aquilo que podemos exprimir, que podemos colocar para fora, nos ajuda a vivenciar a experiência e dar um significado novo e mais vivo.
Represar os sentimentos, evitar de falar no assunto são atitudes que não ajudam muito, embora a maioria das pessoas tenham esta reação. Eu acho que este é um grande equívoco que deveríamos desmistificar.
Sinto que muitos amigos e outras pessoas evitam de me ligar, pois não querem entrar muito no assunto do Câncer, mas posso dizer que sinto muito feliz quando alguém me liga e me pergunta como estou.
O pensamento que a pessoa pode querer invadir ou atrapalhar não é verdadeiro. O paciente de Câncer gosta de ser mimado, de ser lembrado; isto ajuda ele a compartilhar o que está passando e cria uma aproximação entre as pessoas. Também a pessoa se sente bem por apoiar aquele que está passando por uma dificuldade.
Enfim, estou muito feliz e agradeço muito a todos que têm lido meus posts. Peço também que não sintam vergonha de fazer comentários, pois os comentários são a realização de todo blogueiro. É onde ele se sente motivado em continuar e tem uma percepção daquilo que é importante para as outras pessoas.
Gostaria também de agradecer ao meu psicólogo Antonio Carlos que me apoiou nesta iniciativa e que tem me ajudado muito a reorganizar a minha vida.
foto: facebook/Lili Vivanco
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
15:44
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Aniversário da minha mulher
Amanhã minha mulher completa 40 anos. Hoje devido aos enjôos da quimioterapia, ela fez um almoço light para mim, purê, salmão grelhado e legumes cozidos.
Fiz um comentário para ela "Meu aniversário de 40 anos (a 3 anos atrás) foi melhor que o seu, pois não havia doença!! No meu aniversário de 40 anos estávamos muito felizes, pois era a inauguração de nossa chácara no interior de SP, onde sempre passamos muitos fins de semana.
Este comentário acabou por gerar um choro contido nela...
Aquele choro sem lágrimas, contido talvez para não me afetar, mas que traduziu em instantes todo o sofrimento e tortura que temos passado este ano, desde dezembro/2009, quando descobrimos a doença.
Seu único comentário foi: "Poderia ser pior, o importante é que você está aqui."
Realmente, 13 horas de cirurgia, 2 meses com traqueostomia e sonda, que foi um período de recuperação muito difícil, depois os enjôos com a quimioterapia ( e ainda falta a radioterapia).
Sempre fomos muito felizes, nos damos muito bem e o que um representa na vida do outro é muita coisa; e uma doença como o câncer que ameaça a vida da pessoa amada, traz um transtorno e uma falta de chão principalmente no início do tratamento, os primeiros impactos e continua depois, porém, dentro de um contexto no qual nos acostumamos a viver com a doença.
Mas posso dizer, que felizmente tenho uma grande mulher ao meu lado, que além de ter suportado toda esta carga emocional, se preocupa sempre comigo em primeiro lugar. Faz tudo o que pode para me ajudar, para eu me sentir melhor, enfim, sinto todo o seu amor por mim.
Na nossa rotina tivemos algumas alterações, coisas como carregar muito peso, como quando vamos no supermercado, hoje é ela é quem tem que carregar, devido a minha cirurgia, diminuição da minha libido devido a quimioterapia, etc.. E ela nunca reclamou de nada, pelo contrário, está sempre me apoiando.
Não só ela, mas toda a sua família também tem me ajudado muito, principalmente a minha sogra, que faz as minhas comidas diariamente.
Tenho recebido muita ajuda dos familiares, amigos e muitas pessoas que oram diariamente por mim, desejando a minha cura. Sou muito grato por todos que pensam em mim e torcem pela minha melhora.
Pessoas de todas as classes sociais e religiões, que se preocupam comigo e tem me ajudado.
Tenho me aproximado mais dos meus filhos - tenho um filho de 16 anos de um primeiro relacionamento, ele vive com a mãe no RJ e uma filha de 6 anos do meu atual casamento. Os dois tem estado mais próximos de mim e o nosso relacionamento também melhorou.
Enfim, estar vivo, significar alguma coisa na vida das pessoas é um dom maravilhoso, onde podemos sentir que somos importantes para o outro e que nossa vida vale a pena ser vivida, seja de que forma for. Temos de lutar para sempre poder estar presentes e fazer os outros felizes, até quando Deus nos permitir.
Agradeço muito a Deus e a todos por toda a ajuda que venho recebendo, inclusive da minha empresa, mesmo ainda estando de licença do trabalho; principalmente na figura de meu chefe direto, o Jorge Alves, que teve sempre muita sensibilidade e humanidade em lidar com a situação, a toda a Diretoria e também a todos os meus colegas de trabalho que tem me ajudado e torcido por mim.
Agradeço também o excelente tratamento que estou tendo no Hospital A.C.Camargo com médicos tão experientes e dedicados. É muito bom sentir confiar no tratamento que recebemos, isto alivia muito, pois sabemos que o que pode ser feito está sendo feito.
Enfim sou muito felizardo por poder estar tendo um tratamento digno, ajuda da minha empresa, uma família e amigos que me apóiam, Deus por estar me dando forças para continuar e por mim mesmo que estou me auto-ajudando.
Infelizmente sei que nem todos podem ter toda a ajuda que eu tenho. Temos que lutar para que todos possam ter um tratamento digno e poder usufruir de todos os seus direitos. Mas o paciente também tem que fazer a sua parte, não se entregando e lutando enquanto houver vida.
Apesar deste aniversário talvez não ser melhor que o meu, com certeza neste ano, aprendemos muitas lições e a dar muito mais valor a Vida.
foto: facebook/Ignacio Zuloaga
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
15:06
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Fala que eu te escuto - Câncer
Você que descobriu recentemente que tem câncer, que está em tratamento ou tem algum familiar que está passando por um momento difícil, que teve alguma perda na família ou que simplesmente necessita desabafar e compartilhar sua a dor e o sofrimento, entre em contato comigo por telefone ou email.
tel.(11) ou 4361.0101
email: fm21260@gmail.com
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
08:12
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Blogueiro até fazendo quimio
Hoj estou fazendo quimio de 4 horas e blogando ao mesmo tempo. É muito bom, pois ajuda a passar o tempo.
Aqui no A.C.Camargo eles tem wireless em todos os ambientes. Então sempre que venho ao hospital trago o meu notebook e fico conectado direto.
Como é bom a tecnologia!!!
Aqui no A.C.Camargo eles tem wireless em todos os ambientes. Então sempre que venho ao hospital trago o meu notebook e fico conectado direto.
Como é bom a tecnologia!!!
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
19:47
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
Incerteza e fé
Incerteza é uma palavra-chave em relação ao câncer.
A incerteza sobre a progressão da doença e suas consequências faz com que o curso normal da vida seja interrompido. Ou seja você passa a viver com uma constante ameaça sobre a sua cabeça.
A fé na cura ou a crença na vida após a morte faz com que o paciente encontre forças para equilibrar o medo perante o desconhecido e da possível ruptura com os laços nesta vida.
Uma guerra de forças combatem diariamente. Por um lado o corpo sente o medo desta ameaça e por outro o espírito tenta encontrar forças internas.
O equilíbrio destas forças trazem o paciente de volta a vida.
Precisamos nos apegar a vida, ter vontade de viver e lutar para continuar vivos.
Por outro lado não podemos esquecer o lado espiritual. Ter fé em algo superior, ter uma visão mais ampla da vida ajuda a mente a organizar toda esta luta e viver de uma forma mais estruturada.
O fato é que o Câncer realmente testa os nossos limites, nossa espiritualidade, nosso equilíbrio entre corpo/mente, nossas relações, nossos valores.
Quando a pessoa consegue equilibrar estes pratos da balança, consegue extrair desse processo doloroso muitos ensinamentos e reflexões de vida.
Embora o tratamento do Câncer pelos médicos seja muito importante, o aspecto emocional, psicológico e espiritual são as fontes que o paciente tem de acessar para ter uma qualidade de vida melhor.
Neste ponto vemos que a depressão, a ansiedade, a angústia e o medo podem paralizar o paciente e/ou seus familiares e intensificar os aspectos negativos da doença.
Principalmente para as pessoas que não tem uma religião ou uma fé, acredito ser mais difícil, pois nesta revisão de valores vida/morte os significadores passam a pender mais para um lado.
Porém, mesmo para pessoas que tem uma religião ou crença o câncer traz uma prova de fé em que a pessoa terá que provar para si mesma que aquela crença realmente é verdadeira para ela.
foto: facebook/Mariana Palova FS
A incerteza sobre a progressão da doença e suas consequências faz com que o curso normal da vida seja interrompido. Ou seja você passa a viver com uma constante ameaça sobre a sua cabeça.
A fé na cura ou a crença na vida após a morte faz com que o paciente encontre forças para equilibrar o medo perante o desconhecido e da possível ruptura com os laços nesta vida.
Uma guerra de forças combatem diariamente. Por um lado o corpo sente o medo desta ameaça e por outro o espírito tenta encontrar forças internas.
O equilíbrio destas forças trazem o paciente de volta a vida.
Precisamos nos apegar a vida, ter vontade de viver e lutar para continuar vivos.
Por outro lado não podemos esquecer o lado espiritual. Ter fé em algo superior, ter uma visão mais ampla da vida ajuda a mente a organizar toda esta luta e viver de uma forma mais estruturada.
O fato é que o Câncer realmente testa os nossos limites, nossa espiritualidade, nosso equilíbrio entre corpo/mente, nossas relações, nossos valores.
Quando a pessoa consegue equilibrar estes pratos da balança, consegue extrair desse processo doloroso muitos ensinamentos e reflexões de vida.
Embora o tratamento do Câncer pelos médicos seja muito importante, o aspecto emocional, psicológico e espiritual são as fontes que o paciente tem de acessar para ter uma qualidade de vida melhor.
Neste ponto vemos que a depressão, a ansiedade, a angústia e o medo podem paralizar o paciente e/ou seus familiares e intensificar os aspectos negativos da doença.
Principalmente para as pessoas que não tem uma religião ou uma fé, acredito ser mais difícil, pois nesta revisão de valores vida/morte os significadores passam a pender mais para um lado.
Porém, mesmo para pessoas que tem uma religião ou crença o câncer traz uma prova de fé em que a pessoa terá que provar para si mesma que aquela crença realmente é verdadeira para ela.
foto: facebook/Mariana Palova FS
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
16:52
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Ultimo ciclo de Quimio
Amanhã vou começar o 6o. e último ciclo de quimioterapia. São duas sessões, amanhã a mais forte, com cisplatina para a garganta e navelbine para o pulmão e semana que vem só navelbine.
Este último ciclo de quimio foi adiado, pois a imunidade estava muito baixa, mas amanhã tenho que fazer obrigatoriamente, mesmo que esteja baixo.
Essa quimio mais forte dá enjõo durante uns 5 dias. É horrível, tira totalmente o apetite. A sorte é que eu não tenho vomitos e consigo comer comidas como sopas, purês, etc.. Já na semana seguinte que é só Navelbine, quase não sinto efeitos colaterais.
Comparado com outras pessoas que conheci até que tenho muita sorte. Muitos fazem quimio direto a semana inteira e tem efeitos colaterais como vômitos, tonturas, etc..
No dia 20/09 vou fazer novas tomografias e dia 27/09 vou passar novamente no Oncologista. Daí ele vai se reunir com os outros médicos para verificar qual vão ser os procedimentos a serem seguidos para o meu tratamento. Se será somente a radioterapia, ou se vou ter que operar o pulmão
Na última tomografia que realizei após o 3o. ciclo os nódulos do lado direito do pescoço e do pulmão (metástase após a cirurgia) haviam diminuido bastante.
Torço muito para que nesta nova tomo apresente os mesmos ou melhores resultados positivos e não seja necessário fazer uma nova cirurgia.
Porém, somente após a tomografia é que vou saber. Este tempo de espera, gera um pouco de angústia pela incerteza que temos perante um resultado que pode ser diferente daquele que esperamos.
É um fator que temos que administrar, mas que é muito difícil. Esse medo da recaída é um medo que temos que levar para o resto da vida.
Enfim, seja lá o que for, depositei a minha vida nas mãos de Deus. Seja lá o que for o que eu tiver que passar, vou passar de cabeça erguida, confiando nele e fazendo do meu sofrimento e da minha dor uma fonte de aprendizado.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
22:31
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
domingo, 5 de setembro de 2010
Impacto do Câncer na família
O impacto do Câncer na família pode ser devastador!
Minha mãe está com frequentes palpitações no coração e parece que a casa é emocional. Minha sogra teve problemas de pressão, também devido a stress emocional. (minha sogra para mim é uma 2a. mãe).
É lógico que estes sintomas não são somente devido ao Stress causado pelo câncer, mas com certeza isto pode ter sido a gota d'água (ou as gotas d'água) que ativaram o gatilho da ansiedade ou depressão.
Principalmente pessoas de mais idade têm mais dificuldade em assimilar o impacto causado pelo Câncer em familiares e somados as demais preocupações com filhos (embora já crescidos), netos e outros problemas de saúde, acabam por diminuir o prazer em viver e trazem a tona conflitos que a pessoa muitas vezes não consegue resolver sozinha.
Minha mulher aguentou os primeiros meses quando eu estava mais debilitado, mas após uns 4 meses quando eu dei uma melhorada ela relaxou e deu uma baqueada, entrando em um início de depressão. Graças a Deus, depois de 1 mês ela deu uma levantada e conseguiu superar.
Minha filha de 6 anos também começou a apresentar sintomas de ansiedade, com falta de ar. Depois melhorou, mas recentemente fui internado por 2 dias e voltaram os sintomas. Agora melhorou de novo, mas vou levar ela no psicólogo.
Tudo isto pode acabar agravando o aspecto emocional do paciente com Câncer, pois pode se sentir culpado por causar este impacto nos seus familiares. Se o paciente também for depressivo ou sofrer de ansiedade, isto poderá ainda agravar os seus sintomas.
É muito importante em qualquer situação, nos apegarmos a Vida, fazermos coisas que nos dão prazer, colocar para fora nossas angústias, dividir o nosso sofrimento. Não ficar segurando todo o impacto sozinho ajuda a administrá-lo.
Eu estou fazendo acompanhamento psicológico, sou muito otimista e também tenho muita confiança em Deus, fatores que associado a vontade de viver, tem me ajudado a reorganizar a minha vida e trazer elementos de confiança que me permitem suportar toda a carga do tratamento de forma mais equilibrada.
Infelizmente, sei que nem todas as pessoas dispõem de recursos para poder ter todo o apoio que estou tendo e nisto temos ainda um grande campo de desenvolvimento por parte do Estado e de iniciativas da Sociedade para ajuda dos pacientes de câncer e seus familiares na superação de seus desafios.
foto: Facebook/Enzina Santacroce
Minha mãe está com frequentes palpitações no coração e parece que a casa é emocional. Minha sogra teve problemas de pressão, também devido a stress emocional. (minha sogra para mim é uma 2a. mãe).
É lógico que estes sintomas não são somente devido ao Stress causado pelo câncer, mas com certeza isto pode ter sido a gota d'água (ou as gotas d'água) que ativaram o gatilho da ansiedade ou depressão.
Principalmente pessoas de mais idade têm mais dificuldade em assimilar o impacto causado pelo Câncer em familiares e somados as demais preocupações com filhos (embora já crescidos), netos e outros problemas de saúde, acabam por diminuir o prazer em viver e trazem a tona conflitos que a pessoa muitas vezes não consegue resolver sozinha.
Minha mulher aguentou os primeiros meses quando eu estava mais debilitado, mas após uns 4 meses quando eu dei uma melhorada ela relaxou e deu uma baqueada, entrando em um início de depressão. Graças a Deus, depois de 1 mês ela deu uma levantada e conseguiu superar.
Minha filha de 6 anos também começou a apresentar sintomas de ansiedade, com falta de ar. Depois melhorou, mas recentemente fui internado por 2 dias e voltaram os sintomas. Agora melhorou de novo, mas vou levar ela no psicólogo.
Tudo isto pode acabar agravando o aspecto emocional do paciente com Câncer, pois pode se sentir culpado por causar este impacto nos seus familiares. Se o paciente também for depressivo ou sofrer de ansiedade, isto poderá ainda agravar os seus sintomas.
É muito importante em qualquer situação, nos apegarmos a Vida, fazermos coisas que nos dão prazer, colocar para fora nossas angústias, dividir o nosso sofrimento. Não ficar segurando todo o impacto sozinho ajuda a administrá-lo.
Eu estou fazendo acompanhamento psicológico, sou muito otimista e também tenho muita confiança em Deus, fatores que associado a vontade de viver, tem me ajudado a reorganizar a minha vida e trazer elementos de confiança que me permitem suportar toda a carga do tratamento de forma mais equilibrada.
Infelizmente, sei que nem todas as pessoas dispõem de recursos para poder ter todo o apoio que estou tendo e nisto temos ainda um grande campo de desenvolvimento por parte do Estado e de iniciativas da Sociedade para ajuda dos pacientes de câncer e seus familiares na superação de seus desafios.
foto: Facebook/Enzina Santacroce
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
10:57
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Biópsia
Eu e minha esposa tivemos um Natal e Ano Novo muito angustiantes, pois tinhamos uma suspeita de câncer, mas só iriamos confirmar isto após a realização da biopsia. Não quisemos dividir a notícia com a família antes da confirmação, principalmente numa época de festas.
Realmente é um inferno. Sua mente não consegue pensar em outra coisa. Mexe com o seu emocional, com sua perspectiva de vida. Será que o tumor é benigno ou será maligno. Que tipo de tumor é? É agressivo ou não? Como será o tratamento, como será a cirurgia. E as sequelas. Será que realmente perderia a lingua? Quanto tempo eu teria de vida?
Tudo isto eram perguntas sem respostas. Pesquisas na Internet, apesar de esclarecer algumas coisas, só pioravam outras, em saber de estatísticas, de quanto tempo as pessoas vivem, de casos que não foram bem sucedidos, etc..
Enfim, você entra num inferno sozinho, um buraco sem saída, um caminho sem volta.
Neste meio tempo, fizemos todo o preparatório para a cirurgia. Também conversamos com um oncologista, que nos deu uma animada. Os médicos anteriores foram bem realistas, dizendo tudo o que poderia acontecer. Mas tem horas que você precisa de um pouco de esperança. Esse oncologista nos deu esperança, falou que dava para tratar. Isto foi um grande alívio. Passamos os dias mais calmos devido a isto.
No começo de janeiro, fui fazer a biopsia no Hospital São Luiz. Me lembro colocando aquela roupa azul, deitando na maca e entrando para a sala de cirurgia. Eles dão um sossega leão, que antes de entrar na sala vc já apagou.
Mas e a sensação da família naqueles momentos que antecedem a cirurgia? Todo mundo esperando uma sentença que ninguém sabe ao certo como vai ser. Pensamentos de morte, pensamentos diversos. O Câncer abala toda a estrutura familiar e pode mesmo até desestruturar, se as pessoas não ficarem firmes. É um baque muito grande.
Perguntas do porque eu? Qual a causa do Câncer? São perguntas se respostas que não levam a lugar nenhum.
Enfim, quando voltei, ainda meio zonzo da anestesia, todos estavam felizes, comemorando. Era Câncer, maligno, mas era um tipo que não era fulminante e era sujeito a tratamento. Havia uma preocupação muito grande da minha família que poderia ser um outro tipo de Câncer que é fulminante.
foto: facebook/Enzina Santacroce
Realmente é um inferno. Sua mente não consegue pensar em outra coisa. Mexe com o seu emocional, com sua perspectiva de vida. Será que o tumor é benigno ou será maligno. Que tipo de tumor é? É agressivo ou não? Como será o tratamento, como será a cirurgia. E as sequelas. Será que realmente perderia a lingua? Quanto tempo eu teria de vida?
Tudo isto eram perguntas sem respostas. Pesquisas na Internet, apesar de esclarecer algumas coisas, só pioravam outras, em saber de estatísticas, de quanto tempo as pessoas vivem, de casos que não foram bem sucedidos, etc..
Enfim, você entra num inferno sozinho, um buraco sem saída, um caminho sem volta.
Neste meio tempo, fizemos todo o preparatório para a cirurgia. Também conversamos com um oncologista, que nos deu uma animada. Os médicos anteriores foram bem realistas, dizendo tudo o que poderia acontecer. Mas tem horas que você precisa de um pouco de esperança. Esse oncologista nos deu esperança, falou que dava para tratar. Isto foi um grande alívio. Passamos os dias mais calmos devido a isto.
No começo de janeiro, fui fazer a biopsia no Hospital São Luiz. Me lembro colocando aquela roupa azul, deitando na maca e entrando para a sala de cirurgia. Eles dão um sossega leão, que antes de entrar na sala vc já apagou.
Mas e a sensação da família naqueles momentos que antecedem a cirurgia? Todo mundo esperando uma sentença que ninguém sabe ao certo como vai ser. Pensamentos de morte, pensamentos diversos. O Câncer abala toda a estrutura familiar e pode mesmo até desestruturar, se as pessoas não ficarem firmes. É um baque muito grande.
Perguntas do porque eu? Qual a causa do Câncer? São perguntas se respostas que não levam a lugar nenhum.
Enfim, quando voltei, ainda meio zonzo da anestesia, todos estavam felizes, comemorando. Era Câncer, maligno, mas era um tipo que não era fulminante e era sujeito a tratamento. Havia uma preocupação muito grande da minha família que poderia ser um outro tipo de Câncer que é fulminante.
foto: facebook/Enzina Santacroce
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
15:56
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
Prazer em Comer!
Hoje comi um delicioso prato de comida japonesa! Adoro comida japonesa!! Depois ainda comi um bolo de morango e um doce de sobremesa.
Devido a cirurgia, ainda tenho um pouco de dificuldade, principalmente em mastigar uma quantidade maior de alimento, por isso como bem devagar. Mas isto não é problema, pois é mais gostoso saborear a comida mais devagar.
Hoje dou muito mais valor a este simples ato de comer, de poder sentir o gosto dos alimentos, de poder beber. Para quem ficou 2 meses sem comer, só se alimentando por sonda, é um privilégio poder sentir este prazer de novo. Comer comida japonesa, era um sonho que eu não sabia se iria realizar.
A maioria das pessoas que nunca passaram pela privação dos sentidos, não sabem o quanto é maravilhoso poder comer!!
O simples ato de poder respirar também é maravilhoso. Também fiquei 2 meses sem poder respirar pelo nariz. Só respirava por um buraco que abriram na minha traquéia, por um tubo (traqueostomia). Era horrível, muito sofrimento. Vocês não tem idéia como o nariz é importante. Como ele harmoniza a temperatura do ambiente a temperatura interna do organismo.
E beber então!! Fiquei 2 meses sem por um gole dágua na boca, só bebendo pela sonda. O meu maior sonho era tomar uma água de côco.
E andar e poder dirigir, poder tomar banho sozinho!!! Passei por tudo isto também após a cirurgia. Nem tomar banho eu conseguia sozinho. Hoje sou muito feliz, somente por ter os meus sentidos de volta e por poder viver uma vida normal.
Tantas pessoas perfeitas que vivem reclamando de tudo. Deêm graças a Deus por serem perfeitos, por poderem fazer as coisas sozinhos, por poder sair, respirar o ar puro, por poder comer, se divertir, cantar, dançar. Tudo isto é o dom da Vida, que muitas vezes não damos valor.
foto: facebook/Eric Santiago
Devido a cirurgia, ainda tenho um pouco de dificuldade, principalmente em mastigar uma quantidade maior de alimento, por isso como bem devagar. Mas isto não é problema, pois é mais gostoso saborear a comida mais devagar.
Hoje dou muito mais valor a este simples ato de comer, de poder sentir o gosto dos alimentos, de poder beber. Para quem ficou 2 meses sem comer, só se alimentando por sonda, é um privilégio poder sentir este prazer de novo. Comer comida japonesa, era um sonho que eu não sabia se iria realizar.
A maioria das pessoas que nunca passaram pela privação dos sentidos, não sabem o quanto é maravilhoso poder comer!!
O simples ato de poder respirar também é maravilhoso. Também fiquei 2 meses sem poder respirar pelo nariz. Só respirava por um buraco que abriram na minha traquéia, por um tubo (traqueostomia). Era horrível, muito sofrimento. Vocês não tem idéia como o nariz é importante. Como ele harmoniza a temperatura do ambiente a temperatura interna do organismo.
E beber então!! Fiquei 2 meses sem por um gole dágua na boca, só bebendo pela sonda. O meu maior sonho era tomar uma água de côco.
E andar e poder dirigir, poder tomar banho sozinho!!! Passei por tudo isto também após a cirurgia. Nem tomar banho eu conseguia sozinho. Hoje sou muito feliz, somente por ter os meus sentidos de volta e por poder viver uma vida normal.
Tantas pessoas perfeitas que vivem reclamando de tudo. Deêm graças a Deus por serem perfeitos, por poderem fazer as coisas sozinhos, por poder sair, respirar o ar puro, por poder comer, se divertir, cantar, dançar. Tudo isto é o dom da Vida, que muitas vezes não damos valor.
foto: facebook/Eric Santiago
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
15:35
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Blogs de Câncer
Esses depoimentos nos blogs são de uma importância fundamental, pois outras pessoas que também estão passando pelo mesmo problema podem dividir suas experiências e encontrar forças para superar todos os desafios que o câncer traz.
Também quebra um pouco o estigma desta doença, mostrando que as pessoas acabam por sairem mais fortalecidas, dando mais valor a vida e tendo uma qualidade de vida superior.
É muito importante também para nós blogueiros que as pessoas façam comentários e participem desta corrente.
Eu gostaria de promover um encontro de blogueiros de Câncer. Se vc tem um blog sobre Câncer e gostaria de participar, mande um email para mim: fm21260@gmail.com ou faça um comentário.
Vamos buscar patrocinadores para este evento. Acho que vai ser bom a gente se encontrar e conversar sobre esta atividade tão legal e importante que desenvolvemos e que também nos ajuda a desabafar e por para fora a nossa luta.
foto: facebook/Andres Verduga
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
08:18
4
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Projetos
domingo, 29 de agosto de 2010
Quando descobrimos que temos Câncer
O mundo cai sobre nossas cabeças, incertezas, insegurança. A vida parece que parou e a preocupação é constante como um martelo batendo na nossa cabeça 24 hs por dia.
É muito importante manter a calma, ter fé e esperança e procurar um bom tratamento. Recomendei o A.C. Camargo, pois realmente é um hospital de referência.
É importante também não ficar se apegando o que tem na Internet, pois muitas vezes só atrapalha. Existem muitas estatísticas que podem desanimar o paciente. Toda estatística é uma média e devemos pensar o nosso caso como aqueles que terão um prognóstico melhor que a média.
Também devemos saber que faz parte muitas vezes do protocolo dos médicos falar o que de pior pode acontecer, mas isto não quer dizer que vai acontecer com você. Não se deixe impressionar pelas opiniões deles, siga o tratamento recomendado e tenha fé em Deus.
O Câncer é uma doença de longo prazo e quando ficamos sabendo do nosso prognóstico estamos apenas começando a caminhada. É preciso muita força de vontade, fé em Deus e principalmente vontade de viver para que possamos prosseguir com o tratamento.
Não ficar se lamentando, não se culpar e não se revoltar são ferramentas que ajudam na recuperação. Também não adianta ficar buscando o porquê ou as causas do Câncer. Nunca iremos realmente saber isto, e também isto não é importante neste momento. O importante é ter atitudes pró-vida e ser obediente e disciplinado perante o tratamento para que a recuperação seja bem sucedida.
O apoio da família também é fundamental. Não enxergar o paciente como um morto vivo é crucial para que as energias de cura possam fluir. O paciente também não deve enxergar somente a morte . No começo temos a impressão que não temos saída. Mas a coisa não é bem assim. A medicina está bem avançada e existem muitas possibilidades de tratamento. Lute pela vida, lute pelas pessoas que te amam. O paciente também deve ter forças para sustentar todas as pessoas que estão ao seu redor. Quanto mais você cair, mais vai derrubar as pessoas que o rodeiam, quanto mais você se levantar, mais apoio terá de todos.
Muitas vezes queremos poupar as pessoas que são próximas das notícias, mas devemos saber que nesta hora podemos contar com a compreensão da família e que todos também tem direito de compartilhar as dificuldades, assim como as vitórias.
Um apoio psicológico é muito bom se você puder contar. Ajuda a organizar as idéias, a sua vida e te dá mais força para continuar.
Enfim, o Câncer é uma estrada de altos e baixos, mas que com certeza, traz muitas lições e aprendizados não só para o paciente como para todos aqueles que o cercam.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
18:46
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
sábado, 28 de agosto de 2010
Alta do Hospital
Saí do hospital ontem a tarde. Como foi bom respirar o ar puro da rua e como é bom estar bom.
Desta vez a estadia no hospital, além do tratamento, foi uma oportunidade de fazer amigos.
A equipe do A.C. Camargo foi muito atenciosa, desdes os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, o pessoal da limpeza, enfim, foi muito bom se sentir bem cuidado e bem tratado.
Desta vez a estadia no hospital, além do tratamento, foi uma oportunidade de fazer amigos.
A equipe do A.C. Camargo foi muito atenciosa, desdes os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, o pessoal da limpeza, enfim, foi muito bom se sentir bem cuidado e bem tratado.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
16:23
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Compartilhando experiências
Hoje aqui no hospital, conheci um amigo, que vem passando o mesmo problema que eu. Também teve câncer de cabeça/pescoço e está fazendo quimioterapia.
Conversamos bastante sobre os tratamentos, e como nossa vida mudou e o quanto fomos obrigados a nos fortalecer perante esta doença.
Apesar de tudo, ressaltamos que houve um ganho espiritual e de maturidade em todo este processo e o quanto esta parte é fundamental para o sucesso do tratamento.
Sentimos também que a ênfase dada ao desenvolvimento das forças internas, muitas vezes é subavaliada por muitas pessoas, e que só o paciente de Câncer sabe o quanto isto é importante.
Foi muito bom compartilhar experiências e se ajudar mutuamente. Nos dá uma sensação que não estamos sozinhos e que podemos vencer.
Ressaltamos ainda nossa admiração pelo Hospital A.C.Camargo, sua equipe de médicos e todo o atendimento atencioso de cada funcionário, desde os enfermeiros até as faxineiras.
Apesar de tudo, temos muitos motivos para agradecer.
Foto:Facebook/Antonio Mariaca
Conversamos bastante sobre os tratamentos, e como nossa vida mudou e o quanto fomos obrigados a nos fortalecer perante esta doença.
Apesar de tudo, ressaltamos que houve um ganho espiritual e de maturidade em todo este processo e o quanto esta parte é fundamental para o sucesso do tratamento.
Sentimos também que a ênfase dada ao desenvolvimento das forças internas, muitas vezes é subavaliada por muitas pessoas, e que só o paciente de Câncer sabe o quanto isto é importante.
Foi muito bom compartilhar experiências e se ajudar mutuamente. Nos dá uma sensação que não estamos sozinhos e que podemos vencer.
Ressaltamos ainda nossa admiração pelo Hospital A.C.Camargo, sua equipe de médicos e todo o atendimento atencioso de cada funcionário, desde os enfermeiros até as faxineiras.
Apesar de tudo, temos muitos motivos para agradecer.
Foto:Facebook/Antonio Mariaca
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
22:45
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
Internação
Ontem vim ao hospital, pois estava com dor de ouvido e precisava tratar antes de fazer a próxima quimio.
A emergência estava um pouco cheia e estava quase desistindo para voltar no dia seguinte de manhã.
Conversei com as enfermeiras e logo o médico veio, examinou o ouvido e pediu um hemograma.
Depois de 2 horas o hemograma veio e o médico explicou que a imunidade estava muito baixa por efeito da quimio e precisava internar para tomar sangue e soro.
Por fim, estou internado por 2 dias no A.C. Camargo.
Como foi bom este médico ser responsável e não ter me liberado somente para tratar o ouvido. Mais um ponto positivo para o A.C.Camargo.
Após 6 meses, estou novamente no hospital, mas quanta diferença de quando operei. Aquela semana de fevereiro, estava com sonda e traqueostomia, recem operado, aspirando muito. Foi uma semana muito difícil, acho que a mais difícil da minha vida.
Hoje estou aqui, em plenas condições, somente tratando da imunidade, mas sem complicações e sem dores.
Como é bom receber um tratamento digno. Pena que nem todos os brasileiros possam ter acesso aos benefícios que tenho.
Quanta gente jogada a própria sorte, em hospitais sem vagas, alojados em macas em corredores de hospitais públicos, sem a mínima estrutura, sob pena de pegar uma infecção hospitalar.
Nessa época eleitoral, quantas promessas!!! Mas depois de eleitos, quem vai realmente lutar por este povo?
foto:Facebook/Arte Boliviano Contemporaneo
A emergência estava um pouco cheia e estava quase desistindo para voltar no dia seguinte de manhã.
Conversei com as enfermeiras e logo o médico veio, examinou o ouvido e pediu um hemograma.
Depois de 2 horas o hemograma veio e o médico explicou que a imunidade estava muito baixa por efeito da quimio e precisava internar para tomar sangue e soro.
Por fim, estou internado por 2 dias no A.C. Camargo.
Como foi bom este médico ser responsável e não ter me liberado somente para tratar o ouvido. Mais um ponto positivo para o A.C.Camargo.
Após 6 meses, estou novamente no hospital, mas quanta diferença de quando operei. Aquela semana de fevereiro, estava com sonda e traqueostomia, recem operado, aspirando muito. Foi uma semana muito difícil, acho que a mais difícil da minha vida.
Hoje estou aqui, em plenas condições, somente tratando da imunidade, mas sem complicações e sem dores.
Como é bom receber um tratamento digno. Pena que nem todos os brasileiros possam ter acesso aos benefícios que tenho.
Quanta gente jogada a própria sorte, em hospitais sem vagas, alojados em macas em corredores de hospitais públicos, sem a mínima estrutura, sob pena de pegar uma infecção hospitalar.
Nessa época eleitoral, quantas promessas!!! Mas depois de eleitos, quem vai realmente lutar por este povo?
foto:Facebook/Arte Boliviano Contemporaneo
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
22:44
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Diario
A vida é imprevisível
Recebemos a notícia que uma amiga de minha esposa faleceu inesperadamente, devido a complicações de saúde.
Essa moça quando ficou sabendo que eu estava em tratamento de Câncer, disse que ia colocar o meu nome nas suas orações.
Ontem eu é que orei por ela, pedindo a Deus que lhe reservasse um bom lugar ao seu lado.
A vida é mesmo imprevisível. Enquanto lutamos para continuar vivos, a morte, sem avisar, leva aqueles que nem imaginávamos.
Por isto, cada dia é uma oportunidade única de vivermos, fazer coisas boas e realizar tudo aquilo que desejamos.
Desenterre aquele projeto ou aquela visita que você vem protelando e a realize, pois é tempo de viver.
foto: facebook/David Fernando Duke
Essa moça quando ficou sabendo que eu estava em tratamento de Câncer, disse que ia colocar o meu nome nas suas orações.
Ontem eu é que orei por ela, pedindo a Deus que lhe reservasse um bom lugar ao seu lado.
A vida é mesmo imprevisível. Enquanto lutamos para continuar vivos, a morte, sem avisar, leva aqueles que nem imaginávamos.
Por isto, cada dia é uma oportunidade única de vivermos, fazer coisas boas e realizar tudo aquilo que desejamos.
Desenterre aquele projeto ou aquela visita que você vem protelando e a realize, pois é tempo de viver.
foto: facebook/David Fernando Duke
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
22:43
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Mensagens
Dia dos Pais
Fui a festa do dia dos Pais no colégio da minha filha de 6 anos. Apesar de naquele dia não estar muito bem, devido aos efeitos da quimioterapia, resolvi ir.
Chegando lá, as crianças cantaram uma linda música para os pais "Você" dos Paralamas (Tim Maia).
Depois fizemos brincadeiras juntos e ela pintou um quadro onde desenhou eu, ela e a mamãe e um arco-iris.
Fiquei muito contente, pois alguns meses atrás, tinha dúvidas se estaria vivo para poder compartilhar este momento tão gostoso.
Agradeci a Deus a oportunidade de estar vivo e receber esta alegria de uma filha tão querida e amada.
Chegando lá, as crianças cantaram uma linda música para os pais "Você" dos Paralamas (Tim Maia).
Depois fizemos brincadeiras juntos e ela pintou um quadro onde desenhou eu, ela e a mamãe e um arco-iris.
Fiquei muito contente, pois alguns meses atrás, tinha dúvidas se estaria vivo para poder compartilhar este momento tão gostoso.
Agradeci a Deus a oportunidade de estar vivo e receber esta alegria de uma filha tão querida e amada.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
22:41
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Compreender ao invés de ser compreendido
O Câncer traz para muitas pessoas a lembrança de dor e sofrimento de parentes e amigos que já morreram.
Quando alguém se apresenta diante destas pessoas dizendo que está com Câncer, invariavelmente a pessoa que é portadora destas vivências, traz, mesmo contra a sua vontade, estas lembranças e neste momento a possibilidade de ajuda que esta pessoa pode oferecer aquele paciente é minada por também se tornar refém de tais sentimentos.
Devido a este tipo de doença mexer com o psicológico das pessoas torna-se difícil para aquele que está diante do paciente de câncer dissociar a sua própria experiência/imagem da doença, com a real experiência que o paciente está vivenciando.
Existe portanto uma distorção, na qual, o paciente deixa de ter uma representação própria, mas passa a representar um arquétipo ou um símbolo, cuja representação irá variar dependendo de cada pessoa.
De uma certa forma, o paciente de Câncer é que tem que compreender os outros e estar preparado para não deixar-se influenciar pelos aspectos negativos que irá receber dos outros (que não é intencional, mas fruto de uma representação interna de cada um) e manter-se íntegro e convicto de suas próprias forças internas.
É um grande desafio, pois o paciente de câncer dependendo do estágio que está passando pode torna-se vulnerável. Se a pessoa é influenciável ou tem o caráter frágil e vacilante pode sentir-se ainda mais fragilizada.
De minha parte, nunca tais reações me afetaram, pois compreendo o impacto que o Câncer causa nos outros. Porém, compartilho estas reflexões por considerar muito interessante.
Quando alguém se apresenta diante destas pessoas dizendo que está com Câncer, invariavelmente a pessoa que é portadora destas vivências, traz, mesmo contra a sua vontade, estas lembranças e neste momento a possibilidade de ajuda que esta pessoa pode oferecer aquele paciente é minada por também se tornar refém de tais sentimentos.
Devido a este tipo de doença mexer com o psicológico das pessoas torna-se difícil para aquele que está diante do paciente de câncer dissociar a sua própria experiência/imagem da doença, com a real experiência que o paciente está vivenciando.
Existe portanto uma distorção, na qual, o paciente deixa de ter uma representação própria, mas passa a representar um arquétipo ou um símbolo, cuja representação irá variar dependendo de cada pessoa.
De uma certa forma, o paciente de Câncer é que tem que compreender os outros e estar preparado para não deixar-se influenciar pelos aspectos negativos que irá receber dos outros (que não é intencional, mas fruto de uma representação interna de cada um) e manter-se íntegro e convicto de suas próprias forças internas.
É um grande desafio, pois o paciente de câncer dependendo do estágio que está passando pode torna-se vulnerável. Se a pessoa é influenciável ou tem o caráter frágil e vacilante pode sentir-se ainda mais fragilizada.
De minha parte, nunca tais reações me afetaram, pois compreendo o impacto que o Câncer causa nos outros. Porém, compartilho estas reflexões por considerar muito interessante.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
22:31
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Força perante o Câncer

Ontem fui fazer quimioterapia no A.C Camargo (Hospital do Câncer), diga-se de passagem o melhor hospital especializado da América Latina e um dos centros de referência mundialmente reconhecidos.
Como é bom ter um hospital desta qualidade em nosso País, contando com profissionais altamente qualificados, equipamentos ultra-modernos, um atendimento especializado e na vanguarda em termos de pesquisa.
Somente este ano foram investidos R$ 18 milhões em ampliação do Centro de Pesquisas, que já tem renome e experiência de muitas décadas. (veja meu twitter neste blog a direita, para mais informações sobre o A. C. Camargo).
Encontrei com uma moça que tinha recem-operado na cabeça um melanoma que já estava com metástase. Ela disse que o médico recomendou um acompanhamento psicológico para evitar a depressão e perguntou se eu e um rapaz que estavamos sentado ao lado faziamos acompanhamento psicológico. Respondi a ela que fazia sim acompanhamento psicológico (o que aliás, tem me ajudado muito).
Olhando para aquela moça, que nem sei o nome, fiquei relembrando tudo o que já tinha passado nestes 6 meses de tratamento. O início, as incertezas, a biopsia, o desespero, a cirurgia, as dificuldades do pós-operatório, os resultados obtidos, a metástase para o pescoço e pulmão, a quimioterapia, etc..
Olhei para dentro de mim mesmo e percebi o quanto tinha percorrido e o quanto estava fortalecido. Quantos recursos internos eu mesmo ativei para poder ter forças de encarar esta doença de frente e vencê-la.
Hoje até os médicos de vanguarda na pesquisa científica mundial no tratamento do Câncer sabem, mas nem sempre podem admitir, que o sucesso do tratamento depende de 50% do tratamento convencional no hospital e 50% da atitude mental do paciente. É lógico que cada caso é um caso e que não se pode generalizar, pois tudo também depende da virulidade e agressividade de cada caso.
Porém a atitude mental, a vontade de viver, a fé em Deus ou em alguma força maior, realmente fazem a diferença, embora seja difícil de provar isto.
Eu sou a prova viva disto, estou vencendo o Câncer devido a minha fé em Deus e a minha vontade de viver. Claro que disponho minha vida nas mãos Dele, mas o que depender de mim, estou totalmente focado na Vida.
Estou escrevendo isto, porque sinto muita vontade de transmitir energia positiva para todos aqueles que estão sofrendo como eu, todos aqueles que têm que encarar a possibilidade da morte de frente, todos aqueles que ás vezes se sentem desanimados e pensam em desistir.
Existe uma força maior que vai te ajudar, lute, não desanime, levante a cabeça. Não dê ouvidos a estatísticas. Não pesquise na Internet. O seu caso é único e só depende de você querer vencer. Com certeza queremos ser aqueles que nas estatísticas estão fora da curva, ou seja os vencedores.
Porém, se o seu caso é terminal e realmente não há mais chances, entregue sua alma a Deus, seja uma pessoa melhor, se aproxime Dele e tenha uma morte Serena e Feliz. A vida não termina com a morte. Sua alma continuará a viver pela Eternidade. Somente seu corpo voltará ao pó da terra. Não tenha medo, Deus está contigo.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
17:07
3
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
domingo, 8 de agosto de 2010
Estamos todos conectados

Embora seja recente a conectividade digital em que estamos inseridos por meio dos celulares, emails, Orkut, Facebook, Blogs, Twitter, etc; o princípio que rege a conectividade é tão antigo quanto o mundo. Apenas hoje dispomos de meios eletrônicos para fazer isto.
Por meio do pensamento e de nossa própria vida estamos conectados a todo momento com a nossa família, com os nossos amigos, com nossos colegas de trabalho e com o meio que nos rodeia. O que acontece a algum membro de nossa rede também nos afeta. O nosso bem-estar dependem do equilíbrio destas relações.
As nossas atitudes com o nosso meio, gera nas pessoas lembranças positivas ou negativas, e a soma destas lembranças nos auxiliam ou nos prejudicam em nossas vidas, como um reflexo daquilo que somos. Atitudes positivas, mesmo que não reconhecidas de imediato, geram ao longo do tempo situações de gratidão que permanecem para sempre.
Sou muito agradecido a todas as pessoas que tem torcido por mim, que tem orado, que tem se lembrado e pedido pela minha recuperação. Muitas pessoas, familiares, amigos, conhecidos e até desconhecidos tem me ajudado e sou muito grato por tudo isto. É muito bom sentir que não estamos sozinhos e saber o quanto as pessoas são solidárias quando precisamos.
Que Deus ilumine a vida de todos e que dê em dobro em forma de Saúde e Prosperidade o que cada um tem me desejado. E que continuem ajudando a todos que precisam. Com certeza toda esta energia positiva tem contribuido muito para o sucesso no meu tratamento.
foto: Facebook/Piero Manrique
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
20:48
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
A beleza de ser o que se é

No universo inteiro não existe outra pessoa igual a você. Somos singulares, com as nossas qualidades e defeitos.
Deus nos fez únicos e a nossa expressão no mundo é uma vivência que integra o Universo e faz com que ele seja completo. Ou seja, sem nós o Universo não seria o mesmo, pois estaria faltando a nossa expressão.
Somos insignificantes perante a grandeza do Universo, mas ao mesmo tempo, somos grandiosos por fazermos parte dele de modo tão diferenciado.
E a grandeza disto é podermos expressar o dom maravilhoso de sermos aquilo que realmente somos, nossa essência, aquilo que de mais belo existe dentro de nós e que por muitas vezes fica oculto dentro tantas dificuldades e correria da vida.
Temos sim, potencialidades infinitas, recebidas de Deus, um mundo interior riquissimo, uma capacidade de enxergar e ver o mundo totalmente diferenciada das demais pessoas. Cada ser é um Universo a parte, trazendo sua contribuição à Vida.
Como é belo esta diversidade em que o Uno se divide em tantos, pois ao mesmo tempo, quando encontramos quem realmente somos, nos sentimos conectados com todo o Universo e entendemos que apesar da diversidade, somos todos unidos pela mesma força que rege a Vida.
Foto: Facebook/Rushh Hassan
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
22:15
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Um pouco de gentileza
Hoje fui fazer um exame de sangue pré-quimioterapia, como faço toda semana, e fui surpreendido com o poder da gentileza.
Ao invés daquela atendente que simplesmente faz o seu serviço, tirando o sangue, quase sem olhar para a sua cara, encontrei uma moça que me atendeu com um sorriso, perguntou se tinha demorado muito para chamar (tinha acabado de chegar), se preocupou em pegar a melhor veia e deu uma picada que quase não senti.
Mas o mais importante não foi o que ela fez, mas a forma e a gentileza que ela fez, num gesto de uma pessoa simples, mas que entende que mesmo um ato rotineiro, quando feito com carinho e amor, pode transformar o dia de uma pessoa para melhor.
Como é bom, quando profissionais da Saúde, entendem sua missão de aliviar o sofrimento humano e usam isto da melhor forma. Mas isto é válido para qualquer área.
Sim, ela fez o meu dia melhor, fez eu confiar mais na vida, no ser humano. O ser humano tem muita coisa de ruim, mas ao mesmo tempo é o único que tem o poder de melhorar a vida do outro.Parabéns para esta funcionária do Lavoisier do Ipiranga, que eu nem sei o nome, mas que com certeza recebeu a minha gratidão.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
17:11
4
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Mensagens
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Sempre haverá um amanhã
Sempre haverá um novo dia.
Um novo raiar de Sol, onde todos os nossos problemas serão passado.
Sempre haverá um novo recomeço, um novo caminhar, uma nova oportunidade.
A vida sempre aponta para o futuro e a esperança sempre se renova.
Nos ergueremos de onde caímos, aprenderemos de onde paramos,
O importante é prosseguir sempre
Nesta eterna caminhada que se chama Vida.
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
15:48
3
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
A Lei da Atração
Apesar de ser um princípio simples, esquecemos que os nossos pensamentos e atitudes também são regidos pelo mesmo princípio. Tudo aquilo que pensamos ou fazemos começa a fazer parte do nosso universo interior e volta para nós com a mesma força e intensidade.
Posto isto, o que geralmente queremos para nós mesmos? Alegria, Paz, Felicidade?
Então pelo princípio da Lei da Atração ou Reciprocidade, só iremos conseguir fazer isto quando conseguirmos transmitir paz as pessoas e fazê-las felizes. Ou seja, não é possível sermos felizes exclusivamente centrados em nós mesmos, buscando a nossa própria felicidade.
Por outro lado, não iremos conseguir transmitir paz e fazer os outros felizes se não temos isto internamente.
Daí entramos numa sinuca de bico. Temos que ter algo para oferecer, algo que é interno, não pode ser comprado ou condicionado a alguma coisa exterior, pois se a paz e a felicidade depender de qualquer coisa externa, na ausência desta coisa você a perderia.
De posse da paz e felicidade interior, você automaticamente estaria oferecendo as outras pessoas e estaria cada vez mais investindo na felicidade alheia e sendo feliz.
E você sabe onde buscar isto? Jesus disse: "Vois sois Deuses". João 10:34 e "O Reino dos céus está dentro de vós mesmos". Lucas 17: 20,21
Postado por
Geni Luzzim Mota
às
09:52
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Mensagens
Assinar:
Postagens (Atom)






























