segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Perfuração do Pulmão do Gianecchini na passagem do cateter


Conforme já divulgado na imprensa, o pulmão do Gianecchini teria sido perfurado na passagem do cateter central devido a um suposto erro médico, que estaria abrindo uma crise no Hospital Sírio Libanês.

Ontem fiz um post sobre a implantação de cateter e já tinha achado muito estranho haver sangramento na passagem do cateter. Pensei que ou teria sido algum erro na colocação do cateter, ou por problemas de coagulação devido a queda da imunidade. Mas como evito falar de coisas que não tenho certeza, preferi não comentar.

É com muita tristeza que escrevo, sabendo que este suposto erro pode ter colocado a vida dele em risco. Já havia feito outro post em que eu achava estranho ele ter sido operado em junho da Hérnia e logo em agosto ter sido internado com câncer. Inclusive escrevi que mesmo nos melhores hospitais estamos sujeitos a erros ou fatalidades e no fim quem nos guarda mesmo é Deus.

Acho que o Gianecchini está dando muito azar neste início de tratamento, mesmo contando com uma das melhores estruturas do país.

Mas Deus escreve certo por linhas tortas e tenho certeza que tudo isto está acontecendo somente para o Gianecchini e a Marília Gabriela e outras pessoas influentes entrarem, depois da vitória do câncer do Giane, na luta contra o câncer.

Divulgando a realidade do tratamento do câncer no nosso país pelo SUS, as dificuldades que as pessoas passam, a falta de apoio e assistência. O descaso e a dura realidade de milhares de pessoas que sofrem caladas.

Eles podem e vão ajudar muito, tenho certeza. Enquanto isto, vamos rezar para que o nosso grande amigo seja abençoado por Deus e consiga vencer mais esta etapa.


8 comentários:

  1. É verdade Felipe, erro grave.
    As vezes os profissionais que estão no fronte dos hospitais públicos "ganham mão" e fazem este tipo de procedimento com os "pés nas costas", mas, esta ai dois ensinamentos. Títulos e banquete de luxo não significam competência e garantia de sucesso.
    O segundo ensinamento vem da capacidade que alguns pacientes tem de desenvolver a fé e o respeito pelo sagrado.

    ResponderExcluir
  2. Felipe,
    Este fato serve para lembrar que nenhum procedimento médico é isento de risco ou de complicações. Na melhor das situações, com todos os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis, com a equipe mais preparada, desfechos ruins ainda podem acontecer, pois são inerentes à prática médica e muitas vezes inevitáveis - por isso a medicina é uma ciência de meios, e não de fins. Por isso achei inapropriado o termo que usou, "erro médico", pois perfuração do pulmão neste caso não se trata de um erro, e sim da complicação mais comum da passagem de um cateter central.
    Abraços,
    Igor Padovesi

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor, obrigado pelo comentário. Não utilizei a palavra "erro médico", mas suposto erro médico, conforme noticiado na imprensa. Jamais poderia informar fatos sem base de dados e apenas estou transmitindo informações já divulgadas pela imprensa.

    No meu post anterior já afirmei que qualquer cirurgia por mais simples que seja não está isenta de riscos.

    Eu sou prova como paciente de câncer, da dedicação e valor dos médicos, os quais tenho profunda gratidão e respeito. Por outro lado também já fui vítima de engano médico que quase custou a minha vida.

    São coisas da vida a que todos estamos sujeitos, como atravesar uma rua.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Você tem toda razão: as pessoas que têm visibilidade só se mobilizam quando doi na própria pele. Quem sabe por caminhos tortuosos a pesquisa e o tratamento do câncer sejam levados mais a sério, não acha? Sem que o Giane pague o pato! Você tem experiência e pode falar de cátedra sobre os procedimentos, certos ou errados. Com isso, vai ajudando muita gente. Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  5. É lamentavel o que esta acontecendo com o GIANNE, tanbem sou portadora de ca de mama , graças adeus estou recebendo um otimo tratamento pelo sus. tive essa sorte de encontrar um otimo mastologista que me fez acirurgia e me encaminhou ao onco que esta realizando quimio e radio...me trato no hosp. Santa Rita em Vitoria Espirito Santo. tenho fe em deus que o Gianne vai tirar isso de letra. Assim como esta dando cereto para mim vai dar certo pra vc tanbm.vou ficar na torcida da sua recuperaçao...um grande bjo Alessandra Gonçalves Miranda

    ResponderExcluir
  6. Lamentável mesmo o que fizeram com ele!
    Digo fizeram pq tenho fontes fidedignas de deram a responsabilidade da colocação do cateter para um PROCTO. Nada contra a especialidade é claro, mas cada um na sua!
    Tb tive Linfoma ñ Hodgkin, e passei por tudo isso e muito mais (químio, transplante, rádio, etc.), tô zerado, e sei quem tem que fazer esse procedimento é cirurgião toráxico ou vascular.
    O erro não foi humano, foi de arrogância.
    Fui tratado no HC de SP, já vi erros, mas de determinar quem tem a responsabilidade pelo procedimento não. É um erro administrativo! Coisa que está sobrando no Sírio-Libanês, pela paixão de aparecer na mídia.
    Abç
    Welington

    ResponderExcluir
  7. Estar em um hospital que oferece o que há de melhor em hotelaria, não significa
    Estar nas mãos dos melhores profissionais
    Pois muitas vezes, a fama fala mais alto e o profissional em questão começa a ficar envaidecido e tira os pés do chão é aí que entra a prepotência e a arrogância, esquecendo que não são Deus e sim seres humanos passíoveis de erro.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, hoje eu entendo que a medicina não é uma ciência exata e o corpo humano é uma máquina perfeita, mas cheia de mistérios. Nós geralmente avaliamos a medicina como se ela fosse uma ciência igual as outras, mas não é. O corpo engana muito e muitas vezes um sintoma é confundido com outro. Os médicos vivem num mundo de variáveis e incertezas e nenhum procedimento é livre de complicações, pois depende de cada organismo.

    ResponderExcluir