sábado, 20 de agosto de 2011

Final André - Insensato Coração


Achei a abordagem do final do André em relação ao câncer muito superficial. Embora entenda que talvez seja melhor numa grande mídia, como uma novela global, passar uma mensagem mais light em relação ao tratamento do câncer, para não ficar assustando as pessoas.

Neste sentido acho que a mensagem foi correta, tipo: cuidem-se, fiquem de olho. Mas se aparecer o câncer não se desesperem. O tratamento tem cura, principalmente quando diagnosticado precocemente.

Porém, na minha cabeça ficou aquela mensagem como se o câncer fosse uma doença como outra qualquer. É só arrancar a parte danificada, fazer uma quimiozinha e pronto, já está novo para outra.

Mas quem já passou ou passa pelo tratamento de câncer, sabe que geralmente a coisa não é bem assim.

Outra coisa é que aquele ditado que ninguém sai do câncer como entrou, acho verdadeiro. Porque invariavelmente o contato com a possibilidade da morte e a finitude da vida, te faz rever valores e conceitos.

Neste ponto acho que o André, apesar de num diálogo com a Carol ter falado que tinha mudado muita coisa na sua vida e que passou a enxergar outras coisas, na prática parece que ele saiu do câncer pior do que entrou.

Entendo que o par da Carol estava planejado para o Raul (Antonio Fagundes), e talvez os autores quiseram mostrar  que ir contra a natureza da pessoa não dá certo e também expor o tema do relacionamento aberto.

Mas acho que perdeu-se a oportunidade de mostrar como o impacto do câncer poderia realmente mudar a cabeça individualista do André. Ele poderia refletir que caso o câncer voltasse ele não teria uma família nem ninguém para apoiá-lo. No tratamento dele foi rápido, mas se ele ficasse meses dependente de alguém? Ele preferiu continuar com a mesma personalidade, como foi a do pai dele. Buscando satisfações rápidas e ilusórias e não se apegando a ninguém.

Mais legal foi a Bibi, que percebeu que amava realmente o Douglas e que aquela vida de pegadora não a estimulava mais.

3 comentários:

  1. Boa postagem Felipe, e concordo com sua observação em relação ao personagem "André". Realmente se perdeu a oportunidade de mostrar também como se é tratado o câncer nas classes A,B,C...em nosso país, não é?
    Bjo
    Sol

    ResponderExcluir
  2. Concordamos plenamente com vc. O Ricardo falou a mesma coisa ontem assistindo a novela, perderam uma grande chance de nos ensinar mais...sorte nossa que temos vc Felipe, sempre com um comentário muito interessante sobre tudo!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei uma bobagem o tal de André se safar do câncer fazendo sexo casual e irresponsável. Até parece que quem passou por uma doença dessa continue o mesmo sujeito fútil e vazio que o personagem demonstrou ser. Não vi a novela, apenas o capítulo de ontem e, para variar, é a mesma bobagem de sempre. Lamentável...
    Beijos, Angela

    ResponderExcluir