segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Intoxicação Mental


Pessoal,

Ultimamente a televisão tem me causado uma certa repúdia.  Você liga a TV de manhã no jornal, só desgraça, liga na hora do almoço, o mesmo, e a noite também.

Assiste novelas, só mal costumes, tramas de gente fazendo coisas baixas, indignas, etc..   Assiste programas Reality-Show, só baixarias.

Será que a vida é realmente assim?  É lógico que no nosso mundo o mal ainda predomina sobre o bem, mas eu pergunto sua vida é assim?  Só tem coisa ruim? Não tem nadinha de bom?  Não acontece nada de bom diariamente para contra-balancear com as ruins?

Então, se a vida não é assim, só coisas ruins, porque a televisão, que deveria espelhar a realidade não faz isto? É porque não dá audiência? Porque as pessoas preferem ver isto?  Porque os jornalistas tem obrigação de reportar estas coisas? Não digo que eles não tenham que mostrar, mas critico o excesso.

O que é normal é tido como sem importância, tal como estamos sadios, não ligamos para o corpo, mas quando estamos doente ele torna-se mais importante para nós.

O Sol nasce todo os dias no horizonte, nosso planeta gira pelo Universo num ritmo perfeito, pessoas nascem diariamente no milagre da vida e tudo isto é tido como normal, porque já estamos acostumados e esperamos por isto.

Vivemos em um país de quase 200 milhões de habitantes. Será possível que todas estas pessoas conseguiriam viver num país onde só existe desgraça, como a gente vê toda hora na TV?

Não, deve existir muita coisa boa, muitas lindas histórias para contar, muita gente boa, trabalhadora, que conquista as coisas, que tem motivos para se alegrar, famílias felizes, momentos bons compartilhados juntos, casais que se amam, viagens inesquecíveis, avós queridos, belas paisagens, um povo hospitaleiro e fraterno, humilde e religioso.

Mas não adianta lutar contra isto, querendo mudar o mundo, o que podemos fazer é mudarmos a nós mesmos.  Porque você não pega um bom livro e ao invés de assistir um programa que não vai te ensinar nada, aproveita para aprender alguma coisa de útil para sua vida?  Hoje com a internet, e também com alguns livros mais acessíveis ou até emprestados existe uma gama imensa de possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário