sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Motivo das febres

Ontem a tarde depois de escrever o post por volta das 15hs tive febre de novo. Fiquei curioso por saber qual o motivo da febre e relembrei meus estudos de medicina tradicional chinesa - acupuntura.

Achei estranho que a febre sempre dava no horário do meridiano de energia da bexiga, e comecei a pensar que talvez o meridiano yin do fígado tivesse já acoplado o meridiano par yang da vesícula e este já contaminado o meridiano filho da  bexiga, que é do elemento água e que alimenta o elemento madeira que são os meridianos do fígado/vesícula. Então a febre poderia ser pelo bloqueio do fluxo de energia na passagem do elemento água rim/bexiga para o madeira e as febres provavelmente seriam do tumor do fígado.

Além do meridiano da  bexiga ser a chave central de energia do corpo e devido ao processo que estou passando ele que é do elemento água não consegue dominar o elemento fogo, gerando as febres.

Parece que isto já foi uma preparação de Deus para a conversa que teria com o médico hoje de manhã. Depois disto fiquei um pouco chateado e dei uma lida no meu blog desde o começo, as postagens anteriores e cheguei a conclusão que não adiantava eu ficar tão focado na doença. Tinha que tentar olhar para a vida e viver os momentos bons, que sempre existem, o resto estava a cargo de Deus e dos médicos.

De manhã o médico me falou que as febres são mesmo do tumor do fígado que dá picos de febres e que ele ia tentar convencer o infectologista a me liberar para eu poder espairar, depois de tanto tempo internado e continuarei as quimios programadas e qualquer intercorrência eu tenho o telefone dele. Ele vai tentar me dar alta no domingo.

No começo fiquei um pouco chateado, mas já estou calejado, e sei que devemos entregar nossas vidas nas mãos de Deus, confiar nos médicos e seguir o tratamento. Levantar a cabeça, por mais difícil que seja e continuar a caminhada.

Obrigado por todos que estão torcendo por mim, enviando suas orações e vibrações. Ainda temos muita lenha pra queimar.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Melhoras

Oi Pessoal, desde ontem não tive febre e comecei a recobrar as forças. Agradeço muito as orações de todos.

Esta semana aconteceram várias coisas. Estava com um PIC (cateter periférico) no braço esquerdo e tive que trocar para o direito porque um enfermeiro contra o protocolo do hospital lavou o PIC com seringa de 5ml e só pode lavar no mínimo com a de 10 ml. Daí estourou o PIC e teve que trocar. A enfermeira especializada que passa o PIC queria colocar no pescoço, porque eu retirei uma veia do braço esquerdo para reconstrução da laringe quando operei. Mas eu falei que não queria, só se não desse. Esse vazamento pode ter sido um dos motivos da febre.

Mas graças a Deus deu tudo certo. A equipe de enfermagem tomou algumas providências quanto a este episódio, reforçando as instruções aos enfermeiros. No final, apesar de tudo, no braço esquerdo ficou melhor, pois fico com a mão direita mais livre. Mas já passou, deixa prá lá, como diz a minha filha.

Também estava com uma veia flebitada, devido a passagem da vancomicina direto na veia, antes de passar o cateter, que também pode ter sido um dos motivos da febre. Enfim, foi muita coisa junta.

Ontem fiz quimioterapia com Navelbine, o médico me pegou de surpresa, mas tinha que fazer, pois já tinha atrasado alguns dias devido a estas intercorrências. Mas a Navelbine que é pro pulmão não me dá efeitos colaterais, só quando faço junto com a cisplatina é que tenho enjôo por alguns dias.

Tenho a quimio de cisplatina e navelbine pra fazer em meados de outubro, mas os médicos vão avaliar de acordo com o estado clínico se vou fazer internado ou se vou ter alta antes e fazer no ambulatório. Não adianta ter alta e depois ter febre em casa e ter que voltar. Eu confio neles e o que eles decidirem está bom, apesar de estar com saudades de casa. Neste meio tempo acabam os antibióticos que estou tomando, vancomicina e meronem.

Quanto a infecção no coração o médico falou que com a retirada do cateter venoso central o foco das bactérias foi retirado e que eu não preciso me preocupar.


Hoje estou bem melhor, quase 100% e daqui pra frente tudo vai melhorar. Agradeço muito a força e energia de todos. Deus lhes pague em saúde e prosperidade em suas vidas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Febres

Tenho tido febre diariamente (considerando febre acima de 37.8) e como o cateter central já foi retirado, existe uma suspeita de infecção do coração.

A infectologista passou aqui hoje e disse que vão trocar para um antibiótico específico para combater isto.

A medicina trabalha por exclusão.  Se com o tratamento a febre não cessar, pode-se avaliar a hipótese de ser do próprio tumor. Mas eu acredito que deve ser uma endocardite mesmo.

Hoje fiquei muito feliz, pois me ligou a Rosi, uma seguidora do meu blog, que falou que lê meus posts todos os dias e quando eu não escrevo ela fica chateada. Seu marido também tem o mesmo tipo de câncer que o meu e muito dos meus relatos acaba trazendo de uma certa forma um alívio, por saber que as coisas não acontecem só com a gente.

Senti um novo ânimo de vida, embora esteja também preocupado com esta infecção. Porém estou em um bom hospital e confio nos médicos que tudo vai dar certo ao seu tempo. Enquanto isto temos que ter força e orar pra Deus nos ajudar.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Monte Castelo


Notícias


Na quarta feira a noite subi para o centro cirúrgico mais uma vez. Minha mulher me acompanhou até a porta, de lá pra dentro só o paciente pode entrar.  Então um beijo de despedida, não de despedida, mas de boa sorte.

Mas só quem já entrou num centro cirúrgico, mesmo que para fazer uma operação simples sabe os sentimentos que afloram naquele momento. Aquele beijo selado nos separou novamente por mais algumas horas de aflição e espera e minha mulher mais uma vez teve que ser dura na queda.

Entrando no centro cirúrgico, todos os enfermeiros muito atenciosos encaminharam para a sala de espera. Havia outro paciente numa cama ao lado, talvez se recuperando de alguma cirurgia, pois estava imóvel.

Depois de alguns minutos entrei novamente no centro cirúrgico, em que tem um enorme iluminação de forma circular que fica em cima de você. Os enfermeiros me amarraram na cama e começaram alguns procedimentos até a chegada do médico.

Quando o Dr. chegou ele falou Salve e tocou a minha mão já amarrada. Colocou um negócio no nariz que acho que é o sedativo. Perguntei pra ele se ia dar um sossega leão e ele disse que não podia forçar muito.

Naquele momento tive a percepção da grandeza dos médicos. Aquele médico naquele momento para mim era Deus e senti muita gratidão por ele estar me operando, assim como por todos os enfermeiros, anestesista, etc.  Das outras vezes que operei fiquei inconsciente, mas nessa fiquei sedado, sem dor, mas acordado.

Sentia o médico bater no meu peito várias vezes, apesar de estar num estado de sonolência.

No fim da operação, o médico foi embora e falei um obrigado que representava toda a minha gratidão.

Na quinta feira, devido a retirada do cateter venoso central, precisei colocar outro cateter, só que agora periférico. O cateter venoso central é colocado no centro cirúrugico, mas este periférico é colocado no quarto mesmo por enfermeiros especializados.

Eles pegam uma veia central do braço, furam e vão passando o cateter até chegar perto do coração. Não tem sedação porque não doí, só a furada, mas dá muita aflição. Eu nem vi nada, virei o rosto. Na  primeira veia não deu certo, mas na segunda deu. Teve uma hora que saiu bastante sangue, pois senti eles colocando gases. No final tem que tirar raio-x para ver se o cateter ficou no lugar certo.

Agora já estou tomando o antibiótico Vancomicina por este cateter. Antes eu recebia pela veia, mas perdi 3 veias, pois a Vanco queima a veia, extravasa e dói muito.

Os médicos passaram hoje e disseram que não vai dar pra liberar no domingo e também vão adiar a quimio que ia fazer no sábado.

Devido a tudo o que aconteceu eles preferem descobrir o nome e sobrenome das bactérias que me atacaram, melhorar a imunidade antes de continuar com a quimio.

Eles estão sendo prudentes e eu também acho melhor a gente não se precipitar.

Enfim, tem que ter paciência. Agradeço a todos que torcem por mim.






quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Retirada do cateter


Foi confirmado uma infecção por bactérias no cateter venoso central (cateter ligado na veia cava que vai direto para o coração) e vou fazer uma pequena cirurgia hoje a tarde/noite com sedação local para retirá-lo e depois tratar com antibióticos. Já estou de jejum.

É uma cirurgia simples.

Esta infecção acontece somente de 1 a 5% dos casos, mas como eu gosto de ser diferente, já sabem.

Como vou ficar sem cateter eles vão colocar por enquanto um cateter periférico para receber a quimio de sábado, pois a Navelbine não pode ser recebida direto na veia porque a queima.

Estes dias estão sendo dureza.  Mas os médicos estão fazendo de tudo para contornar a situação.

Os médicos acham que as febres e o cansaço são devido a esta infecção e tem que isolar esta hipótese primeiro.

Vamos torcer para que tudo dê certo.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Recuperação


Após a quimioterapia no sábado a tarde, tive febre no domingo e segunda. Os médicos estão suspeitando de infecção por bactérias no Port Cath (cateter). Já deram um antibiótico específico e fiz ultrassom. Tomei sangue e vou tomar mais Granulokine.

Estes últimos dias não estou conseguindo comer quase nada devido ao enjoo da quimio. A única coisa que desce é um copo de leite, uma cumbuca de purê de batata cremoso, suco e flan.  Me sinto muito fraco por não estar me alimentando bem. A nutricionista até deu um complemento, mas vomitei tudo.

Hoje estou me sentindo bem melhor, mas no domingo e segunda fiquei praticamente só na cama. De manhã e a tarde a fisio vem aqui para dar uma volta no corredor. Quando estou bem dou uma voltinha.

Meu pai fica direto comigo aqui. Ele está sendo uma ótima companhia.

Agora vamos aguardar os próximos capítulos.  Com o Rivotril não estou mais ansioso e durmo bem. Também não fico pensando tanto em morte. A vida a Deus pertence.

Obrigado por todos pelas orações

sábado, 17 de setembro de 2011

Oração


Ontem a tarde estava meio desanimado e até falei para a minha mulher que não estava compensando viver assim.

A noite recebemos visitas de uns amigos e um deles fez uma oração. No final da oração que falava de esperança não me contive e chorei, aquele choro contido próprio dos homens em que as lágrimas se derramam dos olhos mas não há soluços.

Neste momento senti uma uma voz sem som falar comigo e uma energia indescritível. Como se o próprio Deus estivesse se mostrando a mim. Aquele Deus criador dos céus e da terra, comandante de tudo o que existe.

Senti a voz falando: Você se esqueceu de Deus? Somente ele tem o dom da vida e da morte e Ele costuma usar a vida de um para impactar a vida de outros. Somente Ele sabe dos seus planos. Que era um insulto a Deus a forma como eu estava pensando em querer especular sobre o tempo de vida, falar que a vida não estava compensando, etc.

Foi uma coisa muito forte, que não dá para transmitir somente com palavras, é um sentimento muito intenso de uma energia muito superior. Foi uma sensação muito boa, de uma intensidade e verdade que eu nunca tinha sentido antes.

Hoje tomei sangue (já estou virando vampiro) e agora vou começar a receber quimioterapia aqui no quarto mesmo. A Geni e a Amanda estão aqui. A Geni vai dormir aqui e a Amanda vai pra casa  mais tarde.

Meu pai também foi pra casa e talvez volte na segunda.

Agradeço muito as orações de todos, inclusive hoje de manhã até senti uma melhora nas dores do fígado.





sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nova quimioterapia


Os médicos passaram aqui e falaram que vamos voltar com a quimioterapia no sábado, internado mesmo. Vamos usar a cisplatina e Navelbine que tive boa resposta no passado.

As dores são do fígado mesmo. Além das imagens o médico fez exame clínico e constatou o aumento do fígado, mas com a quimioterapia a tendência é de ter a redução nos nódulos e diminuição da dor. Enquanto isto, quando a dor aumenta muito tomo Tylex que passa.

Com o tempo o organismo vai ficando mais tolerante a dor. Agora só quando respiro fundo ou tenho soluço dá aquela pontada.  Para a ansiedade estou tomando Rivotril a noite e durmo como um a pedra. Não tive mais crise de ansiedade. Meu pai está de acompanhante.

Ás vezes fico meio desanimado, mas vamos esperar o resultado da quimio. Também tenho medo desta quimio por ainda estar fraco, mas se os médicos acham melhor fazer agora é porque não dá pra esperar.

Depois que eu tive a crise de ansiedade eu não quero mais saber de detalhes do meu caso, como estão os glóbulos brancos, as plaquetas, etc.    Também não pergunto mais detalhes para os médicos. O que eles falam eu ouço e ponto final.

O atendimento aqui no hospital é bom, as enfermeiras são atenciosas, a comida é boa, e passo o dia descansando de descansar.    Ando um pouco de manhã e a tarde para não ficar tão parado. Tenho falta de apetite, mas na  medida do possível estou comendo.

Na quarta fui tomar Tylex e o comprimido era grande e engasguei e vomitei a água em cima do computador que queimou.  Minha cunhada me emprestou o dela por enquanto.




terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alta só na quinta ou sexta


Hoje o médico passou aqui e disse como tive febre e a imunidade ainda está um pouco baixa só pela quinta/sexta será possível dar alta. Devo tomar granulokine, um remédio que aumenta a imunidade. Estou tomando antibiótico cefepime.

Quando estiver melhor vamos voltar com os ciclos de cisplatina + Navelbine que eu tive uma boa resposta.

Tenho sentido umas dores na região do fígado. Mas vamos evitar os pensamentos nebulosos, como diz meu amigo Rafa. Quando aumenta muito eles me dão Buscopan e melhora.

Depois que tomei Rivotril  não tive mais crises de ansiedade.

Deus é maior


Parece que quanto mais eu sofro mais aumenta minha fé e amor a Deus. Sinto que a vida é uma coisa muito maior que podemos entender e a todo momento ela nos ensina e nos faz enxergar as coisas.

Existe um plano maior a que estamos submetidos e não existe injustiça, mas só o amor de Deus.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rivotril

Tomei Rivotril agora a tarde e melhorei bem da crise de ansiedade. Se tudo caminhar bem amanhã terei alta.

domingo, 11 de setembro de 2011

Crise de ansiedade


Tive uma crise de ansiedade agora a pouco. Eu pensava que estas coisas de crise de ansiedade, crise de pânico eram meio frescura,  mas não é. A sensação é de morte. Minha cabeça ficou quente, eu fiquei com sensação de falta de ar, e fiquei falando pras enfermeiras me levarem pra UTI que eu tava morrendo, mas elas mediram os sinais, pressão e nível de oxigênio  e estava  tudo bem. Falaram que foi uma crise de ansiedade. É uma coisa incontrolável quando vem. Eu não posso tomar calmante devido  ao meu quadro e tenho que tentar me controlar.

Agora estou melhor, mas foi horrível. Minha mulher tomou outro susto.

Nova internação

Na sexta feira  tive febre de 38.1 liguei para meu  oncologista  e ele falou que era melhor passar na emergência. Eu e a minha mulher chegamos as 21:00. Por volta das 23:00 fui coletar urina para exame e notei que tinha perdido o controle da mão esquerda, e não conseguia fechar o ziper. Minha mulher estranhou minha demora e entrou no banheiro e notou que meu braço esquerdo estava paralizado. Ela fechou o ziper e me levou pra cama. Daí conforme minha mulher (eu não me lembro) comecei a falar coisas sem nexo.  Minha mulher chamou o médico e disse que eu estava com os mesmos sintomas de quando tive metástase cerebral. O médico deu uma dose na veia do anticonvulsivo Hidantal (fenitoína). O médico então pediu uma tomografia (não me lembro de ter ido fazer). Ele constatou que não houve hemorragia, mas somente o cérebro estava inchado.  A  Geni falou que eu disse: ainda bem que não houve democracia. Depois disto comecei a ter uma convulsão. Eu não me lembro.  Comecei a me entortar e ficar com uma cara estranha. Daí a Geni começou a gritar por socorro. O médico veio e encaminhou para a UTI. ( não lembro de nada). Acordei acho que as 4:00 e achei que ainda estava na emergência. O enfermeiro disse que estava na UTI. Achei estranho.  O médico pediu nova ressonância, mas agora com contraste. Tomei mais uma dose de hidantal na veia que desceu queimando. Nesta nova ressonância também não foi encontrado nada. Graças a Deus. A Geni saiu as 4:00 desorientada, achando que era uma nova metástase. Chegando em casa a minha cunhada deu-lhe uma dose de Rivotril para ela dormir. De manhã ela ligou para UTI para saber do quadro, mas eles falaram que só depois das 12:00 eles teriam novas informações. Minha irmã que é médica ligou na UTI e o médico passou que o quadro era estável e que não havia dado nada na tomo. Posteriormente o neuro passou na UTI e confirmou que o problema foi relativo aos níveis séricos que estavam baixos e precisava ajustar a dose do hidantal. As 14: 00 hs tive alta da UTI para o quarto. O Neuro passou novamente e aumentou a dose  do  anticonvulsivo de 200 mg para 350 mg por dia.  Falou que provavelmente iria dar alta amanhã. Foi mais um grande susto para toda a família. Minha mulher está comigo e estamos mais aliviados.Na UTI conheci  o Rafa. Um técnico de enfermagem budista que me ajudou muito. Ainda estava fragilizado por causa da convulsão e ele foi a pessoa certa na  hora certa. Me falou umas palavras que me ajudaram muito. Estava meio down e suas palavras e sua força espiritual tiveram o poder de naquele momento mudar a minha vida. Sou muitíssimo agradecido a ele.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nova ressonância


Meu câncer (carcinoma adenóide cístico de laringe base lingua) é um câncer das glândulas salivares extremamente raro, algo em torno de 0,1 a 0,3% de todos os tipos de câncer. Ele tem um comportamento lento, porém altamente invasivo e metastático e não costuma responder bem à quimioterapia.

Porém, eu tive boa resposta com a quimioterapia (cisplatina + Navelbine) em 2010, revertendo uma metástase local no lado direito do pescoço e mantendo a metástase a distância dos nódulos do pulmão sobre controle.

Porém em 2011 houve um aumento dos nódulos do pulmão e uma metástase muito agressiva no fígado que não respondeu bem a nova quimioterapia (carboplatina + Taxol). O mais intrigante é que houve redução dos nódulos do pulmão. Não é normal a químio funcionar para uma parte do corpo e para outra não.

No início de julho fui operado de emergência devido a um edema cerebral ocasionado por metástase. E nesta ocasião foi efetuado novo laudo de imuno-histoquimica do material retirado do cérebro e revisados os laudos anteriores sendo constatado uma variação basalóide.

Esta variação basalóide é bem agressiva, mas responde melhor a quimioterapia, que bate com o meu caso.

Existe a possibilidade do meu câncer ser híbrido, ou seja apresentar dupla característica, de carcinoma adenóide cístico e também basalóide. Geralmente devido a características de histologia muito idênticas é muito difícil diferenciar o adenóide cístico em sua variação basalóide.

Devido a ser um tipo ainda mais raro, por esta diferenciação, existem poucos estudos de casos disponíveis e o tratamento quimioterápico disponível é muitas vezes experimental.

Meu oncologista pediu nova ressonância magnética do abdômen superior e retorno a consulta na quinta-feira, pois ele irá fazer um estudo comparativo com a ressonância anterior e conversar com amigos médicos fora do país para definir qual a melhor linha de tratamento.

As opções talvez sejam voltar a usar a cisplatina, onde tive um bom resultado ou optar por algum outro tipo de quimio mais experimental.

Enquanto isto vou me recuperando da imunidade que ainda está baixa, plaquetas em ascensão 47.000 (quando internei estava 21.000). A referência é acima de 150.000


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alta do Hospital

Tive alta do hospital agora de manhã. O médico falou que as plaquetas ainda estão baixas, mas já é possível liberar, tendo apenas que permanecer em repouso e evitar quedas.

Estou muito feliz em deixar o hospital e poder voltar ao convívio do lar.

Fui muito bem atendido no hospital e ainda bem que tinha wireless, pois consegui navegar na internet e me ajudou a passar o tempo.

Obrigado a todos pela força, apoio e orações

Se erguendo


Estou muito agradecido a todos pelas mensagens e orações recebidas ontem.

O tratamento do câncer, assim como a vida tem estas coisas. Caímos mas depois temos que nos levantar.

Mas aprendi que é melhor quando estamos tristes viver toda aquela tristeza, extravasar, por para fora, chorar.

A pior coisa é se fazer de forte e deixar aqueles sentimentos mascarados dentro da gente. Se estamos tristes, vamos ficar tristes, se estamos alegres vamos ficar alegres.

Ontem senti o baque de saber na tomografia talvez tenha havido um aumento dos nódulos do fígado. Apesar de ainda ser recente, pois ainda passarei com o meu oncologista na sexta, e ele irá conversar melhor comigo, ver as alternativas de tratamento, etc. A gente sempre tem um baque quando vê que o câncer pode estar progredindo.

Hoje estou melhor e se as plaquetas aumentarem talvez tenha alta.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quando eu chorar




É difícil suportar as grandes provas. Mas Deus sempre está presente. Mesmo nas piores situações sempre existe uma saída

Estou muito triste, o médico disse que os nódulos do fígado aumentaram significativamente.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alta amanhã?


Ainda estou internado, mas houve melhoras na imunidade. Hoje estou tomando sangue para aumentar as plaquetas.

Se tudo der certo, talvez tenha alta amanhã. Os médicos ainda vão falar sobre o resultado das tomografias do fígado e pulmão e os caminhos que vamos seguir. Estou muito ansioso para saber.

Desde sábado tem me dado dor de dente ao comer coisas quentes. Hoje tiramos uma radiografia do dente aqui no setor de estomato e foi constatado a necessidade de tratar novamente um canal que fiz a mais de 20 anos. Com a queda na imunidade as bactérias começam a se aproveitar. Mas vou fazer fora, assim que tiver alta, pois aqui eles só fazem a extração.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A importância da abordagem médico-Oncológica



Fabiana Murer -Campeã Mundial de Atletismo

Ao invés do nosso país gastar tanto dinheiro em segurança, devia investir pesadamente em esportes nas periferias das grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

Existem inúmeros campeões mundiais em cada esquina, esperando unicamente uma estrutura e apoio para que se transformem em exemplos para o nosso país.

Meninos e meninas, que viram bandidos por falta de perspectiva de vida e opções de lazer. Não tem onde gastar suas energias, se sentem excluídos e sem chance em nossa sociedade, cada vez mais exigente, onde nem mesmo os mais preparados tem vez. Entram então na porta larga do crime, que lhes acena como uma garantia de futuro.

Mas quantas destas crianças e jovens, sofridos e guerreiros dariam grandes atletas. Nem todos iriam se tornar grandes campeões, mas com certeza seriam grandes cidadãos.

Mas os investimentos são escassos e a formação de atletas são projetos de longo prazo. Talvez com as Olimpíadas de 2016 teremos um pouco mais de investimentos.

Parabêns a Fabiana Murer pelo seu grande feito de conquistar a 1a. medalha brasileira de ouro em campeonatos mundiais em pista aberta, em Daegu, Coréia do Sul.

Que sirva de exemplo e incentivo para as próximas gerações.

Imunidade continua baixa


Hoje o médico passou aqui e falou que a imunidade continua baixa. Devo evitar contato com terceiros para evitar o risco de pegar infecções. Mas eu só fico aqui no quarto mesmo.

Fico vendo as notícias na TV, navego pela Internet, preparo posts para o meu Blog, converso com meus pais pelo Skype e assim passa o dia, entre café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Os enfermeiros vem de vez em quando medir os sinais vitais, temperatura, pressão e batimentos e colocar os remédios.

Ontem fecharam o acesso do cateter (port cath) para evitar infecções. Como ele é ligado direto na veia cava, uma infecção via cateter se torna  mais grave. Eles puncionaram a veia do braço e colocaram acesso para colocar os remédios, pois o risco de uma infecção periférica é mais fácil de combater.

Ainda não saiu o laudo das tomografias que fiz ontem, da pulmão e abdômen. A ressonância do crânio deu tudo OK.

O médico falou para ter cuidado para não cair, pois tem riscos de hemorragia. Eles talvez vão me dar Granulokine, um remédio que ajuda aumentar a imunidade.

Estou me alimentando bem, mas me sinto um pouco cansado quando levanto da cama. De qualquer forma, ontem senti que dei uma boa melhorada. Não tive febre ontem, nem hoje. Agora depende mais do aumento da imunidade para ter alta do hospital

PB Agora - Política - Cúpula do PT defende controle da mídia


Agora o PT quer acabar com a liberdade de imprensa e estabelecer a censura, coisa que eles sempre criticaram.

Não querem que a  imagem do Lula seja maculada e estão nervosos porque o Governo da Dilma está passando a impressão que o Governo do Lula era corrupto e o dela está tentando combater a corrupção.

Querem calar a voz dos grandes veículos de comunicação para que eles continuem a negar todas as acusações e se mantenham imunes, como conseguiram até agora.

O fato é que sem a imagem do Lula a frente do Governo eles não estão conseguindo segurar a opinião pública e temem que a insatisfação comece a aumentar.

Na verdade o PT sozinho não tem carisma suficiente para manter as massas hipnotizadas, como era no tempo do Lula e o prédio está começando a ruir. Salve-se quem puder


PB Agora - Política - Cúpula do PT defende controle da mídia

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Herança Maldita

Infelizmente ou felizmente, estamos começando a ver o embate entre a presidenta Dilma, que tem um nome a zelar e a herança maldita que ela herdou do governo Lula.

Há muitos anos o PT vem institucionalizando a corrupção e a bandidagem. Corrupção que sempre houve em todos os partidos, mas que assumiu a ousadia do PT após a ascensão do governo Lula. Os ratos tomaram conta do poder de uma forma sólida, contando com uma forte base aliada, que a sustenta.

A maioria das pessoas não sabem que o projeto de ascenção e manutenção no poder orquestrado pelo PT não é coisa pequena. O Lula é apenas o porta-voz, o representante carismático que consegue hipnotizar as massas.

Por trás disto, existem mentes brilhantes, como a do José Dirceu e inúmeras outras pessoas de alto nível intelectual, que aprenderam na época da ditadura com países comunistas a fazer planejamentos de longo prazo para a tomada e manutenção do poder por muitos anos. Táticas de guerra, não física, mas política.

Com isto o PT chegou ao poder e começou a utilizar dos meios mais sórdidos para a execução do seu projeto. Corrupção e meios desonestos são plenamente justificáveis quando se tem um ideal a cumprir.

E o Lula se tornou o símbolo perfeito deste ideal. Nordestino, sofrido, tornou-se a identificação de todo o povo brasileiro. A mensagem de que ele ia melhorar a condição do povo hipnotizaram as massas, que se sentiam felizes em ter alguém deles no poder. Não importava que eles roubavam, todos roubam, o importante é que ele estava lá e ia fazer alguma coisa pelo povo.

Além da excepcional capacidade do Lula se comunicar com as massas, nunca vista em outro presidente, o PT sempre foi mestre em gastar bilhões em propaganda e mostrar sempre que está tudo indo bem, quando na verdade as coisas vão cada vez pior.

Aproveitando a boa maré da economia e seguindo a cartilha da boa-governança, o governo Lula surfou nas boas ondas e ampliou e consolidou fortemente o projeto de manutenção do PT no governo. Conseguiu ainda realizar alguma coisa de seus ideais pessoais, ampliando programas sociais e aumentando o giro da economia em lugares mais pobres, principalmente no Nordeste.

O pacto com as forças negativas para conseguir seus intentos foi grande e o preço a pagar será maior ainda. Por outro lado, a inexistência de uma oposição decente no país e a grande popularidade do Lula fizeram com que não houvesse barreiras para a consolidação do projeto.

Porém, a estratégia do PT, como toda a estratégia de guerra, é que para se manter no poder é preciso manter a base aliada sempre satisfeita. Porém, os cumparsas do PMDB e outros partidos, entenderam o esquema da bandalheira e quiseram cada vez mais participar.

Como é o destino! O PT que tinha o sonho de governar sozinho, cada vez mais está na mão de partidos oportunistas como o PMDB. Então temos a democracia da corrupção, onde todos ganham, menos o povo brasileiro.

Enquanto a economia estiver indo bem e mesmo com a corrupção o desemprego não diminuir e a inflação continuar sobre controle, eles irão poder continuar mamando.

Por isto a preocupação do governo em contornar as coisas e se prevenir de uma crise internacional. Depois vem a copa do mundo e as Olimpíadas e muitos investimentos e ainda temos o Lula na reserva que poderá voltar para continuar mantendo as massas hipnotizadas.

Ainda tem o trunfo do Pré-Sal, uma mina de ouro-preto, capaz de satisfazer a fome voraz da corrupção por muitos séculos.

Realmente, visto ao exposto, acho que apesar de tudo, Deus é brasileiro e cedo ou tarde imprevistos acontecem e mudam o curso da história. Até grandes líderes como Napoleão cairam por se afastar de seus ideais e trilhar pelo caminho errado.

A vida se aproveita das coisas e mesmo por caminhos tortos as coisas voltam ao normal e aqueles que se excederam acabam tendo o fim que merecem.



Vejam também o post abaixo:

http://alaricotrombeta.blogspot.com/2011/08/o-rei-da-bandalheira.html

Novos exames - Ressonância e Tomografia


Ontem de manhã o médico passou aqui e falou que a imunidade ainda estava baixa. Perguntei pra ele quanto estava e ele falou que os glóbulos brancos estavam em 300.

Fiquei muito assustado, pois nunca caiu tanto. Quando dei entrada no hospital estava em 900 e agora diminuiu. Eles estão fazendo exames de sangue direto para acompanhamento.

O normal é por volta de 4.500 e o meu geralmente por causa da quimio ficava em 2.200.  Quando dá menor de 1.500 eles não autorizam fazer quimio. Como tá muito baixo tem o risco de pegar infecções.

Ontem a noite fiz ressonância do crânio e hoje vou fazer tomografia do tórax e abdômem. O duro é que estou de jejum desde meia-noite e estou esperando eles chamarem.  Ontem já tive que fazer jejum para fazer a ressonância. Fico preocupado, pois já perdi 2 kgs, agora tô com 58 e ficando sem comer a coisa piora. Eu já reclamei, mas tem que esperar..

Com o resultado destes exames teremos uma melhor visualização do quadro, os efeitos da quimio,etc.  E os médicos poderão então planejar melhor qual esstratégia irão adotar.

Ontem tive febre novamente. Tomara que hoje a coisa melhore. Hoje a Geni não foi trabalhar e está comigo aqui. Eu não tô podendo receber visitas, devido a imunidade baixa. Somente visitas virtuais pelo Skype.  Meu nome no Skype é felipe.mota

Dormi bem a noite, que frio!! Dormi com 2 cobertores.  Estou com um pouco de dor de cabeça por causa do contraste da ressônância ontem e daqui a pouco vou receber mais da tomografia.

Tem que ter paciência. Apesar de tudo estou num bom hospital. Pior é quem não tem nem isto.



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nova Internação devido a queda na imunidade


Desde a última quimioterapia que fiz no dia 19/08 senti muita fraqueza e tive febre. Porém a febre não tinha ultrapassado 37.8.  A orientação do hospital é que se a febre ultrapassar e se manter acima de 37.8 deve-se ir imediatamente ao hospital.

Na última segunda-feira, dia 29/08 tive febre de 38.5 que se manteve. Neste caso não pode tomar dipirona pra abaixar. Tem que ir ao hospital.

Fui a emergência, na parte da tarde. Após a realização de exames de sangue e urina e raio-x, o médico falou que precisava internar, pois a imunidade estava muito baixa.

Porém, o hospital estava com falta de quartos e perto da meia-noite fui transferido para a retaguarda. É uma espécie de enfermaria de luxo, montada a partir de uma antiga UTI desativada. Tem uns boxes individuais, separados por vidros. O inconveniente é que não havia lugar para o acompanhante dormir e minha  mulher não pode ficar.

No dia seguinte, perguntei para enfermeira chefe qual a previsão de transferência para o quarto e ela falou que era o setor de internação que resolvia. Eles ligariam para avisar. Porém senti que se ficasse quieto, eles poderiam me deixar lá mais tempo. Pedi então para conversar com o pessoal da internação e falei que não achava certo eu estar pagando um plano que dá direito a quarto e estar na retaguarda, apesar de estar sendo bem atendido.

Depois disto, eles confirmaram que a minha transferência sairia no mesmo dia. Ontem a noite fui transferido para o quarto. Minha mulher veio e pode dormir comigo. Este assunto de falta de vagas em hospitais particulares realmente está acontecendo. UTIs lotadas, dificuldades para liberação dos quartos. Mas é responsabilidade dos hospitais ampliarem o número de leitos.

O médico falou que eu sairia na quinta ou sexta. Precisa ficar 72 horas sem febre (considerando febre acima de 37.8). Nestes dias tenho feito exames de sangue e acompanhamento do volume de urina. Eles deram um antibiótico, pois no hospital tem muitos vírus e bactérias e tomo soro também.

No geral me sinto bem, um pouco cansado, e apesar de ser ruim ficar no hospital, pelo menos estou sendo monitorado. 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dilma pede ao Congresso que não aprovem aumento de gastos

A presidenta Dilma Roussef pediu a base aliada no congresso que não aprovem aumento de gastos sem previsão de receita, como forma de enfrentar a crise internacional.

Isto me levou a curiosidade de saber como o Governo gasta o nosso dinheiro

Achei um estudo do professor Ricardo Bergamini relativo ao período de 2003 a 2010 do Governo Lula. Um período de análise grande. Você acha que as coisas mudaram?

O estudo baseado nas prestações de contas da União, disponíveis a qualquer brasileiro, mostra o seguinte:

1 - O governo Federal gastou arrecadou o montante correspondente a 27,82% do PIB. Isto quer dizer que de tudo o que é produzido no país, a mordida do governo é quase 1/3. Países mais desenvolvidos que tem arrecadação semelhante oferecem serviços de saúde, educação, transporte, etc. para a população e nós não temos quase nada.

2- O governo aplicou 8,12% do PIB em serviços da dívida. Isto quer dizer que igual a gente, o governo não tem dinheiro próprio para cobrir suas despesas e paga juros aos bancos para poder sobreviver.

3- O governo aplicou 5,39% do PIB em transferências para Estados e Municípios. Isto quer dizer que para manter a base aliada de governadores e prefeituras o governo transferiu estes recursos indiscriminadamente, onde Estados com menores populações e programas de governo recebem mais recursos que outros Estados da oposição, somente porque que são da base aliada. Este dinheiro geralmente não é gasto para o fim que é destinado, perdendo-se sua rastreabilidade.

4-O governo aplicou 6,72% com a Previdência Social. Isto significa que o governo paga muito mal os 23, 9 milhões de aposentados.

5- O governo aplicou 4,87% com Gastos com Pessoal da União. Isto quer dizer que o governo pagou desproporcionalmente aos 2,2 milhões de beneficiários da União (Ativos e aposentados) quase a mesma coisa que pagou aos quase 24 milhões de aposentados, demonstrando o corporativismo público no país.

6- O governo gastou 1,81% do PIB na educação, 1,58% na defesa e 1,42% na saúde. Precisa comentário?

Então a gente se pergunta, pra onde vai todo este dinheiro? Eu respondo: Vai para sustentar esta cambada de corruptos que gastam nosso dinheiro a seu bel prazer, enriquecendo as nossas custas. Se valendo das leis para benefícios próprios, superfaturando obras e mascarando licitações. Deixando de construir hospitais e escolas.

Tudo dentro do mais rigoroso enquadramento no papel, mas por trás disto somente a podridão de ratos já acostumados a roubar nosso dinheiro.

Deixando milhões de pessoas sofrendo por falta de uma assistência médica decente. Milhões de crianças sem educação e cultura, propositalmente para nunca serem capazes de fazer uma análise crítica e continuem louvando o Governo por receber algumas esmolas.

Mas Deus vai cobrar de cada um destes monstros a parte que lhes cabe, cedo ou tarde, pois ninguém leva nada deste mundo, além da sua consciência e se na justiça dos homens eles saem impunes, ninguém escapa da justiça Divina.

ver www.ricardobergamini.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Autoconfiança Americana


Os americanos tem uma cultura de serem os melhores e isto se reflete principalmente nos esportes. Apesar de ser uma cultura que traz prejuízos em vários aspectos, em se tratando de esportes, só vence o melhor.

Assisti o começo do jogo da seleção brasileira feminina de Volei contra as americanas e senti que as brasileiras entraram no campo já intimidadas de jogar contra os EUA.

É como no inconsciente delas dissesse: Já fomos longe demais, derrotar os EUA será muito difícil.

Enquanto as americanas pensaram: Quem é este timeco do 3o. mundo pensa que é? Nós somos as melhores do mundo e ninguém vai tirar este título da gente. Vamos mandar eles de volta pra casa.

Será que estes técnicos não enxergam que precisam treinar mais a questão psicológica? Pois a parte técnica já somos superiores.

Tem que desenvolver aquela ira interior, aquela vontade de derrotar o inimigo, de vencer, de mostrar quem é que é o melhor. Faltou somente isto para o Brasil vencer.

Já com a Russia, que o Brasil tinha birra, esta raiva aflorou e o Brasil venceu.

Depois podem dizer o que quiserem, que o time deles era melhor, mas eu ainda acho que faltou esta auto-estima que os americanos são mestres, diríamos, até arrogantes.

Mas nós brasileiros, bem que poderíamos aprender um pouquinho com eles a sermos mais autoconfiantes e determinados

domingo, 28 de agosto de 2011

Águas Purificadoras






Não há mal que nunca se acabe. Suas águas purificadores limpam nossas chagas. Sua misericórdia e o seu amor são para sempre


Patricia Acioli - vítima de uma sociedade doente

Patrícia Acioli, juiza morreu em combate ao poder das milícias organizadas, poder paralelo que surgiram devido a ausência do Estado.

Este fato infelizmente é a ponta do iceberg a que toda a nossa humanidade está mergulhada. Atualmente as drogas são o pano de fundo de todo o crime organizado.

E estes valentes juizes que combatem a atuação dos traficantes, sabem que entregam suas vidas por esta causa, como verdadeiros mártires.

Infelizmente a sociedade não se dá conta que a única forma de combatermos a criminalidade é a conscientização de cada usuário de drogas.

Mas porque as pessoas usam drogas? Porque nossa sociedade está doente. Sem percebermos vivemos num mundo que somos apenas robos, alimentados por toda uma indústria de consumo, isenta de valores próprios e sentimentos.

Tiraram-nos o poder de pensar e refletir em que mundo vivemos, o que queremos da vida e quais são os nossos valores. Cada qual vive sua vida, enclausurada em seu mundo, pouco se importando com questões mais vitais.

A ciência esvaziou a fé dos corações das pessoas, como se ela pudesse entender o milagre da vida. Não, ela consegue explicar como as coisas funcionam, mas não sabem de onde vem esta força. Como não podem provar, então é melhor negar.

Então as drogas continuam avassalando o mundo, sinal de um profundo vazio interior, de alguma coisa que não pode ser preenchida, gerando um caminho para as drogas. Na triste ilusão que ela poderia preencher este vazio.

Não é uma questão de religião, mas de termos consciência de quem somos.

sábado, 27 de agosto de 2011

Honestidade Japonesa


É difícil para nós brasileiros entender o significado da Honestidade Japonesa. Milhares de japoneses que acharam dinheiro nas casas devastadas devolveram o dinheiro aos seus proprietários, somando cerca de R$ 125 milhões.

Não é nem pelo valor do dinheiro, mas pelo valor do ato. Não um ato isolado, mas da comunidade japonesa, para os quais o nosso ditado "achado não é roubado" não se aplica.

Demonstra o profundo senso de que todos eles se enxergam como um só povo.  A questão da raça aqui tomou uma atitude positiva, onde cada japonês que achou o dinheiro se colocou no lugar do outro que perdeu e ficou feliz em poder devolver.

Geralmente o orgulho racial tem sido fonte de inúmeros males na história da humanidade, devido aos povos que o cultivaram se acharem melhor e diferentes do resto da humanidade, provocando guerras e destruições.

O mundo ideal seria aquele em que todos os países pensassem assim. Somos uma só família, um só povo e vamos todos ser justos uns com os outros. Vamos viver todos em harmonia.

Mas a realidade é bem distante disto. Vemos as crises internacionais que vem e vão devido a ganância e despotismo daqueles que detêm o dinheiro e poder mundiais, que querem ganhar sempre a qualquer custo.

Países ricos que só pensam em seu bem-estar e não pensam duas vezes em fazer guerras e passar por cima de qualquer coisa para conseguir seus objetivos.

Deus que criou o mundo, os céus e a terra para que todos vivêssemos em paz também detêm o poder supremo, e estas aberrações da nossa humanidade vão se acumulando, como um grande lixão, que cedo ou tarde vai nos cobrir com as suas tormentas e mostrar a humanidade que existem regras e leis universais as quais o homem ainda não tem a compreensão.

Então novos tsunamis, terremotos e furacões um dia virão para mostrar a todos que somos todos uma só humanidade. Só que será tarde demais.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ressurgindo da Quimioterapia


Descrever como é fazer quimioterapia para uma pessoa que nunca fez é uma tarefa muito difícil. Mesmo pra quem já fez variam muito os efeitos, dependendo do tipo de quimio.

Eu já estou me considerando veterano em fazer quimioterapia, embora não me orgulhe disto, preferia não ter que fazer, mas por outro lado a quimio é uma saída que temos a disposição.

Minha mulher briga comigo quando ás vezes chamo a quimio de veneno. É porque ela está lá para nos ajudar, mas temos que pagar um alto preço. Sei que também hoje os remédios são muito melhores que antigamente, e no futuro talvez sejam ainda melhores. Mas quando a gente sofre, pensamos só no hoje, o agora.

Mas em linhas gerais, no meu caso funciona assim. Eu tomo a aplicação 1 vez por semana. Antes eram duas semanas seguidas e 1 de descanso, e agora 1 semana e 2 de descanso.

Após esta aplicação que dura por volta de 5 a 6 horas, via cateter (igual ao que foi colocado no Gianecchini) feita no hospital, eu vou para casa.

No primeiro dia eu não sinto nada. Os efeitos sempre começam no dia seguinte e variam dependendo do tipo de quimio entre enjoos, náuseas, dores no corpo, indisposição e fraqueza e febre.

Estes sintomas duram exatamente 1 semana, ou seja se faço na sexta-feira, só lá pela quinta/sexta feira da semana seguinte é que os sintomas enfraquecem e você começa a voltar a uma vida normal, sentir mais vitalidade.  Na semana da quimio, só dá vontade de ficar deitado e fazer o mínimo de coisas possível.

Isto também impacta no psicológico. Na semana pós quimio geralmente dá uma afundada no astral e os pensamentos negativos voltam a visitar. Depois que passa as coisas voltam ao normal. É incrível, mas a mente e corpo estão diretamente conectados.

É sempre uma montanha russa, onde você sabe que vai cair e sabe que vai levantar. Ressurgindo após cada quimio.  O ruim é que quando você fica bom, daí tem que começar tudo de novo.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Assitam ao vivo o II Forum de Discussão Politicas Saúde Oncologia


Assistam hoje ao vivo o II Fórum de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia , promovido pela Oncoguia, clicando no link abaixo

 tvaovivo.tv.br/oncoguia

Assisti pela internet o Fórum e queria parabenizar a Oncoguia pela Iniciativa. Foi um debate amplo que nos possibilitou, como leigos, entender melhor a complexidade das políticas públicas de saúde, e em especial, direcionadas ao câncer.

O câncer vem crescendo, devido a diversos fatores, entre eles o envelhecimento da população, e os medicamentos e procedimentos para combatê-lo tem evoluído muito rapidamente, apresentando-se como um grande desafio num país como o nosso de tantas diferenças regionais e dimensões continentais.

Fora isto, a falta de vontade mais efetiva do poder público, assim como toda a complexidade de análise técnica de novos protocolos e inserção de novos medicamentos, aliado a falhas na legislação e apegos a burocracia institucional, tem feito que milhares de brasileiros padeçam não somente vítimas do câncer, mas de toda a lentidão do processo.

É muito triste verificarmos que apesar de haver boa vontade de muitos agentes e muita coisa estar sendo aperfeiçoada, ainda vivemos num país de muitas corrupções e desvios, onde o dinheiro público para a Saúde não atende os fins para que foram arrecadados.

Esta excelente iniciativa, somente nos mostra que como cidadãos, devemos lutar pela melhorias no atendimento de todos, nos unindo e fazendo valer a nossa voz perante os governantes e legisladores.

Parabêns a Oncoguia



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Perfuração do Pulmão do Gianecchini na passagem do cateter


Conforme já divulgado na imprensa, o pulmão do Gianecchini teria sido perfurado na passagem do cateter central devido a um suposto erro médico, que estaria abrindo uma crise no Hospital Sírio Libanês.

Ontem fiz um post sobre a implantação de cateter e já tinha achado muito estranho haver sangramento na passagem do cateter. Pensei que ou teria sido algum erro na colocação do cateter, ou por problemas de coagulação devido a queda da imunidade. Mas como evito falar de coisas que não tenho certeza, preferi não comentar.

É com muita tristeza que escrevo, sabendo que este suposto erro pode ter colocado a vida dele em risco. Já havia feito outro post em que eu achava estranho ele ter sido operado em junho da Hérnia e logo em agosto ter sido internado com câncer. Inclusive escrevi que mesmo nos melhores hospitais estamos sujeitos a erros ou fatalidades e no fim quem nos guarda mesmo é Deus.

Acho que o Gianecchini está dando muito azar neste início de tratamento, mesmo contando com uma das melhores estruturas do país.

Mas Deus escreve certo por linhas tortas e tenho certeza que tudo isto está acontecendo somente para o Gianecchini e a Marília Gabriela e outras pessoas influentes entrarem, depois da vitória do câncer do Giane, na luta contra o câncer.

Divulgando a realidade do tratamento do câncer no nosso país pelo SUS, as dificuldades que as pessoas passam, a falta de apoio e assistência. O descaso e a dura realidade de milhares de pessoas que sofrem caladas.

Eles podem e vão ajudar muito, tenho certeza. Enquanto isto, vamos rezar para que o nosso grande amigo seja abençoado por Deus e consiga vencer mais esta etapa.


domingo, 21 de agosto de 2011

Implantação de cateter para quimioterapia - Gianecchini


Com a recente notícia sobre a implantação de cateter para quimioterapia no Gianecchini, aumentou a curiosidade sobre este tipo de procedimento.

Eu também tenho Port Cath implantado (cateter venoso central) desde maio/2010 e utilizo nas sessões de quimioterapia. No meu caso implantamos pois o tipo de quimioterapia que fazia com Navelbine queimava as veias e era indicado a implantação do cateter.

Este cateter é implantado por meio de cirurgia com anestesia geral e consiste na passagem de um cateter pela veia cava que possui em sua ponta uma base onde é aplicada a agulha da quimioterapia. Esta base fica debaixo da pele, subcutâneo, e você pode fazer de tudo, normalmente. No começo dá um certo medo, mais depois acostuma. Fica tipo uma bolinha saltada na pele.

O cateter tem a vantagem de se fazer a infusão da quimioterapia direta pelo cateter, evitando-se utilizar as veias do braço. Porém o cateter tem duração de 2 anos e quando não utilizado tem que fazer limpeza (heparina) mensalmente, para não correr o risco de entupir.

Geralmente quando em tratamento do câncer os médicos não tiram o cateter quando ainda há possibilidade de se fazer quimioterapia. A retirada ou substituição do cateter também é efetuada por meio de cirurgia.

Apesar de ser uma cirurgia rápida, com alta do hospital no mesmo dia da operação, não deixa de ter os riscos que qualquer cirurgia traz.

No caso do Gianecchini houve um sangramento na colocação do cateter, que não é comum de ocorrer, mas não foram divulgados dados referente os motivos desta intercorrência. Devido a isto sua quimioterapia está sendo adiada.

Veja abaixo um vídeo ilustrativo da colocação do cateter. Está em Inglês, mas dá para entender algo pelas figuras, para quem não entende o Inglês. Não achei material em Português, se alguém achar me avise.



sábado, 20 de agosto de 2011

Final André - Insensato Coração


Achei a abordagem do final do André em relação ao câncer muito superficial. Embora entenda que talvez seja melhor numa grande mídia, como uma novela global, passar uma mensagem mais light em relação ao tratamento do câncer, para não ficar assustando as pessoas.

Neste sentido acho que a mensagem foi correta, tipo: cuidem-se, fiquem de olho. Mas se aparecer o câncer não se desesperem. O tratamento tem cura, principalmente quando diagnosticado precocemente.

Porém, na minha cabeça ficou aquela mensagem como se o câncer fosse uma doença como outra qualquer. É só arrancar a parte danificada, fazer uma quimiozinha e pronto, já está novo para outra.

Mas quem já passou ou passa pelo tratamento de câncer, sabe que geralmente a coisa não é bem assim.

Outra coisa é que aquele ditado que ninguém sai do câncer como entrou, acho verdadeiro. Porque invariavelmente o contato com a possibilidade da morte e a finitude da vida, te faz rever valores e conceitos.

Neste ponto acho que o André, apesar de num diálogo com a Carol ter falado que tinha mudado muita coisa na sua vida e que passou a enxergar outras coisas, na prática parece que ele saiu do câncer pior do que entrou.

Entendo que o par da Carol estava planejado para o Raul (Antonio Fagundes), e talvez os autores quiseram mostrar  que ir contra a natureza da pessoa não dá certo e também expor o tema do relacionamento aberto.

Mas acho que perdeu-se a oportunidade de mostrar como o impacto do câncer poderia realmente mudar a cabeça individualista do André. Ele poderia refletir que caso o câncer voltasse ele não teria uma família nem ninguém para apoiá-lo. No tratamento dele foi rápido, mas se ele ficasse meses dependente de alguém? Ele preferiu continuar com a mesma personalidade, como foi a do pai dele. Buscando satisfações rápidas e ilusórias e não se apegando a ninguém.

Mais legal foi a Bibi, que percebeu que amava realmente o Douglas e que aquela vida de pegadora não a estimulava mais.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quimioterapia


Hoje fiz quimioterapia, esta foi a 3a. das 5 aplicações. Ainda falta a do dia 09/09 e 30/09. Fazer quimio não é fácil, cheguei no hospital as 8:00 e saí as 16:00 hs.  Foram 6 horas de infusão.

Contando com as quimios anteriores acho que já é a 19a sessão de quimio. Mas antes era cisplatina + Navelbine e agora é carboplatina + Taxol.

E também antes eram ciclos de  2 semanas com quimio e uma de descanso e agora é uma semana sim e 2 de descanso, que possibilita mais tempo para se recuperar. A cisplatina dava mais enjoo, por vários dias e o Taxol dá mais náusea e dores no corpo.

Um dia antes passei no oncologista para avaliação. Ele sempre marca um dia antes da quimio para ver os exames e dar uma examinada geral, dar os pedidos de tomografia e marcar as novas consultas.

Desta vez as plaquetas estavam bem baixas. Nunca vi tão baixo, deu 86.000. Geralmente dá na faixa de 200.000. Mas ele falou que era efeito da quimio e liberou para eu fazer quimio.

Também deu algumas alterações relacionadas ao fígado, que já tinha dado em exames anteriores. Mas ele falou que na tomografia que iremos fazer dia 03/09 iremos ver o efeito da quimio e como as coisas estão indo. Se a quimio não tiver fazendo efeito ele falou que irá trocar a quimio.

Mas ele falou que pela minha fisionomia achava que as coisas estavam indo bem.

Com base nas tomografias do cérebro  e o resultado da quimio vamos avaliar a questão da continuidade da quimio e a questão da radioterapia na cabeça. O jeito agora é esperar, confiar e seguir em frente.

O bom de ir no hospital é que a gente sempre vê pessoas em pior situação e isto dá uma certa conformação de que as coisas poderiam ser piores e que é melhor não reclamar e até agradecer.

Dessa vez eu revi um cara que não tem nem o nariz e a parte superior dos lábios.  Um outro que estava numa cadeira de rodas, com sonda e traqueostomia e com gases na boca, igual quando eu fiquei após a minha operação, mas que tinha mais marcas no pescoço que eu. . Pensei até em falar com ele que eu tinha passado por aquilo, mas depois fiquei pensando que eu não sabia exatamente da situação dele e poderia ser pior.

Mas no final fiquei pensando que também eu poderia nem estar vivo e realmente deveria agradecer pelas coisas não terem sido piores e por ainda estar na luta

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quem matou a Norma em Insensato Coração


Acho que a morte da Norma traz uma mensagem muito verdadeira em muitos aspectos.

Existem muitas pessoas que jogam toda a culpa nos outros pelas dificuldades que elas atravessam na vida, se isentando de analisar o que elas fizeram para contribuir para isto.

Mesmo no caso em que a pessoa é totalmente inocente, e foi prejudicada, sempre resta a opção de esquecer, perdoar e seguir em frente. E não se trata somente de ser um bom samaritano, mas o fato é que o ódio e a vingança prejudicam mais a quem sente.

Se depois de sair da cadeia ela tivesse levado uma vida nova, moça bonita e inteligente, quanta coisa ela não conseguiria?  Mas ela preferiu o prato frio da vingança, e a vida lhe deu em resposta a própria morte, pois de inocente ela passou a ser bandida, matando a presidiária na cadeia e ajudando o Theodoro a morrer.

Parece que isto é só novela, mas acontece diariamente em dramas da vida real. Perdoar os inimigos parece uma coisa impossível quando estamos em algumas situações, mas ainda pode ser uma melhor saída do que a vingança crua, que no final não traz o efeito desejado ao vingador e ainda agrava a sua situação.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que me deixa vivo

A luta contra o câncer é uma montanha russa. Ás vezes estamos bem, outras vezes acontece alguma coisa que nos deixa mais desanimados.

Cada pessoa se apega numa coisa para ter forças para continuar no tratamento, sem esmorecer, pois quimioterapia, radioterapia e todas as limitações que um tratamento de longo prazo traz, é muito difícil de suportar.

Acho que o nosso apoio é como uma cruz. Temos na vertical o amor e confiança em Deus, que é o único que na hora do vamos ver, nos dá força para continuar, e na horizontal o amor das pessoas da nossa família.

Amo muito minha mulher, meu filho de 17 anos, meus pais e a todos da minha família e pessoas que me apoiam.

Mas o que me dá forças para viver é a minha filha de 7 anos. Acho que pelo fato dela ser criança tem uma energia especial. Toda vez que ela me chama de papai, é como se ela me desse um banho de alegria e energia e me dá muita força para continuar. As crianças tem esse poder. São anjos do céu, que com sua ingenuidade e brincadeiras nos levam a renovar diariamente a esperança.


Faço qualquer coisa para que eu possa viver mais tempo ao lado dela e consiga vê-la crescer.





sábado, 13 de agosto de 2011

Câncer nos testículos de André da novela Insensato Coração

Gostei da cena da novela insensato coração quando o André descobre que está com câncer.

Retrata bem o forte impacto que a pessoa leva ao receber a notícia. Perdemos o chão e independente de saber se é câncer ou não a pessoa já começa a vivenciar um inferno interno, onde seu pensamento não tem trégua.

Ficamos pensando sem parar na situação, imaginando a morte e muitas coisas que não vão necessariamente acontecer. No caso do André o pai dele morreu de câncer, o que agrava ainda mais o seu abalo emocional

Outra coisa interessante é que ele, por ser uma pessoa reservada, num primeiro momento não conta pra ninguém e sai com o seu filho pequeno, demonstrando o medo que o câncer traz de deixar a família e os filhos abandonados.

Mostra também a urgência que a pessoa tem em fazer a biópsia e descobrir realmente se tem ou não câncer. Esta acho que é a pior fase, pois neste período em que ainda não temos certeza, a espera cada dia se torna um século.

Posteriormente, André irá desabafar com seu amigo André, mas tenta esconder de Carol, que acaba descobrindo. Isto também acontece, de tentarmos esconder de algumas pessoas da família, até que tenhamos certeza do diagnóstico, o que pode ser mal entendido, mas é muito difícil administrar os sentimentos numa pessoa que está fragilizada.

Acho que a postura do médico foi muito boa, não alarmando desnecessariamente, falando das boas chances de cura e sendo firme e ético. Mas ao mesmo tempo mostra a frieza no relacionamento médico x paciente, que geralmente ocorre.

Isto é uma necessidade por parte dos médicos e uma proteção. Você já imaginou um médico dar a notícia e abraçar o paciente, convidar ele pra tomar um cafezinho? Ele perderia a postura de médico e talvez até poderia ser mal interpretado, pois antes da biópsia não se sabe realmente o que é. Mas o que o paciente gostaria é isto, alguém que pegasse no colo ou um ombro amigo pra chorar.

O que eu não achei legal é o fato do câncer do André parecer uma espécie de punição por ele ser um pegador. O câncer nos testículos parece como um castigo. Esta visão acho que não é boa, e no fundo muitas pessoas acham que o câncer é uma espécie de punição ou castigo, o que não traz nenhum benefício para a pessoa. Isto pode acontecer em qualquer pessoa e muitas vezes não está relacionada com os hábitos e estilo de vida da pessoa. O câncer ainda é uma incógnita para a ciência e temos mais perguntas do que explicações sobre suas causas.

Mas no geral, achei legal trazer este assunto a tona por meio da novela de tanta audiência

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Câncer Reynaldo Gianecchini - Erro médico?


Me chamou a atenção o fato dele ter sido operado no início de junho de uma Hérnia Ingual e no começo de Agosto ter sido internado com Câncer tipo Linfoma não-Hodgkin.

Provavelmente ele já estava com câncer quando foi operado em junho, porém deveria estar assintomático e não deve ter aparecido ou sido observado anormalidades nos exames pré-operatórios.

Um fator importante que não sei se já estava presente quando da operação em junho é o emagrecimento acentuado, presente na maioria dos casos em que o câncer se manifesta. Vi numa reportagem que ele apresentou emagrecimento, mas não sei se foi antes da cirurgia ou depois.

Fatores como este que podem ter passado despercebido por ele ser uma pessoa jovem, com bastante saúde e que pode ter-se atribuído ao estresse devido a estréia da peça de teatro. E também ao próprio quadro infeccioso da Hérnia, que pode ter mascarado outros sintomas.

O fato é que uma cirurgia em um paciente que tem câncer, sem total consciência dos fatores que ficaram mascarados, pode  prejudicar muito o prognóstico, pois o  câncer pode acabar se espalhando para outros linfonodos e fica mais difícil o controle da doença.

É muito importante que as avaliações cirúrgicas sempre sejam feitas por uma equipe multi-disciplinar para que não sejam descartadas hipóteses consideradas pouco relevantes, mas que podem na realidade esconder problemas de alto-risco.

Não podemos afirmar sem dados se houve ou não erro médico. Mesmo nos melhores hospitais estamos sujeitos a erros ou fatores que podem escapar das avaliações médicas por uma fatalidade e no final quem nos guarda mesmo é Deus.

De qualquer forma, o que passou, passou.  O importante é que ele é uma pessoa jovem, guerreira, tem uma boa assistência e com certeza irá superar com sucesso mais este desafio em sua vida.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Afastamento INSS

Hoje estive na perícia do INSS. A médica me concedeu o benefício até 31/12/2011.

Não sei se isto é motivo de alegria ou tristeza. O que eu mais gostaria era pode voltar a trabalhar o mais rápido possível. Mas fazendo quimioterapia e se recuperando de uma cirurgia no cérebro como pode ser?

A gente fica numa cilada e tem que colocar as outras prioridades todas em segundo plano. A única coisa que vale é o sucesso do tratamento.

Mas não é fácil, pra gente que está acostumado a trabalhar ter que ficar afastado, é muito ruim. Apesar que mesmo em casa sempre temos milhões de coisas para fazer.

Sem falar na parte financeira, pois mesmo recebendo quase o teto do auxilio-doença, ainda assim comparado com meu rendimento na ativa é muito pouco. Ainda tenho sorte que a minha empresa tem uma política de complemento parcial do auxílio-doença, mas é por um tempo, depois fica só o INSS.

Daí as contas que já não andavam 100% começam a piorar.  Mas como a minha mulher falou, tudo isto não importa, o importante é eu ficar bom. E também o importante é que estou sem dor, reagindo bem ao tratamento.

Também, pensando bem, eu tenho minha mulher que trabalha, temos casa própria, tenho um bom plano de saúde, descobri o câncer a tempo de fazer um bom tratamento, sou atendido num dos melhores hospitais do mundo, não passamos necessidades, tenho o apoio, o amor e o carinho da minha mulher, da minha família e amigos (incluindo os virtuais).

Somos pessoas inteligentes e com a ajuda de Deus vamos dar a volta por cima.

Quantas pessoas não estão na mesma situação e não tem plano de saúde, moram de aluguel, ganham pouco do INSS, o cônjuge não trabalha, não tem o apoio da família, etc.  Ou pessoas que são milionários, mas o cônjuge ou a família não vê a hora do cara morrer para por a mão nos bens. Pensa que isto não existe? Conheci um cara que morreu de desgosto por isto.

Ou pessoas que descobrem o câncer numa fase avançada, com poucas chances de cura.  Isso sem falar nas crianças com câncer. Isto acho que é o pior de tudo.

Tudo poderia ser bem pior. Se pensar bem, depois da cirurgia no cérebro, eu poderia hoje estar inválido numa cama, mexendo só a cabeça. A gente só vê a parte ruim, né? Mas se parar para pensar no que poderia ser, teria que agradecer todos os dias de joelho a Deus a condição que estou hoje. Somos muito ingratos.

Ter uma doença crônica como o câncer e muitas outras é um desafio diário, não só para o paciente como para toda a família, mas tendo fé em Deus e vontade de viver, todas as coisas serão resolvidas a seu tempo e no final de tudo estaremos mais unidos e fortalecidos por todas as dificuldades e aprendizados que passamos.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A vida é uma surpresa


O que é viver?
           Percorrer os diversos caminhos
                                              Receber da vida aquilo que ela nos dá

Com o leme em nossas mãos,
                             temos a falsa ilusão que estamos dirigindo
                                                   Mas a vida mestra é quem comanda nosso destino

Devolvendo-nos tudo aquilo que fizemos
                             Completando tudo aquilo que sonhamos
                                           Ensinando tudo aquilo que precisamos

E no final das contas, quem é o roteirista?
                                             Deus, você mesmo ou alguém mais?
                                                           São mistérios que dão à vida um Q a mais                                                   
                                       

Suicídio


Ontem fiquei muito triste com a notícia de uma pessoa conhecida que se suicidou. Ela estava em tratamento de diabetes e sofreu uma separação após um casamento de mais de 20 anos e não estava aceitando isto.

É muito triste ver que enquanto lutamos pela vida, algumas pessoas por fraqueza acabam por cometer este ato tresloucado.

Eu gostaria muito de ter podido ajuda-lá a não ter cometido este ato, mas tem certas coisas que estão fora do controle de nossas mãos e infelizmente muitas pessoas usam o livre arbítrio para tomar decisões erradas, nas quais elas mesmas não sabem quais serão as consequências.

Agora o que podemos fazer é orar e pedir a clemência de Deus para esta alma atormentada. Que os anjos de Luz possam socorrê-la, onde quer que ela esteja e que sua alma possa se arrepender e se entregar á ajuda Divina.

Infelizmente existem muitas pessoas nesta situação. Pessoas que acham que a morte é a melhor saída para resolver os conflitos que vivemos.

Mas isto não é verdade. Somente Deus, o Criador dos céus e da terra e de tudo o que existe  no Universo é que possui o dom da vida e da morte.  Atentar contra a vida, seja a própria ou do semelhante é um ato de sérias consequências no plano espiritual.

Nunca abandonem a fé em Deus e tenham em mente que as coisas por pior que sejam sempre tem um final e que as experiências mesmo as mais aterradoras sempre trazem um ensinamento para nosso crescimento espiritual.

Campanha da Mamografia Digital Gratuita

Amigos, segue uma campanha enviada para mim pela 

Com um clique diário você salva o site e ajuda uma pessoa carente fazer uma mamografia digital. Coloque nos seus Favoritos e contribua com um clique todo dia.

Amigos, em meio a tanta bobagem neste mundo virtual, graças a Deus existem também assuntos sérios e de UTILIDADE PÚBLICA que precisam de nossa atenção e respeito.
Este é um deles:

O Instituto do Câncer de Mama está com uma importante campanha.
Cabe a nós atendermos sua solicitação e ampará-lo, pois se depender do Governo (Federal/Estadual/Municipal) será seu fim!!!
Vamos salvar o site do câncer de mama?
Não custa nada.


O Site do câncer de mama está com problemas, pois não tem o número de acessos e cliques necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer UMA mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda. Demora menos de um segundo, ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'

Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam que os patrocinadores  oferecem a mamografia em troca de publicidade.

Repassem a pelo menos 10 amigos para que eles repassem a mais 10 ou mais amigos, ainda hoje!

E assim estaremos ajudando a salvar este site tão importante.


Este gesto fará uma enorme diferença.

http://cancerdemama.com.br