quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Senhor é o meu Pastor, Nada me faltará



Tenho colocado videos do YouTube de músicas de Salmos.  Acho que a Bíblia ainda é a maior fonte de força espiritual que existe; e os Salmos cantados trazem além da mensagem, muitas emoções...

Quando era criança meus pais me ensinaram uma oração antes de dormir.  Era assim "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará; Anjo da guarda, toma conta de mim enquanto estiver dormindo".

Uma oração simples, mas que transmitia confiança nas crianças. Aprendíamos a confiar em algo superior.

E ainda hoje, esta frase é muito significativa para mim.  Ter a certeza que "Nada me faltará" é uma confiança muito grande em Deus, na Vida.

Se olhar para trás, não me lembro de um dia em que alguma coisa me faltou! Deus está sempre a frente providenciando, escolhendo os caminhos que iremos percorrer.

Nossa mente tem mania de se preocupar demasiamente e temer o futuro.  Quando afirmamos repetidas vezes, que "O Senhor é o meu Pastor, Nada me faltará" passamos a gerar no nosso sub-consciente uma certeza e uma confiança que destrói qualquer preocupação e libera nossa mente para pensar em coisas mais produtivas.

Também uma atitude de despreocupação e confiança, ajudam na recuperação de qualquer doença.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resultado da Tomo


Hoje era o dia de pegar as tomografias do pescoço e tórax para ver como foi o resultado da quimioterapia.

Na última tomografia que havia realizado após o 3o. ciclo os nódulos do pescoço haviam diminuído  bastante, assim como os nódulos do pulmão.

Agora, após finalizar o 6o. e último ciclo, apesar de também esperar uma resposta positiva, sempre fica aquela dúvida se tudo vai correr bem, se os nódulos não aumentaram, etc..

Deixei para pegar o resultado da tomo no mesmo dia da consulta com o médico, para não ficar pensando besteira.  Não sei porque, mas nestes últimos dias, não estava ansioso.. 

Quando abri o envelope, por alguns instantes bateu aquele sentimento "O que será que vai estar escrito???"

Porém, quando li, uma alegria interna se apoderou de mim, pois estava escrito que   "Não havia mais nada no pescoço, no pulmão os nódulos estavam sob controle e o maior deles havia desaparecido."

Na consulta, o médico falou que os exames estavam excelentes!!!  Disse que ia se reunir com a equipe para ver os próximos passos, que provavelmente deve ser a radioterapia.

Liguei para minha mulher, meus pais, familiares, amigos para dividir esta notícia tão boa.

Só posso agradecer a Deus e a cada uma das pessoas que rezaram e oraram por mim.  Muito obrigado!!

Sou muito grato hoje por poder viver.  As mínimas coisas tem mais valor!!

Na sexta-feira passada, fui ao casamento do meu sobrinho e na festa eu e a minha mulher dançamos!! Coisa que não fazia a meses..  Fiquei tão contente pelo simples fato de dançar!  Isto seria uma coisa tão normal antigamente, que nem teria tanto valor. Mas agora, me senti muito feliz, muito agradecido, por estar vivo, por poder dançar, por poder ser feliz, por ter uma família.

Sabe, quando a gente está bom, quando está tudo bem, a gente esquece de ver o valor da vida, de poder se divertir, de dar risada, etc..    A gente só se lembra de ganhar a vida e reclamar quando alguma coisa dá errado!  Só da gente acordar todo dia, ser perfeito, não estar doente já é um motivo suficiente para erguer as mãos para o céu, agradecer e comemorar.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Você tem direito!!


Se você fez mastectomia ou cirurgia que reduziu sua mobilidade, você tem direito a comprar um veículo com isenção de IPI, ICMS e IPVA.  O desconto é de 15% de IPI e 12% de ICMS.

Você tem que ir numa auto-escola, que irá te orientar sobre os procedimentos.  O primeiro passo é transformar sua habilitação em Especial.  É um processo parecido como se você fosse tirar a 1a. carta ou renovar.  Tem que ir no Ciretran, depois fazer um exame médico numa clínica especializada "banca especial".

Além do exame médico tem que fazer a prova prática de direção em carro adaptado. Você tem que fazer 2 aulas na auto-escola.

Em todo este processo você vai gastar de R$ 200,00 a 300,00 na Auto-Escola e mais R$ 117,00 do exame médico.

Tendo a CNH Especial em mãos você já pode ir numa concessionária para ver o seu veículo.  Pesquise antes o preço dos carros. Existem concessionárias que tem um departamento para vendas especiais que fazem gratuitamente o pedido de isenção dos impostos.  Este processo demora uns 2 meses. Você tem direito de trocar o carro depois de 2 anos para ter os mesmos benefícios novamente.

Depois de ter a CNH alterada para Especial, você não pode mais dirigir um carro normal e moto.  Geralmente eles são automáticos e com direção hidráulica.  Você também pode pedir isenção do rodízio.

Devido a minha cirurgia, perdi um pouco da mobilidade do braço e estou fazendo este processo. Já fiz o exame médico e falta fazer a prova prática.  Não é tão difícil como eu pensava, apesar de dar um pouco de trabalho, Vale a Pena!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mensagem Recebida



Recebi uma mensagem hoje de uma amiga, cujo texto ela cita Eclesiástico 2,1-6, abaixo.

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice” (Eclesiástico 2,1-6).


Não é linda esta passagem?? Realmente, o fogo da dor e do sofrimento quando bem suportados fazem a alma crescer...



Tomografias

Ontem fui fazer as tomografias de pescoço, tórax e abdômen. Sempre ir ao hospital é uma oportunidade de conhecer outras pessoas e compartilhar experiências.

Conversando com uma moça que também ia fazer tomo, contou que desde 2004 se tratava e que havia mais 3 amigas, com CA de mama, tratando com o mesmo médico e elas tinham o mesmo estadiamento.

Duas delas não acreditavam na cura; e ela e outra acreditavam. Já se passaram alguns anos e por incrível que pareça, aquelas que não acreditavam na cura, já são falecidas e ela e a outra amiga que acreditavam estão bem.

Também encontrei um rapaz que tinha operado a garganta e estava com traqueostomia. Falei para o pai dele que já tinha passado por aquilo. Ele respondeu que no caso do filho dele, infelizmente ele não ia falar mais, devido a retirada da laringe.

Conversei também com uma senhora com CA de mama, que estava para marcar a cirurgia, mas ainda não tinha contado nada para a família. A filha dela ia casar no final do ano e ela não queria dar a notícia. São situações muito difíceis de lidar. Porém, ela tinha o pensamento muito otimista e acredito que irá vencer todos os desafios.

Semana que vem, vou pegar o resultado das Tomografias e passar no médico, para verificar o prosseguimento do tratamento, provavelmente a radioterapia.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Porquê Tive Câncer, Graças a Deus?

Tive Câncer, Graças a Deus, foi detectado numa fase precoce,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive acesso a um bom tratamento,
Tive Câncer, Graças a Deus, cai na mão de bons médicos,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio da família,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio no trabalho,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive o apoio de amigos,
Tive Câncer, Graças a Deus, minha cirurgia foi bem sucedida,
Tive Câncer, Graças a Deus, iluminou a mão dos médicos,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive ajuda espiritual,
Tive Câncer, Graças a Deus, recebi amor das pessoas,
Tive Câncer, Graças a Deus, aprendi a amar,
Tive Câncer, Graças a Deus, tive inteligência para me ajudar,
Tive Câncer, Graças a Deus, nasci de novo,
Tive Câncer, Graças a Deus, estou respondendo bem ao tratamento,
Tive Câncer, Graças a Deus, não perdi a língua,
Tive Câncer, Graças a Deus, não perdi a voz,
Tive Câncer, Graças a Deus, recuperei a deglutição,
Tive Câncer, Graças a Deus, posso andar e viver normalmente,
Tive Câncer, Graças a Deus, posso ajudar outras pessoas,

Enfim, são infinitas as bençãos que recebemos diariamente de Deus, porque ver somente o lado negativo da doença?

Renasci das cinzas, tal Felix, e agora sou uma alma de criança num corpo de adulto, pois tive uma segunda chance.  Os valores mudaram, minha forma de ver o mundo mudou, e hoje sou uma pessoa muito mais Feliz!

Então, não há outra saída, senão se prostrar perante o Doador da Vida e Agradecer pelo dom infinito de Viver e Aprender, mesmo com as lições mais duras,


por isto, Tive Câncer, sim, Graças a Deus!!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ultimo dia de Quimio! Viva!!

Hoje levei a última picada!!!

Foram 6 ciclos, totalizando 12 aplicações, sendo 6 de Cisplatina (garganta) + Navelbine (pulmão) e 6 só de Navelbine. Cada ciclo compreende 21 dias, tendo quimio nas 2 primeiras semanas e descanso na última.

Estou muito ansioso para ver os resultados da Tomografia que farei no dia 20/09.   Se Deus quiser não irei precisar operar o pulmão e terei que fazer somente mais a radioterapia.

Também estou bem motivado com o projeto de um jornalzinho que estou montando.  Neste Jornalzinho irei publicar Posts meus e de vários outros Blogs de Câncer que sigo.

O objetivo é transmitir uma mensagem de otimismo e fé para todas as pessoas que passam pela mesma situação que a gente.

Estou aguardando a confirmação das matérias e logo logo já teremos a primeira edição.  Será disponibilizado em pdf  e poderá ser impresso para distribuição em hospitais, etc..

Quem quiser dar sugestão do nome do jornalzinho eu agradeço

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Não seja Bonzinho, Seja Real



Outro dia, fui ao posto de gasolina encher o tanque de gasolina e acabei entrando na loja de conveniência ao lado.  Por acaso vi um livro cujo título me chamou a atenção.  O título era "Não seja Bonzinho, Seja Real".
Como equilibrar a paixão por si com a compaixão pelos outros, do autor Kelly Bryson, Editora Madras.

Ainda estou na metade do livro, mais posso garantir que após algumas folheadas, muitas fichas que já estavam pendentes, devido ao trabalho de terapia que também estou fazendo, começaram a cair.

Todos nós temos necessidades internas, que muitas vezes são desprezadas ou esquecidas em nome de uma educação de nossa sociedade que nos obriga a não ser o que somos ou o que desejamos.

E isto se reflete em nossos relacionamentos e no nosso dia-a-dia, mais do que possamos supor. É lógico que existem pessoas com mais tendências negativas a ser bonzinhos, tais como eu, que precisam de um tratamento de choque, e outras que já são mais casca-duras, e que sabem lidar melhor com suas necessidades internas.  Porém, no fundo todo mundo  às vezes esquece de si mesmo, em função de outras coisas.

Meu pai tem um ditado antigo que diz:  Devemos amar aos outros como a nós mesmos, e não amar mais os outros do que a nós mesmos.   Ou seja, devemos nos amar também, nos tratar bem, ouvir nossas aspirações, desejos, pois só assim seremos felizes e teremos vontade de ajudar os outros.

O livro também traz reflexões de como devemos fazer as coisas por prazer e não simplesmente por obrigação.  Tenho notado em mim mesmo, que quando nos respeitamos, conseguimos fazer as mesmas coisas, porém com maior qualidade, pois estamos inteiros naquilo que fazemos.

Principalmente o paciente de Câncer tem que aprender a receber ajuda e ter manter a auto-estima. É muito importante saber pedir, saber expressar aquilo que gostaria de receber dos outros.  Acreditem, as pessoas se sentem melhor convivendo com pessoas que sabem pedir e expressar suas necessidades.

http://livraria.folha.com.br/catalogo/1140777/

domingo, 12 de setembro de 2010

Enjôo Quimioterapia


Fiz quimio na quarta-feira, mas o enjôo ainda está durando. Geralmente dura 1 semana.  Ainda tenho que aguentar mais uns 2 dias.

Ainda bem que estou no último ciclo e semana que vem a quimio é só com Navelbine e os efeitos colaterais são mais fracos.

Sabe, quando estou na semana de descanso da quimio, até esqueço o quanto é ruim ficar o dia inteiro enjoado, por vários dias seguidos, sem vontade de comer, com aquele gosto ruim de remédio na boca, comendo só purês e comidas mais lights.

Apesar de tudo, o mais importante é saber que embora tenha estes efeitos colaterais indesejáveis, fazer quimio é um procedimento para o meu próprio benefício. Houve redução significativa dos nódulos metastáticos do lado direito da garganta (operei o lado esquerdo) e do pulmão.

Dia 15 faço a última sessão de quimio, dia 20 faço as novas tomografias e dia 27 passo com o Oncologista, Dr. Thiago.

Eu costumo não abrir o resultado da tomografia antes de entregar para o médico. Sabe, a gente que é leigo, dependendo do resultado, fica imaginando uma porção de coisas, pesquisando na internet, etc.. e isto só aumenta a angústia.    O médico sabe exatamente quando vê o resultado, da gravidade ou não do problema e o que pode e deve ser feito.  Mesmo assim, no A.C.Camargo, eles costumam se reunir em equipes multidiciplinares para avaliar qual a melhor abordagem.

Estou torcendo para que os nódulos tenham diminuido mais ainda, e seja somente necessário mais as 33 sessões de rádio previstas e não tenha que operar o pulmão.  Mas Deus é quem sabe!!

Tenho que enfrentar este período de expectativa com muita confiança e fé, mas preparado para ouvir a verdade, seja ela qual for.

sábado, 11 de setembro de 2010

Estou muito feliz com o meu Blog


Estou muito feliz com o retorno que tenho tido com o Blog.  Tenho gerado algumas estatísticas e já estou tendo até acesso de outros países, tais como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia.
Também em menos de 2 meses, já tive mais de 1.000 acessos.

É muito bom e gratificante saber que minhas palavras podem estar ajudando a pessoas que nem conheço do outro lado do mundo. Mesmo que ajude a somente 1 pessoa, acho que já terá valido a pena.

Eu que sempre fui uma pessoa contida e reservada, avesso a exposições, nunca imaginei que um dia estaria relatando vivências diárias a um número tão grande de pessoas.

Apesar de sempre ter gostado muito de escrever, nunca me senti motivado a escrever nada para os outros, pois não havia nenhum assunto que considerava relevante e que motivasse para isto.

Porém posso afirmar que esta experiência de escrever no Blog está me ajudando muito na minha recuperação com relação a atividade mental.  Estou bem ativo e acho que nem vou sentir muita diferença quando voltar a trabalhar, pois minha mente está bem ativa.

A experiência de escrever também ajuda a colocar os sentimentos para fora, coisa também que sempre tive dificuldades, e a refletir sobre tudo o que estamos passando, o que diminui a angústia e o sofrimento.

Tudo aquilo que podemos exprimir, que podemos colocar para fora, nos ajuda a vivenciar a experiência e dar um significado novo e mais vivo.

Represar os sentimentos, evitar de falar no assunto são atitudes que não ajudam muito, embora a maioria das pessoas tenham esta reação.   Eu acho que este é um grande equívoco que deveríamos desmistificar.

Sinto que muitos amigos e outras pessoas evitam de me ligar, pois não querem entrar muito no assunto do Câncer, mas posso dizer que sinto muito feliz quando alguém me liga e me pergunta como estou.

O pensamento que a pessoa pode querer invadir ou atrapalhar não é verdadeiro.  O paciente de Câncer gosta de ser mimado, de ser lembrado; isto ajuda ele a compartilhar o que está passando e cria uma aproximação entre as pessoas. Também a pessoa se sente bem por apoiar aquele que está passando por uma dificuldade.

Enfim, estou muito feliz e agradeço muito a todos que têm lido meus posts.  Peço também que não sintam vergonha de fazer comentários, pois os comentários são a realização de todo blogueiro.  É onde ele se sente motivado em continuar e tem uma percepção daquilo que é importante para as outras pessoas.

Gostaria também de agradecer ao meu psicólogo Antonio Carlos que me apoiou nesta iniciativa e que tem me ajudado muito a reorganizar a minha vida.

foto: facebook/Lili Vivanco


Aniversário da minha mulher


Amanhã minha mulher completa 40 anos.  Hoje devido aos enjôos da quimioterapia, ela fez um almoço light para mim, purê, salmão grelhado e legumes cozidos.

Fiz um comentário para ela "Meu aniversário de 40 anos (a 3 anos atrás) foi melhor que o seu, pois não havia doença!!   No meu aniversário de 40 anos estávamos muito felizes, pois era a inauguração de nossa chácara no interior de SP, onde sempre passamos muitos fins de semana.

Este comentário acabou por gerar um choro contido nela...

Aquele choro sem lágrimas, contido talvez para não me afetar, mas que traduziu em instantes todo o sofrimento e tortura que temos passado este ano, desde dezembro/2009, quando descobrimos a doença.

Seu único comentário foi: "Poderia ser pior, o importante é que você está aqui."

Realmente, 13 horas de cirurgia, 2 meses com traqueostomia e sonda, que foi um período de recuperação muito difícil, depois os enjôos com a quimioterapia ( e ainda falta a radioterapia).

Sempre fomos muito felizes, nos damos muito bem e o que um representa na vida do outro é muita coisa; e uma doença como o câncer que ameaça a vida da pessoa amada, traz um transtorno e uma falta de chão principalmente no início do tratamento, os primeiros impactos e continua depois, porém, dentro de um contexto no qual nos acostumamos a viver com a doença.

Mas posso dizer, que felizmente tenho uma grande mulher ao meu lado, que além de ter suportado toda esta carga emocional, se preocupa sempre comigo em primeiro lugar.  Faz tudo o que pode para me ajudar, para eu me sentir melhor, enfim, sinto todo o seu amor por mim.

Na nossa rotina tivemos algumas alterações, coisas como carregar muito peso, como quando vamos no supermercado, hoje é ela é quem tem que carregar, devido a minha cirurgia, diminuição da minha libido devido a quimioterapia, etc..  E ela nunca reclamou de nada, pelo contrário, está sempre me apoiando.

Não só ela, mas toda a sua família também tem me ajudado muito, principalmente a minha sogra, que faz as minhas comidas diariamente.

Tenho recebido muita ajuda dos familiares, amigos e muitas pessoas que oram diariamente por mim, desejando a minha cura. Sou muito grato por todos que pensam em mim e torcem pela minha melhora.
Pessoas de todas as classes sociais e religiões, que se preocupam comigo e tem me ajudado.

Tenho me aproximado mais dos meus filhos - tenho um filho de 16 anos de um primeiro relacionamento, ele vive com a mãe no RJ e uma filha de 6 anos do meu atual casamento. Os dois tem estado mais próximos de mim e o nosso relacionamento também melhorou.

Enfim, estar vivo, significar alguma coisa na vida das pessoas é um dom maravilhoso, onde podemos sentir que somos importantes para o outro e que nossa vida vale a pena ser vivida, seja de que forma for.  Temos de lutar para sempre poder estar presentes e fazer os outros felizes, até quando Deus nos permitir.

Agradeço muito a Deus e a todos por toda a ajuda que venho recebendo, inclusive da minha empresa, mesmo ainda estando de licença do trabalho; principalmente na figura de meu chefe direto, o Jorge Alves, que teve sempre muita sensibilidade e humanidade em lidar com a situação, a toda a Diretoria e também a todos os meus colegas de trabalho que tem me ajudado e torcido por mim.

Agradeço também o excelente tratamento que estou tendo no Hospital A.C.Camargo com médicos tão experientes e dedicados. É muito bom sentir confiar no tratamento que recebemos, isto alivia muito, pois sabemos que o que pode ser feito está sendo feito.

Enfim sou muito felizardo por poder estar tendo um tratamento digno, ajuda da minha empresa, uma família e amigos que me apóiam, Deus por estar me dando forças para continuar e por mim mesmo que estou me auto-ajudando.

Infelizmente sei que nem todos podem ter toda a ajuda que eu tenho. Temos que lutar para que todos possam ter um tratamento digno e poder usufruir de todos os seus direitos. Mas o paciente também tem que fazer a sua parte, não se entregando e lutando enquanto houver vida.

Apesar deste aniversário  talvez não ser melhor que o meu, com certeza neste ano, aprendemos muitas lições e a dar muito mais valor a Vida.

foto: facebook/Ignacio Zuloaga

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fala que eu te escuto - Câncer


Você que descobriu recentemente que tem câncer, que está em tratamento ou tem algum familiar que está passando por um momento difícil, que teve alguma perda na família ou que simplesmente necessita desabafar e compartilhar sua a dor e o sofrimento, entre em contato comigo por telefone ou email.

tel.(11)  ou 4361.0101
email:  fm21260@gmail.com

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Blogueiro até fazendo quimio

Hoj estou fazendo quimio de 4 horas e blogando ao mesmo tempo. É muito bom, pois ajuda a passar o tempo.

Aqui no A.C.Camargo eles tem wireless em todos os ambientes. Então sempre que venho ao hospital trago o meu notebook e fico conectado direto.

Como é bom a tecnologia!!!

Incerteza e fé

Incerteza é uma palavra-chave em relação ao câncer.

A incerteza sobre a progressão da doença e suas consequências faz com que o curso normal da vida seja interrompido.  Ou seja você passa a viver com uma constante ameaça sobre a sua cabeça.

A fé na cura ou a crença na vida após a morte faz com que o paciente encontre forças para equilibrar o medo perante o desconhecido e da possível ruptura com os laços nesta vida.

Uma guerra de forças combatem diariamente. Por um lado o corpo sente o medo desta ameaça e por outro o espírito tenta encontrar forças internas.

O equilíbrio destas forças trazem o paciente de volta a vida.
Precisamos nos apegar a vida, ter vontade de viver e lutar para continuar vivos.

Por outro lado não podemos esquecer o lado espiritual. Ter fé em algo superior, ter uma visão mais ampla da vida ajuda a mente a organizar toda esta luta e viver de uma forma mais estruturada.

O fato é que o Câncer realmente testa os nossos limites, nossa espiritualidade, nosso equilíbrio entre corpo/mente, nossas relações, nossos valores.

Quando a pessoa consegue equilibrar estes pratos da balança, consegue extrair desse processo doloroso muitos ensinamentos e reflexões de vida.

Embora o tratamento do Câncer pelos médicos seja muito importante, o aspecto emocional, psicológico e espiritual são as fontes que o paciente tem de acessar para ter uma qualidade de vida melhor.

Neste ponto vemos que a depressão, a ansiedade, a angústia e o medo podem paralizar o paciente e/ou seus familiares e intensificar os aspectos negativos da doença.

Principalmente para as pessoas que não tem uma religião ou uma fé, acredito ser mais difícil, pois nesta revisão de valores vida/morte os significadores passam a pender mais para um lado.

Porém, mesmo para pessoas que tem uma religião ou crença o câncer traz uma prova de fé em que a pessoa terá que provar para si mesma que aquela crença realmente é verdadeira para ela.

foto: facebook/Mariana Palova FS

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ultimo ciclo de Quimio


Amanhã vou começar o 6o. e último ciclo de quimioterapia. São duas sessões, amanhã a mais forte, com cisplatina para a garganta e navelbine para o pulmão e semana que vem só navelbine.

Este último ciclo de quimio foi adiado, pois a imunidade estava muito baixa, mas amanhã tenho que fazer obrigatoriamente, mesmo que esteja baixo.

Essa quimio mais forte dá enjõo durante uns 5 dias. É horrível, tira totalmente o apetite. A sorte é que eu  não tenho vomitos e consigo comer comidas como sopas, purês, etc..   Já na semana seguinte que é só Navelbine, quase não sinto efeitos colaterais.

Comparado com outras pessoas que conheci até que tenho muita sorte.  Muitos fazem quimio direto a semana inteira e tem efeitos colaterais como vômitos, tonturas, etc..

No dia 20/09 vou fazer novas tomografias e dia 27/09 vou passar novamente no Oncologista.  Daí ele vai se reunir com os outros médicos para verificar qual vão ser os procedimentos a serem seguidos para o meu tratamento.  Se será somente a radioterapia, ou se vou ter que operar o pulmão

Na última tomografia que realizei após o 3o. ciclo os nódulos do lado direito do pescoço e do pulmão (metástase após a cirurgia) haviam diminuido bastante. 

Torço muito para que nesta nova tomo apresente os mesmos ou melhores resultados positivos e não seja necessário fazer uma nova cirurgia.

Porém, somente após a tomografia é que vou saber.  Este tempo de espera, gera um pouco de angústia pela incerteza que temos perante um resultado que pode ser diferente daquele que esperamos.

É um fator que temos que administrar, mas que é muito difícil.  Esse medo da recaída é um medo que temos que levar para o resto da vida.

Enfim, seja lá o que for, depositei a minha vida nas mãos de Deus. Seja lá o que for o que eu tiver que passar, vou passar de cabeça erguida, confiando nele e fazendo do meu sofrimento e da minha dor uma fonte de aprendizado.

domingo, 5 de setembro de 2010

Impacto do Câncer na família

O impacto do Câncer na família pode ser devastador!

Minha mãe está com frequentes  palpitações no coração e parece que a casa é emocional.  Minha sogra teve problemas de pressão, também devido a stress emocional. (minha sogra para mim é uma 2a. mãe).

É lógico que estes sintomas não são somente devido ao Stress causado pelo câncer, mas com certeza isto pode ter sido a gota d'água (ou as gotas d'água) que ativaram o gatilho da ansiedade ou depressão.

Principalmente pessoas de mais idade têm mais dificuldade em assimilar o impacto causado pelo Câncer em familiares e somados as demais preocupações com filhos (embora já crescidos), netos e outros problemas de saúde, acabam por diminuir o prazer em viver e trazem a tona conflitos que a pessoa muitas vezes não consegue resolver sozinha.

Minha mulher aguentou os primeiros meses quando eu estava mais debilitado, mas após uns 4 meses quando eu dei uma melhorada ela relaxou e deu uma baqueada, entrando em um início de depressão. Graças a Deus, depois de 1 mês ela deu uma levantada e conseguiu superar.

Minha filha de 6 anos também começou a apresentar sintomas de ansiedade, com falta de ar. Depois melhorou, mas recentemente fui internado por 2 dias e voltaram os sintomas. Agora melhorou de novo, mas vou levar ela no psicólogo.

Tudo isto pode acabar agravando o aspecto emocional do paciente com Câncer, pois pode se sentir culpado por causar este impacto nos seus familiares. Se o paciente também for depressivo ou sofrer de ansiedade, isto poderá ainda agravar os seus sintomas.

É muito importante em qualquer situação, nos apegarmos a Vida, fazermos coisas que nos dão prazer, colocar para fora nossas angústias, dividir o nosso sofrimento. Não ficar segurando todo o impacto sozinho ajuda a administrá-lo.

Eu estou fazendo acompanhamento psicológico, sou muito otimista e também tenho muita confiança em Deus, fatores que associado a vontade de viver, tem me ajudado a reorganizar a minha vida e trazer elementos de confiança que me permitem suportar toda a carga do tratamento de forma mais equilibrada.

Infelizmente, sei que nem todas as pessoas dispõem de recursos para poder ter todo o apoio que estou tendo e nisto temos ainda um grande campo de desenvolvimento por parte do Estado e de iniciativas da Sociedade para ajuda dos pacientes de câncer e seus familiares na superação de seus desafios.


foto: Facebook/Enzina Santacroce

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Biópsia

Eu e minha esposa tivemos um Natal e Ano Novo muito angustiantes, pois tinhamos uma suspeita de câncer, mas só iriamos confirmar isto após a realização da biopsia. Não quisemos dividir a notícia com a família antes da confirmação, principalmente numa época de festas.

Realmente é um inferno. Sua mente não consegue pensar em outra coisa. Mexe com o seu emocional, com sua perspectiva de vida. Será que o tumor é benigno ou será maligno. Que tipo de tumor é?  É agressivo ou não? Como será o tratamento, como será a cirurgia. E as sequelas. Será que realmente perderia a lingua? Quanto tempo eu teria de vida?  

Tudo isto eram perguntas sem respostas.  Pesquisas na Internet, apesar de esclarecer algumas coisas, só pioravam outras, em saber de estatísticas, de quanto tempo as pessoas vivem, de casos que não foram bem sucedidos, etc..

Enfim, você entra num inferno sozinho, um buraco sem saída, um caminho sem volta.

Neste meio tempo, fizemos todo o preparatório para a cirurgia. Também conversamos com um oncologista, que nos deu uma animada. Os médicos anteriores foram bem realistas, dizendo tudo o que poderia acontecer. Mas tem horas que você precisa de um pouco de esperança. Esse oncologista nos deu esperança, falou que dava para tratar.  Isto foi um grande alívio. Passamos os dias mais calmos devido a isto.

No começo de janeiro, fui fazer a biopsia no Hospital São Luiz.  Me lembro colocando aquela roupa azul, deitando na maca e entrando para a sala de cirurgia.  Eles dão um sossega leão, que antes de entrar na sala vc já apagou.

Mas e a sensação da família naqueles momentos que antecedem a cirurgia?  Todo mundo esperando uma sentença que ninguém sabe ao certo como vai ser.  Pensamentos de morte, pensamentos diversos.  O Câncer abala toda a estrutura familiar e pode mesmo até desestruturar, se as pessoas não ficarem firmes. É um baque muito grande.

Perguntas do porque eu? Qual a causa do Câncer?  São perguntas se respostas que não levam a lugar nenhum.

Enfim, quando voltei, ainda meio zonzo da anestesia, todos estavam felizes, comemorando.  Era Câncer, maligno,  mas era um tipo que não era fulminante e era sujeito a tratamento. Havia uma preocupação muito grande da minha família que poderia ser um outro tipo de Câncer que é fulminante.

foto: facebook/Enzina Santacroce

Prazer em Comer!

Hoje comi um delicioso prato de comida japonesa!  Adoro comida japonesa!! Depois ainda comi um bolo de morango e um doce de sobremesa. 

Devido a cirurgia, ainda tenho um pouco de dificuldade, principalmente em mastigar uma quantidade maior de alimento, por isso como bem devagar. Mas isto não é problema, pois é mais gostoso saborear a comida mais devagar.

Hoje dou muito mais valor a este simples ato de comer, de poder sentir o gosto dos alimentos, de poder beber.   Para quem ficou 2 meses sem comer, só se alimentando por sonda, é um privilégio poder sentir este prazer de novo. Comer comida japonesa, era um sonho que eu não sabia se iria realizar.

A maioria das pessoas que nunca passaram pela privação dos sentidos, não sabem o quanto é maravilhoso poder comer!!

O simples ato de poder respirar também é maravilhoso. Também fiquei 2 meses sem poder respirar pelo nariz. Só respirava por um buraco que abriram na minha traquéia, por um tubo (traqueostomia).  Era horrível, muito sofrimento.   Vocês não tem idéia como o nariz é importante. Como ele harmoniza a temperatura do ambiente a temperatura interna do organismo.

E beber então!! Fiquei 2 meses sem por um gole dágua na boca, só bebendo pela sonda.  O meu maior sonho era tomar uma água de côco.

E andar e poder dirigir, poder tomar banho sozinho!!!  Passei por tudo isto também após a cirurgia. Nem tomar banho eu conseguia sozinho.  Hoje sou muito feliz, somente por ter os meus sentidos de volta e por poder viver uma vida normal.

Tantas pessoas perfeitas que vivem reclamando de tudo. Deêm graças a Deus por serem perfeitos, por poderem fazer as coisas sozinhos, por poder sair, respirar o ar puro, por poder comer, se divertir, cantar, dançar.  Tudo isto é o dom da Vida, que muitas vezes não damos valor.

 foto: facebook/Eric Santiago

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Blogs de Câncer


Descobri que existem diversos blogs de pessoas que tem Câncer. Veja alguns na minha lista de blogs que estou seguindo.

Esses depoimentos nos blogs são de uma importância fundamental, pois outras pessoas que também estão passando pelo mesmo problema podem dividir suas experiências e encontrar forças para superar todos os desafios que o câncer traz.

Também quebra um pouco o estigma desta doença, mostrando que as pessoas acabam por sairem mais fortalecidas, dando mais valor a vida e tendo uma qualidade de vida superior.

É muito importante também para nós blogueiros que as pessoas façam comentários e participem desta corrente.

Eu gostaria de promover um encontro de blogueiros de Câncer.  Se vc tem um blog sobre Câncer e gostaria de participar, mande um email para mim:  fm21260@gmail.com ou faça um comentário.

Vamos buscar patrocinadores para este evento.  Acho que vai ser bom a gente se encontrar e conversar sobre esta atividade tão legal e importante que desenvolvemos e que também nos ajuda a desabafar e por para fora a nossa luta.

foto: facebook/Andres Verduga

domingo, 29 de agosto de 2010

Quando descobrimos que temos Câncer


Hoje ficamos sabendo que o filho de uma amiga nossa está com suspeita de câncer linfático. Relembramos como é duro esta fase inicial, quando ficamos sabendo que o diagnóstico pode ser câncer.

O mundo cai sobre nossas cabeças, incertezas, insegurança. A vida parece que parou e a preocupação é constante como um martelo batendo na nossa cabeça 24 hs por dia.

É muito importante manter a calma, ter fé e esperança e procurar um bom tratamento. Recomendei o A.C. Camargo, pois realmente é um hospital de referência.

É importante também não ficar se apegando o que tem na Internet, pois muitas vezes só atrapalha. Existem muitas estatísticas que podem desanimar o paciente.  Toda estatística é uma média e devemos pensar o nosso caso como aqueles que terão um prognóstico melhor que a média.

Também devemos saber que faz parte muitas vezes do protocolo dos médicos falar o que de pior pode acontecer, mas isto não quer dizer que vai acontecer com você.  Não se deixe impressionar pelas opiniões deles, siga o tratamento recomendado e tenha fé em Deus.


O Câncer é uma doença de longo prazo e quando ficamos sabendo do nosso prognóstico estamos apenas começando a caminhada.  É preciso muita força de vontade, fé em Deus e principalmente vontade de viver para que possamos prosseguir com o tratamento.

Não ficar se lamentando, não se culpar e não se revoltar são ferramentas que ajudam na recuperação. Também não adianta ficar buscando o porquê ou as causas do Câncer. Nunca iremos realmente saber isto, e também isto não é importante neste momento.  O importante é ter atitudes pró-vida e ser obediente e disciplinado perante o tratamento para que a recuperação seja bem sucedida.

O apoio da família também é fundamental. Não enxergar o paciente como um morto vivo é crucial para que as energias de cura possam fluir. O paciente também não deve enxergar somente a morte . No começo temos a impressão que não temos saída. Mas a coisa não é bem assim. A medicina está bem avançada e existem muitas possibilidades de tratamento. Lute pela vida, lute pelas pessoas que te amam. O paciente também deve ter forças para sustentar todas as pessoas que estão ao seu redor. Quanto mais você cair, mais vai derrubar as pessoas que o rodeiam, quanto mais você se levantar, mais apoio terá de todos.

Muitas vezes queremos poupar as pessoas que são próximas das notícias, mas devemos saber que nesta hora podemos contar com a compreensão da família e que todos também tem direito de compartilhar as dificuldades, assim como as vitórias.

Um apoio psicológico é muito bom se você puder contar. Ajuda a organizar as idéias, a sua vida e te dá mais força para continuar.

Enfim, o Câncer é uma estrada de altos e baixos, mas que com certeza, traz muitas lições e aprendizados não só para o paciente como para todos aqueles que o cercam.

sábado, 28 de agosto de 2010

Alta do Hospital

Saí do hospital ontem a tarde.  Como foi bom respirar o ar puro da rua e como é bom estar bom.

Desta vez a estadia no hospital, além do tratamento, foi uma oportunidade de fazer amigos.

A equipe do A.C. Camargo foi muito atenciosa, desdes os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, o pessoal da limpeza, enfim, foi muito bom se sentir bem cuidado e bem tratado.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Compartilhando experiências

Hoje aqui no hospital, conheci um amigo, que vem passando o mesmo problema que eu. Também teve câncer de cabeça/pescoço e está fazendo quimioterapia.

Conversamos bastante sobre os tratamentos, e como nossa vida mudou e o quanto fomos obrigados a nos fortalecer perante esta doença.

Apesar de tudo, ressaltamos que houve um ganho espiritual e de maturidade em todo este processo e o quanto esta parte é fundamental para o sucesso do tratamento.

Sentimos também que a ênfase dada ao desenvolvimento das forças internas, muitas vezes é subavaliada por muitas pessoas, e que só o paciente de Câncer sabe o quanto isto é importante.

Foi muito bom compartilhar experiências e se ajudar mutuamente. Nos dá uma sensação que não estamos sozinhos e que podemos vencer.

Ressaltamos ainda nossa admiração pelo Hospital A.C.Camargo, sua equipe de médicos e todo o atendimento atencioso de cada funcionário, desde os enfermeiros até as faxineiras.

Apesar de tudo, temos muitos motivos para agradecer.

Foto:Facebook/Antonio Mariaca

Internação

Ontem vim ao hospital, pois estava com dor de ouvido e precisava tratar antes de fazer a próxima quimio.

A emergência estava um pouco cheia e estava quase desistindo para voltar no dia seguinte de manhã.

Conversei com as enfermeiras e logo o médico veio, examinou o ouvido e pediu um hemograma.

Depois de 2 horas o hemograma veio e o médico explicou que a imunidade estava muito baixa por efeito da quimio e precisava internar para tomar sangue e soro.

Por fim, estou internado por 2 dias no A.C. Camargo.

Como foi bom este médico ser responsável e não ter me liberado somente para tratar o ouvido. Mais um ponto positivo para o A.C.Camargo.

Após 6 meses, estou novamente no hospital, mas quanta diferença de quando operei.  Aquela semana de fevereiro, estava com sonda e traqueostomia, recem operado, aspirando muito. Foi uma semana muito difícil, acho que a mais difícil da minha vida.

Hoje estou aqui, em plenas condições, somente tratando da imunidade, mas sem complicações e sem dores.

Como é bom receber um tratamento digno. Pena que nem todos os brasileiros possam ter acesso aos benefícios que tenho.

Quanta gente jogada a própria sorte, em hospitais sem vagas, alojados em macas em corredores de hospitais públicos, sem a mínima estrutura, sob pena de pegar uma infecção hospitalar.

Nessa época eleitoral, quantas promessas!!! Mas depois de eleitos, quem vai realmente lutar por este povo?

foto:Facebook/Arte Boliviano Contemporaneo

A vida é imprevisível

Recebemos a notícia que uma amiga de minha esposa faleceu inesperadamente, devido a complicações de saúde.

Essa moça quando ficou sabendo que eu estava em tratamento de Câncer, disse que ia colocar o meu nome nas suas orações.

Ontem eu é que orei por ela, pedindo a Deus que lhe reservasse um bom lugar ao seu lado.

A vida é mesmo imprevisível.  Enquanto lutamos para continuar vivos, a morte, sem avisar, leva aqueles que nem imaginávamos.

Por isto, cada dia é uma oportunidade única de vivermos, fazer coisas boas e realizar tudo aquilo que desejamos.

Desenterre aquele projeto ou aquela visita que você vem protelando e a realize, pois é tempo de viver.

foto: facebook/David Fernando Duke

Dia dos Pais

Fui a festa do dia dos Pais no colégio da minha filha de 6 anos. Apesar de naquele dia não estar muito bem, devido aos efeitos da quimioterapia, resolvi ir.

Chegando lá, as crianças cantaram uma linda música para os pais "Você" dos Paralamas (Tim Maia).

Depois fizemos brincadeiras juntos e ela pintou um quadro onde desenhou eu, ela e a mamãe e um arco-iris.

Fiquei muito contente, pois alguns meses atrás, tinha dúvidas se estaria vivo para poder compartilhar este momento tão gostoso.

Agradeci a Deus a oportunidade de estar vivo e receber esta alegria de uma filha tão querida e amada.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Compreender ao invés de ser compreendido

O Câncer traz para muitas pessoas a lembrança de dor e sofrimento de parentes e amigos que já morreram.

Quando alguém se apresenta diante destas pessoas dizendo que está com Câncer, invariavelmente a pessoa que é portadora destas vivências, traz, mesmo contra a sua vontade, estas lembranças e neste momento a possibilidade de ajuda que esta pessoa pode oferecer aquele paciente é minada por também se tornar refém de tais sentimentos.

Devido a este tipo de doença mexer com o psicológico das pessoas torna-se difícil para aquele que está diante do paciente de câncer dissociar a sua própria experiência/imagem da doença, com a real experiência que o paciente está vivenciando.

Existe portanto uma distorção, na qual, o paciente deixa de ter uma representação própria, mas passa a representar um arquétipo ou um símbolo, cuja representação irá variar dependendo de cada pessoa.

De uma certa forma, o paciente de Câncer é que tem que compreender os outros e estar preparado para não deixar-se influenciar pelos aspectos negativos que irá receber dos outros (que não é intencional, mas fruto de uma representação interna de cada um) e manter-se íntegro e convicto de suas próprias forças internas.

É um grande desafio, pois o paciente de câncer dependendo do estágio que está passando pode torna-se vulnerável.  Se a pessoa é influenciável ou tem o caráter frágil e vacilante pode sentir-se ainda mais fragilizada.

De minha parte, nunca tais reações me afetaram, pois compreendo o impacto que o Câncer causa nos outros. Porém, compartilho estas reflexões por considerar muito interessante.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Força perante o Câncer



Ontem fui fazer quimioterapia no A.C Camargo (Hospital do Câncer), diga-se de passagem o melhor hospital especializado da América Latina e um dos centros de referência mundialmente reconhecidos.

Como é bom ter um hospital desta qualidade em nosso País, contando com profissionais altamente qualificados, equipamentos ultra-modernos, um atendimento especializado e na vanguarda em termos de pesquisa. 

Somente este ano foram investidos R$ 18 milhões em ampliação do Centro de Pesquisas, que já tem renome e experiência de muitas décadas. (veja meu twitter neste blog a direita, para mais informações sobre o A. C.  Camargo).

Encontrei com uma moça que tinha recem-operado na cabeça um melanoma que já estava com metástase. Ela disse que o médico recomendou um acompanhamento psicológico para evitar a depressão e perguntou se eu e um rapaz que estavamos sentado ao lado  faziamos acompanhamento psicológico. Respondi a ela que fazia sim acompanhamento psicológico (o que aliás, tem me ajudado muito).

Olhando para aquela moça, que nem sei o nome, fiquei relembrando tudo o que já tinha passado nestes 6 meses de tratamento. O início, as incertezas, a biopsia, o desespero, a cirurgia, as dificuldades do pós-operatório, os resultados obtidos, a metástase para o pescoço e pulmão, a quimioterapia, etc..

Olhei para dentro de mim mesmo e percebi o quanto tinha percorrido e o quanto estava fortalecido. Quantos recursos internos eu mesmo ativei para poder ter forças de encarar esta doença de frente e vencê-la.

Hoje até os médicos de vanguarda na pesquisa científica mundial no tratamento do Câncer sabem, mas nem sempre podem admitir, que o sucesso do tratamento depende de 50% do tratamento convencional no hospital e 50% da atitude mental do paciente. É lógico que cada caso é um caso e que não se pode generalizar, pois tudo também depende da virulidade e agressividade de cada caso.
Porém a atitude mental, a vontade de viver, a fé em Deus ou em alguma força maior, realmente fazem a diferença, embora seja difícil de provar isto.

Eu sou a prova viva disto, estou vencendo o Câncer devido a minha fé em Deus e a minha vontade de viver. Claro que disponho minha vida nas mãos Dele, mas o que depender de mim, estou totalmente focado na Vida.

Estou escrevendo isto, porque sinto muita vontade de transmitir energia positiva para todos aqueles que estão sofrendo como eu, todos aqueles que têm que encarar a possibilidade da morte de frente, todos aqueles que ás vezes se sentem desanimados e pensam em desistir.

Existe uma força maior que vai te ajudar, lute, não desanime, levante a cabeça. Não dê ouvidos a estatísticas. Não pesquise na Internet.  O seu caso é único e só depende de você querer vencer. Com certeza queremos ser aqueles que nas estatísticas estão fora da curva, ou seja os vencedores.

Porém, se o seu caso é terminal e realmente não há mais chances, entregue sua alma a Deus, seja uma pessoa melhor, se aproxime Dele e tenha uma morte Serena e Feliz.  A vida não termina com a morte. Sua alma continuará a viver pela Eternidade. Somente seu corpo voltará ao pó da terra. Não tenha medo, Deus está contigo.

domingo, 8 de agosto de 2010

Estamos todos conectados



Embora seja recente a conectividade digital em que estamos inseridos por meio dos celulares, emails, Orkut, Facebook, Blogs, Twitter, etc; o princípio que rege a conectividade é tão antigo quanto o mundo. Apenas hoje dispomos de meios eletrônicos para fazer isto.

Por meio do pensamento e de nossa própria vida estamos conectados a todo momento com a nossa família, com os nossos amigos, com nossos colegas de trabalho e com o meio que nos rodeia.  O que acontece a algum membro de nossa rede também nos afeta.  O nosso bem-estar dependem do equilíbrio destas relações.

As nossas atitudes com o nosso meio, gera nas pessoas lembranças positivas ou negativas, e a soma destas lembranças nos auxiliam ou nos prejudicam em nossas vidas, como um reflexo daquilo que somos.  Atitudes positivas, mesmo que não reconhecidas de imediato, geram ao longo do tempo situações de gratidão que permanecem para sempre.

Sou muito agradecido a todas as pessoas que tem torcido por mim, que tem orado, que tem se lembrado e pedido pela minha recuperação. Muitas pessoas, familiares, amigos, conhecidos e até desconhecidos tem me ajudado e sou muito grato por tudo isto. É muito bom sentir que não estamos sozinhos e saber o quanto as pessoas são solidárias quando precisamos.

Que Deus ilumine a vida de todos e que dê em dobro em forma de Saúde e Prosperidade o que cada um tem me desejado. E que continuem ajudando a todos que precisam. Com certeza toda esta energia positiva tem contribuido muito para o sucesso no meu tratamento.

foto: Facebook/Piero Manrique

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A beleza de ser o que se é





No universo inteiro não existe outra pessoa igual a você. Somos singulares, com as nossas qualidades e defeitos.

Deus nos fez únicos e a nossa expressão no mundo é uma vivência que integra o Universo e faz com que ele seja completo. Ou seja, sem nós o Universo não seria o mesmo, pois estaria faltando a nossa expressão.

Somos insignificantes perante a grandeza do Universo, mas ao mesmo tempo, somos grandiosos por fazermos parte dele de modo tão diferenciado.

E a grandeza disto é podermos expressar o dom maravilhoso de sermos aquilo que realmente somos, nossa essência, aquilo que de mais belo existe dentro de nós e que por muitas vezes fica oculto dentro tantas dificuldades e correria da vida.

Temos sim, potencialidades infinitas, recebidas de Deus, um mundo interior riquissimo, uma capacidade de enxergar e ver o mundo totalmente diferenciada das demais pessoas. Cada ser é um Universo a parte, trazendo sua contribuição à Vida.

Como é belo esta diversidade em que o Uno se divide em tantos, pois ao mesmo tempo, quando encontramos quem realmente somos, nos sentimos conectados com todo o Universo e entendemos que apesar da diversidade, somos todos unidos pela mesma força que rege a Vida.


Foto: Facebook/Rushh Hassan

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um pouco de gentileza



Hoje fui fazer um exame de sangue pré-quimioterapia, como faço toda semana, e fui surpreendido com o poder da gentileza.

Ao invés daquela atendente que simplesmente faz o seu serviço, tirando o sangue, quase sem olhar para a sua cara, encontrei uma moça que me atendeu com um sorriso, perguntou se tinha demorado muito para chamar (tinha acabado de chegar), se preocupou em pegar a melhor veia e deu uma picada que quase não senti.


Mas o mais importante não foi o que ela fez, mas a forma e a gentileza que ela fez, num gesto de uma pessoa simples, mas que entende que mesmo um ato rotineiro, quando feito com carinho e amor, pode transformar o dia de uma pessoa para melhor.


Como é bom, quando profissionais da Saúde, entendem sua missão de aliviar o sofrimento humano e usam isto da melhor forma. Mas isto é válido para qualquer área.

Sim, ela fez o meu dia melhor, fez eu confiar mais na vida, no ser humano. O ser humano tem muita coisa de ruim, mas ao mesmo tempo é o único que tem o poder de melhorar a vida do outro.Parabéns para esta funcionária do Lavoisier do Ipiranga, que eu nem sei o nome, mas que com certeza recebeu a minha gratidão.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sempre haverá um amanhã



Sempre haverá um novo dia.

Um novo raiar de Sol, onde todos os nossos problemas serão passado.

Sempre haverá um novo recomeço, um novo caminhar, uma nova oportunidade.

A vida sempre aponta para o futuro e a esperança sempre se renova.

Nos ergueremos de onde caímos, aprenderemos de onde paramos,

O importante é prosseguir sempre

Nesta eterna caminhada que se chama Vida.





 

A Lei da Atração


Comprei um bumerange para minha filha e fiquei pensando no princípio do brinquedo. Da mesma forma que você atira ele volta, com a mesma intensidade e força depois de fazer uma curva no espaço.

Apesar de ser um princípio simples, esquecemos que os nossos pensamentos e atitudes também são regidos pelo mesmo princípio. Tudo aquilo que pensamos ou fazemos começa a fazer parte do nosso universo interior e volta para nós com a mesma força e intensidade.

Posto isto, o que geralmente queremos para nós mesmos? Alegria, Paz, Felicidade?

Então pelo princípio da Lei da Atração ou Reciprocidade, só iremos conseguir fazer isto quando conseguirmos transmitir paz as pessoas e fazê-las felizes. Ou seja, não é possível sermos felizes exclusivamente centrados em nós mesmos, buscando a nossa própria felicidade.

Por outro lado, não iremos conseguir transmitir paz e fazer os outros felizes se não temos isto internamente.

Daí entramos numa sinuca de bico. Temos que ter algo para oferecer, algo que é interno, não pode ser comprado ou condicionado a alguma coisa exterior, pois se a paz e a felicidade depender de qualquer coisa externa, na ausência desta coisa você a perderia.

De posse da paz e felicidade interior, você automaticamente estaria oferecendo as outras pessoas e estaria cada vez mais investindo na felicidade alheia e sendo feliz.

E você sabe onde buscar isto? Jesus disse: "Vois sois Deuses".  João 10:34  e "O Reino dos céus está dentro de vós mesmos". Lucas 17: 20,21

sábado, 24 de julho de 2010

Assim caminha a humanidade


Recentes relatórios de organizações internacionais apontam que a Terra está chegando a um ponto de exaustão. O desvario humano, carente de direção superior, recalcitrante nos seus erros, fortemente preso ao egoísmo avassalador, vem destruindo o planeta e a si mesmo numa velocidade espantosa.

O que a natureza demorou milênios para construir, o homem vem destruindo em poucos anos. Diversas espécies vêm sofrendo ameaça de extinção devido a atuação inconsequente do homem.  A exuberância da Natureza em sua fauna e flora vêm sendo praticamente devastada como num cruel assassinato. Poluições e agressões sem fim à Natureza são impetrados diariamente, mesmo sob o protesto de organizações internacionais.

Por outro lado, enquanto uma pequena parte da humanidade vive na opulência, contando com todos os recursos tecnológicos e facilidades da vida moderna ao seu dispor, a grande maioria, principalmente em países pobres, vive em condição de miséria, faltando mesmo o básico para uma vida digna e saudável.

Estima-se que se todos os habitantes da terra passassem a viver como os mais ricos, seria necessário a existência de cinco planetas terras para suprir suas necessidades.  Ou seja, parece não ser possível a humanidade expandir a todos o atual nível de consumismo praticado nas sociedades mais consumistas. 

Pesquisas apontam que apesar de todo o desenvolvimento tecnológico observado nas últimas décadas, o ser humano não se tornou mais feliz em razão disto.

Pelo contrário, o que se observa é um crescente vazio interior, cada vez mais presente nas pessoas e nas novas gerações.  Não tendo mais ideais para lutar e acostumado a um mundo virtual e de facilidades, não se encontra mais as dificuldades anteriores que promoviam o crescimento do espírito das antigas gerações.

Cada vez mais assistimos estáticos as nossas crianças e adolescentes caindo no mundo do vício ou crime em busca de emoções mais fortes, tentando preencher este vazio existencial de um mundo percebido como sem sentido.

A humanidade se esquecendo de Deus e olvidando as religiões como coisas do passado, assina a própria sentença de morte, entrando em um caminho sem volta.

Aquilo que antigamente era considerado virtude, transforma-se em fraqueza. O que era fonte de humilhação, hoje é motivo de orgulho, tendo sido os valores completamente invertidos.

Mesmo as pessoas espiritualizadas chegam atualmente a duvidar da Justiça e Poder Divinos, face a tantos crimes e crueldades que somos obrigados a conviver diariamente.

Porém, devemos lembrar que apesar de vivermos uma vida física limitada neste plano material, sujeita ao fator do tempo e decadência do nosso corpo físico, temos o nosso espírito que é Imortal.

Para ele, todos estes fatores temporais e dificuldades momentâneas a que estamos submetidos representam tão somente oportunidades de aperfeiçoamento e aprendizagem para o nosso espírito eterno, não passando de fase transitória que vivemos.

Imprescindível, não deixar se abater pelas influências negativas que nos atingem para que conservamos a nossa fé na Divina Providência, que com certeza nos assiste em todos os momentos de nossas vidas.

Devemos lembrar que apesar de não podermos mudar o mundo, podemos acender a  qualquer momento a nossa própria Luz  Interior, independente das situações exteriores.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Maior Estrela do Universo



Descoberta a maior estrela do Universo conhecido, a R136a1, de dimensões gigantescas, superior em massa em 265 vezes, em temperatura 7 vezes (40 mil graus Celsius) e em luminosidade 10 milhões de vezes o nosso Sol.

Distante a 165 mil anos luz da terra (distância considerada pequena em termos de Universo), é uma bebê, nascida a somente 1 milhão de anos, localizada no conglomerado de estrelas novas na nebulosa de Tarântula, uma galáxia vizinha da via Láctea, a Grande Nuvem de Magalhães.

Para ter um idéia, nosso sol tem 4,5 bilhões de anos e seus raios solares demoram apenas 8 minutos para atingir a terra. A radiação desta estrela se substituísse o nosso Sol tornaria impossível a vida em nosso planeta devido a intensa radiação ultravioleta.

Estima-se que o telescópio Hubble seja capaz de observar apenas 10% de galáxias (entre 80 e 120 bilhões), algumas a 12 bilhões de anos luz da via-láctea, num total estimado entre 1.500 e 2.500 bilhões de galáxias existentes no Universo.

Somente em nossa Galáxia (Via Láctea – considerada uma galáxia de tamanho médio), existem aproximadamente entre 200 e 500 bilhões de estrelas e no Universo inteiro mais de 100 trilhões de bilhões de Estrelas.

Temos cerca de 160 a 170 mil fios de cabelo em nossas cabeças e por volta de 50.000 bilhões de células em nosso corpo.

A velocidade da luz é de 300 mil km por segundo.

A terra se move-se em torno do Sol a 30 Km/s (quilômetros  por segundo), rodopiando como um pião. Nossa Galáxia move-se a 300 Km/s ao redor do centro do nosso grupo local de Galáxias.

Diante de tantos termos técnicos chegamos a conclusão que somos um grão de areia no Universo.

Porém o que mais impressiona é como conceber um Universo de tamanhas proporções, potência e variações, tais como nebulosas e buracos negros, mantendo-se plenamente em equilíbrio pela Eternidade, sem que admitamos a existência de uma Inteligência Superior reguladora.

Os cientistas tiram fotos do Universo, medem as distâncias da Galáxias, mas nada sabem dizer sobre o seu Autor ou sobre de onde provêm a Energia necessária para a criação destas maravilhas.

Isto porque não é possível enxergar Deus por meio de telescópios, mas tão somente a sua Criação, que de tão assombrosa nos dá uma idéia de seu Poder.

Deus, ou seja lá o nome que seja dado a esta inteligência Suprema, pode somente ser enxergado por meio da fé, no recôndito de nossas Almas.

Esta força criadora que vive dentro de nós, regula o micro e o macro cosmos. Tanto controla as 50.000 bilhões de células em nosso corpo, quanto as 100 trilhões de bilhões de Estrelas do Universo.

Ele, o Criador Incriado, Alfa e Ômega, Princípio e Fim de todas as coisas, atuante mas não apegado a sua Criação.

Tendo o poder de Criar, Manter e Destruir periodicamente os Universos, vive Eternamente na Suprema Paz e Felicidade, não sujeito as Leis do tempo e dualidade a que estamos submetidos.

Porém, a par de nosso corpo perecível, nossa Alma, criada a sua imagem e semelhança tem como Destino viver Eternamente junto ao seu Criador, gozando da Paz e Felicidade Eternas.

Esta é a grande Verdade proclamada por todas as religiões, o ponto comum em todas elas. Ou seja a nosso ponto de partida e o nosso Destino.

Por isto, considero revoltante analisar estas descobertas, sem que façamos uma reflexão de Quem Somos, de onde Viemos e para onde Vamos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Crimes Atuais, casos Bruno e Mércia

Milhões de pessoas acompanham diariamente os últimos episódios de crimes atuais que chocaram nosso País. Casos Bruno e Mércia.

Crimes que espoem a escória de nossa atual humanidade fortemente presas a idéia de posse e orgulho.

Misael que supôs ter a Mércia como sua propriedade, prefirindo dar cabo a sua vida, por a mesma não ter mais correspondido seu “amor”.

E Bruno que inebriado pela fama e riqueza, colocando-se acima do bem e do mal, olvidando a justiça terrena e Divina, deu cabo da mãe de seu filho por apego ao dinheiro.

É louvável os esforços da polícia, hoje melhor aparelhada no desvendamento dos crimes, para que os criminosos tenham uma justa e rápida condenação. Também é compreensível o clamor da população, revoltada com tamanha crueldade.

Porém, que lições estamos tirando disto? Canais de televisão exploram abusivamente do tema e a população sente a revolta crescer em seus corações, minando o pouco de paz que ainda nos resta.

Dentre os milhões de pessoas que sentem a revolta aumentar dia-a-dia, quantos pararam um dia para orar pelos espíritos da Mércia e da Elisa, que foram brutalmente assassinadas, para que elas possam ter um pouco de paz em seus corações no outro plano onde elas se encontram?

Quantos pararam para orar pela família da Mércia, pelo seu irmão que tanto sofre, seu pai e todos os familiares? Para que eles possam retomar as suas vidas, apesar de tudo.

Quantos oraram pela criança que sobreviveu? Para que ela possa um dia superar toda esta barbaridade e ter uma vida “normal” e não seja mais usada por pessoas que deveriam protejê-la.

Ainda mais difícil, quantos oraram pedindo para que os espíritos destes criminosos um dia possam realmente se arrepender das atrocidades que cometeram e confessar os seus crimes, abreviando o trabalho da polícia. Sei que parece impossível, mas qual o poder de milhões de pessoas mentalizando a mesma coisa?

Pelo tudo que vimos, independente dos resultados, vemos que a Lei Maior sempre se manifesta, trazendo a verdade que ninguém é dono de ninguém, que o Misael que pensou ser dono da Mércia, hoje não tem mais o domínio da própria vida.

Que o Bruno que achou que era o dono do mundo, por ter fama e dinheiro, hoje perdeu tudo, fama e perderá todo o dinheiro com os advogados, mostrando que não temos a propriedade definitiva de nada e que existem Leis terrenas e Divinas que regulam as coisas.

No Altar


As trombretas soaram, as portas se abriram... Você entrou linda e deslumbrante. Seu vestido era o de uma rainha e sua felicidade contagianteJuntos no altar, o tempo fugiu... Já não ouvia mais o que o padre estava falando, mas meu íntimo compreendia tudo. As Juras de amor eterno, Na Alegria, na Tristeza, na Saúde e na Doença.

Trocamos as alianças e sob a bençãos de todos ouvimos o Ave Maria, ante o choro dos familiares e amigos. O que Deus Unia nos céus naquele momento, também na terra estava ligado.
Doze anos se passaram e ante as vésperas do nosso aniversário de casamento no próximo domingo, (que ninguém nos escute) somos igualmente felizes quanto naquele momento. Mentira.., somos mais felizes!!!
Mais felizes, pois nos conhecemos melhor, como um vinho que amadurece. Aprendi a te Amar, cada vez mais e a reconhecer as tuas qualidades, de mulher generosa, fiel, corajosa, justa e amável.


Sonhamos juntos e obtivemos conquistas. Apoiamo-nos sem divisões ou barreiras do que é meu ou teu. Nos compreendemos e nos escutamos dia-a-dia. Esclarecemos nossas diferenças e dormimos sempre tranquilos.
Tu que me resgatas a terra, quando perdido estou em alto mar, devolvo a ti o gosto da aventura de viver e trago paz a teu coração.
A doce convivência destes anos são a base do equilíbrio e da paz que vivemos lado a lado. Ventura terrena reservada a poucos.


Como corajoso bombeiro que se arrisca ao fogo quando preciso, salvando vidas; como soldado fiel que empunha a espada e luta, defendendo sua pátria; como uma leoa que defende sua prole de qualquer perigo perante a floresta; como uma mãe, capaz de doar a própria vida pelo filho, cumpriste as juras na Alegria, na Tristeza, na Saúde, na doença.


Na hora da dor estiveste ao meu lado, mesmo ferida, continuaste a combater, mesmo caída, me levantaste. Limpaste minhas feridas e destes teu ombro para me socorrer. Me ergueste dizendo palavras de ânimo e consolo, mesmo quando desconsolada e quase sem forças para continuar.


Por isto, tu és o ar que eu respiro e eu sou o ar que tu respiras. Somos dois em uma só carne, vivendo no Amor de Cristo.
Mesmo tão diferentes, nos tornamos um em nosso Amor,


Geni, Te Amo e tenho certeza que os próximos 12 anos serão ainda melhores...


Felipe

domingo, 18 de julho de 2010

Eu vi a Morte e ela estava viva

Naquele dia, de repente a morte apareceu! Com seu capuz preto e foice e alguns papeis na mão, veio em minha direção.
Inicialmente, tentei me esconder, devia ser um engano! Ela deveria estar procurando por outra pessoa. Porém, em se aproximando cada vez mais, meu coração começou a palpitar. Acho que a coisa era comigo mesmo!

Enfim, começou a falar com uma voz grave, meio sinistra! Você é o Felipe, não é? Bom vc, já sabe, está preparado? Sua hora chegou!!!
Paralisado de medo e pavor, sem poder de reação frente aquela cena, fiquei estático por alguns momentos.Enfim, consegui balbuciar alguma coisa - Não, deve ter algum erro! Eu sou muito novo, você deve ter se confundido com alguma outra pessoa; Tem certeza que sou eu?

Morte - É sempre assim! Eu sei, é difícil. As pessoas não estão preparadas para receber esta notícia, ainda mais na sua condição.
Nestes muitos milênios de trabalho já estou acostumado. Reis e Rainhas alegam que não podem deixar seus impérios a própria sorte.
Olha, comigo não tem erro. Nós temos um forte controle de qualidade, muito melhor do que o ISO 9001 de vocês na terra. Em todos estes milênios, nunca me enganei! Pelo menos ainda não tive reclamações. Por favor, vamos agilizar as coisas, você é uma pessoa esclarecida. Estou com certa pressa, ainda temos muitas visitas para fazer hoje.

Ainda atordoado, percebi que não tinha saída, mas argumentei! Por favor, não tem alguem superior a você para eu poder falar?
Morte - Sim, tem! Aquele que te deu a Vida, mas não adianta reclamar, eu também cumpro ordens e nos meus domínios eu é que mando.

Nesta hora, me ajoelhei e orei para Deus!
"Senhor, não quero ir agora, mas se for a tua vontade, o que posso fazer? Tu és o Senhor da Vida e da Morte, nada posso contra a tua vontade.
Nada me pertence.
Meu corpo, tu é que me destes. Milhões de células funcionam sem o meu conhecimento pelo poder da tua vontade.
Minha família, tu me destes, para que eu amasse e fosse amado e sentisse o teu Amor por meio dos meus semelhantes.
Minha Vida, minha inteligência, minhas aquisições, tu é que me destes, para que eu pudesse ser feliz e me aperfeiçoasse nesta terra, mas sem a tua mão, nada teria".

E voltando para a Morte, falei: Não tenho nada realmente meu que possas me tirar! Tudo que tenho me foi emprestado. A única coisa que eu tenho e que não podes me tirar é a minha Alma, que pertence ao meu Pai e que está fora dos teus domínios, por ser Imortal.

Neste momento acordei.... e ainda estava Vivo!!!

O começo

Dezembro/2009 -Depois de algus dias com dor de garganta, fui ao Hospital Cema. Duas semanas tomando remédio sem melhorar resolvi ir no Otorrino do São Luis. Um médico novo fez um exame que filma a garganta e falou que eu tinha uma ferida. Estranho, pensei! Deve ser aquele cigarro que fumei, quando tomei aquela cervejinha!  Apesar de não ter vício de fumar ou beber, ocasionalmente tinha fumado um cigarro num final de semana e achei que por não estar acostumado aquilo tinha irritado a minha garganta.

Ele ligou para um outro médico especialista nisto e começou a falar com uma cara meio preocupada. Fiquei pensando "Esse médico deve estar louco". Por fim, me deu uns remédios ele me falou para voltar dali a 2 semanas para passar com o amigo dele.

Voltando com o especialista, repetiu o exame e me falou qual eram as minhas expectativas. Nessa hora eu suei frio. O que ele queria dizer com isto? Realmente tinha alguma coisa errada! Perguntou se eu fumava ou bebia, disse que não. Explicou que poderia ser um tipo raro de tumor na Laringe, que geralmente dá em fumantes, mas tem uns 5% de pessoas não fumantes que podem ter. Infelizmente eu poderia estar neste grupo. Disse que era um tumor agressivo, mas que existia condições de cura, mas seria necessário, caso confirmado, uma cirurgia para remoção do tumor, que poderia ter como consequência a retirada parcial ou total da lingua, pois o tumor era na Laringe, mas na base da lingua.

A partir daí, meu mundo ruiu. Não estava somente com Câncer, uma doença que não se sabe quanto tempo irá se viver, se é ou não uma condenação, mas mesmo que escapasse desta, ainda poderia ficar mutilado, um ser imprestável. Inicialmente pensei:  Preferia morrer a ter que passar por isto.

Dá para imaginar como foi o nosso Natal e Ano Novo. Apesar disto, eu e a Geni não contamos para ninguêm antes das festas. Não queríamos estragar a festa de todos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Encontro com Jesus

Era tarde na Galiléia, um céu de imensidão azul anunciava um período de paz. Estávamos cansados de sofrer, mas sabíamos que o Nazareno iria passar por perto com seus discípulos e sentiamos que poderiamos ser curados de nossas doenças.
Poucas horas antes de sua passagem, parece que o mundo parou;
Tudo silenciou internamente, já não havia mais passado ou futuro. Deus havia descido ao nosso encontro e no recôndito de nossas almas nos chamava a Boa Nova, a um mundo de esperança e paz.
Silenciosamente, sentimos-nos quedar de joelhos, frente aquela força imensurável. Força criadora dos céus e da terra, dos universos e todo o infinito.
Que força maior poderia existir naquele momento, que lei poderia ser maior que aquilo?
Infinito pavor e Alegria indizível se misturavam em nosso ser. Confusões em sentir-se humano e Divino ao mesmo tempo.
Aos poucos a figura de Jesus começa a aparecer, uma imensa Luz, ofuscante começa a aparecer em nosso interior, mais forte que mil sóis.
Todos os nossos medos, nossas angústias, sofrimentos e dúvidas agora se desvaneciam diante desta luz e uma infinita paz invadia o nosso ser e sentiamos como que levitando.
Nessa hora, como um som de uma trombeta anunciava-nos internamente: "Vais e não peques mais", "Levanta-te e anda", "Tua fé te curou".
Maravilhados, abrimos os nossos olhos e sentimos que naquele momento Jesus passava ao nosso lado, colocando a sua mão sobre as nossas cabeças.
Já não tinhamos mais doença; cegos passaram a enxergar, paralíticos a andar, leprosos tiveram suas chagas secas, e toda a sorte de doenças haviam sido curadas naquele grupo que teve fé e acreditou no poder do Nazareno.
Todos chorando, sem conseguir expressar tamanha gratidão e contentamento diante daqueles milagres, nos prostamos perante o Senhor e prometemos seguí-lo dalí para a frente.