segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Críticas


Muitas vezes quando somos criticados, nossa atitude é a defensiva.

Sempre nos colocamos numa posição de não aceitar aquela crítica que parece injusta e refutá-la, imediatamente, e ficamos ofendidos com quem a fez.

Porém, a melhor forma de agir nestes casos é a forma objetiva e imparcial.  Ou seja, analisar friamente e afastando o conteúdo emocional, verificando se existe realmente alguma procedência na crítica efetuada, mesmo que parcialmente.

Se existir algum fundo de verdade, e nós sempre sabemos disto no fundo de nossas almas, aceitar aquilo que pode ser mudado, pois essa é a única forma de evoluirmos. Não se sentir diminuído ou culpado.

Se for o caso, admitir o erro, agradecer a pessoa que permitiu você enxergar este ponto de melhoria e se comprometer em melhorar neste ponto, de forma sincera, após profunda reflexão.

Caso não tenha nenhuma procedência, simplesmente ignorar a crítica, não se depreciando e nem ficando com raiva da pessoa. É a visão dela sobre determinado acontecimento.

Às vezes dar asas a um assunto descabido só traz maiores prejuízos a nós mesmos, é como botar lenha na fogueira, quando muitas vezes o que precisamos é jogar um balde d'água e estabelecer um ponto final. Muitas vezes parecer fraco é sinal de fortaleza.

Devemos sempre ser verdadeiros conosco mesmos, e não agir em função dos outros.  Aceitar aquilo que em nós precisa de reformas é um grande sinal de progresso, assim como não se abalar com críticas sem fundamentos. A imparcialidade é o nosso maior juiz.

É difícil, mas não custa nada tentar..


Nenhum comentário:

Postar um comentário