domingo, 21 de agosto de 2011

Implantação de cateter para quimioterapia - Gianecchini


Com a recente notícia sobre a implantação de cateter para quimioterapia no Gianecchini, aumentou a curiosidade sobre este tipo de procedimento.

Eu também tenho Port Cath implantado (cateter venoso central) desde maio/2010 e utilizo nas sessões de quimioterapia. No meu caso implantamos pois o tipo de quimioterapia que fazia com Navelbine queimava as veias e era indicado a implantação do cateter.

Este cateter é implantado por meio de cirurgia com anestesia geral e consiste na passagem de um cateter pela veia cava que possui em sua ponta uma base onde é aplicada a agulha da quimioterapia. Esta base fica debaixo da pele, subcutâneo, e você pode fazer de tudo, normalmente. No começo dá um certo medo, mais depois acostuma. Fica tipo uma bolinha saltada na pele.

O cateter tem a vantagem de se fazer a infusão da quimioterapia direta pelo cateter, evitando-se utilizar as veias do braço. Porém o cateter tem duração de 2 anos e quando não utilizado tem que fazer limpeza (heparina) mensalmente, para não correr o risco de entupir.

Geralmente quando em tratamento do câncer os médicos não tiram o cateter quando ainda há possibilidade de se fazer quimioterapia. A retirada ou substituição do cateter também é efetuada por meio de cirurgia.

Apesar de ser uma cirurgia rápida, com alta do hospital no mesmo dia da operação, não deixa de ter os riscos que qualquer cirurgia traz.

No caso do Gianecchini houve um sangramento na colocação do cateter, que não é comum de ocorrer, mas não foram divulgados dados referente os motivos desta intercorrência. Devido a isto sua quimioterapia está sendo adiada.

Veja abaixo um vídeo ilustrativo da colocação do cateter. Está em Inglês, mas dá para entender algo pelas figuras, para quem não entende o Inglês. Não achei material em Português, se alguém achar me avise.



32 comentários:

  1. Muito didático. Ajudando sempre, né? Bjs., Angela

    ResponderExcluir
  2. GIOVANA crisrine Pacheco29 de setembro de 2011 às 13:33

    Legal esse comentário, sou acadêmica de enfermagem e o meu trabalho de conclusão de curso e sobre o CATETER TOALMENTE IMPLANTADO>

    ResponderExcluir
  3. estou me preparando para fazer o implante essa semana e confesso
    muito nervosa, Já fiz a cirurgia p/retirada da mama e as veias do braço não aguentaram a quimio. As vezes acho melhor abandonar tudo de qualquer maneira a morte está a espreita... Será que
    adianta lutar????????//
    mariaoliveira Jan 22, 2012 10:50 AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Oliveira, nâo desista!!! Meus esposo tbem está com CA de reto, fez cirurgia e amanhã colocará o cateter. Nós temos um filhinho com 02 anos e esse é um dos motivos pelos quais ele está lutando pela vida. Contudo, Não desista, tenha fé em Deus. Boa sorte no seu tratamento.

      Excluir
    2. M. oliveira vale a pena lutar. Coloquei ontem meu cateter pq a 7 anos tive cancer na mama direita, fiz a quimio na veia do braço esquerdo. Agora estou lutando contra um cancer na mama esquerda. Confesso que há momentos de desestimulo, mas eu creio em um Deus que tudo pode. Creia.

      Excluir
    3. M. Oliveira, meu pai retirou um tumor no intestino há 1 mês e esta semana colocou o cateter para quimio. Foi tranquilo e agora ele se prepara para iniciar o tratamento.Não fique com medo, você tem que acreditar que isto é só uma fase e que Deus está olhando por você.Busque forças principalmente nos dias que vc desanimar.Se você for católica, reze a oração ou a novena das mãos ensanguentadas de Jesus, ela vai te ajudar.Um grande abraço!

      Excluir
    4. Lutar sim, desistir jamais! ♥ ♥
      O Otimismo é um aditivo sem igual junto ao tratamento!

      Excluir
    5. Não desista. O meu pai colocou cateter ha 7 anos, devido a CA no intestino e continua connosco. Nunca desista, por favor.

      Excluir
    6. bom.. meu avo colocou um cateter ha um mes ou dois.. ele está lutando contra o segundo cancer.. um no pulmao dessa vez.. e parece que esta se espalhando.. lhe direi o mesmo que digo pra ele.. desiste nao.. Deus nos deu a vida pra lutar por ela.. lute pela sua.

      Excluir
    7. Não desanime M Oliveira eu tive um câncer no intestino tive que passar por duas cirurgias praticamente em seguida agora estou aguardando para colocar o cateter pra dar início minha quimioterapia.Não podemos perder a fé Deus cuida de nós.Um abraço Deus abençoe😙

      Excluir
    8. Nnca desista
      Coloquei o meu hoje e estou muito esperançoso com Deus

      Excluir
  4. M. Oliveira, desistir nunca tenho certeza que tu vai vencer esta batalha com louvor. Meu marido começou a quimio ontem tbem pelo cateter que colocou na segunda feira.E graças as nossas orações tudo esta tanto certo ele esta animado e confiante.Beijos e rezarei por voce.Ah tbem eu a cinco anos tive cancer de mama hoje possodizer que estou curada e mes que vem vou parar com o tamoxifeno.

    ResponderExcluir
  5. tenho 18 anos e ja perdi uma perna por causa de cancer e agora o tumor esta em meu pulmao,o medico ja falo que nao tem mas cura,nao tem como fazer nem cirurgia,nem tratamento,mesmo assim eu nao desisto de acreditar em DEUS,entao M.oliveira acredite e lute sempre.

    ResponderExcluir
  6. Se tiver fé. A cura é certa !

    ResponderExcluir
  7. Imagino que lutar contra o cancer nao e facil...Tenho uma irma que esta fazendo quimio contra o cancae de mama , primeiramente tenha fe pois a parte mais dificil creio eu e a quimio .
    otimismo , fe e forca dos amigos e familiares ajudam voce a superar essa fase , e lembre-se que e uma luta que passa voce superara tudo isso e supera-ra ate voce mesma.abraco

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma retirada de tumor no intestino,graças a Deus esta limpo meu intestino.Agora estou lutando contra um tumor no fígado,coloquei um cateter para facilitar a quimio.E tenho certeza que já estou curada,porque Deus sempre esta comigo na hora da quimio,e no meu dia-a-dia.É SÓ TER FÉ!

    ResponderExcluir
  9. Fiz uma cirurgia no intestino de um tumor , graças a Deus não tenho mas, agora vou começar a fazer quimioterapia vou colocar o cateter não tenho medo pois Deus esta sempre comigo e essa luta é para os fortes , Deus sabe que somos guerreiros e pela fé nada é impossível.

    ResponderExcluir
  10. A FÉ move montanhas, jamais podemos deixar de crer e pedir a DEUS, pois ele TUDO PODE. A todos que estão lutando contra a doença, desejo muita paz, não desanimem, muitos se curam e muitos conseguem viver muito bem e conviver com a doença por muitos e muitos anos. Estar com câncer não é uma sentença de morte, embora seja uma batalha a ser enfrentada com muita força.

    ResponderExcluir
  11. Meu pai retirou há quase um ano, um tumor de pâncreas. O caso dele foi muito grave, o pior da UTI. Ele perdeu parte do pâncreas, baço, rim esquerdo e parte do intestino. O tumor media 6 cm, tamanho de uma laranja!!!!! Hoje, pra minha surpresa foi a última sessão de quimioterapia. Ainda fará alguns exames, mas o tratamento de quimio e rádio acabaram!!!! Todos os dias eu louvei a Deus. Agradeci a cura do meu pai!!!! Portanto, não desistam pois Deus tem palnos para nós e tudo isso é apenas uma provação.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de saber, se logo depois da implantação do cateter, já se incia o tratamento, ou se há um tempo de recuperação para que se inicie a quimioterapia. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. ACREDITEM IRMAOS, DEUS SO PROVA AQUELES QUE ELE AMA! TENHAM FÉ E TUDO DARÁ CERTO!

    ResponderExcluir
  14. Em novembro tirei um tumor do intestino que já tinha espalhado para os ovários e útero ( foram retirados). Fiz exames após cirurgia e não foi detectado mais nenhum tumor. Hoje fiz a segunda aplicação de quimioterapia de total de 12. Estou crente que vou conseguir a cura que até esqueço dos efeitos colaterais da quimio.

    ResponderExcluir
  15. Meu pai colocou esse cateter. Gostaria de saber se ele acusa ao passar em portas com detecção de metal? Qual material é confeccionado?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber onde dar entrada para colocar este cateter gratuitamente, no Rio de Janeiro. A Radioterapia já esta marcada para o dia 31/01. Por favor, alguém pode me ajudar? gdgzelia@gmail.com. Grata.

    ResponderExcluir
  17. nunca desista da vida,uedescobri ca no estomago em agosto 2012 fiz a cirurgia em outubro,com uma semana de operado contrai a infecçao hospitalar,tive alta com 15 dias,15 diass depois fiz o implante de cateter,so senti um pouco de incomodo no começo,retirei 90% do estomago,fiz 12 sessoes de quimio,nunca tive problema com o cateter em bancos e etc,nunca sangrou,faço de tudo,pintura subo escadas,pego peso e ja me alimento quase como uma pessoa normal, estou graças a Deus curado da doença,agora em fevereiro vou retirar o cateter e vida normal,como experiencia de vida digo, nunca perca a fe em Deus,pois tenha certeza que ele tem para voce um proposito e tambem mantenha sempre a sua mente ocupada com algo importante,tipo o que mais voce gosta de fazer,etambem nunca desanime enfrente de frente a doença sei que nao e facil mas tambem nao e impossivel quando se tem Deus no coraçao,eu trabalhei ate 3 horas antes da cirurgia e coloquei nas maos de Deus e ele fez o resto, espero poder ter ajudado.

    ResponderExcluir
  18. Em Janeiro de 2014 descobri que estava com câncer de mama. Como cresceu rápido tinha que fazer primeiro as quimioterapia coloquei o cateter num dia e no dia seguinte já fui fazer minha primeira qt. Fiz 4vermelhas 21 brancas fiz mastectomia e com 4 dias tive que tirar cateter poi se alojou uma bacteria. Depois que tirei acabou as febres, e retornei so tratamento 14herceptin e 22 radioterapia. Quase um ano depois descobri que estou com metástase no fígado e pulmão. Minhas vêias ñ aguenta mais exames e quimioterapia. Vou precisar colocar outro cateter. Mais mesmo com tudo que passei e passo tenho fé em Deus e não desistirei jamais. Lutarei até o último momento.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Bom dia!
    Eu sou Vera Lúcia,estou passando pelo segundo CA,a semana passada tiver que colocar o cateter.
    Na verdade é uma cirurgia aparentemennte simples,mas requer muitos cuidados é necessário o repouso,eu fiz tudo direitinho como o médico falou. Estou muito bem, vou começar a quimio em breve de DEUS permitir

    ResponderExcluir
  20. Só digo uma coisa a todos vcs, fé em Deus sempre, e nunca desistam.

    ResponderExcluir
  21. Eu recebo do inss,pelo câncer linfoma Hodgkin clássico, estou com cateter , vou continuar recebendo os 5 anos ou vou poder trabalhar? ?? Me ajuda por favor . Pois estou com medo de nenhuma empresa me pegar pra trabalhar com esse cateter . Me ajuda

    ResponderExcluir
  22. Não desista tive leucemia lifoide aguda no ano de 96 estava grávida de 7 meses minha filha hj tem 21 anos nasceu perfeita e o senhor me curou para sua Glória Deus é fiel não desista busca de coloca na presença de Deus q ele é fiel ..

    ResponderExcluir
  23. Olá a todos, sou Ana Clara de São Paulo, nunca acreditei no feitiço até encontrar um homem chamado Dr.ebosele, que me ajudou a lançar um feitiço que traz de volta meu ex-amante que me deixou por um ano antes do nosso casamento, His feitiços funciona além da minha imaginação e hoje estou felizmente casado com um filho e eu e meu [ex-amante] agora marido estão muito felizes mais do que nunca, o que mais eu posso dizer em vez de dizer, obrigado Dr.ebosele por estar lá por Eu, entre em contato com ele agora, no número de detalhes da Whatsapp +2348147461232 ou envie um e-mail para dreboselesolutioncenter@hotmail.com, ele também pode ajudá-lo nos seguintes detalhes


    (1) Spell para proteção contra perigo
    (2) Spell para sonhos ruins.
    (3) Feitiço para amor do mesmo sexo
    (4) Feitiço para cura
    (5) Espetáculo para invisibilidade
    (6) Espetáculo para proteger suas riquezas e fama
    (7) Ervas para câncer
    (8) Feitiço para amor e relacionamento fortes
    (9) Ervas para fibróide
    (10 Ervas para vírus herpes simple ou qualquer outra doença
    (11) feitiço para a beleza
    (12 ervas para vih

    ResponderExcluir
  24. Fiz 10 anos de quimioterapia leucemia hoje estou curada e retiro meu Cateter semana que vem =D

    ResponderExcluir