sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nova ressonância


Meu câncer (carcinoma adenóide cístico de laringe base lingua) é um câncer das glândulas salivares extremamente raro, algo em torno de 0,1 a 0,3% de todos os tipos de câncer. Ele tem um comportamento lento, porém altamente invasivo e metastático e não costuma responder bem à quimioterapia.

Porém, eu tive boa resposta com a quimioterapia (cisplatina + Navelbine) em 2010, revertendo uma metástase local no lado direito do pescoço e mantendo a metástase a distância dos nódulos do pulmão sobre controle.

Porém em 2011 houve um aumento dos nódulos do pulmão e uma metástase muito agressiva no fígado que não respondeu bem a nova quimioterapia (carboplatina + Taxol). O mais intrigante é que houve redução dos nódulos do pulmão. Não é normal a químio funcionar para uma parte do corpo e para outra não.

No início de julho fui operado de emergência devido a um edema cerebral ocasionado por metástase. E nesta ocasião foi efetuado novo laudo de imuno-histoquimica do material retirado do cérebro e revisados os laudos anteriores sendo constatado uma variação basalóide.

Esta variação basalóide é bem agressiva, mas responde melhor a quimioterapia, que bate com o meu caso.

Existe a possibilidade do meu câncer ser híbrido, ou seja apresentar dupla característica, de carcinoma adenóide cístico e também basalóide. Geralmente devido a características de histologia muito idênticas é muito difícil diferenciar o adenóide cístico em sua variação basalóide.

Devido a ser um tipo ainda mais raro, por esta diferenciação, existem poucos estudos de casos disponíveis e o tratamento quimioterápico disponível é muitas vezes experimental.

Meu oncologista pediu nova ressonância magnética do abdômen superior e retorno a consulta na quinta-feira, pois ele irá fazer um estudo comparativo com a ressonância anterior e conversar com amigos médicos fora do país para definir qual a melhor linha de tratamento.

As opções talvez sejam voltar a usar a cisplatina, onde tive um bom resultado ou optar por algum outro tipo de quimio mais experimental.

Enquanto isto vou me recuperando da imunidade que ainda está baixa, plaquetas em ascensão 47.000 (quando internei estava 21.000). A referência é acima de 150.000


9 comentários:

  1. Com fé irão encontrar o tratamento ideal pra vc...estamos na torcida!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu disse a você, outro dia, da minha aposta. Eu sei que você está sendo usado pela espiritualidade para a descoberta de um tratamento novo. E isso não é para fracos e chorões, como eu disse. É para gente como você, corajoso, inabalável, sereno e persistente. Por isso eu tenho tanta fé. Por quantas você já passou e saiu? Quando parece que algo vai piorando, você ressurge, com sua fé e paciência. Tem todo direito de ficar triste e desanimado vez por outra, no entanto, tira lá do fundo de si força e otimismo para continuar. Você tem uma luz especial, meu amigo, e está fazendo diferença na vida de muita gente, inclusive a minha. Que Deus o abençoe. Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  3. A Ângela tem toda razão, você é fênix da vida real, são grandes provas mas é como você diz Deus está sempre presente.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Felipe: Boa noite! Acho muito importante vc estar se tratando no ACCamargo, eles não deixam a peteca cair!
    Que vc tenha muita Paz e Luz em sua caminhada.
    Grande abraço, Martha

    ResponderExcluir
  5. Felipe eu tive (ou tenho)não sei mais, adenóide cistico sub limgual, foi feito cirurgia e implante na limgua, hoje estou bem, falando normal. espero que ele não fique dando voltas em meu corpo..

    ResponderExcluir
  6. Gente, vamos ser fortes com relação a esta doença intoleravel, ela não é nossa não, ela esta de passagem em nosso corpo e vamos ficar bem. beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, estou pesquisando sobre o assunto, pois estou com este problema. Já passei por três cirurgias para retirada de nódulo no pulmão e tirei a glândula submandibular. Ano passado tive uma paralisia do lad direito da lingua, lado em que fiz a radioterapia, meumedico diz ser resultado da radio. Mas estou agora pesquisando sobre uma lesão no osso da mandibula.Bem o que quero dizer é que DEUS existe e Ele não nos desampara.às veves choro e tenho medo, depois eu vivoa minha vida normalmente. Vamos orar e pedir a DEUS que nunca nos desampare. Eu tbém creio que esta doença não é nossa e que vão descobrir a sua cura .

      Excluir
  7. Sou solidário a voces.Estou aguardando operação de um CAC e tenho muita fé que dará certo. Devo ter uma disciplina rigida pós cirurgica, porém tudo bem é a fase da vida em que temos que ser mais fortes, aceitação e viver como nunca sempre entregando-se a fé em DEUS que é fundamental. Uma prece muito forte. CONCEDEI-NOS SENHOR SERENIDADE NECESSÁRIA PARA ACEITARMOS AS COISAS QUE NÃO PODEMOS MODIFICAR,CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE PODEMOS E SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS.

    ResponderExcluir
  8. Muita FORÇA E FÉ companheiros, Deus faz por nós aquilo que não podemos fazer. Agora a nossa parte devemos fazer mesmo que seja pesada, árdua e às vezes a gente até fraqueje, mais levante e tente outra vez. Lembrem-se que é de batalhas que se vive a vida.

    ResponderExcluir