quarta-feira, 27 de julho de 2011

Depressão

Não digo que tenho depressão, pois acho que convivo bem com a doença e no geral não me deixo abater.

Mas as vezes bate um certo desanimo, de você pensar, poxa, o câncer apareceu na garganta em dez/2009, operamos em fev/2010 e fiquei até maio/2010 para me recuperar da cirurgia, devido a traqueostomia, sonda nasal e dificuldade nos movimentos (foi tirado uma veia do braço esquerdo para reconstrução da garganta).

Depois quase que imediatamente em abril/2010 deu metástase no lado direito da pescoço e no pulmão.
Com a quimio que fizemos de maio/2010 a outubro/2010 mantemos sobre controle o do pulmão e zeramos o do pescoço.

De outubro a dezembro/2010 fizemos radio na garganta, e me recuperei somente em março/2011 devido a ferida na garganta ocasionada pela radio, que me obrigou a usar sonda novamente.

Em maio/2011 os nódulos do pulmão  cresceram  e apareceu nódulos no fígado e voltamos com a quimio em junho/2011.

Em julho/2011 deu metástase  no cérebro, tive um edema, quase morri, mas operamos de emergência, foi esvaziado o edema, retirado o nódulo com margem de segurança e graças a Deus não tive sequelas e estou em recuperação.

Agora em agosto/2011 vamos voltar com a quimio para o fígado/pulmão e depois da quimio  vamos avaliar a necessidade de fazer a radio na cabeça.

Então durante o último 1 ano e meio só tive 2 meses livre do tratamento, abril e maio/2011.

Fico então pensando quando poderei viver uma vida normal, aonde mais vai aparecer estes nódulos, qual vai ser o resultado da quimio do fígado/pulmão. E no cérebro, pode aparecer de novo. E se aparecer, poderemos operar novamente?

Não temos respostas a estas perguntas e mesmo que tivéssemos acho que é melhor não saber. Somente seguir o tratamento e confiar em Deus.

Estive pensando hoje, lógico que eu quero a cura, lógico que eu quero ver meus filhos crescerem e ficar ao lado da minha mulher. Mas se isto não for possível, o que eu peço pra Deus é ter força e resignação para poder suportar todo o sofrimento que a mim pode estar reservado. Sofrer, mas de cabeça em pé, não querendo ser um super-homem, mas confiando que Deus é justo e não vai me dar um fardo maior que eu possa suportar.

Por mais que sofra não quero perder a minha confiança em Deus e submeto o meu sofrimento a Ele. Mais importante que o meu corpo é que meu espírito esteja submisso a Deus e confie no seu plano, seja ele qual for tenho certeza que será o melhor para mim.



5 comentários:

  1. Eu falei para você: ups and downs. Uns dias tristes, outros cheio de esperança. Depois do que você já passou, acho até que tem coragem demais. Nas horas em que a tristeza vier forte, faça uma prece pedindo força e alegria. Muita força e muita alegria, mesmo!!! E tente confiar, mesmo que seja difícil, quase impossível. Tem muita gente enviando luz para você. Inclusive eu. Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  2. Nossa Felipe como eu admiro a sua confiança em Deus e posso te garantir que você esta no caminho certo por confiar na pessoa certa. Sei que não é fácil viver tudo isso, mas tenho certeza que você é um vencedor!!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. É natural o sentimento de tristeza no seu caso, claro, tenho 2 filhos também e tudo o que mais quero é estar presente na vida deles por muitos anos ainda....Já passei por uns sustos que me fizeram temer pela minha vida (mas no meu caso não tive nada sério, foi só um susto mesmo).
    Que bom que você tem fé em Deus, eu também tenho, e isso faz toda a nossa existência ter um sentido, um significado maior que não compreendemos totalmente.
    Ainda não li todo seu blog, que conheci há pouco tempo enquanto pesquisava sobre TMO para entender melhor o que uma colega deverá passar em breve. Vou ler o falta agora, mas queria te deixar uma mensagem e dizer que estarei torcendo MUITO por você!
    Tudo de bom para vc e sua família!!
    Um abraço!
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Oi. Como está você hoje? Vou lhe enviar um email mais tarde, agora tenho que cuidar do Eric. Antes de dormir, ontem, rezei muito por você. Acordei no meio da noite e continuei rezando até adormecer de novo. Sabe que é bom para você refazer o percurso da sua luta por escrito? É uma maneira de você ir jogando fora as lembranças difíceis. Fique firme, meu amigo. Até mais tarde. Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Olha eu fui diagnósticada com câncer de mama o ano passado e só operei este ano, pois passei por alguns médicos que me deixaram em dúvidas sobre o procedimento, até encontrar alguns que me deixaram mais tranquila. Embora a única tranquilidade, como vc fala, é Deus que guia nossos passos.
    Sei que deve está sendo difícil para você, porém creio que esta batalha vc irá vencer. Seja corajoso e não desanime.
    Todos nós ficamos triste até sem esta doença e quando é diagnósticado, agente sofre um abalo, mas logo nosso corpo reage e diz, vamos passar por uma momento diferente do que temos passado, mas vamos conseguir, se Deus quizer.
    Lembre-se que a vida quem nos deu foi Cristo e só Ele pode retirar. Não somos peru para morrer de véspera.
    Uma coisa me deixou muito confortada quando o médico falou: Catherine hoje ainda temos chance de sobreviver com a quimioterapia, há um tempo atrás você já estaria condenada. Pense nisto.
    Ainda estamos tendo tempo com a nossa família e aproveitando, alguns momentos, com os nossos amigos.
    Aprendi que devemos viver um dia de cada vez.
    Pq temos dia ruins e outros bons. E os bons meu filho, pense que eu quero estar junto de pessoas que amo.
    Aprendi que não somos eternos aqui na terra e que o resto do tempo que eu tenho, que seja um dia ou 100 anos, eu quero é ser feliz. Quero deixar o que me deixa triste de lado e tentar melhorar meus dias, para isto o hoje é muito importante.
    Pense e programe seu futuro, não deixe de sonhar.
    Eu peço a Deus para que te dê coragem.
    Eu irei começar, na próxima semana, o segundo ciclo de quimioterapia e após este ciclo iniciarei a radio, depois ainda tem um remédio de 5 anos.
    Bom, sei que o tempo é grande com remédios fortes, mas que se Deus estiver comigo sei que irei conseguir passar por tudo isto.
    Não sei te dizer, mas ás fases dos enjoos foram muito ruins e teve semanas boas, na qual eu aproveitei muito.
    Cada dia de minha vida quero viver como se fosse o único. Desde estar com a família, como amigos, como trabalhar, como brincar comigo mesma, como ...
    Que Deus nos abençoe e peço que saíamos vitoriosos desta luta.
    Abraços,
    Catherine Freire

    ResponderExcluir