sábado, 5 de março de 2011

Sectarismo Religioso

Hoje em dia praticamente quase todas as religiões falam mal uma das outras.

Os Evangélicos falam mal do culto aos Santos dos católicos.

Católicos e Evangélicos abominam os espíritas, como coisas do demônio.

Os católicos e espíritas falam mal dos evangélicos dizendo do seu fanatismo e de muitas igrejas que só pensam em tirar o dinheiro e explorar os fiéis.

Em parte é compreensível, apesar de não justificável estas atitudes anti-fraternas realizadas por pessoas que seguem um caminho religioso e acima de tudo deveriam entender que Deus está em todas as religiões e onde mais de 2 pessoas sinceras falarem em nome de Deus, aí ele estará.

Porém, devido ao ensinamento recebido em cada religião, sua estrutura, crenças, dogmas, filosofia, história, costumes, etc, as pessoas são doutrinadas a pensar que somente a sua religião é a única verdadeira, é a unica chancelada por Deus, e a única que traz a salvação.

Toda e qualquer outra religião que professe valores ou teorias diferentes da sua não merece a mínima consideração, ao contrário, merece o desprezo e até o combate por estar enganando as outras pessoas.

Poucas pessoas se dão ao trabalho de realmente conhecer o trabalho, sem prévio julgamento destas outras organizações religiosas para poder entender os seus fundamentos, conceitos e as vivências obtidas pelos seus seguidores.

Em todas as religiões existem pessoas maravilhosas que realmente seguem os ensinamentos e que atingem altos graus de espiritualidade.   Temos isto na religião católica, na Evangêlica, na Espírita, na Budista, e em todas as outras.

É lógico que temos mal exemplos também em todas as religiões. Pessoas que não seguem os ensinamentos, que são somente uma casca por fora, mas por dentro cometem tudo aquilo contrário ao que professam.

Se analisarmos a fundo, todas as religiões pregam o Amor a Deus e ao próximo, a caridade, as virtudes. Nenhuma prega a violência, o apego aos bens materiais.  Todas afirmam a existência de um mundo melhor que a Terra, para onde deveremos ir após a morte.

Existe porém diferenças entre alguns pontos, como ressurreição e reencarnação,  Céu e Inferno Eternos, Lei de Causa e Efeito, etc..

Estas diferenças para algumas organizações são cruciais e justificam a repulsa e o sectarismo religioso.  É compreensível como falei, mas não justificável.

Acima de tudo, principalmente entre pessoas que seguem uma doutrina, deveria sempre haver o amor incondicional a todas as pessoas e criaturas criadas por Deus e a tolerância e respeito ao credo que cada um resolver seguir, sem querer ficar impondo o seu próprio credo e condenando aqueles que pensam de forma diferente.

O Sectarismo religioso tem levado a humanidade a muitas guerras e conflitos e tudo nasce no coração de cada uma das pessoas, que depois se avoluma e se transforma em grandes guerras.

2 comentários:

  1. Deveríamos buscar os pontos de convergência e não os de divergência. Até porque todos os grandes líderes religiosos trouxeram uma mensagem de paz e compaixão. O problema é a sede de poder secular de todas estas organizações religiosas. Que nada tem a ver com a fé e a sinceridade de seus seguidores...
    Concordo com você e gostei da postagem. Bjs, Angela

    ResponderExcluir
  2. Mary Gracy.
    Rio de Janeiro.
    Aterrorizante para nós tomarmos conhecimento de tais fatos em nossa atualidade. Nossa sociedade veio de antepassados semelhantes.
    Eu sempre busquei em Deus a resposta para tudo. Estudei teologia quase 10 anos; fui membro de religião evangélica por mais de 20 anos; e finalmente, quando cursei bacharel em Direito, continuando a meditar e muito junto a Deus, passei a ESTUDAR PROFUNDAMENTE O CRISTIANISMO SOB A INTERPRETAÇÃO DE ALAN KARDEC.
    Antes eu amaldiçoava o que não conhecia ou sequer tinha lido. Estudando o Livro dos Espíritos, meu interior mudou completamente e SENTI DENTRO DE MIM A PAZ E SLVAÇÃO QUE JESUS NOS TRUXE. Eu deixei de julgar sem conhecer, aprendi a pensar e raciocinar. MINHA VIDA SE TRANSFORMOU GRANDEMENTE, por dentro e por fora. LI OS QUATRO LIVROS QUE ALAN KARDEC. Alan Kardec foi (médico, cientista, educador e cristão) escreveu sobre Deus, Jesus Cristo, Céu, Inferno, Salvação por Jesus Cristo. Enfim, consegui compreender dentro de mim a SALVAÇÃO DE CRISTO.
    O LIVRO DENOMINADO ‘LIVRO DOS ESPÍRITOS’ pode ser baixado grátis pela internet.
    Quanto à corrupção humana e crueldade entre os povos, há povos ainda hoje, principalmente no oriente e na África que ainda são bárbaros nesse sentido. E nós que pensamos ser mais ‘evoluídos e avançados’ Somos cruéis de outras maneiras.
    Nossa sociedade num sentido geral, é claro que há muitas exceções, é mística, e principalmente egoísta, mercenária e interesseira. Invejosa, sem amor e respeito. Estamos LONGE DE SEGUIR OS ENSINAMENTOS DE JESUS. Muitos “Cristãos de hoje” só não fazem atos mais bárbaros, porque nossa legislação reprime tais fatos e o agressor poderá ser penalizado. Mas, faz outras crueldades como ‘amaldiçoar outro ser humano’; chamam os semelhantes de ‘filhos do Diabo’, de ímpios e muitos em suas orações 'evocam o mal sobre aquele que lhe aborreceu'. E, vai por aí afora.

    PRECISAMOS EVOLUIR ESPIRITUALMENTE.
    A PALAVRA DE DEUS É MUITO ALÉM DO QUE PODEMOS IMAGINAR. A CASA DE DEUS TEM MUITAS MORADAS COMO DISSE JESUS. HÁ MORADAS QUE NÃO SOMOS NEM CAPAZES DE IMAGINAR. - MUITOS PLANETAS, GALÁXIAS ETC.
    A LEI DIVINA É PERFEITA, É JUSTA, EQUANIME. NO JUDICIÁRIO DIVINO NÃO HÁ ERROS, FALHAS E NEM INJUSTIÇA.
    DEUS NÃO AGE COM TRAIÇÃO, ÓDIO, VINGANÇA E NEM CONDENA ETERNAMENTE A UM SER QUE CRIOU. DEUS SABE QUE AINDA ESTAMOS IMPERFEITOS E JAMAIS IRIA NOS PUNIR ETERNAMENTE COM UMA PENA CAPITAL SEM CHANCE. ORA, SE UM PAI HUMANO PERDOA SEU FILHO, QUE DIRÁ DEUS!
    SERIA CRUEL PENSARMOS QUE DEUS IRIA CONDENAR UM SER HUMANO ETERNAMENTE SEM CHANCE DE RESSOCIALIZAÇÃO. MANDAR PARA O INFERNO PARA SEMPREE! ORA, NEM NOSSO JUDICIÁRIO FAZ ISSO!
    O AMOR DE DEUS NÃO ACABA NÃO CESSA, MESMO DEPOIS DE SAIRMOS DA CARNE NOSSO ESPÍRITO CONTINUA A RECEBER O AMOR DE DEUS. E PODEMOS ENCONTRAR MUITAS PASSAGENS NA BÍBLIA A RESPEITO. É A REENCARNAÇÃO QUE MUDARAM A PALAVRA COM FINS POLITICOS E SOCIAIS NA IDADE MÉDIA.
    POR ISSO QUE LI E RELI E CRI NA REENCARNAÇÃO. O SACRIFÍCIO DE JESUS AQUI NATERRA NÃO SE DEU COM O INTUITO DE TIRAR A RESPONSABILIDADE DE NOSSOS ATOS NÃO! GENTE, ISSO É EQUIVOCO, ESTUDE MAIS! O LIVRO DOS ESPÍRITOS TEM AS RESPOSTAS MAIS MARAVILHOSAS E TRANSFORMADORAS QUE JÁ LI EM TODA MINHA VIDA. AGORA EM POSSO DIZER: EU CREIO EM DEUS; JESUS É MEU SALVADOR. PORQUE JESUS É QUEM TROUXE A SALVAÇÃO A NOSSO PLANETA TERRA.
    SALVAÇÃO NÃO É APENAS DIZER DE BOCA ‘EU ACEITO A JESUS!’. ABSURDO PENSARMOS ASSIM.
    QUE DEUS NOS ABENÇOE ETERNAMENTE E NOS DÊ SABEDORIA, AMOR E CORAGEM PARA ROMPERMOS COM O QUE NÃO FOR VERDADEIRO.
    'CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!!! DISSE JESUS.

    ResponderExcluir