quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Após um ano de tratamento de Câncer: A Vitória

Peço a Deus inspiração para fazer este Post, pois ele é sem dúvida muito representativo, um  marco em minha vida e na dos meus familiares e amigos.

Como eu esperei para escrever o que irei escrever. Quanto sofrimento passei neste 1 ano.  Na verdade passamos, pois muita gente sofreu junto comigo, uma dor muitas vezes mais doida do que a minha, não fisicamente, mas interiormente.

Hoje faz exatamente 1 ano em que eu fui operado. Neste momento estava na sala de cirurgia.  Havia entrado as 10:00 da manhã e iria sair somente as 23:00 hs (13 hs de cirurgia) . Minha esposa e familiares já estavam aflitos por tantas horas de cirurgia.

Acordei na UTI totalmente grog, mas percebi que a minha lingua havia sido preservada. (Havia a possibilidade da retirada da língua na cirurgia.)

Tive uma semana de inferno no hospital, pois estava com traqueostomia, não conseguia respirar direito, não conseguia engolir saliva, além das sequelas da cirurgia, com esvaziamento cervical esquerdo e retirada de 30 linfonódulos do pescoço, dos quais 8 tinham câncer, além do tumor que foi retirado e 5 cm da base da lingua e margens de segurança.

Depois 2 meses de uma via-crucis na recuperação da cirurgia em casa, onde estava com sonda, traqueostomia e tinha os movimentos limitados, como levantar o braço esquerdo, que foi retirado uma veia para reconstrução da laringe. Minha mulher me dava banho todos os dias e fazia meus curativos. Minha sogra me dava as dietas.  Não tinha forças pra nada. Não tinha posição para dormir. Respirava mal.  Tinha que fazer inúmeros exercícios de fono, para poder ter as funções da garganta de volta.  Não podia falar, me comunicava somente através de gestos e escrevendo no papel. Contratamos uma pessoa próxima para me ajudar com os exercícios, com as dietas, etc..

 Em Abril as coisas começaram a melhorar e estava prevista a radioterapia. Após brigar na justiça, conseguimos a liminar para fazer a radioterapia tipo IMRT, porém na tomografia de planejamento da radio, apareceu metástase no lado direito do pescoço, com vários linfonódulos afetados e também metástase para o púlmão com múltiplos nódulos bilaterais, embora de tamanho reduzido, O maior tinha 1,3 cm.

Foi um baque. Agora que estava tudo indo bem, um balde de água fria, um balde não, uma cachoeira.  Só quem teve câncer sabe o que isto significa.

Os médicos fizeram uma reunião interdiciplinar e resolveram entrar com a quimioterapia. Cisplatina, numa dose cavalar, para o pescoço e Navelbine para o Pulmão.

Foram 6 meses de sofrimento com a quimio, pois sentia muito enjôo, não conseguia comer nada na semana mais forte (foram 6 ciclos de 21 dias), sendo a primeira semana Cisplatina+Navelbine, na segunda só Navelbine e na terceira descanso. Tinha também muita fraqueza e cansaço. Era uma aplicação por semana, que durava por volta de 5 horas.

Finalizando a quimioterapia, tivemos o 1o. milagre.  Os nódulos do pescoço do lado direito sumiram. Eles eram palpáveis.  O efeito que seria esperado pelos médicos seria a redução deste linfonódulos, que tinham até 3 cm, para que pudesse ser operado.  Os próprios médicos se espantaram com o resultado e disseram que aquilo era muito raro de acontecer. Os nódulos do pulmão haviam reduzido para 6mm e o maior de 1,3 cm havia sumido.

Partimos então para a radioterapia. Seriam 33 sessões, totalizando 66Gy. Uma forte dose, principalmente numa área tão delicada como a garganta/pescoço.

Não esperava que a radioterapia trouxesse tanto sofrimento e efeitos colaterais.  Ninguem fala na verdade o que vai acontecer. Eles citam, mas você não imagina como realmente vai ser. Passei as penas do inferno com a mucosite que ferrou completamente minha boca, ficou em carne viva e sentia muitas dores.

Depois, quase no final da radioterapia, faltando 8 sessões não aguentei mais comer, pois a minha garganta já estava queimada pela rádio e sentia dores para engolir até saliva.  Tive que por a sonda nasal dia 30/11/2010 que estou até hoje (3 meses). Sentia dores que não passava nem com morfina e tive que aguentar mais de 2 meses de dor contínua, 24hs.   Por fim, agora em fevereiro com o Decadron e o efeito da radio amenizando as dores foram diminuindo e hoje já não sinto dores e já cortei os remédios. Já estou começando a comer danones, embora ainda me alimente pela sonda. Estou indo aos poucos, pois da outra vez que tentei comer, a garganta se irritou e volte a estaca zero, com as dores de volta.  Porém, a minha previsão é a de que em 2 semanas já estarei em fases de tirar a sonda.

Enfim, foi um ano de muito sofrimento, que eu reduzi aqui, para não ficar mais longo do que já está. Embora os médicos nunca tenham falado, mas fiquei sabendo depois de alguns meses que o prognóstico do tipo de câncer que eu tive, carcinoma adenóide cistico, era reservado, um câncer raro, de crescimento lento, mas extremamente agressivo, com muita facilidade de infiltração pela linfa e metástases, com expectativa de vida de menos de 1 ano. (já estou no lucro, rrsssss).

Durante todo este processo, meu espírito também foi sofrendo uma metamorfose. Chegou uma hora, em que meus joelhos se dobraram e eu me curvei perante Deus. Entreguei minha alma a Ele. Já estava cansado de lutar contra a morte. Já estava cansado de sofrer.  Resolvi não me preocupar mais com estas questões de vida e morte.  O importante é que Ele estava ao meu lado. Qualquer que fosse o resultado, qualquer que fosse a situação, eu havia entregado o leme da minha vida nas mãos dele.  Continuava lutando pela vida, mas agora meu fardo era leve.

Durante todo este período lutei bravamente pela vida. Tudo que estava ao meu alcance, que era bom, digno e sério experimentei.  Fiz terapias complementares com Ozonoterapia, com Homeopatia (Antroposofia-Clinica Tobias), acompanhamento psicológico, fitoterapia, acupuntura, passes de Johrei, cirurgias espirituais, passes espíritas, orações de pessoas de várias religiões, evangélicos, católicos, espíritas e o blog que me ajudou a colocar para fora todas estas emoções, receber e compartilhar com os amigos a minha história.

Enfim, foi uma legião de pessoas orando e torcendo por mim, tanto na terra, quanto no plano espiritual. Meu esforço e disciplina em buscar auxílio no tratamento convencional e nas complementares. E a Graça Divina que me concedeu a cura.

Sempre fui muito otimista e isto me ajudou muito.  As únicas vezes que achei que não iria suportar foi na semana de internação pós cirurgia, mas nestes momentos orava pra Deus e pedia forças e sentia um alivio.

Muita gente me ajudou neste 1 ano de tratamento. Seria até arriscado citar nomes, pois poderia esquecer de alguém, mas agradeço do fundo do meu coração a cada pessoa que torceu por mim, que se lembrou, que orou, que ajudou. Que Deus ilumine suas vidas e traga o dobro em bençãos e felicidades.

Hoje posso dizer que a minha vida faz jus ao nome do meu blog. Tive Câncer, mas Graças a Deus, tive toda a ajuda necessária, desde um bom tratamento num hospital de referência, ajuda da empresa, ajuda dos familiares e amigos, ajuda Divina, etc..  Acho que não sou merecedor de tanta graça, e mesmo que agradecesse pelo resto da minha vida seria insuficiente comparado com o que recebi.

Porém, Deus quis me dar uma segunda chance e vou agarrá-la com unhas e dentes. Não mais o Felipe de antigamente, pois este morreu, mas o novo Felipe, com os valores totalmente reformulados, com uma visão de vida completamente diferente, muito mais feliz com as coisas simples da vida, e mais aberto para os relacionamentos e pequenas oportunidades que a vida nos brinda diariamente, mas principalmente muito mais perto de Deus, a coisa mais importante nas nossas vidas, e que habitualmente esquecemos.

Esqueci de falar o que na verdade ia dizer. Esta semana peguei o resultado das novas tomografias. O pescoço está zerado e os nódulos do pulmão são minúsculos, sub-centímetros, o maior com 8mm.  Hoje passei no médico do pulmão e ele falou que vamos acompanhar a cada 3 meses.

Tenho certeza que no ano que vem irei voltar lá e mostrar que estes nódulos sumiram, assim como aconteceu com a metástase do lado direito da garganta, que era bem pior.

Brinquei com o médico, falei que eu não tinha escapado da faca no pescoço, mas que a dele eu iria escapar.

Estou muito feliz, renascendo para uma nova vida, e hoje é final do meu ano zero,e a partir de hoje passa a contar o meu primeiro ano de Vida.

Obrigado Senhor pelo dom da vida, por poder acordar a cada dia sem dor, olhar na janela e ver o sol nascer, ver as estrelas no céu e poder te louvar diariamente. Tu que és o criador do Céu e da Terra, distribui o dom da Vida a cada ser vivente. Obrigado pelas bençãos em minha vida. Que eu possa habitar contigo por toda a eternidade.


32 comentários:

  1. Que postagem maravilhosa! A saga de um grande guerreiro, que apesar de tanto sofrimento e dor, nunca perdeu a esperança e a fé. Você é um vencedor, Felipe, meu amigo, e todos os que torceram por você estão hoje celebrando juntos a vitória da força de vontade e, sobretudo, da coragem. Vou abrir uma exceção à minha nova rotina, e tomar um cálice de vinho em sua homenagem. Sinta-se brindado!
    Parabéns a todos: Geni, guerreira amorosa; sogro e sogra, companheiros de todas as horas; Amanda, filha querida que sempre confiou que você ia ficar bem; amigos que apoiaram; equipe médica que trabalhou com competência e seriedade, mas, sobretudo, com compaixão, enfim, a todos que fizeram esta vitória se tornar realidade. O Pai não nos abandona nunca e o ato de entrega que você fez foi a atitude de um filho muito amado que pos nas mãos Dele o seu destino. Que bom: você estará conosco por bons anos ainda. Com saúde e renovado. Um superbeijo para você de todos nós aqui em casa.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Que luta, Felipe!Que felicidade, que benção!!!!! Curta cada segundo da sua nova vida.
    Beijo,
    Beth

    ResponderExcluir
  3. A graça de Deus é maravilhosa e ela certamente te alcançou. Quando aquela mulher com fluxo de sangue foi curada, Jesus lhe disse: Vai em paz, a tua fé te salvou.
    Que luta, mas que fé grandiosa! Parabéns!! Você merece sim Felipe, pela sua fé e por sua vontade de viver. Vamos brindar juntos esta vitória!!!

    ResponderExcluir
  4. Felipe, assim como no decorrer desse ano em várias postagens suas, eu respirei fundo e disse Meu Deus, quanto sofrimento!!!
    Para um cristão só.
    Hoje eu respirei fundo e disse meu Deus quanta benção.
    Para esse Cristão.
    Ele acreditou, apesar de toda a dor.
    Ele acreditou.
    Deus seja louvado!!!!
    Sabe de uma coisa, a tua vitória é nossa também.
    Hoje eu posso dizer, valeu orar por ele.
    Não falo isso no sentido somente da cura do corpo fisíco, mas principalmente da transformação que passou o seu espírito.
    Me uno a querida Ângela.
    O brinde hoje será em sua homenagem.
    Um Grande Abraço.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe, Realmente vc é um vencedor !

    Meu marido teve o mesmo tipo de cac em janeiro de 2004 tirou 7 cm da lingua e tbm fez radio. A recuperação foi muito difícil. Chorei muito escondido d'ele.Mas Deus deu vitória. Apareceu no pulmão ano passado, os médicos acharam melhor operar pois eram vários e o maior tinha 3cm. Operou em setembro e em outubro já estava trabalhando. Ele está muito bem graças à Deus.A recuperação foi otima. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odiclea,

      podeme dar o seu fone?
      meu e-mail é ivani_nordic@terra.com.br
      manda pra mim

      Excluir
  6. Felipe, acompanho seu blog a alguns meses, e quero te dizer que mesmo em silencio torci muitoo por voce, e fiquei MUITO FELIZ com esse post!
    Voce com certeza é um herói, guerreiro, confiou sempre que Deus jamais te abandonaria, e foi oque Ele fez, te deu forças pra chegar onde voce chegou!
    Que essa nova fase da sua vida seja maravilhosa! Com certeza voce é muito merecedor desta vitória!
    um grande abraço!
    fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Uau!!!!! Comecei seguir seu blog através do Twitter do A.C. Camargo. Sou psicóloga e fiz curso lá!
    Esse seu post é tudo no que sempre acreditei e basei meus trabalhos de conclusão de curso! Sua fé, sua força e o companheirismo de todos ao seu redor certamente serão exemplo para muitos!!!
    Parabéns e muita felicidade e amor nessa nova etapa!!!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, muito obrigado pelas mensagens de apoio e carinho. É muito bom saber que existem pessoas que se preocupam com a gente e que nos dão força.

    Que Deus retribua em dobro toda esta energia positiva que vocês tem me doado.

    Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Felipe, pela sua garra, fé e determinação.
    Que Deus te cubra de infinitas bençãos!
    abs

    ResponderExcluir
  10. Nossa Felipe, já um ano? "Caramba", incrível este seu relato, e coincidência, pois em 22 de fevereiro deste ano eu completei cinco anos da minha cirurgia e tratamento, como já lhe disse anteriormente, vc é um vencedor e eu tinha completa certeza de sua cura, como vc sabe o tratamento é tão agressivo quanto a doença, mas nos temos força interior, é a chamada fagulha Divina que vem de Deus, nos só precisamos nos conscientizar dela e coloca-la para se manifestar, vc o fez brilhantemente! Gradativamente sua vida voltará ao normal e vc poderá gozar da alegria de viver com os seus de forma plena e satisfatória, eu tenho certeza. Um forte abraço. Dorival

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela sua Fé e força de vontade de viver que DEUS te abençoe sempre nessa nova vida.

    ResponderExcluir
  12. Parabens!! estou passando por esta situação com meu namorado, realmente é muito difícil, que Deus em sua infinita misericórdia continue a te ajudar.

    ResponderExcluir
  13. Vixe... Tive um carcinoma Escamoso na língua. Operei, botei sonda etc. Quando me recuperei e comecei a radio descobri um outro tumor na base da língua, 4cm. Agora farei quimio com os mesmos quimioterápicos q vc usou. A esperança é q diminua ou suma.
    Tô c muito medo d encarar outra cirurgia e uma traqueiostomia, muito medo.
    Tive os mesmos problemas c a radio, inclusive a mucosite, p isso botei uma sonda no estômago. Tô sem sentir o gosto de nada, salivando que nem um boi, uma saliva grossa q quando engulo me enjoa e faz arder (por causa da mucosite).


    Felipe, me adiciona no Face: Robson Moreno. Tô com uma arara na cabeça (na foto).
    Um abraço, irmão.

    ResponderExcluir
  14. Meu pai esta nesse exato momento na sala de cirurgia lutando comtra um cancer de laringer, sua postagem me emociono muito.
    voce teve uma nova oportunidade filipe. espero que meu pai tambem.

    ResponderExcluir
  15. Verdadeiramente difícil de lidar com esse problema do câncer, meu pai esta nesse exato momento no hospital se recuperando de uma cirurgia na língua, triste pois teve que retira-la totalmente! Não sei como será todo o tratamento mas, peço ajuda à Deus para que ele fique curado!
    Muita tristeza... Pois não queremos que as pessoas que amamos sofram...
    Só Deus mesmo para confortar nosso coração neste momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josué
      Estou lendo este blog agora, em 2014. Gostaria de saber como foi a recuperação de seu pai. Meu marido possivelmente fara a mesma cirurgia. Por favor entre em contato pelo meu email: bugenski@hotmail.com

      Excluir
  16. Oi Felipe parabéns pela sua luta e vitória!
    Eu vou começar com esta luta agora pois tenho um câncer na língua carcinoma epidermóide, não é invasivo, mas talvez tenha que tirar metade da língua. Estou desesperada pois tenho 39 anos e sou professora. Estou precisando vistar novos médicos e novas opiniões , onde você se operou? gostaria de ter chances com a minha lingua,apesar que Deus está no comando.
    mas por favor amigos me ajudem!

    ResponderExcluir
  17. Olá Felipe,emocionante sua luta e fé.Minha mãe tem 77 anos e está com um provável tumor na lingua,fizemos biopsia e estamos aguardando os resultados,apesar dela ser muito forte e não ter nenhum problema crônico,estamos preocupados devido a idade.Está doendo em mim,tanto quanto as dores fisicas que ela sofre que as vezes nao á deixa ter uma noite de sono agradavel.Tudo isso começou á uma semana.Estamos muito preocupados,moro na Grande São Paulo....Por favor add me em meu facebook:

    jailton_freitas_@hotmail.com
    facebook: yasser abdul-rashid

    ResponderExcluir
  18. Que a graça de Deus esteja com todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  19. Oi Felipe sua historia me emocionou muito,neste momento meu marido enfrentam essa doenca,hoje esta com 22 dias operado,a cirurgia dele tbem demorou 13 Horas,com sua historia,agora tenho mais fé em Deus,que ele tbem vai ter a vitoria da cura.Nao conheco vc,mais te desejo imensamente muita,muita saúde e que vc ja esta curado em nome de Jesus.Amém

    ResponderExcluir
  20. Olá Felipe, li sua história, não tem como eu não participar a vitória que nosso deus vivo tb me deu como a vc! dia 17 de Outubro de 2013 eu fiz um esvaziamento cervical , até antes disso , fui apenas na endocrinologista para policiar meu peso, ou seja fazer uma receita alimentar para eu seguir, qual foi a surpresa que ela se incomodou com um pequeno caroço, ao lado do pescoço pediu uma punção e um ultrassom ,mas não deu nada ela pediu para eu voltar cada 6 meses, como não deu nada suspeito, e eu cancelei meu plano de saúde por uns tempos , qdo eu pude novamente fazer outro plano ,se passaram 8 anos, voltei no consultório e ela pediu novamente os mesmos exames para minha surpresa saí de lá com um diagnóstico que mudou minha vida e dos familiares,estava com câncer na tireoide e com linfonodos, enfim teria de fazer urgente um esvaziamento cervical bem vc sabe o que a vida da gente vira né! o psicológico começa a querer entrar em cena , mas Glórias a Deus que me apeguei ao Médico dos Médicos e tudo que tive que passar , passei , tb qdo acordei na UTI mal, qdo fui para o quarto estava com a tráqueo,, sonda e muito fraca!! foram tirados 40 linfonodos , Graças ao Bom Pai eles deram negativos só estavam inflamados ( a Dra Maria Paula que é oncologista qdo me viu disse que era para eu me benzer, eu apenas sorri e disse que tudo Deus tem um propósito ) e depois que eu passei por tudo na ultima consulta ela me disse que o meu Deus me ama porque o Cristão passa a luta como qualquer outro mortal , mas ele mostra uma força diferente e até saí mais forte! eu dei um Glórias a Deus e disse que Deus usou ela para cuidar de sua filha e ver que não precisaria me benzer e sim apenas confiar neste Grande Deus e aqui estou com quase 3 meses de cirurgia e todos que me veem falo do amor de Deus por mim, e muitos ja testificaram que não teriam essa força que eu tive na qual sempre mostro que o Pai nos dá na hora de uma luta! vc sabe sempre símos forte de uma form ou outra ,só nos conhecemos essa força ,pois qdo li seu Blog vi um homem vitorioso e fortalecido na fé, continue assim meu irmão Deus lhe abençoe Grandemente!!! há só para vc saber , tenho uma irmã tb com cancer nos ossos descobriu 3 meses depois de mim !!! mas estamos as duas bucando a força do Senhor pois a dela é muito mais grave !! mas ela é linda e forte ja esta fazendo quimio!! uma tem dado a força para a outra e a Dra. Maria Paula quem tb operou ela, com isto nós marcamos bem a vida desta médica ! eu me chamo Eliana e ela Eliane e as duas com poucos meses ficaram sobre os cuidados dela!! hoje estamos bem apesar de abalar familia e amigos, vimos o amor de Deus quebrando muito orgulho,e pessoas se perdoando e vendo que a vida nos pega de surpresa, portaanto viva feliz com um coração grato a Deus por tudo, como eu disse para a Dra. em tudo Deus tem um propósito e em tudo Ele seja louvado, hoje sou uma mulher feliz , vejo como a vida é um dom e é linda!!! Deus seja louvado por tua vida tambem!!!

    ResponderExcluir
  21. Felipe, Esqueci de dizer que qdo eu estava eu enfrentando essa luta eu ia cantar um hino em louvor a Deus que se chama , nada pode calar a voz de um adorador ,com Eyshila! no domingo mas na quarta passei pela cirurgia, mas creio;qdo eu Sarar vou louva-lo com toda a minha alma1 e Dizer , nada pode calar a vóz de um adorador!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GLORIAS A DEUS !!!DEUS SEJA LOUVADO A TODO TEMPO !!!EU OPEREI A LINGUA ESTOU BEM GRAÇAS A DEUS!! VOU FAZER RADIO PRA Ñ VOLTAR MAIS FOI AS MÃOS DE DEUS QUE GUIOU OS MÉDICOS!!!AMÉM!!

      Excluir
  22. Eu tanbem estou com uma sonda para minha alimentacao. E muito dificil, esta etapa. Mas vou lutar bravamente, como voce fez. Peco a Deus para que eu possa alcancar a graca divina de obter e cura. Vc e um vencedor. E De

    ResponderExcluir
  23. Continuando, vou comecar a fono para poder exercitar para a degluticao, que Deus me abencoe como abencou vc, que te abencoe sempre pela sua coragem e principalmente sua familia que te ajudou nas horas mais dificeis.

    ResponderExcluir
  24. ANA CRISTINA ALEXANDRE S.MOREIRA30 de outubro de 2015 às 11:31

    MINHA TIA OPEROU TAMBÉM ESTA MUITO RECENTE MAS TENHO CERTEZA QUE TAMBÉM VAI DAR UM TESTEMUNHO DE VITORIA COMO VC.
    ISSO TUDO E PARA HONRAR E GLORIFICAR O SENHOR JESUS E QUE CONTINUE LE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  25. Geni,
    Boa noite...
    Meu pai também tem um carcinoma adenóide cistico, porém o dele não tem condições de fazer cirurgia devido ao tumor está espalhado. Estamos na luta...ele já fez 03 tipos de quimio e radioterapia. Onde você fez seu tratamento?

    ResponderExcluir
  26. Como você está hoje? Espero notícia do seu tratamento. Força e muita fé meu amigo. Bom sorte!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Felipe. Como você está?. Estou a lhe escrever pois vi seu relato. Tenho câncer adenóide cístico de glandglân salivares e estou nesta luta desde 201.Fiz cirurgia, um ano de quimioterapia e 33 sessoes de radioterapia. Gostaria de trocar informações com você. Moro no Rio de janeiro. Meu e-mail davidvieirasilva2005@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Respostas
    1. vc teve cancer de lingua também atingiu os linfonodos desejo uma recuperação total para vc meu oai também está agora

      Excluir