quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Afastamento INSS

Hoje estive na perícia do INSS. A médica me concedeu o benefício até 31/12/2011.

Não sei se isto é motivo de alegria ou tristeza. O que eu mais gostaria era pode voltar a trabalhar o mais rápido possível. Mas fazendo quimioterapia e se recuperando de uma cirurgia no cérebro como pode ser?

A gente fica numa cilada e tem que colocar as outras prioridades todas em segundo plano. A única coisa que vale é o sucesso do tratamento.

Mas não é fácil, pra gente que está acostumado a trabalhar ter que ficar afastado, é muito ruim. Apesar que mesmo em casa sempre temos milhões de coisas para fazer.

Sem falar na parte financeira, pois mesmo recebendo quase o teto do auxilio-doença, ainda assim comparado com meu rendimento na ativa é muito pouco. Ainda tenho sorte que a minha empresa tem uma política de complemento parcial do auxílio-doença, mas é por um tempo, depois fica só o INSS.

Daí as contas que já não andavam 100% começam a piorar.  Mas como a minha mulher falou, tudo isto não importa, o importante é eu ficar bom. E também o importante é que estou sem dor, reagindo bem ao tratamento.

Também, pensando bem, eu tenho minha mulher que trabalha, temos casa própria, tenho um bom plano de saúde, descobri o câncer a tempo de fazer um bom tratamento, sou atendido num dos melhores hospitais do mundo, não passamos necessidades, tenho o apoio, o amor e o carinho da minha mulher, da minha família e amigos (incluindo os virtuais).

Somos pessoas inteligentes e com a ajuda de Deus vamos dar a volta por cima.

Quantas pessoas não estão na mesma situação e não tem plano de saúde, moram de aluguel, ganham pouco do INSS, o cônjuge não trabalha, não tem o apoio da família, etc.  Ou pessoas que são milionários, mas o cônjuge ou a família não vê a hora do cara morrer para por a mão nos bens. Pensa que isto não existe? Conheci um cara que morreu de desgosto por isto.

Ou pessoas que descobrem o câncer numa fase avançada, com poucas chances de cura.  Isso sem falar nas crianças com câncer. Isto acho que é o pior de tudo.

Tudo poderia ser bem pior. Se pensar bem, depois da cirurgia no cérebro, eu poderia hoje estar inválido numa cama, mexendo só a cabeça. A gente só vê a parte ruim, né? Mas se parar para pensar no que poderia ser, teria que agradecer todos os dias de joelho a Deus a condição que estou hoje. Somos muito ingratos.

Ter uma doença crônica como o câncer e muitas outras é um desafio diário, não só para o paciente como para toda a família, mas tendo fé em Deus e vontade de viver, todas as coisas serão resolvidas a seu tempo e no final de tudo estaremos mais unidos e fortalecidos por todas as dificuldades e aprendizados que passamos.


3 comentários:

  1. em frente meu amigo!
    com essa familia incrivel, vc vai superar....
    vc não esta só... lembre-se disso.... Deus, e todos os seus amigos reais - virtuais.... pq não?
    suas palavras e sua luta esta senso acompanhada por todos nós(virtuais) aqui ... do outro lado, rezando e torcendo para sua recuperação...
    Somos muitos e muitas vezes desconhecidos, mas presente....

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe. Tudo bem por aí? Estive no sítio esta semana, dei uma sumida, certo?
    Nada de pensar no dinheiro agora. Você precisa de um tempo. Tem que se recuperar. O mais importante é ocupar o tempo para não ficar pensando demais. Ainda não dá pára um trabalho voluntário fora de casa. Mas você pode tentar um hobby, tipo desenhar, pintar, fazer artesanato, tentar umas receitinhas na cozinha - você me disse que ía tentar, lembra?
    E continuar com sua fé e com essa atitude de gratidão por tudo o que você tem.
    Beijos carinhosos para você e os seus amados. Angela

    ResponderExcluir
  3. Fé e esperança renovada todos os dias isso aí..Parabéns pela linda família..Estou quase na mesma situação com o meu pai,foi diagnosticado Tumor cerebral entre as veias principais do cérebro,estamos aguardando o dia da Biópsia,mas ate isso é um perigo em ter uma sequela,temos que ter muita fé, e acreditar que Deus está no controle sempre.

    ResponderExcluir