quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ressurgindo da Quimioterapia


Descrever como é fazer quimioterapia para uma pessoa que nunca fez é uma tarefa muito difícil. Mesmo pra quem já fez variam muito os efeitos, dependendo do tipo de quimio.

Eu já estou me considerando veterano em fazer quimioterapia, embora não me orgulhe disto, preferia não ter que fazer, mas por outro lado a quimio é uma saída que temos a disposição.

Minha mulher briga comigo quando ás vezes chamo a quimio de veneno. É porque ela está lá para nos ajudar, mas temos que pagar um alto preço. Sei que também hoje os remédios são muito melhores que antigamente, e no futuro talvez sejam ainda melhores. Mas quando a gente sofre, pensamos só no hoje, o agora.

Mas em linhas gerais, no meu caso funciona assim. Eu tomo a aplicação 1 vez por semana. Antes eram duas semanas seguidas e 1 de descanso, e agora 1 semana e 2 de descanso.

Após esta aplicação que dura por volta de 5 a 6 horas, via cateter (igual ao que foi colocado no Gianecchini) feita no hospital, eu vou para casa.

No primeiro dia eu não sinto nada. Os efeitos sempre começam no dia seguinte e variam dependendo do tipo de quimio entre enjoos, náuseas, dores no corpo, indisposição e fraqueza e febre.

Estes sintomas duram exatamente 1 semana, ou seja se faço na sexta-feira, só lá pela quinta/sexta feira da semana seguinte é que os sintomas enfraquecem e você começa a voltar a uma vida normal, sentir mais vitalidade.  Na semana da quimio, só dá vontade de ficar deitado e fazer o mínimo de coisas possível.

Isto também impacta no psicológico. Na semana pós quimio geralmente dá uma afundada no astral e os pensamentos negativos voltam a visitar. Depois que passa as coisas voltam ao normal. É incrível, mas a mente e corpo estão diretamente conectados.

É sempre uma montanha russa, onde você sabe que vai cair e sabe que vai levantar. Ressurgindo após cada quimio.  O ruim é que quando você fica bom, daí tem que começar tudo de novo.


4 comentários:

  1. Isso acontece tbm com o Ricardo, ele fortes dores nas pernas e principalmente nos pés, alias ele diz que não sente os pés desde que tudo começou...mas pra vencer tem que ser assim, o bom é esperar o arco iris, porque ele sempre vem depois da tempestade. Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Tem um efeito cumulativo das quimios das mãos e pés. Parece que a gente tá pisando na areia, ou num colchão de molas. Isto demora muitos meses pra passar.

    ResponderExcluir
  3. Eu também sentia tudo isso e muitas dores que demoravam a passar. Concordo com você não dá para explicar para quem nunca fez. Mas graças à Deus que você está melhor! Fico contente! Que Deus te abençoe muito! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. FICO FELIZ POR PERCEBER SUA HONESTIDADE.EU ESTAVA ME SENTINDO DIFERENTE DOS OUTROS,POIS ALGUNS FALAM QUE NÃO SENTEM NADA."EU SINTO".DESEJO QUE VC E EU MELHOREMOS LOGO. MUITA LUZ NO SEU CAMINHO. ELISABETE BANHARA!!

    ResponderExcluir